Equalizador Vs Line Array

Edpessantos

Member
Bom dia, a paz do senhor. pessoal que usa RTA.
Minha duvida é: No sistema de caixas Line array 2 vias(na minha igreja uso no PA caixas ativas 3L e 3R da times one LITE 212A) que já vem com cross over ativo, único alinhamento que terei é em relação as caixas L e R? pra corrigir os tempos ( Delay)?
e partindo desse principio das caixas já terem um cross over ativo, não seria mais eficiente utilizar um Equalizador ? tendo em vista regulagens finos em relação ao ambiente? na igreja as frequências de 200Hz á 1000khz sobra uma reverberação monstra.
 
Inicialmente o único alinhamento que vejo necessário é entre as colunas L e R com os subs, para colocar o sistema em fase, não entre as colunas.
Um equalizador pode ser útil sabendo usar com a cautela que se pede. Se possível use um equalizador paramétrico.
Como já até sabe o range de reverberação, um filtro bell , encontrado nos processadores digitais, fará um ajuste fino, mais adequado.
 
Inicialmente o único alinhamento que vejo necessário é entre as colunas L e R com os subs, para colocar o sistema em fase, não entre as colunas.
Um equalizador pode ser útil sabendo usar com a cautela que se pede. Se possível use um equalizador paramétrico.
Como já até sabe o range de reverberação, um filtro bell , encontrado nos processadores digitais, fará um ajuste fino, mais adequado.


Bom dia,esse é meu intuito de alinhamento e fase, quanto o processador eu uso o filtro L/R24 com corte inicial em 200Hz-20Mhz, e uso o equalizador do processador em cada canal com cortes de 8DB nas frequências de 200-300 Htz, pois o ambiente da igreja gera uma reverberação de mais ou menos uns 4s.
 
Qual o f3 das lines?
hpf em 200hz foi ordenado pelo fabricante?
esta muito alto, esta prejudicando o rendimento dos subs.
Faz uma leitura da line, vê até quanto ela pode descer.
 
Qual o f3 das lines?
hpf em 200hz foi ordenado pelo fabricante?
esta muito alto, esta prejudicando o rendimento dos subs.
Faz uma leitura da line, vê até quanto ela pode descer.


Eu uso os subs em um canal especifico do processador os subs corto de 40Hz até 200Hz
as lines de 200Hz até 20Khz
 
Solte o ruído rosa apenas nos subs e depois apenas nas altas, preferencialmente sem processamento. Assim, você saberá quanto cada caixa responde de fábrica.
 
Calma que não é tão simples.
O posicionamento do mic em relação a caixa é um muito importante nesta etapa.
 
Desculpe a demora estava em estudos por estes dias.

A distância deve ser de 2 x a maior dimensão da caixa.

Preferível local aberto ou com o mínimo de reflexões.
 
Bom dia pessoal, olha não tem como tirar o máximo proveito de um som LINE array sem um bom equalizador, eu tenho na igreja um processador Bheringer 2696, porém é muito complicado controlar frequências específicas de corte nele, e tbm inviável, pois teria que criar uns 5 equalizadores, sendo assim irei comprar um equalizador pra usar na saída, minha dúvida é:
Qual o melhor?
Bhering EQ 6200 ou Dbx 2231?
Já usei ambos os modelos, porém já faz muito tempo! E não recordo, só lembro que o Bhering apela muito para as frequências de alta!
Então me ajudem ai !
 
@Edpessantos o DCX 2496 é um ótimo processador, tem entrada AES/EBU, equalizador paramétrico e outras muitas funções. FUJA de equalizadores gráficos, eles podem até resolver alguns problemas muito específicos, mas são grandes geradores de problemas de fase. Diria que são coisa do passado.

1) As caixas ativas já têm processamento interno, então não é necessário aplicar cortes para baixas e altas frequências, pois caso faça isso, vai duplicar o corte e alterar a frequência de crossover.
2) Você está usando o equalizador paramétrico com Q largo ou estreito? Isso é regulável.
3) Caso deseje maiores informações, posso te ajudar pessoalmente, procure por Performance Audio Brasil no Facebook.
 
@Edpessantos o DCX 2496 é um ótimo processador, tem entrada AES/EBU, equalizador paramétrico e outras muitas funções. FUJA de equalizadores gráficos, eles podem até resolver alguns problemas muito específicos, mas são grandes geradores de problemas de fase. Diria que são coisa do passado.

1) As caixas ativas já têm processamento interno, então não é necessário aplicar cortes para baixas e altas frequências, pois caso faça isso, vai duplicar o corte e alterar a frequência de crossover.
2) Você está usando o equalizador paramétrico com Q largo ou estreito? Isso é regulável.
3) Caso deseje maiores informações, posso te ajudar pessoalmente, procure por Performance Audio Brasil no Facebook.

