Equalizando um Contra-Baixo

Whenderson

Member
Olá pessoal, gostaria de saber se posso ligar um contra-baixo sem usar um cubo, ou até mesmo o " Direct-box " em caixas e retornos da Oneal (fotos abaixo):

Um par de monitores:
05040101580001m.jpg


E um Par de caixas (PA) na frente:

05040101456001m.jpg


Gostaria de saber se posso ligar o baixo direto nessas caixas, ou se precisarei de um cubo à parte ou um direct box!!!
 
Tecnicamente, você pode sim fazer essa ligação.
Só não se esqueça de que, se não usar o Direct Box, você deve usar a entrada Line, e não Mic.
 
o DI não é um simples atenuador é um casador de impedância, mesmo na entrada line a alta impedância do contrabaixo é incompátivel com entradas de linha "padrão", o correto é usar um DI, ainda que passivo, ou vai perder em timbre
 
Acho que ele vai perder em timbre devido as caixas não conseguirem responder as frequências baixas, produzidas pelo contrabaixo, agora quanto a ligar na entrada de linha foi falado isso aqui a pouco tempo, tinha até um artigo falando a respeito, que é folclore pode sim se ligar na entrada de linha. Ai o tópico:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=7639">viewtopic.php?t=7639</a><!-- l -->
 
Então, o que devo fazer: Comprar um Direct Box ( já que a entrada é um Xlr ) ou um cubo? ( se for o caso, me indiquem um modelo custo/benefício )...
 
Bom não sabendo direito da sua realidade, tipo tamanho do templo, se usa multicabo, as caixas de PA são de 10,12 ou 15, responda ai estes detalhes, mas te adianto que sem sub a melhor solução seria um cubo, dependendo do tamanho da igreja claro, mas passe estes detalhes ai para opinarmos.
 
realmente o tal do DI, entrada line, entrada MIC, cdasamento de impedância é uma eterna dúvida, não importa o quanto a gente comente sobre isso...
Ligar o baixo na mesa vai queimar os canais? Isso é folclore, se ligar um equipamento com alto nível de sinal na entrada MIC que tem um pré com nível mais alto pelo motivo óbvio de amplificar os Microfones que tem baixo nível de sinal, corre o risco de o nível elevado de sinal queimar sim o ampop (amplificador operacional) do canal.
Qual solução para alto nível de sinal? Ligar na entrada line, que tem baixo ganho, e é própria para equipamentos com alto ganho de saída!!Resolvido o problema de "nível de sinal"
Agora tem um outro problema que é o casamento de impedância!! Instrumentos elétricos, sobretudo os passivos, têm altissima impedância, se a mesa de som não tiver impedância compátivel vai haver sem dúvida perdas de sinal, e não são tão poucas assim como sugerem... . O certo é verificar-se a impedância de saída do instrumento e o da entrada line da mesa, não precisão ser identicos mas tem que ser próximos!
Certo que as entradas LINE têm impedância mais alta que as MIC mas a não ser as CCDB que têm um sistema de casamento automático de impedância bastando conectar um plug TS (P10 mono), e o circuito é comutado para uma rede casadora de impedância, em outras mesas/caixas ativas desconheço essa mágica, logo, o DI faz-se necessário pelos motivos expostos.
Agora voltemos ao assunto de nosso colega! Parece que ele informou que a dita caixa só têm entrada XLR, normalmente esse tipo de caixa têm uma chave para comutar do nível mic para o nível line, você tÊm que olhar o manual para ver se essa chave existe e se ao acioná-la muda-se também a impedância ou somente o nível do sinal, no mais faça oque o Gabriel disse ligue ém modo line que não haverá risco de danos ao equipamento, e veja se o som lhe agrada se serve para você, agora o melhor realmente seria uma caixa para contrabaixo, a Meteoro tem alguma coisa boa com custo justo faça uma pesquisa
 
Usando o cubo o som do baixo só irá sair no cubo, ou tem como eu coloca-lo no som geral ?, se tiver, me expliquem como faze-lo...
 
Rinaldo Gomes disse:
Bom não sabendo direito da sua realidade, tipo tamanho do templo, se usa multicabo, as caixas de PA são de 10,12 ou 15, responda ai estes detalhes, mas te adianto que sem sub a melhor solução seria um cubo, dependendo do tamanho da igreja claro, mas passe estes detalhes ai para opinarmos.

Sim Rinaldo, usamos um multi cabo, que é compatível tanto o " Xlr " quanto " P10 ", mais não usamos direto no Multi cabo, as entradas que usamos fica no púlpito, que é só " Xlr "...
E quanto ao tamanho do templo, está aqui uma foto da nossa Igreja:

PQAAAHOjn77j_8MiVhFhC4Dco7Yu_NMO9a7tn1M7iKtEtFGy6zjkmGbJm1WMZwaCqbVFZBq0r203nF_GdMNSZiYQcP8Am1T1UI7GedqOZA2kfwi7UmNnwwlGXWca.jpg


A mesa é uma " Xenyx Xl3200 ", fica no lado direito, ao fundo da igreja ( em relação à foto ela está a direita )... Agora sobre as caixas de PA, se são de 10, 12 ou 15, isso eu não sei ainda meu irmão, mais eu acredito que pela foto você terá uma boa visão para descobri-la... Ah, e os retornos estão no púlpito; Um está próximo ao bumbo da bateria e o outro escondido atrás do arranjo de flores...
 
Realmente acho que para seu caso, a melhor solução seria a compra de um cubo para o baixo, pois ligar ele na PA não vai ter uma resposta boa não, amigo comprei um cubo da Kustom de 200W lá na C Borges, por um preço muito bom, acho que ele vai te atender muito bem ai, e tem sim como ligar na mesa, o próprio cubo tem uma saída para isso, no caso deste que falei inclusive ela é XLR(balanceada, mas ainda com sinal de linha ok), entre em contato com Wagner, <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->, fale que é daqui do fórum e que nos indicamos, ele vai te fazer um preço bom. Outra coisa sem fugir do assunto, se fosse você colocaria aquelas caixas do PA, em cima do altar mais para o meio da fileira de cadeiras, é só uma opinião, acho que vai distribuir melhor o som.
 
Back
Topo