Equalização: Mesa ou Processador?

Benko

Member
Alô pessoal. Não sou engenheiro ou operador de áudio de "profissão", mas atualmente tenho assumido essa posição no meu ministério de música, no qual eu sou tecladista. Temos um sistema de som bem simples, que utilizamos pras nossas atividades na Igreja e tal...

Enfim, a minha dúvida é basicamente a seguinte: o que devo equalizar primeiro? Os canais na mesa (microfones e instrumentos) ou no processador (DEQ2446, no meu caso)?

Pois se eu equalizo primeiro os canais a meu gosto, o DEQ2446 alterará o resultado final. Se eu faço primeiro pelo DEQ, entendo que uma alteração nos canais modificaria completamente o resultado final.

Enfim, é mais uma dúvida. O meu "achômetro" me diz que eu tenho que ajustar tudo na mesa primeiro (ganho, equalização, inserts...) e após isso fazer o pente fino com Equalizador, Compressor (recursos do DEQ). Mas não tenho certeza.


Se puderem me ajudar nessa dúvida pequena... Conceitualmente eu acho que os recursos separados eu sei parametrizar, seria mais a questão mesmo do que é melhor (certo) de se fazer. Valeu!
 
Colega, meu costume é:
Executar uma música BEM gravada em um CD Player, passando por um dos canais da mesa todo em flat.
Aí você regula o DEQ, de forma que a música (em flat na mesa), fique o melhor possível, mas cuidando para não forçar suas caixas em frequências que ela não responde bem.
Após feito isso, regula-se os instrumentos e microfones nos canais da mesa, fazendo uso da EQ feita anteriormente no DEQ.
 
Mas essa música bem gravada seria uma música de um CD pronto, por exemplo, ou uma gravação minha? Porque penso que em um CD eu já tenha um trabalho de Compressores atuando e no EQ eu também regularia o Compressor? Ou essa prática é somente para Equalização e após acertada eu regulo o Compressor? É isso?

Obrigado pela resposta rápida!!
 
A Forma mais fácil é a do gabriel_equalize, claro que profissionalmente existem inúmeras formas, o gabriel_equalize simplificou pra você.
O CD tem que ser um de artista gravado em estúdio mixado e masterizado, por exemplo: eu utilizo os artista Dicopraise, quando preciso de justes rápidos, pois acho que os instrumentos são bem definidos, assim ele me ajuda a diminuir as imperfeições das caixas atravez do equalizador.
Mas vai de cada um, espero ter ajudado
 
Use uma música que você goste muito e que você conheça muito bem, isto facilita sua equalização porque você sabe exatamente todos os elementos que ela tem e todos os elementos que devem aparecer.
Depois de equalizar usando esta música, você pode também usar um MP3 de ruído rosa, assim você pode comparar todas as freqüências de uma só vez, é difícil mais rola...


Se quiser ir um pouco mais a fundo, tente utilizar um programa de análise de spectro...
Ai você terá um controle visual de todas as freqüências geradas, isto facilita muito conseguir um som mais equilibrado, ou identificar/atenuar as freqüências de maior dificuldade no seu templo.
 
Benko, muito bem vindo ao mundo da sonorização e ao Som ao vivo...e que bom que és musico, pois em áudio vc já tem pontos relevantes e importantíssimos!

Rapaz, meus colegas aqui do SAV foram bonzinhos com vc e estão, obviamente e sem rodeios, literalmente respondendo sua pergunta... parece até que estamos num forum de poucos dB's, pois este termo, EQUALIZAÇÃO, como costumo dizer, dá pano pra manga!...hummm...é até estranho, pois esta galera sonorizada quando pega pra valer, rapaz, sai da frente...debates e debates acontecem...é bom demais....parece até que falamos pelos cotovelos!!! :mrgreen:

Bom, mas para vc não se assustar e desistir desta jornada que é extremamente fantástica...quero motivá-lo a manter os estudos na área com afinco e, claro, continuando por aqui...e vai ver que sonorizar é realmente um mundo imenso e cheio de boas aventuras.

Brincadeiras a parte, equalizar compõe-se de várias etapas e bons conhecimentos técnicos a grandes análises...que vão muito além de simplesmente manuseios em equipamentos(mesas/equalizadores, etc) e nesse post apenas não caberia tanto conteúdo...

