EPSON X14

A paz galera!

Domingo (05 de fevereiro) me deparei com uma coisa muito boa para nossa paróquia: Nas missas da manhã, a luz do sol entra diretamente pelas portas, clareando nossa igreja. Com essa bênção, a imagem do projetor perde muito pois está projetada justamente numa das paredes que recebe a luz solar.
Nosso projetor é um EPSON Powerlite S6+, 2200 Lúmens e contraste de 2000:1.

Recebi a notícia de que o padre pretende comprar um projetor para uma de nossas comunidades e então pensei que ele poderia comprar um projetor novo para nossa paróquia e enviar o nosso que ainda está ótimo para a comunidade. Vou conversar com ele para ver se obtenho êxito no diálogo.

Minha sugestão é o EPSON X14:
epson-x14-500x500.jpg

Resolução de 1024x768
3000 Lúmens
Contraste de 3000:1
Correção de trapézio horizontal e vertical
Vida útil da lâmpada: 4000h alto brilho / 5000h eco mode

Creio que 800 lúmens a mais e uma taxa de contraste maior nos ajudariam muito nessas condições.
Alguém tem opiniões, já usou, ou sabe de um equipamento correspondente? (Não podemos passar de 1.800 reais)
 
Quando minha antiga igreja em São Paulo foi comprar um projetor, acompanhei todos os testes. Luz do dia mesmo, só um de 5000 lúmens. Acabamos comprando um de 3000 lúmens, mas precisávamos cuidados para a incidência de outras fontes luminosas. Na minha opinião, pelos testes empíricos, não muda muito de 2200 para 3000. Se você puder, faça testes. Levaram uns 5 tipos diferentes para testarmos in locu naquela ocasião.
 
Também não acho que vá valer o investimento. O pessoal não vai sentir diferença.
E um projetor de 5.000 ansilumens para cima vai custar bem mais que os R$1.800 pretendidos.

Creio que o dinheiro seria melhor gasto se um arquiteto pensasse numa solução para a entrada da luz.
 
Galera, não é luz solar direta! É claridade mesmo. A imagem do projetor atual ainda é visível, tem perda, mas conseguimos ler ainda. Seria só um reforço a mais para a imagem.
 
Olá Caique, tudo bem?!

Minha situação é bem semelhante a tua: também toco nas missas da minha paróquia e, por conta própria, comprei um Epson X10+. Não utilizo direto, todos os domingos, pois tem uma pintura atrás do presbitério (na parede) e, quando precisamos projetar algo, tenho que instalar uma tela provisória em um suporte bem na frente desta.
Como sabes, em nossas paróquias e comunidades, esse tipo de "especificidade" não tem nada haver com estética, como em muitas outras denominações, mas com liturgia. Daí a necessidade em se conciliar o 'permitido' com o 'possível'.

Mas te ajudando: quando projeto com o meu X10 da Epson (a diferença para o S10 é a presença de uma porta HDMI e a cor branca) o pessoal fica boquiaberto com o contraste e a potencia (em lumens, claro) desse projetor. Já projetei vídeos com a luz acesa durante a noite (lâmpadas fluorecentes ligadas) e dava até pra ver bem. Se forem projeções das letras das músicas, tem várias combinações de cores que reforçam ainda mais o contraste.

Esse projetor que você indicou (X14+) será minha próxima aquisição, pois ele tem algo fundamental que deveria ser de série em todos os outros: correção do trapézio horizontal! Isso permite que você posicione o projetor fora do eixo frontal (em frente a tela) e faça a correção em até +ou- 30 graus manualmente. Isso me tiraria de certos apuros, evitando que o projetor ficasse, por vezes, num local em que pudessem esbarrar nele e até derrubá-lo. Ponto pra Epson!

Agora uma dica: grande parte do contraste da imagem se da em função da superfície em que se projeta. O ideal é em telas com tecidos Matte-White, que dão um pequeno ganho (entre 1 e 1,5) na imagem. Se tiver que projetar na parede, esta deve ser preferencialmente pintada em branco fosco (evite tintas acetinas e semi-brilho que desfocam a imagem e distorcem as cores em virtude do brilho). Talvez seja aqui o elo fraco da corrente: não adianta o projetor mais parrudo e caro do mercado se a superfície em que se vai projetar seja o mais ineficiente possível. Pense nisso.

Em tempo: considero a Epson uma ótima opção em virtude da facilidade de se encontrar a 'lâmpida' de substituição e do modo 'eco' de operação, que diminui um pouco a potencia da lâmpada (boa de ser acionada se o ambiente possuir luminosidade controlada), e que aumenta em cerca de 1.000 mil horas sua duração. Ah, também considero ótimo o fato de poder desligar o projetor e não ter que esperar até três minutos ele refrigerar a lâmpada para, somente assim, poder desligar a tomada. É um detalhe interessante.

Paz e Bem!
 
Olá Caique, tudo bem?!

Minha situação é bem semelhante a tua: também toco nas missas da minha paróquia e, por conta própria, comprei um Epson X10+. Não utilizo direto, todos os domingos, pois tem uma pintura atrás do presbitério (na parede) e, quando precisamos projetar algo, tenho que instalar uma tela provisória em um suporte bem na frente desta.
Como sabes, em nossas paróquias e comunidades, esse tipo de "especificidade" não tem nada haver com estética, como em muitas outras denominações, mas com liturgia. Daí a necessidade em se conciliar o 'permitido' com o 'possível'.

Mas te ajudando: quando projeto com o meu X10 da Epson (a diferença para o S10 é a presença de uma porta HDMI e a cor branca) o pessoal fica boquiaberto com o contraste e a potencia (em lumens, claro) desse projetor. Já projetei vídeos com a luz acesa durante a noite (lâmpadas fluorecentes ligadas) e dava até pra ver bem. Se forem projeções das letras das músicas, tem várias combinações de cores que reforçam ainda mais o contraste.

Esse projetor que você indicou (X14+) será minha próxima aquisição, pois ele tem algo fundamental que deveria ser de série em todos os outros: correção do trapézio horizontal! Isso permite que você posicione o projetor fora do eixo frontal (em frente a tela) e faça a correção em até +ou- 30 graus manualmente. Isso me tiraria de certos apuros, evitando que o projetor ficasse, por vezes, num local em que pudessem esbarrar nele e até derrubá-lo. Ponto pra Epson!

Agora uma dica: grande parte do contraste da imagem se da em função da superfície em que se projeta. O ideal é em telas com tecidos Matte-White, que dão um pequeno ganho (entre 1 e 1,5) na imagem. Se tiver que projetar na parede, esta deve ser preferencialmente pintada em branco fosco (evite tintas acetinas e semi-brilho que desfocam a imagem e distorcem as cores em virtude do brilho). Talvez seja aqui o elo fraco da corrente: não adianta o projetor mais parrudo e caro do mercado se a superfície em que se vai projetar seja o mais ineficiente possível. Pense nisso.

Em tempo: considero a Epson uma ótima opção em virtude da facilidade de se encontrar a 'lâmpida' de substituição e do modo 'eco' de operação, que diminui um pouco a potencia da lâmpada (boa de ser acionada se o ambiente possuir luminosidade controlada), e que aumenta em cerca de 1.000 mil horas sua duração. Ah, também considero ótimo o fato de poder desligar o projetor e não ter que esperar até três minutos ele refrigerar a lâmpada para, somente assim, poder desligar a tomada. É um detalhe interessante.

Paz e Bem!
 
Olá Paulo, grato pelas suas dicas. Nós tínhamos uma tela de 100" mas não sei aonde está, então projetamos diretamente na parede que tem tintura fosca e é um tom de creme bem claro como você pode observar nesta foto

sduhsfdhjsmhfs.jpg

(Efeito de desfoque e ajuste nas curvas de cor da imagem projetada na parede)
Foto tirada aproximadamente às 10h

apresentao1mb.jpg

A imagem vermelha é no local que projetamos atualmente por ter mais ângulo de visão para toda a assembleia.
A imagem em azul era projetada antes até vermos que de certos locais da assembleia não se enxergava totalmente a imagem.
Foto tirada aproximadamente às 15h

Vou ver se consigo um S12 pra testar.
Quero pegar o X14 pela resolução nativa ser maior (1024x768) o que torna as letras mais suaves.
Quanto as cores usadas, tenho uma noção por causa do meu curso na faculdade que mexe muito com cor. Então geralmente é fundo preto e letras brancas, ou pra ter um contraste ainda maior, fundo preto e letras amarelas.
Pelos testes que fiz, preto com amarelo ofereceram o maior contraste possível.
 
Olá Caique, tudo bem?!
Vou dar uns pitacos bem rápidos, pois estou no intervalo da faculdade.

Bem, na minha paróquia não trabalhamos com duas 'Mesas da Palavra ou Ambão', pois não é bem litúrgico. O comentarista faz as intervenções que lhes são pertinentes de uma 'Mesa da Palavra Auxiliar', que fica ao lado, fora do presbitério. Sugiro que, no seu caso, a projeção seja feita no lado em que são proclamadas as Leituras, o Salmo Responsorial, o Evangelho e a Homilia. Ao que me pareçe, o lado esquerdo (de quem olha de frente), mesmo não apresentando o melhor campo de visão - como você disse - apresenta uma maior área para projeção e, pastoralmente, a assembléia olhará para o local que se deve olhar nesse momento: o ambão.

Não concordo com as pessoas desviarem a atenção para o povo da música (lado em que vocês estão fazendo a projeção) pois isso, naturalmente, já acontece. Colocar a projeção lá só vai reforçar isso. E bem sabemos que nosso papel na celebração não é bem este. Como músico, hoje entendo muito bem isso, até mais que outros irmão de ministério. Além do mais, nesse lado sua projeção fica menor, como na foto. A incidência solar no momento da foto (15h) também é maior lá. Logo e naturalmente, o local mais apropriado realmente não me pareçe este.

Se estas fotos refletirem bem teu problema, acho que o X14+ vai te atender a contento, bem melhor do que demonstrou nas imagens. Uma coisa que aprendi com o memorável Edu Silva (do Audiolist.org) é não confiar em nada somente baseado na opinião das pessoas sem antes testar. Se tem como pegar o S12, e fazer um teste: faça. Se ficar bom ou até satisfatório, saiba que com o X14 vai ficar melhor ainda, pois você vai corrigir o trapézio horizontal que não podemos perceber nessa imagem que você colou, mas que 'in loco' está lá.

Ah! Não deixe de postar os resultados no tópico pois estará ajudando muitos outros. Faça o teste e tire suas próprias conclusões. A lista tá meio cheia de opiniões do tipo: sim, não, certo, errado... Isso, às vezes, não ajuda a resolver o seu caso particular que, com certeza, é diferente do meu. Pense nisso.

"Xô" ir que o sinal tocou. 8)

Pax Domine Vobiscum!
 
Então Paulo, o projetor ficava do lado da mesa da palavra, entretanto, as pessoas ficavam olhando mais para a imagem projetada do que própriamente pra quem proclama. Do outro lado, eles olham apenas durante as canções mesmo. Outro motivo que nos fez mudar de lado, é que não temos ninguém para ficar trocando os slides, então o prórpio ministério troca por ficar na frente deles o projetor. E o terceiro motivo que nos fez trocar de lado, é o tráfego de pessoas, pois no lado da mesa da palavra se concentram os ministros e os coroinhas, que quando passam ali, fazem sombra na projeção e o padre não quer (ainda) que penduremos o projetor no teto por questões de segurança.

Claro que o maior centro nunca deve ser o ministério de musica, estamos lá para que Deus seja o CENTRO, somos meros canais de toda a graça que acontece.

E o sol que bate as 15h está contra a projeção, ou seja, ele não afeta as imagens, o principal problema é a luz do sol da manhã que entra pelas portas e atinge as imagens projetadas.

Vou ver amanhã com o padre o que ele vai fazer.
 
Ola pessoal,



Estou para comprar o S12+, será o necessário para nós, vi o X14 é muito bom mesmo,
na empresa em que eu trabalhava, eu cuidava de 14 projetores de marcas variadas, ganhei um boa experiencia no assunto.

Antes de fechar a compra, de um pesquisada nos projetores da sanyo, que para muitos e para mim são os melhores do mercado, se não me engano eles tem um com a mesma especificação do Epson e alguns recursos a mais, e o valor fica perto do X-14.

Já pensou em um projetor Full HD, pois estes tem as cores bem realçadas, e a Nec tem um modelo com um preço legal, pouco acima deste X-14 não me lembro o modelo.

Lembre-se que todos projetores tem que ter 2 anos de garantia e 3 meses na lâmpada, no minimo, se não tiver fuja pois a empresa que vende não é seria.

falou.
 
Pessoal segue a dica de preço e loja para quem esta pensando em comprar o X14!!

<!-- m --><a class="postlink" href="https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=41133&Promocao=projetor_epson_powerlite_x14__3lcd_xga1024x768_3000ansi_lumens_epson">https://www.balaodainformatica.com.br/s ... mens_epson</a><!-- m -->

A loja é segura, podem comprar !!!

Abraço !!!
 
É nessa loja mesmo que pretendo comprar o projetor Paulinho. Confio muito nessa loja e sempre compro equipamentos de informática e entregam pontualmente.
 
Galera... perdão por estar trazendo esse tópico à tona novamente.
Peço desculpas pela ausência - não sabia que design gráfico acabava com a vida das pessoas (rsrs).

Consegui pegar o S12 para testar na igreja e me surpreendi com o que 600 lúmens a mais e uma taxa de contraste bem maior também pôde oferecer para a assembleia.
Dêem uma olhada na foto, com todas as luzes acesas e o projetor ainda no modo econômico para completar:

528669_2599397042903_1794118517_1539976_416025640_n.jpg


O pessoal do outro ministério até veio perguntar se era o projetor novo que tinham comprado.

Depois desses testes com o S12, foi decidido que o próximo projetor da igreja será o X14!

(Ah... no dia dessa celebração teve um telão do lado de fora com uma imagem de 3x4 metros e era um projetor da Panasonic fazendo)
306507_2599398082929_1794118517_1539979_1603986631_n.jpg



Abraços para todos!
 
Estou pensando em pegar um X14 para a igreja. Alguem saberia dizer como se comporta a função freeze dos Epson. É discreto ou aparece alguma mensagem grande na tela quando esta freezado?
 
Olha... não sei como o X14 se comporta, mas o S6+ que temos atualmente não aparece nada, nem uma mensagem discreta. Mas tem um outro S6+ de uma outra comunidade que quando pressiono o Freeze no controle remoto, ele aparece no canto superior direito a palavra "Freeze". Acho que deve ter alguma função para mostrar ou não.
 
caiqueteixeira disse:
Olha... não sei como o X14 se comporta, mas o S6+ que temos atualmente não aparece nada, nem uma mensagem discreta. Mas tem um outro S6+ de uma outra comunidade que quando pressiono o Freeze no controle remoto, ele aparece no canto superior direito a palavra "Freeze". Acho que deve ter alguma função para mostrar ou não.


O nosso da Sony aparece bem pequeno da parte inferior da tela a palavra freeze por 2s e depois apaga.
Esse S6+ que vc falou q aparece a palavra é algo discreto ou é chamativo?
 
Então Magoo, aparece numa caixa preta, com letra branca... acho q num tamanho 14pt comparado com os textos de uma apresentação de slides. Para mim é discreto.
 
Back
Topo