Entrada Mesa Yamaha MG16XU

Boa tarde, galera! Adquiri uma MG16xu e tô com algumas dúvidas em relação ao sistema de entradas do canal 1 ao 8, onde só temos um tipo de plugue para conectar tanto os instrumentos quanto os microfones, sendo que não é dividido entre line e XLR como costumamos ver em outras mesas. Desculpem a ignorância, mas é que não conheço esse sistema. Queria saber como funciona? Como fica a questão da sensibilidade na entrada, ou seja, se plugar um instrumento não corro risco te danificar o canal pela força de entrada do sinal? Esse sistema já corrige sozinho a força de entrada do sinal no canal? Tenho muitas dúvidas e se alguém puder me orientar sobre o assunto ficarei grato. Muito obrigado pela atenção. Abraços
 
Olá !
Já leu no manual ?
As entradas xlr e p10 são no mesmo conector (mic/line).

Até mais,

Vladimir

Li o manual sim, mas fiquei com dúvidas se havia entendido correto então preferi esclarecer aqui pra não correr risco de danificar o equipamento. Pelo que entendi quando conecto algo com sinal de entrada forte (Ex. instrumento) devo acionar a chave PAD para atenuar o sinal, e quando ligo um mic devo desliga-la pq o sinal de entrada é fraco. É isso mesmo? Tem mais algum detalhe?
 
Boa tarde Renan!
Tem uma mesa igual la na igreja.
Nem vai necessitar ligar a chave PAD, pelo menos não a uso na igreja, regulo o ganho e sai blz, tu aciona o botão PFL e vê como tá o sinal na entrada do canal, antes mesmo de ligalo (ON).
 
Realmente, segundo o manual, ao utilizar sinais em nível de linha a tecla PAD do canal deverá ser acionada. Pelo esquema de ligação, tb no manual, não há um circuito diferenciado para cada uma das opções do conector o que torna necessária uma ação do usuário afim de adequar a, digamos, sensibilidade da entrada de sinal a intensidade do sinal aplicado.
 
Então, mesmo plugando na entrada P10 o canal continua em nível de mic? Que estranho. Não bastava ter tirado o insert ainda tem isso?
 
Olha aí, acabei de sair de uma loja que estou pintando, e fui informado que a tentada P10 é baixa impedância. Vá confiar...
 
Uai! A P10, se fosse o caso, era pra ser de alta impedância não é? ! A de mic é que deveria ser baixa impedância ?
@DJ GARAM , porque vc gostou?
Talvez eu esteja com o conceito errado, mas do jeito que é, a mesa não possibilita por exemplo que alguém plug em baixo ativo direto e esqueça de acionar o PAD ?
 
Não entendi a primeira pergunta...

Gostei, pela praticidade de ter o mesmo canal, para ambas as aplicações, com apenas um um toque (Pad)

Caso esqueça de acionar o PAD, quando utilizar um sinal de linha, o clip do canal vai ser acionado facilmente, as vezes ja baixei quase que totalmente e ainda continuava em clip.
Só o atenuador PAD resolvia.
 
Pois é, mas vem escrito MIC/LINE no canal. Então, plugar um P10 deveria ser reconhecido como nível de linha. Se não pra que entrada P10???
 
A de mic é que deveria ser baixa impedância ?
Era pra ser uma afirmação.
O que o @Ronaldo1, quis dizer, e é o que eu tb acho que pode dar problema, é vc plugar um p10 ( com instrumento, portanto em nível de linha ) e precisar de uma ação do usuário pra definir em que nível está. No caso a mesa não suprimiu o conector P10, que na verdade foi adicionado ao plug XLR, suprimiu o circuito de atenuação que fica associado a essa entrada. Certamente a galera que estiver começando vai cometer erros e isso pode acarretar danos a equipamentos.
 
Saquei, mas eles colocaram um sinal de clip independente por canal.
Mas realmente se for um utente que não lê o manual, não prestar atenção, ou ter o costume de ignorar o clip.
Pode se dar mal.
 
Queria agradecer a todos pelas informações! Foram fundamentais para esclarecer algumas dúvidas. Muito obrigado! Vamos continuar falando do assunto pq acho que ainda tem bastantes coisas para informar aqui.
 
Saquei, mas eles colocaram um sinal de clip independente por canal.
Mas realmente se for um utente que não lê o manual, não prestar atenção, ou ter o costume de ignorar o clip.
Pode se dar mal.
Eaí, parceiro! Blz? Mas vc usa os instrumentos entrando na mesa com plug XLR ou P10? Teria alguma diferença a escolha desses plugs? O p10 se encaixa perfeitamente nesse esquema ou perde em algo?
 
Bom... se projetaram a mesa com conectores combo (XLR e P10) deve ser pq não há problema em ligar ambos... até porque tem a chave de PAD pra atenuar o sinal; sendo assim eu ligaria sem medo mas com o ganho zerado... se tiver vindo muito sinal ai aperta o Pad e vida segue...
 
Back
Topo