Equalizador e compressor

Pessoal no som da minha igreja não tem nenhum desses dois equipamentos por ser uma igreja pequena que não os exige. Mas é sempre bom aprender então eu tenho uma dúvida: O que vem primeiro no PA o equalizador ou o compressor? Por exemplo, se eu tiver uma mesa primeiro eu tenho q mandar o som pro eq. e depois pro compressor e so entao pra potencia, ou primeiro pelo compressor e depois pelo eq. e so entao para a potencia?
Desculpem a ignorancia é que eu sou novo na sonorizaçao :lol:
 
Oi, Miranda.

Parabéns por estar buscando conhecimento para aplicar em sua igreja, isso é muito bom.

Sobre suas perguntas...

Primeiramente, o uso (ou necessidade) de um equalizador ou compressor, pouco se relaciona com o fato da sua igreja ser pequena. Claro, fazendo referência ao seu texto "...por ser uma igreja pequena não os exige." São ferramentas que podem ser úteis em espaços grandes ou pequenos. Então, se você puder, tenha-os em sua igreja.

O uso mais comum de um compressor, é insertado individualmente nos canais da mesa, isto é, um para cada canal. Então, um só, não resolve de todo, são necessários vários. Quando usado no L/R, normalmente está configurado para funcionar como limiter. Dificilmente se emprega um compressor para, literalmente, comprimir o geral L/R (claro, falando em som ao vivo). Ele vem disponível também em processadores digitais, como citado acima, quando empregamos sistemas multivias.

Imagino que o seu sistema seja analógico. Sendo assim, pensaria primeiro num equalizador (e aprenderia a usá-lo corretamente). Depois, quem sabe, investiria num módulo de compressão, desses de rack, com 4 canais. Insertaria na um voz do pastor (ou padre, ou o dirigente principal), outro no líder de louvor, outro no baixo, e o último no bumbo quem sabe. São apenas exemplos de uso. E gastaria um tempo aprendendo a usar esses recursos. Depois, iria comprando mais até completar a mesa. Ou partir para uma digital.
 
Eu diria que depende da necessidade. Se há necessidade de um equalizador no master, compre - mas acho que não vai melhorar muito, especialmente se não souber usar. Já o compressor eu acho que é mais provável que seja útil, mas também depende de quem canta ou prega. Como já disse antes aqui, em igrejas onde o pregador grita demais (o bom seria que eles se controlassem, mas paciência), o compressor é indispensável para manter a saúde auditiva e mental do povo.
 
Back
Topo