envio de audio a distancia

juninhorocha

New Member
Boa tarde a todos, sou novo na área portanto me perdoem se o assunto ja foi discutido antes.
é o seguinte:
fiz algumas pesquisas a respeito de envio de sinal de audio a distancia e vi que sinal optico atende no maximo 2km. preciso enviar sinais a partir de uma central a uma distancia maior que 10km. o que voces sugerem?
 
Para isso usa-se sistema de microondas.
Mas creio que não há alguém no fórum que possa lhe ajudar nisso.
Procure um profissional de engenharia de comunicação.
 
Você tem razão... Sinais ópticos não sofrem perdas até 2km, mas então como funciona as redes das operadoras de telecomunicações???
É por isso que existe repetidores...é quanto aos cabos de fibras óticas que interligam continente, milhares de quilometros de distância interligados via fibra, se a fibra atendesse somente 2km de distância, seria impraticável o seu uso para tal aplicação, e existe também fibras monomodo e multimodo, mais isso é outra história...

Transmissão por fibra ótica é mais comum em telecomunicações, devido a taxa de transmissão e pequena perda, mas também é utilizado em áudio para interligar delays com uma certa distância, ou transmitir sinais seja para qual lugar for... na prática a idéia é que se tenha o minimo de perda possível...
Lá no depósito tem um multiprexador ótico, com 12 entradas e uma saída.

Na prática é possível utilizar diversos meios de transmição, sendo eles: cabo de rede, RF, fibra, coaxial... a diferença é a característica de cada meio de transmissão e nesse caso cabe ao projetista determinar qual a melhor visando lucro. desempenho. entre outros.

Outra vantagem da fibra é a alta taxa de transmissão, senão me engano já devem ter conseguido taxa de 1Terabyte por segundo!
É muita coisa!!!

Se eu não me engano o David Fernades é engenheiro de telecomunicações...
Agora você precisa de enviar esse sinal apartir de uma central telefônica???
 
Ola juninhorocha, boa noite.

não sei exatamente qual o seu caso mas vou explicar o que eu fiz em uma ocasiao.

Eu trabalhava com provedor de internet wireless, e uma radio fm da cidade me perguntou sobre a possibilidade de trasmissao de um audio gerado em um evento no alto de um morro para ser transmitido ao vivo pela radio, entao tive a ideia de colocar um servidor de streaming de audio no local do evento e fazer um enlace wireless até a radio fm e um outro computador com um cliente(winamp) .

para este caso funcionou muito bem, o enlace era dedicado somente a isto, usei uma boa taxa de amostragem o audio chegou perfeito, ele usou o mesmo computador que usava para tocas as musicas com o winamp. Esta solução pode ser usada até em um link de internet de boa qualidade, em um enlace normal de fibra otica ou wireless.
 
De fato existe algumas opções, acho que a solução mais fácil é utilizar RF, pois imagina passar fibra por 2 km, fibra não é muito resistente, e é instalado pela operadora, contratar um link, talvez não seja a solução devido o custo, talvez você precise de pessoal qualificado para fazer esse serviço, principalmente se usar antenas, agora acho que modo com menor custo, é utilizar a internet, um meio público para a transmissão, se é necessário transmitir de um ponto á outro, julgo melhor usar a internet.

Quando uma empresa quer conectar um prédio há outro, pode utilizar RF, ela contrata uma outra empresa para realizar o serviço, pois não é fácil de realizar essa conexão, eles também realizam uma analise de espectro como em áudio, mas no âmbito de MHZ e GHZ( frequências utilizadas para transmissão em telecom), para ver se haverá interferência.

Agora usar uma VPN julgo ser a melhor solução, se estabelece uma conexão entre dois computadores e é feito a transferência, ai nesse caso você só precisa de uma conexão com a internet.

Agora, são uma infinidade de possibilidade nesse mundo de TI, telecom e Áudio, já ouvi algo como usar um servidor como central de telefonia, e oferecer o serviço utilizando a rede da operadora como meio de transmissão, mas isso é uma outra história... é eu estou estudando ainda sobre essa área.

