Equalizar voz na 01v96

Se eu entendi a pergunta, na 01V96 não há equalizadores gráficos, mas há um efeito que é um equalizador de 6 bandas, que junto com o que já tem de 4 bandas dá para ter um bom controle. É só insertar o efeito no Master.

E por favor, por questão de boa convivência, não escreva em Caps Lock, e use pontuação para escrever. No início, parecia que a dúvida era ssobre a LS(.
 
Desenterrando!
Galera, algumas dúvidas:

No nosso grupo, usavamos uma behringer 3224fx. Acabamos de pegar uma 01v96i. Na primeira apresentação, por mais que eu entendesse bem o funcionamento do PEQ, tive dificuldade em dialogar com a 01v rs.
Ocorre que, na hora da microfonia, eu conseguia achar a frequência (No caso, 1k e 900hz basicamente), fiz o alinhamento com o ECM8000, mas os mics continuavam com essa realimentação, causados leves microfonias. Usando o PEQ, só consegui saná-las escolhendo a frequência e reduzindo o Q, de forma que ele atenuasse as casas ao lado também.

Tem algum material que explique melhor o uso do Q?
Qual o Q padrão das analógicas? (Sabendo isso, posso configurar o Q da 01v96i pra ficar igual pra que eu veja o resultado, e depois vou alterando e entendendo as diferenças no ouvido).
Como o LEAL disse, eu também entendo que um Q maior seria melhor, pois resolve o problema daquela frequência realimentada sem mexer na outras, resguardando a integridade da voz. Pois bem, não tive bons resultados. Durante a programação, algumas vozes ficaram sem forma, com pouco peso, e coisas do tipo. Percebi que a deficiência foi o controle dos médios! Preciso apurar este lado, então se tiverem algum material, por favor, me indiquem!

Obs: Com a analógica, sempre consegui equalizar bem as vozes, to tendo dificuldades apenas com a 01V96I, pois nunca peguei uma digital. Acho que ta faltando algum detalhe que não peguei ainda!

Aos mais experientes, por favor, DICAS!!

Obrigado pessoal.
 
Que caixas usou!? Sempre uso o Q=10 quando tenho problemas assim nos MICS do coral por exemplo e nunca tive problemas.
Era na sua igreja ou outra? Pois a realimentação pode ter sido causada pela acústica sacrificando sua EQ.
Acho normal ter frequencias vizinhas que provoquem realimentações também, e abrir o Q pra mim é também comum, o incomun é ter que tirar tanto chegando até a sacrificar o PA.
 
pTjz disse:
Que caixas usou!? Sempre uso o Q=10 quando tenho problemas assim nos MICS do coral por exemplo e nunca tive problemas.
Era na sua igreja ou outra? Pois a realimentação pode ter sido causada pela acústica sacrificando sua EQ.
Acho normal ter frequencias vizinhas que provoquem realimentações também, e abrir o Q pra mim é também comum, o incomun é ter que tirar tanto chegando até a sacrificar o PA.

Rapaz,
2x RCF 310A no PA e 1 no retorno. Deu uma alinhada antes do evento, e a curva ficou mais suave(Usei o Smaart v6.0). O GEQ é o FBQ6200(Usei o pink noise dele).
Ao passar as vozes, algumas até que ficaram legais (A do pessoal que canta com mais pressão- Não precisei aumentar tanto o mic, evitando a realimentação).
Tentei usar o Q=10 sempre, mas tava sofrido! Eu colocava o gain em -15db e ia varrendo de 300hz a 5khz e nada de ver melhoras. Quando eu usava o Q=2, por exemplo, a voz até dava uma melhorada onde me incomodava, mas piorava em outro aspecto.

As microfonias foram controladas, todas eram na região do médio, mas elas "mataram" a programação somando o fato de as vozes não terem ficado muito bacanas!

Não era nossa igreja, era outra mesmo!

Um abraço
 
grpst disse:
O GEQ é o FBQ6200(Usei o pink noise dele).
Da próxima tente não usá-lo.
Sai da 01V direto para as caixas, se precisar do pink noise use o oscillator da própria 01V e tire no PEQ do PA o que precisar.