Voltando ao óbvio, respondendo também a sua pergunta(que era o que eu já deveria ter feito..rsrs), complementando aos colegas, vamos lá:

Bom, antes à equalização, coloque uma boa musica(bem gravada)...comece ajustando toda a base dos ganhos, deixe o EQ da mesa em flat para que nao influa na resposta do sistema... "ouça-a pensando" x "pensando e ouvindo-a"... e com calma, se pergunte: o que falta, ou melhor, o que está em excesso? ...ande pelo ambiente...pense mais um pouco.... E agora sim, comece o processo de equalização...de graves a agudos...e equilibre a sonoridade ...ouça mais uma vez com calma...ficou bom ??

Hummm...pode ser que quando a sua equipe for passar o som vc sinta que ainda não está bom.
>>>Vixi..tá faltando ou sobrando algo!...tá faltando graves?...ops..não reforce os graves...talvez eu tenha que atenuar os agudos para que os graves realcem...então essa é a idéia...no equalizador atenuar sempre é melhor...menos, menos...etc.etc

Olha, se sua equipe tem tempo sobrando, conte com eles...comece o processo novamente, porém peça paciência a todos, e refaça os ajustes aproveitando cada músico ao seu dispor...

...mas não esqueça: Deixe os ganhos já definidos e os knob's de equalização da mesa novamente em Flat ...e aí sim...com um ouvido bem atento, comece pelo equalizador...e, depois de tudo pronto(equalizador e demais processadores), voltamos para a Mesa... use-a para dar aquele "toque final", mas APENAS se necessário, e evite excessos.

Como não sei se vc já conhece os termos de 20 Hz à 20kHz do equalizador... fico preocupado...
...pois este cara(o equalizador), por sua vez, é uma ferramenta bem poderosa...crucial em alguns casos, complexa para alguns e de matemática pura, podendo até ser fatal aos seus equipamentos(principalmente as caixas), quando excessos forem aplicados...
...e ainda, de acordo com o tipo de áudio (Música cantada ou tocada, Voz do pregador, aos gêneros rock, samba, etc.), é ele quem também determina o nível sonoro (dB) adequado a resposta de freqüência necessária...dentre outros.

Com um pouco mais de conhecimento, vc vai ver que quando o ambiente é bom e temos bons equipamentos(Caixas, amplificadores, crossover’s, etc), nem sempre é necessário utilizar um equalizador...

Talvez, antes de utilizá-lo, deveríamos pensar sobre a real necessidade...pois o uso indevido pode vir a piorar o som.

Encerrando, fico feliz que tenha assumido a posição em mais um grande ministério(o de som) :shock: ...
>> Rapaz, corajoso vc, hein :wink:...por tanto, esteja preparado....
>> Fazendo a nossa parte, aqui vale dizer: Se Deus é por nós, quem será contra nós!! (Rom 8:31)

Enfim, mas aconselho uma ênfase bacana em seu novo projeto...lembre-se: é de Deus que falamos ...é para Ele que dedicamos o nosso Louvor e Adoração...e como canais abençoadores que somos também é para o povo Dele que direcionamos o que sai em nosso sistema sonorizado: O SOM !... "A fé vem pelo ouvir(Rom 10:17)"

Com isso agora num tem mais jeito, a sua responsabilidade que já era grande...triplicou-se... dê sempre o melhor de si!

Bom, o mundo do áudio e sonorização é muito amplo...existem partes "loucas" que nem regras existem...mas que devemos ter sempre a consciência do bom senso junto com a gente.

É isso... estude sempre(Acústica, áudio, música e sonorização), escute como nunca!!
Como já falei muito...e foco estabelecido aqui neste post foi: Equalizar = Equilíbrio

Então para eu não perder o equilíbrio(tô falando demais) :oops: ... posso dizer para que leia mais sobre “alinhamento e equalização de sistema” vc vai se surpreender de fato com este equipamento!!

Qualquer coisa...é só falar...
Saudações equalizadas....Graça e Paz!
 
Puxa Ziel, obrigado mesmo por toda a acolhida no fórum! Isso já foi um grande estímulo pra mim!

