Elogio marcante

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

esta semana aconteceu algo que muito me lembrou um artigo, escrito já a 2 anos, em que comparamos o operador de som com o juiz de futebol. (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=41">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=41</a><!-- m -->)

Uma das coisas mais raras de se ouvir, como operador, é um elogio. Você pode se esforçar ao máximo, chegar o quão cedo que for, ter um trabalhão para conseguir os equipamentos, planejar tudo, etc e etc, e fazer um evento todo perfeito que ABSOLUTAMENTE NINGUÉM vai lembrar que o som existe, e consequentemente ninguém vai te elogiar por tudo o que foi feito.

Os únicos elogios que eventualmente possam surgir são de outros operadores de som, que assim como você sabem muito bem o trabalhão que dá fazer um evento, ainda mais um evento perfeito.

Pessoalmente nunca vi isto como problema, pois importa é que o Senhor Deus elogie, é para Ele e por Ele que fazemos este trabalho. Mas que um elogio seria bom para o ego, ninguém pode dizer que não. Pelo menos é o reconhecimento por um bom trabalho. Sempre que ouço bons trabalhos de sonorização, vou procurar o operador para elogiar (fazer com os outros o que eu gostaria que fizessem comigo).

Em compensação, quando alguma coisa dá errado... não precisamos nem comentar. É idêntico ao juiz de futebol: se a arbitragem for impecável, não ganha sequer uma nota no jornal. Se for ruim ou tendenciosa, é destaque de primeira página!

Mas esta semana recebi um elogio, muito marcante. Então, vou contar a história para vocês.

Em Julho/2007 fiz o casamento de uma prima da minha esposa. Casamento que envolve família exige mais atenção ainda, pois qualquer problema te sacrificam em casa também. Foi tudo perfeito, graças a Deus, ficou muito bom mesmo. Tão perfeito que, acabado o casamento, os vários pastores vieram me cumprimentar, coisa que não acontece muito. Mas ainda não foi este o elogio.

Claro que um casamento exige preparo, e assisti a vários ensaios do grupo de cantores/músicos. Os ensaios não foram fáceis. Várias correções a serem feitas, por exemplo:

- ensinar o pessoal a segurar microfone corretamente. uma, duas, três... quinze, vinte vezes, até o pessoal aprender mesmo. O suficiente para chegar ao ponto de eu "olhar feio" e a pessoa já se acertar;

- acertar posicionamentos. Os metais na frente das cordas, e não o contrário, para evitar que os metais vazassem nos mics das cordas.

- diminuir o volume de alguns microfones de pessoas que cantam muito alto, mas que não cantam bem (desafinados).

- ensinar os músicos (instrumentos microfonados) a ligar/desligar o microfone (a chave do próprio mic), de forma a ajudar o operador (evita que eu fique mutando ou não). Vai tocar, liga o mic. Não toca, desliga o mic. Mais 20 vezes falando isto em cada ensaio até o pessoal aprender.

- e cobrando horário. Todo mundo mora próximo da igreja mas eu não, era meia hora de carro para chegar lá, e eu era o primeiro a chegar, enquanto quem mora do lado chegava atrasado. Reclamei inúmeras vezes disto.

Eu não ensaiava o grupo, era outro rapaz, só acertava os "detalhes técnicos". Mas que tinha muito detalhe a resolver, isto tinha.

Mas passado este tempo todo, o pastor da igreja onde foi feito o casamento, me chamou. Havia outro casamento, e ele pediu para eu cuidar do som. E me falou mais ou menos o seguinte.

"No casamento da sua prima, várias pessoas vieram reclamar comigo que você é muito chato. Que fica cobrando as mesmas coisas repetidas vezes, que briga com o pessoal que chega atrasado, que mudou coisas que o pessoal sempre fez e segundo eles funcionava bem. Na época, eu nem falei nada porque o pedido de você cuidar do som foi do seu tio, que é muito meu amigo. Mas foi o melhor som na igreja que eu já vi na minha vida. Então, pode ser chato à vontade, cobra mesmo do pessoal, mas faz neste casamento o mesmo som que daquela vez."

Bem, eu agradeci muito o elogio. Meio "torto", é verdade, mas muito marcante!

Um abraço,

Fernando
 
É isso ai, fazendo o melhor possível o reconhecimento sempre vem(ainda que tarde rsrs)...
Também sofro um pouco com um rapaz que toca flauta e violino. Semana ppassada tivemos um culto especial, a igreja estava lotada, fui lá, preparei o pedestal posicionei da melhor forma para ele tocar e na hora ví ele se posicionando bem longe do microfone, eu fui lá e disse "chegue mais perto do microfone", ele tascou logo assim "NÃO, você é que tem que aumentar ai!", dá pra acreditar, por impulso eu respondi "então toque pra ninguém ouvir" hehehe... Foi dito e feito, ele tocou, agora pergunte se as pessoas ouviram...
Eu sou operador de som mas também sou músico, conheço os dois lados. Tem alguns que aceitam as recomendações tão bem, até agradecem, mas tem uns enjoados...
 
Aversões entre operadores e músicos sempre existiram e vão existir,
Felizes aqueles que conseguem fazer o lado profissional prevalecer.

Parabéns Bersan, não se esqueça que na maioria das vezes quem cobra o profissionalismo é taxado de chato.

Att.
 
Vixi.... nem fala em muisico mal educado que eu ja vi que isso ta em todo lugar; eu acho que a gente tem que usar de autoridade,pois se algum ta atrapalhando seu serviço secular o que agente faz, pede pra sair, por que na igreja, na obra de Senhor não pode ser assim. Tudo bem que devemos ser maleaveis e principalmente mansos de coração, mas pelo menos cortar o canal desse "Abençoado".

