EQUALIZAÇÃO TEORIA

Eliedson

New Member
Boa tarde amados! Paz seja com todos! Bem sou novo no forum (postagens) e ja peço desculpas se postei no lugar errado.
Sou guitarrista da igreja e agora estou ajudando na tecnica ja que adquirimos uma console digital SoundCraft Expression 3 e como gosto de tecnologia o pastor me incubiu de cuidar da danadinha.(muito boa por sinal).

Estive lendo sobre equalização de instrumentos, sobre o espectro de frequência de cada instrumento e de como devemos equalizá-los afim de que cada instrumento use sua faixa de frequência para o som não ficar embolado.
Recentemente assisti uma video aula de um sujeito explicando que para equalizar baterias acusticas é preciso "descobrir" a frequência fundamental de cada peça (dentro da faixa de frequência que ela atua..) para assim dar um UP nela e atenuar as sobras e harmonicos, realçar o brilho das baquetas e afins...

Pergunto: isso vale para todos os instrumentos? Cada instrumento respeitando seu timbre original ele realmente tem uma frequencia fundamental? Insfelizmente a nossa mesa nao possui RTA então eu uso um softwares no smartphone pra me nortear nas frequencias....

Peço ajuda aos queridos, pois ainda percebo que nao consegui equalizar certinho algumas coisas...bumbo e baixo, violões....e o mais chato guitarra e teclado ja que as frequências de teclado são mais amplas....
Desde já agradeço e peço desculpas 
 
Eliedson disse:
      ...
Estive lendo sobre equalização de instrumentos, sobre o espectro de frequência de cada instrumento e de como devemos equalizá-los afim de que cada instrumento use sua faixa de frequência para o som não ficar embolado.     
... 
É extremamente simplificado.
Instrumentos são posicionados dentro do mix conforme vários tipos de "hierarquia". Distribuição das harmonicas é uma delas. Não é a mais importante , nem secundaria.
Em outras palavras : o que importa mais é energia e não amplitude. Voce pode ate achar frequências características de instrumento e tentar "exagerar" para revelar o timbre escolhido.Mas no final das contas sempre vai aparecer um outro com amplitude e/ou duração maior.Basicamente estamos falando sobre importância de dinâmica do processo.  
O tema é super interessante e temos um campo legal para discutir :) !..

Abrcs,
andry110
   
      
 
    Interessante.....Recentemente encontrei um "mapa de frequências" na internet , mas na video aula em questão o cara estava explicando sobre a equalização em estúdio...acredito que isso se aplica também na equalização ao vivo.... aguardo mais dicas da galera!!
 
Eliedson disse:
     
Estive lendo sobre equalização de instrumentos, sobre o espectro de frequência de cada instrumento e de como devemos equalizá-los afim de que cada instrumento use sua faixa de frequência para o som não ficar embolado.

Vale ressaltar que os músicos também precisam fazer a parte que lhes cabe. Um bom exemplo são os tecladistas que tem a possibilidade de tocar um faixas de frequência alternadas no teclado, a fim de contribuir para que o som não saia embolado. Pois não existe mixador que faça mágica quando a banda não usa esse discernimento.
 
kkk Verdade! Hoje meu "carma" é equalizar a batera, não há equipamento top no mercado que corrija uma bateria desafinada...afff.
 
O Andrey falou sobre a DINÂMICA.

A dinâmica de cada instrumento deve ser a mesma na mixer?

Andrei pode explorar um pouco mais isso?

Obs.: Estou entendendo DINÂMICA como nível de Sinal que chega do instrumento na mesa.
 
Obs.: Estou entendendo DINÂMICA como nível de Sinal que chega do instrumento na mesa.
Acho que não... acho que ele fala de dinâmica como normalmente se fala mesmo, como quando se considera aparelhos como compressor.

Ou seja, o comportamento transitório do sinal ao longo do tempo, a "faixa dinâmica" e afins. Por exemplo, quando ele fala em

Mas no final das contas sempre vai aparecer um outro com amplitude e/ou duração maior.

Pra mim está falando em como as frequências da peça aparecem e decaem com o tempo.

Por favor me corrijam se estiver errado.
 
Eu ja entendi no ponto de vista músical mesmo...a questão da dinâmica...deixar os instrumentos fluirem de acordo que a musica se pede....mas..vamos aguardar kkkkk Tbem fiquei confuso.
 
rafaellerm disse:
Obs.: Estou entendendo DINÂMICA como nível de Sinal que chega do instrumento na mesa.
Acho que não... acho que ele fala de dinâmica como normalmente se fala mesmo, como quando se considera aparelhos como compressor.

Ou seja, o comportamento transitório do sinal ao longo do tempo, a "faixa dinâmica" e afins. Por exemplo, quando ele fala em


Mas no final das contas sempre vai aparecer um outro com amplitude e/ou duração maior.

Pra mim está falando em como as frequências da peça aparecem e decaem com o tempo.

Por favor me corrijam  se estiver errado.

