Artigo Endereçamento de canais DMX

pTjz

Moderator
Moderador
Esta semana um amigo me ligou pedindo ajuda no endereçamento DMX para os PAR64LED dele.
Eu então o ajudei e verifiquei que na NET não há muita coisa clara sobre este assunto para inicantes.
Então decidi postar o básico do básico aqui sem aprofundar demais, vou por somente informações necessárias para fazer funcionar, qualquer coisa acima disto já existe na net ou com uam breve leitura no manual do aparelho você aprenderá.

Há duas formas de endereçar, a forma digital e a forma análoga por chaves.
033d83e2d22af2aec3cf616fed231087.png

0cdf0bfb3cad1f421606519e68f20367.png


Então quando você aciona o “canal 1” significa que este aparelho estará atrelado ao “Scanner 1” da mesa.
Scanner é uma nomenclatura praticamente padrão nas mesa DMX512, ele controlará todos os aparelhos ligados no “canal 1”.
Segue a tabela de endereçamento.

3e609bf1150889b76eef30e561190405.png


Então suponhamos que você tem 4 PAR64 de LED... Em 2 você aciona o canal 1 (ou chave 1) e nos outros dois aciona o canal 2 (ou chave 1 e 5), como eles vão funcionar?
Simples, os dois que estão no canal 1 vão responder aos comandos enviados ao scanner 1 da mesa, e os outros do canal 2 vão responder aos comandos do scanner 2 da mesa.
Simples assim :)

PROBLEMAS COMUNS COM INCIANTES

O PAR64 não responde no canal setado.
Se ele for de chave, tente acionar sempre o canal 10 juntamente dos outros, pois este que especifica ao aparelho que o DMX512 está ligado.
Ex: Canal 1, aciona chave 1 e 10 / Canal 2 – Aciona 1,5 e 10.

Quando conecto o cabo DMX na mesa, os aparelhos começam a piscar sem parar
Ao lado da entrada DMX da mesa, existe uma chavinha, mude ela de posição.
 
Sem querer ser chato mas já sendo... Eu sei que é mais comum e só quem se importa com isso é nerd como eu, mas chamar a chave DIP, que codifica o número diretamente em binário, de "analógico"... mais digital do que isso, impossível.
 
Realmente, a chave DIP, apesar de serem botões físicos, não é um processamento analógico... É digital.
Acho que podemos chamar de "botões físicos" mesmo, ou interruptor.
 
Boa consideração Thiago.
Eu só tentei ser o mais simplista possível e foquei nos aparelhos mais simples também, pois acredito que qualquer um que faça um investimento mais alto em um equipamento melhor, tem um conhecimento mais vasto na área.
E também porque quando comecei a ler sobre, encontrei pouca coisa que fosse objetiva!
E não haveria lugar melhor para desenvolvermos um passo a passo deste do que no SAV né :)
 
O meu par 64, no manual diz que ele tem 7 canais, mas ele não obedece a partir do segundo canal, se eu ligar o segundo 17 numeros depois ele vai funcionar?
 
Olá!
DjSid:
se eu ligar o segundo 17 numeros depois ele vai funcionar
Se nao der sobreposição de endereço/canal com outro equipamento, sem problema.
Em outro topico sugeri deletar cenas/chases para ver se elimina o problema. Talves tenhas endereçando errado.
Em uma fixture/scan da para usar ate dois refletores que usam os 7 canais, basta mudar a chave das paginas (pages). Porquê cada scan ocupa 16 canais de endereçamento. Isso se a sua mesa for aquelas DMX simples de 192 canais (12 scan x 16 fades).
Da para usar como muitos indicam, cada refletor um scan:
Refletor 1 (addr 1)=> scan 1 (endereçamento 1 -16)
Refletor 2 (addr 17)=> scan 2 (endereçamento 17 -32) = Funcionam independente.
ou
Refletor 1 (addr 17) e Refletor 2 (addr 25) => scan 2 (endereçamento 17 -32) = mudando a pagina, funcionam independente.
ou ainda:
Refletor 1 (addr 33) e Refletor 2 (addr 33) => scan 3 (endereçamento 33 -49) = funcionam simultaneo.
Não sei se era isso a duvida, mas espero que tenha entendido a logica, hehehehe!
Resumindo: refaça os endereçamento nos refletores e apague tudo da mesa, hahahaahaha!

Ate mais,

Vladimir
 
O meu par 64, no manual diz que ele tem 7 canais, mas ele não obedece a partir do segundo canal, se eu ligar o segundo 17 numeros depois ele vai funcionar?
Já vi equipamentos que começam a responder pelo canal 0 (zero).
A minha mesa (PILOT2000) tem uma opção que configura isso sozinha, dizendo se começa no 0 ou no 1.
Pode ser seu caso.

Ou então seu patch ta errado.
Seu Par64 é DIP ou DIGITAL?
 
Back
Topo