Bom no quesito elogio Honra a quem merece Honra, mas pelo menos podiam pedir pra orar por nos. As vezes pedem, "vamos orar por quem canta, quem toca, quem dança, quem .... mas esquecende nos. Mas tudo bem, o negocio é fazer a obra de Deus com prefeição.

E aqui, eu vou parar de reclamar e elogiar uma pessoa que merece por ter a iniciativa de comecar e manter isso tudo que nos ajuda a fazer a obra do Senhor com perfeição.

Parabens Fernando

Um abraço
 
Heee Fernando com um elogio desse eu ia ficar sem graça mas com certeza motivado a sempre fazer o melhor, principalmente por que para o Senhor devemos oferecer o melhor, que esteja ao nosso alcance.

É muito bom quando o nosso esforço é reconhecido, isso ajuda na parte motivacional, e nos impulsiona a melhorarmos cada vez mais, muitas vezes eu ficava desmotivado há melhorar algo no som quando eu lembrava do desprezo que é dado a esse departamento, mas quando lembrava que a obra é para a glória do Senhor aí vinha a motivação.

Louvado seja nosso Maravilhoso Deus.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
É...a gente é muito criticado por ser "chato" rsrsrs
Elogio....bom....faz muito tempo mesmo q n recebo. nem fao questão não.
O som da minha igreja, não é o melhor em aparelhagem(n mesmo), mas só o fato de não dar problema com microfonia, estalos, queda de energia, não haver brigas de musicos com cantores(Graças a Deus rsrs). O maior elogio que posso ter é saber q tudo esta correndo bem, e meu trabalho chegar no Trono da Graça. Até pq, essas coisas são efemeras, o galardão é eterno!

Abraço
 
Eu recebi um elogio também de um pastor coreano que foi pregar na minha igreja...depois que ele encerrou o culto foi lá atras onde eu fico e soltou: ''o som é bom aqui''.

Valeu o esforço...
 
Quando eu estava fazendo um o curso de técnico de som meu professor sempre dizia. Nunca espere elogio de seu trabalha mas faça o melhor sempre em qualquer condição , seja amigo de outros operadores.
 
seja amigo de outros operadores

Até porque somente outro operador (ou um juiz de futebol) para saber exatamente como é nossa vida.

Agradeço as mensagens de todos. Como o Emerson falou, se é para ser taxado de chato por querer fazer o melhor, então eu devo ser muito chato mesmo. E quem quer louvar a Deus da melhor forma possível tem que ser assim mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
Certa vez, no meio do culto, em uma pregaçao, o Pastor soltou um exemplo de um personagem da Biblia, que era zeloso e tal...

ali ele olhou pra mim e disse mais ou menos assim: "Aqui a gente tem um exemplo assim. Pense num cara chato!? é o irmao Jaasiel.. que cara chato rpz... nao pode ver nada errado, fora do lugar, mas tem um cuidado precioso com o som da igreja. E eu prefiro ele chato assim msm, do que desleixado!.."

Será que todo mundo é chamado assim rpz??

Se é, sou chato msm!!! rsss

Abs, Jaasiel
 
Aqui no Som ao vivo ensina pessoas a cuidarem do som de suas igrejas e também a serem chatas....

digo por mim mesmo, além de menino do som(foi mal usar seu nick bruno) eu também sou baterista, antes eu sentava na bateria e pensava..."hoje vo quebrar tudo"...

agora é outra coisa eu tocando, aprendi a ouvir os outros(antes só dava pra ouvir a bateria).... fui passando isso para os outros que tocam, mas sem sucesso....alguns da minha igreja se tocaram e adotaram o mesmo método que eu, "ser chato".

aaahhh.....e eu na minha vida toda recebi um unico elogio:

"Os metais estão ótimos hoje hein, que mic vc ta usando??
- eu não uso mic em metal nenhum :roll: "

Difici assim hein...


Lucas,
 
o elogio mais marcante



foi em uma palestra para casais na igreja,

o pastor deu oportunidade para um mulher cantar,

o CD dela la em cima estava todo manchado de tinta latex e aconteceu o obvio, não tocou,

a mulher ao microfone dispara a seguinte frase

IMÃOS ME DESCULPEM, MAS HOJE O TECNICO ESTA INDEMONIADO,

quase pulei eda galeria direto pARA o pescoço dela meu Deus,

a passar tudo o pastor retome o microfone e dispara outra frase,

irmãos, nosso tecnico é de extrema confiança, e esta desenvolvendo um ótimo trabalho ao longo dos ultimos anos, e se ele fosse indemoniado ja teriamos percebido, mas servira para que nós da diretoria fiquemos mais atentos nas pessoas que damos a oportunidade para louvar a Deus.

e eu estava lá querendo matar ela.


abs
 
irmãos, nosso tecnico é de extrema confiança, e esta desenvolvendo um ótimo trabalho ao longo dos ultimos anos, e se ele fosse indemoniado ja teriamos percebido, mas servira para que nós da diretoria fiquemos mais atentos nas pessoas que damos a oportunidade para louvar a Deus.

Uau. FANTÁSTICA A ATITUDE DESTE PASTOR!!! Nota 10. Nem precisa dizer o que aconteceu com a mulher depois.

Fernando
 
Rapaz, teve um caso desses em um congresso missionário:

O Gideões Missionários da Última Hora o GMUH, faço o possível para particitpar desse evento todos os anos, esse ano com certeza vai superar 200.000 pessoas.

Uma vez um pregador de renome "prefiro ocultar", chamou o operador de som do retorno que é o mesmo à 26 anos e que também opera o som da rádio Marumby, de endemoniado, esse tal pregador nunca mais pregou lá.

Marcelo
 
Back
Topo