Logo quando comprei a mesa eu apenas tirei a antiga e liguei o cabo do PA e fui, gostei muito mas ainda não era aquele som... Resolvi então tirar tudo e ligar minha mesa direto nas caixas e corrigir o que precisasse apenas no PEQ da mesa.
Meu sou é outro desde então.

Hoje se eu for usar alguém periférico no PA, tem de ser algo a nível... “bomzinho” hoje não serve, porque a mesa já faz o bom para mim!
 
pTjz disse:
grpst disse:
O GEQ é o FBQ6200(Usei o pink noise dele).
Da próxima tente não usá-lo.
Sai da 01V direto para as caixas, se precisar do pink noise use o oscillator da própria 01V e tire no PEQ do PA o que precisar.

Logo quando comprei a mesa eu apenas tirei a antiga e liguei o cabo do PA e fui, gostei muito mas ainda não era aquele som... Resolvi então tirar tudo e ligar minha mesa direto nas caixas e corrigir o que precisasse apenas no PEQ da mesa.
Meu sou é outro desde então.

Hoje se eu for usar alguém periférico no PA, tem de ser algo a nível... “bomzinho” hoje não serve, porque a mesa já faz o bom para mim!

Rapaz, você usava qual equalizador?
Será que realmente não vou sentir falta?
Dá pra usar 10 paramétricos na 01v, o que já é BEM interessante. O que me incomoda é o fato de não poder fazer o roll-off e ter que ir direto pro cut do low e high. Dessa forma, só terei 8 paramétricos o que, no geral, já resolve os meus problemas. Minha grnade dúvida é saber que vou realmente sentir falta ou não do GEQ e se é ele realmente o culpado rs.

Abraço
 
grpst disse:
Rapaz, você usava qual equalizador?
Será que realmente não vou sentir falta?
Dá pra usar 10 paramétricos na 01v, o que já é BEM interessante. O que me incomoda é o fato de não poder fazer o roll-off e ter que ir direto pro cut do low e high. Dessa forma, só terei 8 paramétricos o que, no geral, já resolve os meus problemas. Minha grnade dúvida é saber que vou realmente sentir falta ou não do GEQ e se é ele realmente o culpado rs.

Abraço
Testei um FBQ3102 e um CGE da cíclotron que PRA MIM esta acima deste BEH.
Não foram ruins, mas o som veio mais “na cara” sem eles.


Sinceramente não vejo porque você precisaria de mais de 4 parâmetros para mexer numa RCF310, se tiver tem algo muito errado...
Mas se precisar de mais inserte um EQ601 e tenha mais 5 parâmetros, totalizando 9.
 
Ptjz, também optei por utilizar sem o eq da BEH, pois obtive um resultado mais satisfatório sem eles usando somente o da 96i. (por enquanto ainda não tenho o meu dbx rs)

Aprendi que a principal preocupação e com o alinhamento do PA, com bons mics quase não é necessário mexer, só corto as baixas
 
grpst disse:
O GEQ é o FBQ6200(Usei o pink noise dele).
Experimente sem o GEQ como o pTjz indicou, acho que terá um resultado mais agradável.
Também não acho necessário mais de 4 parametros para caixas com as RCF310.
 
Galera,
O alinhamento não é pra caixa, e sim pro ambiente. Então por que não seria necessário mais de 4? Se você fizer cortes nas altas e baixas, te sobram só 8 paramétricos. Também creio que dê pra alinhar só com 8, mas e num ambiente mais complicado? Sei que a RCF é excelente, mas ela não tem culpa de péssimas ambiências pelas quais passamos rs.

Grato.
 
Não se resolve problemas de acústica com nenhum EQ e para ser sincero, chega uma hora que você mexe, mexe, re-mexe e se perde... O timbre sempre fica estranho e o problema continua.
Eu penso que quando menos eu mexer melhor, principalmente tratando-se de uma caixa e mesa excelentes!

Tente amenizar cortando as mais dificultosas, e o resto é inevitável... Aproveita o smaart, apenas tente conseguir uma homogeneidade sem tirar tantos dbs, mexendo o menos possível, sacrifica menos o timbre!
Pensando assim pode até ser que pensando assim 4 bandas seja insuficiente, mais 9 está de bom tamanho!
Então o PEQ + EQ601 resolveria seu problema e de quebra teria um periférico a menos para se preocupar.
 
