Equalizer 601 - Como insertar

grpst

Well-Known Member
Galera, boa noite.

Estou tendo dificuldades para insertar o EQ 601 no master.


Effect FX3 LIB escolhi o EQ601 e dei RECALL.

Em PATCH --> EFFECT - Na esquerda(IN) do quadro EFFECT 3(Onde já aparece EQ601), coloquei INS ST-L e INS ST-R. Na direita, "STl3 L" e "STl3 R"

Já liguei o ST IN 3, já abri no máximo(Já aparece lá em cima).


Quando tento editar o EQ 601, nada ocorre, o master não muda nada!

Lá na tela do FX3 EDIT, o MIXBALANCE tá em 100%, todos os SWITCHES como ON, INPUT e OUTPUR em + 18db e o BYPASS não está marcado.

Alguém poderia me ajudar?

Já fiz o teste insertando no Channel 1 em vez do Master L/R.

Um abraço
 
Aqui temos um "pequeno" erro, que em teoria poderia também acontecer em uma mesa analógica (embora seja muito difícil).

Por definição, qualquer insert funciona da seguinte maneira: o sinal sai do canal, vai para um processador, e volta para o mesmo canal.

No entanto, o sinal está saindo do equalizador e está indo para o canal ST3, e não de volta para o master. O certo seria o INSSTL e INSSTR.

Quando ao resultado que estás obtendo, das duas uma: ou o insert não está habilitado, caso onde o master vai sair sem efeito de equalização, ou ele está, caso onde não vai sair nada na saída física, mas vai haver uma realimentação interna sem fim (master->eq->ST3->master), nada bonito.

O efeito está sendo insertado direto no master, isso não envolve nenhum canal estereo.
 
Muito mais fácil você ir pelo VIEW do master e no quadro de insert selecionar o FX3... e dar ON... pronto...
 
deneripr disse:
Muito mais fácil você ir pelo VIEW do master e no quadro de insert selecionar o FX3... e dar ON... pronto...

Molezinha assim? E eu quebrando cabeça! Hoje a noite eu tento Dener.

Uma dúvida. Endereçando Tudo para 1 subgrupo e do subgrupo para o master, seria possível insertar um EQ601 no SUB e um no Master, tendo assim a disposição 16 PEQ's?

Grande abraço a todos!!
 
É possível sim, inclusive foi discutido em outro tópico não faz muito tempo. Mas se contares as bandas de EQ shelf, serão 20 bandas e não 16.
 
O EQ601 possui 6 filtros: 4 peaking paramétricos, e 2 os dois extremos que podem ser cortes (com duas declividades diferentes) ou shelf também com duas declividades possíveis.

Ou "shelving", como queira. Não sei se há um termo correto, procurei agora e encontrei das duas maneiras.
 
rafaellerm disse:
O EQ601 possui 6 filtros: 4 peaking paramétricos, e 2 os dois extremos que podem ser cortes (com duas declividades diferentes) ou shelf também com duas declividades possíveis.

Ou "shelving", como queira. Não sei se há um termo correto, procurei agora e encontrei das duas maneiras.

Pelo que tinha entendido, o 601 possuia 6 PEQ's, sendo 2 de extremidades(corte ou Shelving) apenas. Logo, com o EQ padrão de 4 + 6 no BUS (do 601) e mais 6 no Master( do 601), 16 no máximo!

Agora fiquei confuso!
 
Só pra começar a conversa acho que se precisar usar isso tudo tem MUITA COISA ERRADA!!!

Geralmente com o EQ nativo já se resolve a maioria dos problemas... Pra corte mais preciso usaria o 601 (subs e altas) agora... sem usar o nativo em paralelo, só ele...
 
grpst disse:
Pelo que tinha entendido, o 601 possuia 6 PEQ's, sendo 2 de extremidades(corte ou Shelving) apenas. Logo, com o EQ padrão de 4 + 6 no BUS (do 601) e mais 6 no Master( do 601), 16 no máximo!

O Master já tem 4 bandas, como qualquer outra saída. Concordo com o Dener, esses 4 já deveriam ser suficientes. 20 então é exagero completo.
 
deneripr disse:
Só pra começar a conversa acho que se precisar usar isso tudo tem MUITA COISA ERRADA!!!

Geralmente com o EQ nativo já se resolve a maioria dos problemas... Pra corte mais preciso usaria o 601 (subs e altas) agora... sem usar o nativo em paralelo, só ele...

Tenho ouvido MUITO isso no forum. Dener, só me explica uma coisa: Qual é a intenção de se ter, nos maiores rides técnicos do mundo, equalizadores de 31 bandas?

Não consigo entender como é exagera ter 20 PEQ's se até hoje vende-se GEQ de 31 bandas.

Caso alguém consiga me tirar essa dúvida, agradeço.

