Equalização: Mesa ou Processador?

Benko

Member
Alô pessoal. Não sou engenheiro ou operador de áudio de "profissão", mas atualmente tenho assumido essa posição no meu ministério de música, no qual eu sou tecladista. Temos um sistema de som bem simples, que utilizamos pras nossas atividades na Igreja e tal...

Enfim, a minha dúvida é basicamente a seguinte: o que devo equalizar primeiro? Os canais na mesa (microfones e instrumentos) ou no processador (DEQ2446, no meu caso)?

Pois se eu equalizo primeiro os canais a meu gosto, o DEQ2446 alterará o resultado final. Se eu faço primeiro pelo DEQ, entendo que uma alteração nos canais modificaria completamente o resultado final.

Enfim, é mais uma dúvida. O meu "achômetro" me diz que eu tenho que ajustar tudo na mesa primeiro (ganho, equalização, inserts...) e após isso fazer o pente fino com Equalizador, Compressor (recursos do DEQ). Mas não tenho certeza.


Se puderem me ajudar nessa dúvida pequena... Conceitualmente eu acho que os recursos separados eu sei parametrizar, seria mais a questão mesmo do que é melhor (certo) de se fazer. Valeu!
 
Colega, meu costume é:
Executar uma música BEM gravada em um CD Player, passando por um dos canais da mesa todo em flat.
Aí você regula o DEQ, de forma que a música (em flat na mesa), fique o melhor possível, mas cuidando para não forçar suas caixas em frequências que ela não responde bem.
Após feito isso, regula-se os instrumentos e microfones nos canais da mesa, fazendo uso da EQ feita anteriormente no DEQ.
 
Mas essa música bem gravada seria uma música de um CD pronto, por exemplo, ou uma gravação minha? Porque penso que em um CD eu já tenha um trabalho de Compressores atuando e no EQ eu também regularia o Compressor? Ou essa prática é somente para Equalização e após acertada eu regulo o Compressor? É isso?

Obrigado pela resposta rápida!!
 
A Forma mais fácil é a do gabriel_equalize, claro que profissionalmente existem inúmeras formas, o gabriel_equalize simplificou pra você.