EQUALIZAÇÃO TEORIA

Andry110, espero que consiga me ajudar, tinha postado essa questão em outro tópico, mas como tem a ver com equalização, espero que possa me ajudar!
Se tiver postado em lugar impróprio, me perdoe.

Seguem meu post:
Sou vocalista e técnico de som na minha igreja.

Não tenho muita experiência como operador de áudio, mas eu tento fazer meu melhor, a fim de conseguir uma sonoridade no todo que seja agradável.

Ontem foi o culto de páscoa, e operei a mesa de som.
Estou enfrentando o mesmo problema de vocês, a guitarra está muito alta, e me prejudica demais na hora de equalizar e definir relação volume x ganho dentro dos demais instrumentos, pois tenho que compensar o volume em cada instrumento e voz pra aparecer na mix, pois senão a guitarra encobre tudo.


Minha maior preocupação é deixar as vozes no 1º lugar, como temos de 3 a 4 vocalistas, e eles se revezam, tento equilibrar os volumes, pelo que está fazendo solo ou quando é coro fica com volume nivelado ou seja, quase igual, pois cada voz tem um volume diferente, então penso nisso tb.


Já na primeira música violão não aparecia no PA, tenho usado um recurso mediocre na minha opinião, que é atacar a frequência de 1.5kh pra trazer a palhetada, o que mostra um pouco mais o violão, mas não define o timbre do violão.

E um outro problema que tenho enfrentado e os outros músicos relatam em todos os cultos é que não se ouvem bem no retorno, na questão de audibilidade mesmo, ou ouvem mais um instrumento e outro não aparece, lembrando que temos mesa apenas no PA.

No final do culto, conversei com o guitarrista, mas sinceramente não senti que realmente irá surtir muito efeito, infelizmente.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço imensamente!
Amanhã temos ensaio do ministério, vou tirar um foto do palco e da nava pra terem uma noção melhor da minha igreja, talvez assim seja mais fácil de visualizar minha situação e também mais fácil pra me ajudarem.


Segue os equipamentos que usamos no culto de ontem:
Temos uma mesa Mackie 16 canais antiga.
Bateria Yamaha
Baixo Aria
Teclado Yamaha
O cubo do guitarrista é um Fender, não sei dizer quantos Watts.
O cubo é microfonado por um microfone que eu deixei emprestado lá, é dinâmico da audio technica mbk1.
Dois monitores da Meteoro, (um ativo e outro passivo).
PA: São duas Leacs Bless não sei o modelo tb.
Guitarra Gbison não sei o modelo.
Violão Takamine Eg523c
Microfones (2x Senheiser e835, 1x Rode S1, 2x AKG sem fio)
 
levifelipe disse:
..
Estou enfrentando o mesmo problema de vocês, a guitarra está muito alta, e me prejudica demais na hora de equalizar e definir relação volume x ganho dentro dos demais instrumentos, pois tenho que compensar o volume em cada instrumento e voz pra aparecer na mix, pois senão a guitarra encobre tudo.
..

Amigo Levi!
Realmente isso tem pouca coisa a ver com equalização.Mas vamos la.
Guitarrista tem controle de volume no PA?Ele controla balanço na mixagem? Ele quem define volumes na mesa?..
Então.Caso sim - pode trocar o lugar com ele ja que Voce não controla nada neste caso e mais fácil Voce ficar no palco controlando monitores e ele pode tocar da posição de controle ja que tanto faz : ele não precisa de ninguém. 
Caso contrario - é so .. baixar volume de instrumento que esta mais alto que outros (leia : guitarra).E nem precisa falar depois de culto com musico.De forma geral isso não adianta : se ele não esta se ouvindo no palco - ou é falta de monitoração ou problema grave de audição.Ja que tem combo individual acredito que segunda opção ta mais próxima da realidade.
Em relação de "palhetada" do violão : so funcionam destaques depois se certificar que o "corpo" do instrumento esta bem alojado no mix geral.Ai Você pode dar um pitaco de condimento - realça algum detalhe especifico.Se não - vai ter monte de ti-tic no mix e todo mundo vai adivinhar "que instrumento de percussão invocado é esse"?
As vozes devem ser trabalhados da forma individual?Neste caso é melhor mapear um equalização individual para elas.Na mesa digital seria mais fácil .Mas na analógica tb é possível.  Sera um saco mas resultado compensa.Significa que no meio de troca Voce muda  EQ e ganho conforme tipo de vocalista.

Abrcs,
andry110


 
 
Opa Andry blz?

O Guitarrista tem controle apenas do amplificador de guitarra, e prefere não microfonar então não sai nada que ele no retorno! Sendo assim nem ele nem eu tenho controle sobre volume da guitarra na mesa.
Por sorte temos outro guitarrista que tem consciência e regula a guitarra com volume mais baixo, e microfona a guitarra, assim fica mais fácil.

Então sobre a palhetada, quando a guitarra tá muito alta, complica tudo pra mim, então por enquanto eu vou utilizar esse recurso paliativo infelizmente, mais pra frente acredito que teremos monitoração via fones, e espero que o problema se resolva.

Sobre as vozes, na mesa tem apenas 1 paramétrico, nos médios então fica um pouco limitado na questão de equalizar as vozes de forma mais efetiva, mas a mesa dá uma resposta boa em qualquer mudança então consigo me virar por enquanto. Costumo dar ganho de acordo com a música, quando um vocalista está solando, recebe ganho e mais retorno, pra se ouvir mais no mix, não sei se é o mais certo, mas tem resolvido por enquanto.

Agradeço muito por tentar me ajudar!

Abraço e Deus abençoe sua vida!
 
Melhor remédio para guitarrista que tocava alto é Pastor presidente. Chama os dois, e fala seu problema, aí não tem conversinha, fica com os dois cara a cara, diz que não está bom devido ao volume alto.
 
levifelipe disse:
O Guitarrista tem controle apenas do amplificador de guitarra, e prefere não microfonar ...

Então é isso : "preferencia" (ou ignorancia) dele atrapalha todo o mundo! Não precisa quebrar a cabeça.É so colocar um combo menor (de 5 Watt por exemplo :D ) que logo logo ele vai aprender a "microfonar" ...
Falando serio existe uma possibilidade tb de fazer um tipo de tela que fica na frente do combo e limita estrago causado pelo combo de guitarra (teclado, baixo e etc).
Tipo desse (se guitarrista se comporta bem):
A18-4_new.jpg


ou desse (se continuar com maluquice):
ISO.jpg


Desta forma Voce pode amenizar o estrago ..

Abrcs,
andry110
 
Bem... Eu estou meio perdido na teoria dos filtros...

Passivos clássicos, LRC single, híbrido, T, π, L, C, H, Box, X, e Eliptic/Cauer (LC)...
E os ativos Butterworth, Chebyshev (dois tipos), Bessel (comum a crossovers pelo que estudei), Linkwitz-Riley (mais comum nos shelv ao que percebi)... Cada qual com uma resposta de atenuação diferente...

- Óbvio que cada um vai torcer a fase de uma forma diferente. Mas e como isso interfere na mix?!
- Como e onde se recomenda usar cada um ou não há regra?
- As associações (chamado de network) que nada mais são que filtros iguais empilhados (stack?). As atenuações são somadas? Se sim, não de forma linear, certo?
 
Fazer um curso de 2 anos de redes e circuitos em um fórum é possível.Mas em 5 ou 10 anos de troca dos posts...
Nao tenho esse tempo todo.
Mais fácil pedir governo fazer algo a respeito.

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo