Equalizando Caixa/Bumbo da Bateria-insertados separadamente

G

Guest

Guest
Senhores, APSJ!!!

Pretendo insertar um equalizador na caixa e outro no bumbo da bateria.

Gostaria de sugestões de como regular o equalizador para cada peça, quais frequências atenuar, quais eu devo reforçar etc...

Sei que depende de algumas coisas para fazer isso, mas quero só ter uma noção de "por onde começar".

Abraços.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.espace-cubase.org/anglais/page.php?page=appaudiozg1">http://www.espace-cubase.org/anglais/pa ... ppaudiozg1</a><!-- m -->

"Drums

On the Bass Drum, we will try to give a good foundation for the warmth and the woumm, and we will increase the low-medium for the kick which characterize the modern sound.


Low + 4 to 6 dB at 80 Hz
Low - 2 to 4 dB at 150 Hz
Low-medium - 4 to 6 dB at 630 Hz
Medium + 6 to 10 dB at 3 kHz

On toms, we will attenuate the low-medium which sounds like "ploc" et we increase the low and high harmonics if possible, because some badly set toms resonate a lot in low frequencies, and we must cut these ones to the detriment of the sound.

Low + 2 to 5 dB at 180 Hz
Low-medium - 4 to 8 dB at 630 Hz
Medium + 4 to 6 dB at 2,5 kHz
High + 2 dB at 5 kHz

On the snare drum, the settings are different depending on what we want to obtain.

Fine Snare Drum (jazz, funk) :

Low + 2 to 4 dB at 180 Hz
Low-medium - 4 dB at 630 Hz
Medium + 4 to 6 dB at 4 kHz
High + 5 dB at 10 kHz

Medium Snare Drum (funk, dance) :

Low + 2 to 5 dB at 250 Hz
Low-médium + 3 to 5 dB at 1,2 kHz
Medium + 4 to 6 dB at 3 kHz
High + 2 dB at 10 kHz

Snare Drum (rock, light music) :

Low + 2 to 5 dB at 200 Hz
Low-medium - 4 to 8 dB to 630 kHz
Médium - 2 à 5 dB à 1,5 kHz
High + 6 dB at 6 kHz

Heavy Snare Drum (rock, heavy) :

Low + 4 to 10 dB at 230 Hz
Low-medium - 2 to 5 dB at 500 Hz
Medium + 2 to 5 dB at 2,5 kHz
High + 6 dB at 4 kHz

Hi-hats and cymbals (overhead)

Low - 12 dB à 250 Hz
Low-medium - 6 dB at 800 Hz
Medium - 2 dB at 2kHz
High + 2 to 4 dB at 8 kHz "
 
Não acho que a melhor solução seja insertar equalizadores gráficos...
Porque quer fazer isso?

Há uma real necessidade disso?
Qual o seu objetivo final?
 
isinho disse:
Há uma real necessidade disso?
Qual o seu objetivo final?

O local onde a Bateria está (Maanaim GV), geralmente, não aparece bateria nas caixas, e estamos fazendo várias coisas para conseguir isso, por exemplo, criando uma caixa acústica pra ela, entre outras coisas.

O objetivo de insertar seria melhorar a qualidade do som destas peças q entendo serem importantes para o rítmo.
 
Ah, com certeza vai facilitar muito a sua vida!

Ah se eu tivesse um desses pelo menos para o bumbo, daria pra tirar um som muito melhor! Ainda mais se falando de Rock
 
Ola Denis,

Na minha opinião é muito util um GEQ de 1/3 de oitavas e um COMP para o bumbo, para atenuar a regiao que vai de 180Hz a 2Khz, no EQ da console fica difícil fazer isso. Quanto ao uso de GEQ na caixa, eu particularmente não vejo necessidade.
O objetivo de insertar seria melhorar a qualidade do som destas peças

Veja bem, primeiro lugar o som de uma bateria acústica deve vir pronto, ou seja a mesma deve estar afinada, para mim nada que começa 50% termina 100% por mais que se use INSERTS e afins.

Abraço.
 
Re: Equalizando Caixa/Bumbo da Bateria-insertados separadame

dennis.crc disse:
Pretendo insertar um equalizador na caixa e outro no bumbo da bateria.

nas "pré-equalizações" que eu postei lá em cima, pelo que entendi:
Bass Drum = bumbo
snare drum = caixa

espero que tenha ajudado, ninguém comentou hehe
 
Re: Equalizando Caixa/Bumbo da Bateria-insertados separadame

emartinspereira disse:
espero que tenha ajudado, ninguém comentou hehe

Desculpe-me... mas seu tópico, não só me ajudou com a bateria, mas também com outras coisas q li no link q vc deixou... muito obrigado.

Eu quero ver se eu vou conseguir colocar em prática... nossa mesa é uma CMC40XLIS, com as seguintes frequências:

CONTROLE FREQUÊNCIA
HIGH 12kHz
HIGH MID 600 Hz a 14 kHz
LOW MID 60 Hz a 1,4 kHz
LOW 80 Hz
 
Caros,

Foi falado acima "emartinspereira" sobre algumas frequências entre 150Hz e 630Hz. Li também q muito da regulagem da bateria, em termos gerais, estão nestas frequências.

Dado isso, o HIGH de nossa mesa é 12kHz, e o LOW é 80Hz (os extremos)... essas frequências, nem próximas a elas, estão citadas em regulagem de bateria.

Isso significa q elas devem ficar em flat???
 
dennis.crc disse:
Dado isso, o HIGH de nossa mesa é 12kHz, e o LOW é 80Hz (os extremos)... essas frequências, nem próximas a elas, estão citadas em regulagem de bateria.

Isso significa q elas devem ficar em flat???

high = 12khz e low 80hz (qual é sua mesa? não tem mid?) não são os extremos, são as frequencias centrais.
se vc aumentar o low, vai aumentar tb em 70hz e 90hz (um pouco menos que os 80hz, mas tb aumenta)...tb vai aumentar um pouco os 60hz e 100hz...e assim por diante.

estique um cordão e puxe no meio. visualizou? é assim o gráfico do equalizador, vc mexe na frequencia central e nas frequencias vizinhas juntamente (em menor intensidade).
 
Na minha opinião:

estique um cordão e puxe no meio. visualizou? é assim o gráfico do equalizador,

Muito boa sua analogia com o cordão Emerson, bastante didático, porém pelo que entendi seu exemplo é de um equalizador do tipo PEAK. Na mesa CMC40XLIS as pontas, ou seja 80Hz e 12Khz são equalizadores do tipo SHELVING. Por exemplo, abaixo de 80Hz tanto os acréscimos quanto as atenuações são lineares, e acima dela exponenciais. Devido a características destes equalizadores dos mixers se torna difícil timbrar( dai a necessidade de um GEQ) um bumbo, pois geralmente precisamos de um reforço em 80Hz, uma leve atenuação de 100Hz a 200Hz e uma atenuação bastante abrupta na região de 200Hz a 2Khz. E depois um reforço em 5Khz ou 6Khz onde vamos ter o "kik"do bumbo. Pessoal isso não é uma receita de bolo, depende muito do instrumento, e do estilo musical a ser tocado. Nos meus trabalhos com P.A esta equalização é muito comum, já em estudio tenho notado, que gravar FLAT de 20Hz a 100Hz, atenuar de 100Hz a 2Khz, e voltar ao FLAT de 2Khz a 20Khz fica legal, para depois mixar.

Vamos lá bate o bumbo ai para ver... tá ficando bom...


Valeu galera.
 
Quem quiser entender melhor o que acontece graficamente quando alteramos os parâmetros do EQ, é só baixar o Studio Manager com o editor da O1V96 (ou de qualquer outra mesa digital), é bem esclarecedor!
 
Uma duvida..
Andei ouvindo esse novo CD da Aline barros.. e percebi que a caixa da bateria parece estar no fundo dos outros instrumentos... isso não quer dizer que o som estava mais baixo ... mas sim que parecia estar no fundo... como consigo fazer isso.. é preciso de algum aparelho especifico para obter esse resultado..???
 
Leonardo Go disse:
Uma duvida..
Andei ouvindo esse novo CD da Aline barros.. e percebi que a caixa da bateria parece estar no fundo dos outros instrumentos... isso não quer dizer que o som estava mais baixo ... mas sim que parecia estar no fundo... como consigo fazer isso.. é preciso de algum aparelho especifico para obter esse resultado..???

Traduzindo o que vc quer saber

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.espace-cubase.org/anglais/page.php?page=appaudiozg1">http://www.espace-cubase.org/anglais/pa ... ppaudiozg1</a><!-- m -->
Tradução
Em primeiro lugar, uma coisa muito importante: a fim de trabalhar bem em equalização, um equalizador paramétrico é essencial! Assim, em pequena mistura placas, faixas de freqüência são frequentemente fixa (média de 2kHz, por exemplo). Estas frequências são muito bem escolhidos, a fim de equalizar uma voz ou uma guitarra, mas inadequado para tambores.

A primeira coluna indica a frequência de um possível LOW CUT, ou seja, a baixas freqüências que são relativamente inúteis para o instrumento sonoro. Profissional mistura bordo tem um corte baixo (que por vezes pode ser definido, ou com uma freqüência fixa de 100 Hz por exemplo), com a qual todos os inúteis baixas freqüências são removidos. Este simplificar consideravelmente toda a mistura, e remover muitos ruídos parasitas.

FUNDAMENTAIS A coluna indica a freqüência na qual o instrumento se baseia. Aumentando-lo, podemos encontrar imediatamente o calor ea profundidade, diminuindo-o, o som alegra e torna-se ligeira.

SENSÍVEIS FREQUÊNCIA freqüência é a mola principal do instrumento. É a crítica que a freqüência mais influenciam o som. Aumentá-la, o instrumento parece alto e irá, naturalmente, colocar em frente da mistura, mas isso pode rapidamente tornar-se agressivo. Diminuindo-la, o instrumento vai "dentro" da combinação de som e amacia.

Harmónicos dá as freqüências que são responsáveis pela cor do som do instrumento. Aumentá-la, temos a impressão de uma maior presença e brilho, diminuir-lhe o som torna-se aborrecido.

Então vc consegue vários efeitos na própria equalização.

Da uma olhada 8) 8) [/quote]
 
Back
Topo