Obrigado principalmente por todo o esforço em me explicar de maneira clara sobre minhas dúvidas. As coisas que fui aprendendo ao decorrer do tempo se devem exatamente a "fuxicadas" em fóruns e pesquisas sobre as necessidades que iam surgindo ao decorrer do tempo. Embora eu considere essa minha dúvida algo iniciante, achei pertinente fazê-la... pois como disse, foi tudo sempre na orelhada e tentando descobrir o que funcionava e o que não funcionava. Só agora mesmo que resolvi entrar um pouco mais de cabeça no assunto, devido a esses novos desafios propostos. E também porque tivemos a graça de ganhar esse DEQ2496, que tem recursos que eu conhecia de falar, de ler e até de estudar.... mas usando mesmo as coisas não são tão perfeitas como se imagina nas leituras rsr

Mas terminando de tirar minhas dúvidas sobre sua ajuda, o que me disse foi:

- colocar uma música bem gravada que eu conheça, em flat na mesa, e equalizar pelo DEQ2496 até chegar a um nível que me dê por satisfeito
- passar os ganhos dos microfones, deixá-los em flat na mesa e conferir a equalização no DEQ2496.

A partir daí é que vem a dúvida: O acerto que me recomendou nesse caso deve ser feito nos parâmetros da mesa ou diretamente no DEQ2496? Imagino que na mesa, correto?

Aí tenho uma outra questão... por nós não termos condições de investir em um equipamento apropriado, não temos uma similaridade de mics. Assim, temos alguns Shure Lyrics, uns outros de uma marca que não lembro bem e um sem fio horrível da TSI. Dá uma certa diferença entre eles. Toda a regulagem, pra deixá-los equalizados (iguais), é feito na mesa correto?

Uma última pergunta (mas hora somente hein!! rsr). Na nossa estrutura, nossas caixas para PA não são tão potentes assim (também não temos subs) e não justifica (também devido ao espaço em que nos reunimos com frequência) passar os instrumentos em linha, a não ser violão e teclado. Sugeriria que naquele primeiro passo lá em cima, equalizando o sistema a partir de uma música conhecida, essa música seja algo do tipo voz e violão e/ou teclado, com uma configuração parecida com a utilizada por nós ou deve ser feita mesmo com uma música que tenha mais instrumentos?

Obrigado por tudo viu cara!!! Que Deus te abençoe a fim de que o teu ministério seja passado a outros, e que esses também sejam capazes de reproduzir a palavra de Deus, como Paulo fez!
 
Benko disse:
Aí tenho uma outra questão... por nós não termos condições de investir em um equipamento apropriado, não temos uma similaridade de mics. Assim, temos alguns Shure Lyrics, uns outros de uma marca que não lembro bem e um sem fio horrível da TSI. Dá uma certa diferença entre eles. Toda a regulagem, pra deixá-los equalizados (iguais), é feito na mesa correto?
Sim, você vai corrigir as diferenças entre os microfones na equalização de cada canal, na mesa.

Benko disse:
Na nossa estrutura, nossas caixas para PA não são tão potentes assim (também não temos subs) e não justifica (também devido ao espaço em que nos reunimos com frequência) passar os instrumentos em linha, a não ser violão e teclado. Sugeriria que naquele primeiro passo lá em cima, equalizando o sistema a partir de uma música conhecida, essa música seja algo do tipo voz e violão e/ou teclado, com uma configuração parecida com a utilizada por nós ou deve ser feita mesmo com uma música que tenha mais instrumentos?
Pode ser uma música com banda cheia sem problemas, até pela possibilidade de vocês usarem um Playback na programação, por exemplo.
Você só não pode forçar seu sistema a responder o que ele não tem para dar, em especial nas frequências graves.
Provavelmente você não vai achar no seu PA o "gravão" gostoso da música... É normal, se seu sistema é limitado.

Aconselho que você ZERE no DEQ as frequências extremas graves. Via de regra, trabalha-se com 100Hz. Se você perceber que isso prejudicou, desça para 80Hz.
As frequências mais baixas que essas não serão tocadas sem a presença de um sub-grave.
 
Pô, muito bom! Ontem só utilizamos o nosso som em uma quadra de um colégio perto onde moramos pra um encontro da nossa igreja. Utilizei todas as questões que me aconselharam e tive resultados excelentes!! Nem reconheci meu som! rs

Mas o bom é que a partir daí tive outras dúvidas, que não me atrapalharam, mas que acredito que sanadas podem me ajudar a melhorar ainda mais o meu sistema de som.

O que eu faço é o seguinte: Como nós temos apenas 1 Amp, eu utilizo um canal para as PAs e outro canal para o retorno. Deixo o sistema em mono mesmo, mas eu não vejo hoje tanta necessidade de fazer um som stereo, então não me incomoda esse fato. Mas a questão é a seguinte.