É rapaz. Nesse culto que fiz sábado, foi um desastre. As vozes não ficaram legais, a a qualquer alteração pra melhorar a região dos médios, iniciava-se a microfonia.
No GEQ, não fiz nenhum corte extremo, só atenuei em 3db algumas frequências que o SMAART+ECM indicaram estar sobrando, e uns 6db nas que estavam sobrando MUITO. Além do rollof a partir de 100hz e a partir de 15khz. Mas, mesmo assim, foi sofrido!
Creio que a acústica ruim somados com a minha falta de prática com a 01V96i gerou o péssimo resultado!

Vou testar sem o FBQ na próxima, e vou tentar usar o Oscilator da 01V. Vocês acham que da muita diferença entre o PINK NOISE do FBQ, da 01V e o que o SMAART emite(ligado no M-AUDIO FAST TRACK)?

Abração
 
Você pode enviar o oscillator para o PA e para um AUX ao mesmo tempo.
Este AUX você joga para o smaart, assim ele compara o som captado pelo ECM e o som original enviado pelo AUX que é cópia do que vai para o PA.
 
pTjz disse:
Você pode enviar o oscillator para o PA e para um AUX ao mesmo tempo.
Este AUX você joga para o smaart, assim ele compara o som captado pelo ECM e o som original enviado pelo AUX que é cópia do que vai para o PA.

Rapaz, ficou meio confuso rs. Poderia explicar melhor? (Desculpe a falta de interpretação rs)
 
Eu uso o smart desta forma, envio o PA para ele através de um BUS, esta será minha referência pois teoricamente o PA tem que soar exatamente como sai pela mesa.
E também capto com o mic de referência, o smaart então exibe duas análises uma azul (referência) e outra verde (MIC) então você saberá o quanto seu PA soa diferente do sinal original.
live_sia-smaart.jpg


Da para fazer isso com o oscilattor, basta enviar ele para um BUS/AUX a parte e enviar para o smaart.
[attachment=0]
Se você não tiver saídas físicas disponíveis para isto, use uma cópia do PA a partir do monitor out.
 

Attachments

  • oscillator.png
    14 KB · Visitas: 444
Magavilhaaa!! Muito bacana cara, nunca tinha pensado nisso. Vou tentar configurar isso no SMART, pois só o usei até hoje pra receber o sinal da M-AUDIO, nunca 2 sinais ao mesmo tempo. No caso, eu enviaria pro smart pela própria M-AUDIO correto? 1 entrada pro ECM e outra pra saida do BUS. Ai é só configurar depois o smaart(Vou tentar configurar) e pronto, correto?

Tenho as 8 saídas do Digimax FS livres! rs

Grande abraço cara, me deu uma bela força!

Quando estivermos ai pra sua área e gente marca pra você ver o grupo falou? rs Macaé é do lado de campos rs

Abração
 
grpst disse:
Quando estivermos ai pra sua área e gente marca pra você ver o grupo falou? rs Macaé é do lado de campos rs
Só me chamar :p
Vivo ai em macaé mas a trabalho!

Tem videos do seu grupo? Manda ai pra eu assistir adoro :p
 
Rapaz, tudo em HD aushasuhauhs
Tenho que sentar com o dirigente pra gente fazer um escolha dos melhores de 2012 (tem uns 35 vídeos) e postar alguns. Agora to com 5mb de internet, da pra mandar auhsuhauhsau

Sou daquela igreja verdinha em frente a rodoviária de Macaé, já deve ter visto então! rs

Abração
 
pTjz disse:
Eu uso o smart desta forma, envio o PA para ele através de um BUS, esta será minha referência pois teoricamente o PA tem que soar exatamente como sai pela mesa.
E também capto com o mic de referência, o smaart então exibe duas análises uma azul (referência) e outra verde (MIC) então você saberá o quanto seu PA soa diferente do sinal original.
live_sia-smaart.jpg

.

Bem que eu tava estranhando. O meu SMAART é o v6. Acabei de baixar o live 5, pronto hsuahusha

Como você configurou 2 entradas gerando 1 gráfico cada? Vou jogar o BUS e o ECM na M-AUDIO, como o smaart vai receber as duas entradas?
 
Back
Topo