Abraço.
 
juninhorocha disse:
Boa tarde a todos, sou novo na área portanto me perdoem se o assunto ja foi discutido antes.
é o seguinte:
fiz algumas pesquisas a respeito de envio de sinal de audio a distancia e vi que sinal optico atende no maximo 2km. preciso enviar sinais a partir de uma central a uma distancia maior que 10km. o que voces sugerem?

Qual seria a informação a ser transmitida(numero dos canais e padrao de qualidade)?
Poderia usar Internet (BandaLarga ou similar)?
'E precisa de ter retorno (duplex) ou basta so transmissão unilateral?
Qual 'e frequência de evento ou quantas vezes Voce precisa desta transmissao?
E etc, etc, etc..
Preciso das informações básicas para poder sugerir algo eficiente.
Um detalhe : transmissão via MICROONDAS (sao Ghz) so funciona com visibilidade direta .E com grandes limitações devido a exposições de radiação.Dificilmente praticavel para uso terrestre.Isso 'e legal so para aquecer frango ou sanduiche :wink: !

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
juninhorocha disse:
Boa tarde a todos, sou novo na área portanto me perdoem se o assunto ja foi discutido antes.

Um detalhe : transmissão via MICROONDAS (sao Ghz) so funciona com visibilidade direta .
Abrcs,
andry110

De fato, outro ponto que existe uma relação em áudio e telecom, é que na medida que a frequência vai aumentando, ela se torna mais direcional.
Também existe padrões de transmissão, e recepção de antenas, unidirecional e direcional...
 
Algo tipo isso: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.samfm.com.br/index.asp?idproduto=101405">http://www.samfm.com.br/index.asp?idproduto=101405</a><!-- m --> :mrgreen:
 
duas opçoes comerciais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.videolinkpro.com.br/adm25k.shtml">http://www.videolinkpro.com.br/adm25k.shtml</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.teleondas.com.br/link%20para%20radio%20comunitaria.html">http://www.teleondas.com.br/link%20para ... taria.html</a><!-- m -->
 
obrigado a todos, pelas dicas, mas aqui vai algumas informações mais detalhadas.
Faremos um novo projeto de transporte coletivo na minha cidade e fui procurado pra elaborar o projeto de áudio que seria basicamente o envio de sinais de áudio ora gravado ora falado em tempo real de uma base operadora até as estações com mensagens relacionadas a embarque etc ... e cada estação recebera os mesmos dados.
pra comunicação entre as estações pensei em cabos opticos pois de uma estação pra outra a distancia seria menor que 2km com arandelas espalhadas ao longo das estações.
Na base e em cada uma das estacões pensei em mesas que possuam saida optica ou cat5.
como a base central fica a uma distancia maior precisaria de uma outra solução. como vcs ja falaram posso usar via internet. mas como faria isso? ja ouvi dizer que poderia fazer usando IP.
 
voce quer colocar uma caixa de som em cada ponto de onibus? tipo serviço de utilidade publica em terminal rodoviario?
 
Oi juninhorocha,

Entre em contato com a TecWise (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tecwise.com.br/">http://www.tecwise.com.br/</a><!-- m -->),
eles são do seu estado e devem ter soluções RF para sua necessidade.

Já realizaram alguns enlaces RF de vários kM's para a empresa que trabalho.
 
OI Juninhorocha,

Eu tenho contato com essa empresa que falei acima. Se for do seu interesse me passa o teu contato que passo para a empresa realizar
um contato com vc.

Blz
 
Boa noite, nao diagrama abaixo é a saida de áudio q tenho, preciso levar para o auditório q fica a uma distancua de 100M, mas o cliente quer via fibra, como consigo transformar essr sinal de audio em fibra?
 

Attachments

  • IMG-20190806-WA0030.jpg
    IMG-20190806-WA0030.jpg
    94.1 KB · Visitas: 4
  • IMG-20190806-WA0028.jpg
    IMG-20190806-WA0028.jpg
    44.2 KB · Visitas: 3
Back
Topo