1= sim, mas o problema é que: existem frequências especificas que preciso trabalhar o corte, tendo em vista que a igreja tem uma acústica horrível!
2= Estreito, porém eu estou tendo que criar vários Eq.
3= Vou procurar sim, conhecimento nunca é ruim! E aprender faz parte rsrsrsrsrs

Quanto a alteração de fase, eu fiz uns testes com meu equalizador um Phonic EQ4100 de 3 bandas e pelo menos pelo Smaart 8 não detectou alteração na fase, o processador da igreja eu configurei assim: Saída A uso os canais 2,3,4,5 lines array(6 PA, 2Front Fill e 2Delay)/ Saida B uso canal 1 (4Sub Grave) / Saída C uso canal 6 (Retorno Púlpito).

ou seja o equalizador entra lada A com lado A do crossover e Lado B do equalizador Uso a B (sub Grave) do processador.
 
O carpete vai melhorar muuuuito sua vida, acredite! rs. Principalmente considerando que lá no fundo tem aqueles degraus grandes. Pense no forro mais baixo também, como alguns já falaram por aqui.

Se você usar o Q mais largo, talvez consiga resolver vários problemas de uma vez só. Não é um problema usar vários EQ. Ficaria realmente preocupado se, com 7 paramétricos, você não estivesse conseguindo resolver o que seu sistema não resolve por conta própria. Lembre-se que há estudos informando que diferenças de até 1dB não são percebidas muito claramente pelo ser humano.

Me parece que pela quantidade de equipamentos, você está é precisando de mais um processador! rs
Utilizaria a saída AES/EBU da mesa na entrada AES/EBU do processador, enviando da seguinte forma para as saídas:
PA esquerdo: Canal esquerdo, 1 saída
PA direito: Canal direito, 1 saída
Front fill: canais esquerdo e direito somados, com redução de 3dB devido à soma, uma saída e ponte de um front para outro
Delay: Canais esquerdo e direito separados, principalmente se você estiver atrás deles. Uma ou duas saídas.
Até agora foram
Sub: Canais esquerdo e direito somados, redução de 3dB para compensar a soma dos canais. Se for possível a compra de mais um processador, ligue os subs em LR ou escolha um arranjo que trabalhe com eles posicionados ao centro.

Já aquele equalizador, você coloca nos retornos, enquanto não compra um processador novo.

Grande abraço!
 
Acabei ficando na dúvida, mas só para salientar: se você já tem um processador digital como o 2496, ligue a mesa direto nele e as caixas amplificadas também. Tudo que você possa precisar no que diz respeito a sistema está presente no 2496, portanto não são necessários outros equipamentos na cadeia mesa >> processador >> amplificadores/caixas ativas
 
O carpete vai melhorar muuuuito sua vida, acredite! rs. Principalmente considerando que lá no fundo tem aqueles degraus grandes. Pense no forro mais baixo também, como alguns já falaram por aqui.

Se você usar o Q mais largo, talvez consiga resolver vários problemas de uma vez só. Não é um problema usar vários EQ. Ficaria realmente preocupado se, com 7 paramétricos, você não estivesse conseguindo resolver o que seu sistema não resolve por conta própria. Lembre-se que há estudos informando que diferenças de até 1dB não são percebidas muito claramente pelo ser humano.

Me parece que pela quantidade de equipamentos, você está é precisando de mais um processador! rs
Utilizaria a saída AES/EBU da mesa na entrada AES/EBU do processador, enviando da seguinte forma para as saídas:
PA esquerdo: Canal esquerdo, 1 saída
PA direito: Canal direito, 1 saída
Front fill: canais esquerdo e direito somados, com redução de 3dB devido à soma, uma saída e ponte de um front para outro
Delay: Canais esquerdo e direito separados, principalmente se você estiver atrás deles. Uma ou duas saídas.
Até agora foram
Sub: Canais esquerdo e direito somados, redução de 3dB para compensar a soma dos canais. Se for possível a compra de mais um processador, ligue os subs em LR ou escolha um arranjo que trabalhe com eles posicionados ao centro.

Já aquele equalizador, você coloca nos retornos, enquanto não compra um processador novo.

Grande abraço!


Entendi, eu uso assim: Saida A= 2e4- 6 PA L/R Ativas, 3- 1 FrontFill Ativo/Passivo, 5- 2 Delay Ativo Somado


Mas analise comigo, eu corto frequências especificas, exemplo: 220Hz,600Hz, 800Hz
Quanto as Line eu uso corte de 200HZ-20kHZ
SUB uso 40HZ-200HZ

Qual quer coisa me chama no Whats 073 9 9984 7861
 
Não se usa corte em caixas ativas, pois elas já têm algum processamento interno. É diferente de usar caixas passivas com amplificadores, que normalmente são "burras", cortando apenas as frequências entre os componentes internos da caixa e, algumas vezes, nem isso.
 
Back
Topo