Equalizaçao de instrumentos

Junior martins

New Member
Olá pessoal eu sou novato na área da técnica e tenho muito interesse.
E tenho já uma técnica para realizar por isso gostaria de saber sobre equalização de instrumentos principalmente
Os de percussão os quais estou tendo mais dificuldade, por isto se poderem me ajudar ficarei grato axo que ajudara a muitos também.

Obrigado!
 
eu geralmente deixo o mic desses instrumentos em flat, mais o truque é vc ouvir o instrumento sem nada (mic) e depois tentar reproduzir o mesmo som nas caixas, pois a equalização nada é alem de deixar o das caixas o mais fiel ao som original.

8) 8)
 
Muitas vezes não precisa nem equalizador, alterando o posicionamento do Mic, já se consegue uma resposta praticamente fiel ao instrumento que está sendo microfonado.
 
Junior, segue uma tabela de frequências que alguns instrumentos costumam responder.
Em tese você pode cortar tudo que não esteja entre a frequência que o instrumento responde e os harmônicos gerados.
tabela-frequencia.jpg
 
Ola muito obrigado pela boas vindas desculpem não estar por aqui antes deste tempo todo.
Eu consegui uma espécie de pre equalizadores de alguns instrumentos e usei também o que a mesa 01v já trás pre definido me ajudou muito tirei um som que nunca achei que tiraria ficou melhor que alguns técnicos que já fizeram som pra minha banda mas agora estou com uma nova duvida.
Estou sendo contratado para fazer técnica novamente mas o som esta com uma mesa analógica mas esta trocando para uma Yamaha ls9 mas o que preciso mesmo e entender mais sobre estar freqüências pois não e simplesmente um pouquinho para ca ou para la presciso ouvir um som e entender o que falta ou não e saber sobre a freqüência direta para corrigir alguém pode me ajudar com isso?
 
rsss conheço um jeito muito bom para resolver isso, é certeiro.

O método chama PRÁTICA, rsss , com o tempo vc vai conseguir tudo isso, n tenho como lhe ensinar por palavras isso, vc tem q escutar e treinar e ir testando, é o melhor jeito.

8) 8)
 
O pior e que vc esta certo lucas nada melhor do que a pratica mas queria tanto um método que eu pudesse chegar na frente da mesa de som analógica e ja ter um esquema pronto ou algo em mente mas esta pratica vai me dar isto. Agora com relaçao a imagem acima que me mandarao o que vc pode dizer sobre ela pq esta e um exemplo de frequencia mas e os equalizadores das mesma por exemplo a 01v ele tem a frequencia o gainho e o q (nao me lembro o nome) como vou saber as configuraçoes deles.
 
a imagem é Otima para lhe dar um norte, e muito famosa essa tabelinha rsss, no entanto cabe ao tecnico saber como aplica-la.

Junior é uma questão de treino, eu posso te dizer com quase 100% de certeza como fazer para equalizar a voz de uma pessoa depois de 30 minutos de conversa, mais em geral a limitação do equipamento atrapalha um pouco.

Uma coisa q tem q ficar na sua cabeça e na de todos operadores é, a equalização é feita para tornar a voz da pessoa natural, se a voz dela é ruim naturalmente você n pode fazer muita coisa pq em geral nestes casos fica ainda pior.

Mais tem gente q tenta ficar fazendo milagre, morrem tentando fazer q todos tenham a voz de "william bonner".

Costumo falar para meus companheiros de equipe isso, a equalização serve para ajustar as coisas que o caminho do som (mic+cabos+conectores+mesa+amp+caixa+acústica) atrapalha, nada mais, quer milagre fale com Deus rsss.

8) 8)
 
Kkkk intendi cara poxa e complicado para mim que gosta mas nao tenho nenhum professor ou tipo de escola de tecnica por perto vc nao poderia me ajuda em alguma coisa assim?
 
Junior

Posso sim, vem pra belo horizonte, participa de um culto na minha igreja e no decorrer no mesmo lhe ensino o que der tempo rsss.

Mais fora isso posso lhe falar que tudo que sei sobre equalização aprendi por mim mesmo, lendo, testando, ouvindo, relendo, testando novamente...... é um ciclo eterno.

então vc ja tem o principal para aprender, OUVIDO E VONTADE.

pronto com esses dois vc faz o que kizer, e depois tem o SAV que ajuda muito mais que os cursos que já paguei pra fazer.

8) 8)
 
Junior Martins:

O inicio realmente é difícil, todos nos passamos por isso. Um livro que me esclareceu muito no inicio foi o "Guia de Mixagem" do Fábio Henriques, você pode encontra-lo no site da revista Audio Musica & Tecnologia - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br">http://www.musitec.com.br</a><!-- m --> - um livro que fala sobre audio, compressores, equalizadores, tudo que você precisa para iniciar. Ele é direcionado para gravação, mas os conceitos vão te ajudar muito. Também tem o livro "Guia de Mixagem 2 - Os Instrumentos, fazendo uma abordagem instrumento por instrumento, creio que será um investimento muito grande, principalmente porque todos os conceitos abordados por ele podem ser utilizados em uma mesa digital como a 01V que você está utilizando. Vai te responder o que é equalizador (o que faz o "q"), compressor (quando utilizar e de que forma) ... Acredito que o investimento vale a pena. Você pode adquirir o livro impresso ou digital.

Acredito que este livro possa te dar um norte para você começar, depois é pratica, experiência. Ai é só o tempo.
 
Junior martins disse:
Poxa nao vai dar pra ir pra bh nao kkkkk
Mas se tiver algum material teorico que poder me passar vou lhe agradecer muito

se você tiver interesse, me manda um email que devo ter algum material que possa ser interessante para você.
 
Fabio_Portella disse:
Junior martins disse:
Poxa nao vai dar pra ir pra bh nao kkkkk
Mas se tiver algum material teorico que poder me passar vou lhe agradecer muito

se você tiver interesse, me manda um email que devo ter algum material que possa ser interessante para você.

Ta aqui o email <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e --> todo material sera muito bem vindo
 
Back
Topo