E quanto ao PEQ, só os 4 já me atendem. As vezes sinto falta de mais 1 ou 2, mas nunca pensei em usar 16! A ideia é saber até onde a mesa vai!

Um abraço
 
grpst disse:
Qual é a intenção de se ter, nos maiores rides técnicos do mundo, equalizadores de 31 bandas?

1º Costume
2º Visualização da frequência que está se mexendo de forma mais clara... e COSTUME


Não consigo entender como é exagera ter 20 PEQ's se até hoje vende-se GEQ de 31 bandas.

Simples... e muito fácil...

com apenas 1 PEQ você pode alterar algo que necessitaria de tipo 8 ou 9 faders de um eq gráfico... Ah mais então pq não usar o de 15 bandas? a preferência pelo de 31 se dá pelo fato justamente de se ter mais freq disponíveis para se mexer, ou seja dá pra se ter uma precisão maior de em qual frequência central quer alterar... (isso em comparação com um de 15 bandas)
 
rafaellerm disse:
Não dá nem pra comparar o que se faz com uma banda de um paramétrico e o que se faz com uma banda de um gráfico.

Perfeito,

Na minha igreja, eu realmente sinto falta de mais 1 PEQ, pois as caixas do grupo ficam em pedestais, ai sempre temos problemas. Lá na igreja, por exemplo, tenho que acrescentar um pouco em 250hz, tirar um pouco em 800hz, 1khz e 3,5khz. Quando o pessoal nos obriga a mexer no pedestais, as vezes sobra um pouco mais de uma ou outra frequência, geralmente tenho problemas com 500hz, geralmente pra menos.

Mas concordo com vocês, realmente mais de 10 seria ume exagero! Os 4 já dão conta, se sinto necessidade, inserto o 601!

Vou testar hoje a noite.

Abraço galera!
 
Galera, não consegui Insertar!

Fui no VIEW e coloquei FX 3 -1 no IN e no OUT do R e FX3-2 no IN e no OUT do L. Verifiquei no PATCH,o FX3 estava assim:

INSERT L ST3 L +
INSERT R FX3 EQ601 ST3 R +

Quando eu tentava atualizar, o "+" sumia, e no view do master, o out ficava em branco.

Deixando com o "+", quando eu deixava o ST 3 em 3 horas e ligava o INSERT no MASTER, o som do microfone ficava hyper estranho. Quando eu mexia no 601, alterava equalização, mas já com a voz toda distorcida. Não adiantou nada fletar o EQ 601 ou ligar o BYPASS, continuava com a voz distorcida.

Só voltava ao normal ao desligar o INSERT.

Alguma sugestão?
 
Vamos por partes:
Fui no VIEW e coloquei FX 3 -1 no IN e no OUT do R e FX3-2 no IN e no OUT do L. Verifiquei no PATCH,o FX3 estava assim:

INSERT L ST3 L +
INSERT R FX3 EQ601 ST3 R +
O "+" que aparece significa que o sinal está indo para mais de um lugar, como se ligasse um cabo em Y. O sistema da mesa permite que isso seja feito, mas a interface mostra apenas uma das ligações, e o "+" do lado. No seu caso, ele está indo para o insert do master e para o Stereo 3 (ST3).

Quando eu tentava atualizar, o "+" sumia, e no view do master, o out ficava em branco.

Não entendi o que queres dizer por "atualizar", assumo que tenhas refeito a configuração.

Da mesma forma que a interface só mostra uma ligação, por essa página ela só configura uma. Logo, ao modificar através dessa página, tu desfizesse a ligação com o insert do master e deixasse somente no Stereo 3, que não deveria nem estar sendo usado. O que estás criando na verdade é uma realimentação ("microfonia") interna na mesa...

Então para deixar mais simples, vamos ao passo-a-passo:

  • 1 - Na página PATCH->FX PATCH, configure as entradas e saídas da máquina de efeitos desejada. As duas entradas serão INSSTL e INSSTR, e as duas saídas serão também INSSTL e INSSTR, os mesmos nomes. Nada de ST 1, 2, etc.
  • 2 - Selecione o master e vá na página VIEW (ou VIEW->FADER< não lembro agora), e habilite o insert.[/list:u]

    E só isso. Claro que também poderia ser feito como o Dener falou e fazer o patch também pela página View, mas maneira como eu falei a ligação errada com o ST3 já vai ser desfeita.
 
rafaellerm disse:
  • 1 - Na página PATCH->FX PATCH, configure as entradas e saídas da máquina de efeitos desejada. As duas entradas serão INSSTL e INSSTR, e as duas saídas serão também INSSTL e INSSTR, os mesmos nomes. Nada de ST 1, 2, etc.
  • 2 - Selecione o master e vá na página VIEW (ou VIEW->FADER< não lembro agora), e habilite o insert.[/list:u]

  • Assim que eu uso.
 
Back
Topo