energia para mesas digitais

Pessoal, sei que todo equipamento precisa de eletricidade em boas condições, leia-se sem ruído, sem transientes...., desta forma gostaria de saber o que o pessoal está usando para mesas digitais.

Já li todos os arquivos de eletricidade, tenho um certo conhecimento também (estou fazendo engenharia elétrica), mas gostaria de saber na prática o que as pessoas que tem mesa digital estão usando: nobreak online ou off-line, ou gerenciador, ou estabilizador.

Gostaria de saber modelo mesmo, pois estamos fazendo as análises necessárias para termos uma mesa digital, então tem que pensar em tudo.

Obs.: onde a mesa será instalada tem um gerador, mas ele demora em média 20 segundos para entrar em funcionamento em caso de falta total, em caso de ruído às vezes ele nem entra!

Desculpe perguntar tanto, mas é tudo em prol do SOM!
 
cara usamos gerenciadores, porque como vc sabe o equipamento digital é totalmente sensivél a variações, por isso o uso de gerenciadores e tambem para filtrar a energia e impedir que qualquer outro ruido entre. Basicamente é isso..gerenciadores tem milhares...Samsom ,Furman, e outros....agora te digo...com 20seg p entrar gerador..melhro colocar um no-break....
 
guilhermeiav disse:
agora te digo...com 20seg p entrar gerador..melhro colocar um no-break....

Sem dúvida! Um no-break SMS já é suficiente, desses que se usa em computador. Mas ele não dispensa o gerenciador (furmann, pentacústica, etc).

Já pensou: você termina a passagem de som, aí passa uma criançinha feliz e chuta a tomada?
 
Sem dúvida! Um no-break SMS já é suficiente, desses que se usa em computador. Mas ele não dispensa o gerenciador (furmann, pentacústica, etc).

Gabriel, não é bem assim não. Existem no-breaks e no-breaks. Independemente de marca, o no-break deverá ser sempre:

- on-line senoidal (a energia alimenta as baterias, e as baterias alimentam a mesa digital)
- certificado para uso em equipamentos de áudio. Por isto que o fabricante sempre deve ser consultado ANTES da compra.

Porque isto? Primeiro, porque muitos no-breaks são pensados no mercado de informática, e quando usados para áudio, introduzem ruídos indesejados.

A forma de onda tem que ser sempre senoidal, a mesma da energia elétrica. No-breaks baratos costumam ter saída na forma PWM, ondas quadradas, que "imitam" as ondas senoidais. Fontes chaveadas como as de computador não tem o menor problema com PWM, mas fontes de equipamentos de áudio costumam ter muito problema.

Eu sei bem disto. Temos um SMS de 8KVA no Anfiteatro que dá um "hummm" fortíssimo em 160Hz. Ótimo para informática, péssimo para áudio. Mantemos-o desligado quase sempre, nas reuniões feitas à luz do dia, e só ligamos o infelizm em reuniões à noite.

Segundo, os no-breaks do tipo on-line, que trazem isolação da entrada e da saída, em geral dispensam sim o uso de filtros como os Furman e Pentacústica, pois já tem praticamente todas as proteções incorporadas.

São no-breaks caros, coisa de R$ 1.000,00 ou próximo disto. Mas quando você compara o preço deles com o de uma boa mesa digital, é muito benefício (proteção) para o custo.

Existem também no-breaks do tipo line-interactive (monitoram a linha e, em caso de queda de energia, entram em ação) e alguns até podem ser usados para áudio, mas neste caso é obrigatório o uso de um filtro (um Furman, etc) após o no-break e antes do equipamento, pois esse tipo de no-break geralmente deixa passar picos de energia, transientes, etc.

Por outro lado, bem mais barato.

Lembrando o seguinte: SEMPRE CONSULTE O FABRICANTE sobre o modelo. Exija informações por escrito, por que se der problema depois (um ruído que seja), você tem como acionar o fabricante para resolver.

Aproveitando o tópico: Os gerenciadores da Samson prestam? São comparáveis aos da Pentacústica? Alguém tem noção de preço?

São bons, comparáveis aos Furman. Há muito não vejo modelos novos para vender (se bem que onde eu moro não é referência para isto), vejo mais modelos antigos, então é complicado falar sobre preços.

Quanto aos Pentacústica, os seus produtos são tão bons quanto qualquer Furman, sendo que alguns modelos são até melhores que os Furman importados para o Brasil.

Os gerenciadores PC-3000 são tão bons quanto qualquer Furman MD-8, por exemplo, custando o mesmo. Já o PC-8000, microprocessado, é um baita equipamento e deixa qualquer outro concorrente no chinelo!

Um abraço,

Fernando
 
Tem sim, apesar do pessoal fazer a maior confusão com os nomes.

Mas melhor mostrar que explicar. No site da Pentacústica

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br">www.pentacustica.com.br</a><!-- w --> eles tem os dois tipos, só conferir.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, só 2 detalhezinhos:

1º: o fato de o nobreak ser online ñ tem nada a ver com ser senoidal, e vice-versa. São pontos distintos. Só p/ deixar clarão: nobreak online é aquele que alimenta os equipamentos pela(s) bateria(s) sempre, ao invés de acioná-las apenas quando falta energia. São melhores pq ñ há delay nenhum entre a queda de luz e o início do funcionamento "de emergência", além de filtrar melhor as tranqueiras da rede. Já o nobreak senoidal (senoidal puro) é o que fornece a energia na forma de uma senóide perfeita, ou seja, consegue converter corretamente a corrente contínua das baterias em corrente alternada, que é a usada pelos equipamentos. Não sei se vc quis realmente dizer que são coisas relacionadas, mas pareceu :) .

2º: fontes de pc (chaveadas) tb ñ se dão bem com ondas quadradas (PWM). O que é melhor nelas é que elas ñ precisam de estabilizador, já que lidam bem com variações típicas de tensão (principalmente se forem fontes com PFC ativo).

Agora, um fato inegável é que os fabricantes de equipamentos têm que colocar fontes de qualidade em seus produtos, pq é o 1º passo p/ um bom funcionamento. É como nos pcs: fontes vagabundas só dão dor-de-cabeça. Só que nos pcs a gente pode escolher a fonte, em equipamentos de áudio, tem que confiar no fabricante :).


Abraço.

Tailan
 
Back
Topo