DINÂMICO no sentido oposto ESTÁTICO.
Ou seja , conforme linha de tempo cada nota , cada "batida" tem característica própria de evolução chamada de ENVELOPE.Que tem como principais momentos ataque, decaída,sustentação e liberação (ADSR). Sem "usar" envelope nao da para equalizar instrumento corretamente.
Exemplo:
1.  Piano.Como instrumento percussivo tem que considerar ataque junto com "harmonia" para achar um bom balanço no mix.
2.  Bateria.Cada componente possui próprio envelope e proprios tempos de ação e reação.Consequentemente - se tentar equalizar somente as frequências de afinação dos tambores vai perder conjunto  e , provavelmente , cair fora de mix.Nao esquecendo que conforme AMPLITUDE (em outras palavras, pancada) pitch de pele sofre uma alteração.Isso em dinâmica.Estaticamente (equalizando somente o timbrinho de tambor). E nem falamos dos vazamentos ainda!!!!
3. Sax (e similares). Como se trata de instrumento de madeira deve-se entender a importância de "vazão" e mudanca de ressonância conforme amplitude.
   
e etc, etc, etc..
Abrcs,
andry110
 
 
Eu entendendi...Mas Voce acredita que baseado nas frequencias onde cada instrumento atua fica mais facil pra se equalizar? (Exemplo... Violões trabalham na casa dos 100 à 1K com harmonicos até 6k)
 
Eliedson disse:
Eu entendendi...Mas Voce acredita que baseado nas frequencias onde cada instrumento atua fica mais facil pra se equalizar? (Exemplo... Violões trabalham na casa dos 100 à 1K com harmonicos até 6k)

Não desta forma.
Se o lado das frequências inferiores DE TODOS OS INSTRUMENTOS (!!!!) pode ser facilmente "cortado" evitando assim um acumulo de embolação .A parte superior deve ser tratado conforme transiencias (ADSR) e funcao de violao (leia :instrumento) dentro de mix especifico (exemplo , solo  ou "batida").

Abrcs,
andry110
 
Esqueci de comentar uma coisa super super importante.
Sequencia de passos..
Se equalizador é aplicado ANTES de compressor e este compressor tem ajustes "correspondentes" podemos obter um resultado final muito bom!
Se o compressor estiver com ajustes "confusas" podemos sintetizar um timbre que não queremos nesta mixagem.
Ja no caso quando compressor fica antes de equalização (que não é uma coisa rara como nos casos de guitarra,baixo,bateria, vocal) o resultado pode ser extremamente DEGRADANTE para mixagem final.
Mas isso ja os outros 500's para discutir :p ....
Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
Ja no caso quando compressor fica antes de equalização (que não é uma coisa rara como nos casos de guitarra,baixo,bateria, vocal) o resultado pode ser extremamente DEGRADANTE para mixagem final.
Mas isso ja os outros 500's para discutir :p ....
Abrcs,
andry110

Tinha essa duvida na ordem dos Inserts. Qual aparelho vem primeiro.  Andrei, pode continuar com os outros 500s   kkkkkkkkk
 
G.Jr disse:
andry110 disse:
Ja no caso quando compressor fica antes de equalização (que não é uma coisa rara como nos casos de guitarra,baixo,bateria, vocal) o resultado pode ser extremamente DEGRADANTE para mixagem final.
Mas isso ja os outros 500's para discutir :p ....
Abrcs,

Tinha essa duvida na ordem dos Inserts. Qual aparelho vem primeiro.  Andrei, pode continuar com os outros 500s   kkkkkkkkk
A questão nao é "quem vem o primeiro".É como na fila de vacinação : todo mundo tem que passar.
Qual formato de trabalho é decidido conforme material musical e equipamento disponível.
Para evitar fazer "receita" podemos destacar necessidade de :
1. controlar DINAMICA na entrada .Entendo isso como obrigatoriedade de uso de compressor com ajustes de enquadramento na estrutura de ganho.
2. EQUALIZAR formantes de timbre ou propriamente dita EQUALIZACAO.
3. "ASSENTAR" instrumento (voz, efeito, etc) dentro de mix usando compressor com ajustes criativos (compelir, dominador,ducker e outros).
4.Repetir.. :D :D :D

Abrcs ,
andry110
 
Acredito eu que se comprime pra depois equalizar, pq se equalizar primeiro pra depois comprimir pode se comprometer o resultado final... Pelo menos na console que trabalho ela vem no seuginte formato... Gain - HPF - Gate - Comp - Eq...
 
Valeu Andrei.

Nesse domingo que passou. Mudei a forma como estava usando o Compressor do Canal do pregador. Usava de forma que quase todo o sinal era Comprimido. Alterei o Threshold para que ele atuasse apenas nos picos de algumas frequencias e fiz com que ele atuasse de tipo 3:1.

Senti uma grande diferença no resultado final.
 
G.Jr disse:
Valeu Andrei.

Nesse domingo que passou. Mudei a forma como estava usando o Compressor do Canal do pregador. Usava de forma que quase todo o sinal era Comprimido. Alterei o  Threshold para que ele atuasse apenas nos picos de algumas frequencias e fiz com que ele atuasse de tipo 3:1.

Senti uma grande diferença no resultado final.

Muita gente vê equalização de forma equivocada como "processamento de frequências".Na realidade EQ 'e um processador de ... amplitude! Um filtro com regulador de volume!VO-LU-ME!
Afinal o principal botão de equalizador 'e ganho!!! Ai onde entra relação bem estreita de EQ com compressor que tb atua com amplitudes.So que em função de tempo.
Assim que este puzzle se monta na cabeça de operador de som a maioria dos problemas e boa parte das perguntas some e nunca mais volta.(hehe ,ai aparecem monte das outras perguntas :p )

Abcrs,
andry110
 
To vendo que tema ta difícil para muita gente .He he ...
O mais engraçado que pessoal nem pergunta das coisas.Como se tudo fosse resolvido e tema pode ser fechado.
Pena ..
Abrcs,
andry110 
 
Back
Topo