Equalizar voz na 01v96

Adilson_Moreira

New Member
Galera eu tinha uma mesa beringer o qual só tinha um agudo de 12 K os medios parametrico e um grave de 80 Hz. pois bem agora com a 01v96 trabalho com essas mesmas frequencias para equalizar a voz? porque fui equalizar e poxar um pouco de 5k e tirar em 400HZ e dar um grave de 250Hz e naum ficou legal. o que posso fazer sei que depende da voz mais só pra ter uma noção. em mixagem de gravação funciona muito bem essa equalização mais ao vivo naum sei ficou muito estranho. Como posso equalizar voz?
 
olá como cada um deixa sua equlização de voz naum tem uma forma só ,oq serve pra um sistema naum vai servi para outro, mais a dica q dou é se seu sistema estiver alinhado
deixe o eq flat com low cut em 125hz dependendo do corte no grave do seu sistema e vai trabalhando até chegar a um som agradavel, no meu caso uso um agudo 10k e tiro bem pouco de 500hz...

espero ter ajudado...
 
Adilson, não há receita de bolo para equalizar, tem que afinar o ouvido, se o seu equipamento for para locação, a equalização de microfone que vc faz em um ambiente pode não dar certo em outro.
 
com certeza sei disso e agradeço sua preocupação em me ajudar, mais me de alguns toques por exemplo: ah se vocÊ colocar 5K na voz em Pa naum é legal porque ta perto da região da microfonia sei la coisa desse tipo. abração
 
por exemplo como pode uma mesa e maioria é assim vir com o agudo estabelecido em 12 K sendo q dizem q essa região ja naum é mais tão inportante em um PA. Desculpe minha ingnorancia. dai agora estou com 01v96 e estou apanhando porque parece q 12K nela num rola muito bem em voz sei la viu.
rarrssss
 
Adilson, esse esquema de equalização varia de acordo com o microfone, com a pessoa e com o ambiente. Dependendo da situação, se o sistema tá bem alinhado e o microfone é de boa qualidade, tem vezes que eu sequer mexo na equalização. No máximo tiro uns graves.

Como os amigos disseram, não existe uma receita. Você tem que ir na tentativa e erro! Se possível, tire um tempo somente para testar a equalização da mesa num canal rolando ruido rosa. Vê as mudanças de frequências que se dão a cada parâmetro que você mexe. É bom até pra treinar o ouvido.
 
Adilson_Moreira disse:
por exemplo como pode uma mesa e maioria é assim vir com o agudo estabelecido em 12 K sendo q dizem q essa região ja naum é mais tão inportante em um PA. Desculpe minha ingnorancia. dai agora estou com 01v96 e estou apanhando porque parece q 12K nela num rola muito bem em voz sei la viu.
rarrssss
Tente 10k no meu sistema funciona bem principalmente nos vocais..
espero ter ajudado...
 
Se for para dar uma receita de bolo, eu diria:
1 - Faça o HPF - Para homens, 80Hz. Para mulheres, 120Hz.
2 - Para resolver embolações, normalmente corta-se um pouco na faixa dos 400Hz.
3 - Para dar mais brilho (destacar o vocal na mixagem), normalmente acentua-se um pouco na faixa dos 6KHz (tente no Shelving, se começar a sibilar, tente o Peak).
4 - Para definir melhor as palavras (inteligibilidade), uma encrementada pelos 3KHz ou 4KHz ajuda.


Antes que algum chato fale, é uma TENTATIVA de receita de bolo. São muitas variáveis que interferem diretamente no produto final, em especial o timbre do microfone usado. Fui o mais genérico que consegui.
 
Aproveitando o tópico, em mesas maiores como M400 sei que existe, baixei o studio Manager mas não entendi direito como funcionam as bibliotecas de presets para canal...

Tipo para comprimir uma caixa de bateria, na M400 sei que existe uma library acho que assim que se escreve onde tem lá algum preset de compressão para caixa este vindo de fabrica, de onde poderiamos ter um Norte para irmos alterando e defindo o melhor aos poucos...

A 01V96 tem esses presets de Eq, compressores, gates, e efeitos como nas mesas maiores?
 
Sim Dener. A O1V96 tem presets para EQ e dinâmicos.
Mas não são todas as mesas que permitem a alteração desses presets. A O1V96 mesmo não permite isso.
(Na realidade não lembro se alguma da Yamaha permite).

O que dá para fazer é salvar presets novos, segundo sua necessidade.
Esses sim servem para alguma coisa.
 
Complementando, na 01V96 o uso dos presets de fábrica é muito importante. Só através deles é possível alterar o tipo de processador (de gate para ducking, o tipo do efeito, etc). Por esse motivo, não é possível escrever por cima dos presets de fábrica. Mas nada impede, como O Gabriel já falou, de usar o de fábrica, modificar e salvar em outra posição.
 
Mas gabriel quando damos Recal num preset desses por exemplo o compressor/gate em um canal, após fazer o recal abrindo o canal não podemos editar o compressor/gate? e apartir dai salvar como um novo?
 
É, acho que não fui claro.
Dá para dar Recall e editar. Só não dá para salvar em cima.
Precisa salvar um novo preset, de forma que os originais de fábrica NUNCA sairão de lá.
 
É como os amigos já disseram, é preciso fazer testes, procurar entender como todo o equipamento responde às alterações na equalização. Outra coisa muito importante é o posicionamento do microfone, se o usuário não posicionar o microfone corretamente, o resultado será ruim.

Dá uma olhada nas dicas do artigo escrito pelo PINHEIRO "Treinamento de uma Equipe de Som - Parte 3" http://somaovivo.mus.br/artigos.php?id=253

De nada adiantará você tentar equalizar se o usuário não souber utilizar corretamente o microfone.

abç.
 
Falando nisso, qual largura do Q geralmente se usa nos PEQ das digitais?

Penso eu que um filtro mais alto (Q=10) seria melhor pois corta apenas a freq. desejada, ja com o filtro mais baixo ele atenuaria outras freq. juntas, fazendo um papel parecido ao do GEQ.

Quais os prós e contras da largura do filtro?
 
TO COM UM PROBLEMA NA LS9 EXISTE 4 EQ PRINCIPAIS PARA DIRECIONAR PAR ONDE EU QUISER , NA 01V96 NÃO ENCONTRO ESSE RECURSO , ELE EXISTE . ´PRECISAVA D E UM EQ MAIS PRECISO COM MAIS FAIXAS DE FREQUENCIA TANTO PARA O PA COMO PARA INSTRUMENTOS EM PARTICULAR
 
Back
Topo