Equalização x Caixa ativa

Batista

Member
Olá pessoal...

Há pouco tempo tempo trocamos as caixas do PA (antes eram 2 PSR 420 da Wattsom 70 Watts RMS, as novas são duas ATTACK MP 404 ativas 220 Watts Rms); a diferença foi bem grande, principalmente na definição do som...
Estou com um problema, nessas novas caixas as frequancias "medias" sobram demais, mesmo utilizando um equalizador ate agora nao achei uma equalização ideal...elas ficam fixadas na parede lateral do templo a uns 3 mts do chão aproximadamente, alguém pode me ajudar com alguma dica...

Grato.

Deus abençoe!!!
 
Batista,

tem certeza que o problema é a caixa? Essa caixa é mmmuuiitttoo boa, com resposta de frequência bem legal, bem linear:

"MP404TI caixa acústica amplificada de 2 vias, projetada para resposta de 60Hz a 18kHz (-10dB)".

04140218.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.attack.com.br/produtos/mp404ti/tecnico.pdf">http://www.attack.com.br/produtos/mp404ti/tecnico.pdf</a><!-- m -->

Agora, quanto a sua PSR... famosa por ser um produto de sonoridade simples, bem simples mesmo (sendo bonzinho).

1207002350482_bigPhoto_0.jpg


Acho que o problema é de referência. Você tinha uma referência de sonoridade e se acostumou a ela. Agora que tem coisa melhor está estranhando. Mas não se preocupe: isso passa logo.

Se possível, arranje uma outra caixa, emprestada, de uma marca/modelo reconhecidamente bom. Compare as 3, e repare nos resultados.

Um abraço,

Fernando
 
Acho que você está errando na equalização canal por canal...

Para ajustar o EQ Gráfico, coloque um CD para tocar, deixe esse canal da mesa em flat (todas as equalizações em "meio-dia"). Aí sim, mexa no equalizador gráfico até ter a melhor resposta possível.

Depois disso, repasse a equalização dos microfones e instrumentos um por um.
 
Pessoal,

O Batista tem razão no que esta falando sobre esta caixa. O médio dela "grita" mesmo, isto faz dela uma dor de cabeça para ser trabalhada.

Não estou falando que a caixa é ruim, gosto da caixa, acho a resposta de graves dela senacional.

Por experiência própria, quando vc coloca uma banda para tocar nesta caixa, vc percebe que esta resposta aparente de médios é benéfica para fazer falar alguns instrumentos e principalmente a voz que fica "enterrada" em caixas ruins, exigindo do operador entortar os controles do equalizador da mesa.

Minha dica é a seguinte: entenda esta responsta de médios como sendo um característa da caixa (note o tamanho da corneta!!), e entenda que ela por ter esta característica vai exigir um trabalhinho a mais para ser alinhada.

Aceito este fato, alinhe corretamente, para isto, use todas as ferramentas possíveis: RTA, ouvido e etc... vale tb tirar o excesso via detecção de microfonias, embora seja um método que não gosto de usar para alinhar PAs, mas tenho visto que em alguns casos funcioa muito bem. Acho meio pé de boi! rsrs..

Abraços,
 
Quanto a equalização eu ja tentei varias maneiras inclusive a posição FLAT, mas , o problema continua, em nossa igreja o som rebate muito e isso tem colaborado com o problema... vou colocar a caixa em outro lugar pra ver se dá resultado, depois conto aqui...

E Fernando acho que um pouco é isso que voce disse, antes era muito ruim pouca potencia e definição, hoje ta muito melhor com certeza !!!

Obrigado a todos...um grande abraço!
 
Batista,

Como estão posicionadas as caixas?

Geralmente quando colocamos as caixas nas paredes laterais dos templos elas não ficam suficientemente inclinadas em direção as pessoas, de forma que ficam apontadas para a parede do fundo do templo, ou mesmo, devido ao ângulo das cornetas, rebatendo muito nas paredes laterais.
Se for possível, tente incliná-las ao máximo para baixo, direcionando para o público, pois as pessoas ajudam a absorver os médios e agudos e girá-las um pouco para tirar as paredes laterais da cobertura das cornetas.

Depois disto tente identificar a frequência que continua sobrando e a atenue no equalizador do PA.

Acho que assim seu problema ficará amenizado.

Abraços,

Eduardo.
 
Pq sempre colocamos os carros na frente dos bois? Primeiro compramos as caixas, ignorando a acústica do local... depois queremos que funcione 100%. Pq o tratamento nunca é considerado como uma alternativa viável? Em projetos sérios, só se escolhem as caixas, depois que o ambiente foi analisado e tratado. Pq sempre fazemos o contrário? É algo que precisa mudar... e precisa começar conosco. Muito do pouco dinheiro que temos é jogado fora por causa desta inversão. Meditem nisso.

[]'s
 
David tem toda razão ... gente todos os fabricantes renomados de caixa de som ..buscam a lineridade, não tenha duvida que está caixa e ótima.... a attack jamais lançaria este modelo se o mesmo estivesse " sobrando" frequencias.... um exemplo disso e o estande da yamaha utilizar line array da attack mesmo a propria yamaha tambem ser fabricante de caixas.. quer prova maior!!!
 
Raphael..
Os meus Side Fill foram feitos baseado nesta cx e seu modelo.. e posso te garantir os medios sobram sim.. é necessario ajustar bem o equalizador, e mesmo assim os medios falam bem mais.. - mas apesar de tudo o som é bem legal mesmo.. e por falar em CX de som nacionais.. rapaz.. tem cada fabricante por ai.. ui dá até medo..
 
Olá Raphael, seja bem vindo ao SomAoVivo,

e o estande da yamaha utilizar line array da attack mesmo a propria yamaha tambem ser fabricante de caixas

A Yamaha realmente fabrica caixas acústicas (no Anfiteatro temos 2 pares, são absolutamente fantásticas)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahaproaudio.com/products/speakers/index.html">http://www.yamahaproaudio.com/products/ ... index.html</a><!-- m -->

Mas não os traz para o Brasil. Aqui, só os monitores de estúdio.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/audio_digital/monitores.htm">http://www.yamahamusical.com.br/paginas ... itores.htm</a><!-- m -->

Por isso que trabalham com marcas nacionais no seu estande da Expomusic (não vale a pena trazer o equipamento para o Brasil para depois mandá-lo para o exterior novamente).

Claro que aí entra a questão mercadológica: a Attack deve emprestar ou até pagar para ter seus equipamentos lá, já que ganha na divulgação ("olha, a Yamaha usa Attack!). Da mesma forma, poderiam usar lines da Selenium, Staner, KeyBass, etc. Evidente que deve haver uma negociação.

Só estou citando porque comerciante "não dá ponto sem nó". Seja sempre crítico, nada acontece de graça nesse mundo.

Mas o line da Attack é muito bom, já ouvi.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo