Eq -> crossover ou crossover -> eq?

Não uso ainda nenhum dos dois equipamentos mas quando for usar quero ter o mínimo de dúvidas possível.
Em qual ordem devo ligá-los? equalizador-> crossover ou crossover -> equalizador?
Eu imagino no meu pouco conhecimento que a primeira ordem seria melhor. Tentem acompanhar meu raciocinio:
Suponham que eu tenho uma caixa comum 15" + Ti e outra de sub grave.
Situação 1: Eu tiro o som da mesa passo por um equalizador e depois faço os cortes - ex: caixa comum a partir de 400hz (via1) e o sub de 30hz ate 400hz (via 2).
Situação 2: Primeiro passo pelo crossover e faço esses mesmos cortes. via 1 -> canal A do eq - via 2 (sub) -> canal B. Nesse caso eu so precisaria equalizar da seguinte forma: canal A somente nas faixas acima de 400hz e desconsiderando as demais. E no canal B somente mexendo nas faixas entre 30hz e 400hz desconsiderando as demais acima disso.
Meu raciocínio esta certo? Se estiver certo, seria melhor passar primeiro pelo equalizador.
Me corrijam e perdoem as ignorâncias e caso a dúvida já tenha resposta no fórum, me indiquem.
 
Miranda audio disse:
Não uso ainda nenhum dos dois equipamentos mas quando for usar quero ter o mínimo de dúvidas possível.
Em qual ordem devo ligá-los? equalizador-> crossover ou crossover -> equalizador?
Eu imagino no meu pouco conhecimento que a primeira ordem seria melhor. Tentem acompanhar meu raciocinio:
Suponham que eu tenho uma caixa comum 15" + Ti e outra de sub grave.
Situação 1: Eu tiro o som da mesa passo por um equalizador e depois faço os cortes - ex: caixa comum a partir de 400hz (via1) e o sub de 30hz ate 400hz (via 2).
Situação 2: Primeiro passo pelo crossover e faço esses mesmos cortes. via 1 -> canal A do eq - via 2 (sub) -> canal B. Nesse caso eu so precisaria equalizar da seguinte forma: canal A somente nas faixas acima de 400hz e desconsiderando as demais. E no canal B somente mexendo nas faixas entre 30hz e 400hz desconsiderando as demais acima disso.
Meu raciocínio esta certo? Se estiver certo, seria melhor passar primeiro pelo equalizador.
Me corrijam e perdoem as ignorâncias e caso a dúvida já tenha resposta no fórum, me indiquem.

Miranda, não desanime. Para tudo há um começo. A primeira coisa que você deveria procurar saber é para que serve um e outro equipamento. Após isso, a primeira pergunta que deveria se fazer é: eu realmente preciso destes equipamentos? No caso do crossover é fácil, pois sem dividir as frequências em faixas apropriadas os seus falantes não iriam suportar. Agora antes de irmos ao equalizador, faça-se outra pergunta: por que os crossovers passivos ficam geralmente dentro das caixas? se você respondeu que é porque esta é a última cadeia do áudio, acertou. Ora, a configuração pretendida por você Xover/Eq é até possível, mas não é usual. Mas por quê? No seu caso específico, em que você terá apenas duas vias, vai até funcionar, mas se você tivesse três vias, teria que ter um "equalizador e meio". Mas não é somente por isso. Quando se equaliza, você trabalha não somente a resposta de suas caixas, mas a sua interação com o ambiente, corrigindo sutis deficiências ou sobras em certas frequências. Uma caixa nunca produz o mesmo resultado sonoro em lugares acusticamente diferentes, dai a necessidade do equalizador, quando toda solução acústica possível já foi tentada. Muitas vezes esse equipamento nem é necessário. Assim sendo, utilize sempre a sequência eq/Xover e não o contrário.
 
Back
Topo