Eu equalizei a PA da forma recomendada, passando os mics e etc e o som ficou muito bom. Já no retorno, onde não tenho uma qualidade de caixas tão boa quanto das PA, já não consegui obter um resultado tão bom assim. Não ficou ruim, mas senti que poderia ter sido melhor.

Assim, o DEQ possui seção de equalizador gráfico e outra seção com equalizador paramétrico. Um não substitui o outro, mas eles se somam. Assim, minha dúvida é: Ao equalizar meu procedimento é: Utilizo o AUTO EQ do DEQ e após isso confiro o resultado. As vezes altero pouca coisa do que ele fez no EQ Gráfico (onde ele faz o AUTO EQ). A partir daí não tenho certeza da configuração no EQ Paramétrico. Pra falar a verdade, não entendo bem o porque ter o dois EQs. O paramétrico seria um ajuste bem mais detalhado que o gráfico, é isso? Algum acerto na equalização deve ser feito no gráfico (já configurado pelo AUTO EQ) ou devo fazer no paramétrico?

Uma outra coisa, mudando um pouquinho a temática das minhas dúvidas... tenho uma SL2442FX (Behringer) e também tenho uma cmc244s (ciclotron). Tenho utilizado mais a Beringela devido a peso e tamanho menores que a ciclotron. Em condições rotineiras ela é bem suficiente pras nossas necessidades.

Porém, elas tem recursos que poderia se complementar que me ajudariam muito em condições como tive no evento desse último domingo. Por exemplo, a Behringer só tem 2 auxiliares pré, enquanto a ciclotron possui 4. A Behringer possui efeitos insert de compressão, que a Ciclotron não tem (tb não tenho um compressor separado da mesa). A equalização dos canais da Behringer não interferem na Eq das auxiliares, enquanto a Ciclotron me permite escolher se quero essa interferência ou não.

Enfim, vocês conhecem alguma mesa que tenham essas características dessas duas? Meu sonho, logicamente, seria uma mesa digital, mas o custo pra isso é altíssimo. Se possível eu trocaria essas duas que tenho por uma que compile esses recursos em uma só.

Muito obrigado pela experiência de vocês e por compartilhá-la comigo!! Deus abençoe!!
 
Então gabriel, eu utilizo o som em mono, então não preciso pegar o sinal L e R da mesa. Utilizo apenas o L (ou a saída MONO mesmo) e destino ela ao canal L do DEQ. No canal R do DEQ eu destino ao retorno, utilizando o sinal da auxiliar da mesa. Assim, eu separado: L para PA e R para retorno.
 
Não me lembro se o DEQ tem regulagens independentes para o L e o R.
Se tiver, não tem problema fazer isso.

Quanto à sua dúvida entre usar o GEQ ou PEQ, é simples.
No GEQ, você tem controle sobre frequências específicas. Para tirar uma microfonia, por exemplo, é mais eficiente.
No PEQ, você tem controle sobre bandas inteiras. Para modificar a resposta e timbre de uma caixa, é mais eficiente.
Você pode até usar os dois ao mesmo tempo.
Na prática, eu normalmente uso só o GEQ para esse tipo de processamento.

Tem uma explicação BEM mais complicada do porquê da colocação do recurso PEQ nesse equipamento.
Como vejo que você é iniciante na área, não vamos complicar muito. E peço essa compreensão para os outros membros do fórum.
 
Já melhorou bastante minha concepção no assunto! Valeu mesmo!

Teria algum material aqui no fórum ou em algum outro lugar que possa me indicar para estudo desse assunto (GEQ e PEQ)?
 
Benko disse:
Teria algum material aqui no fórum ou em algum outro lugar que possa me indicar para estudo desse assunto (GEQ e PEQ)?

Sobre equalizadores e equalização:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=90">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=90</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/artigo07_eq_parametrico.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/a ... etrico.pdf</a><!-- m -->

Abraço
 
ola amigos alquem pode me ajudar???
bom eu tenho um potencia da staner 800s e tenho um pré amprificado da cygnus 1800x e junto tbm tenho um equalizador eq 10 st tudo ligado..entao e preciso tem o equalizador? sendo que tenho os graves,medio, e agudo saindo do pre´??
 
Back
Topo