Equipamentos novos chegaram - Como montar??

gustavo2104

New Member
Galera sou novo no fórum e preciso da ajuda de vocês!

Seguinte: Finalmente conseguimos comprar equipamentos novos para a sonorização da igreja. Graças a Deus. Nada de excepcional, mas creio que irá nos ajudar imensamente haja visto os equipamentos que substituímos.

Infelizmente o músico que tínhamos como responsável pelo som da igreja aceitou um convite para tocar em um cruzeiro fora do país e ficará ausente da igreja por cerca de 6 meses. Com isso eu decidi assumir essa "bronca" de lidar com um som teoricamente simples, porém preciso montá-lo da melhor maneira possível e assim evitar maiores problemas no decorrer deste tempo que ficarei sozinho cuidando do som.

Vou descrever o que temos de equipamentos e gostaria da ajuda de vocês de como montá-los, afim de aproveitá-los da melhor maneira possível:

Templo: Temos um templo relativamente grande, com 35 x 10 x 12 (comprimento, largura, altura).

PA: Compramos 2 caixas (não lembro marca e nem potência). Uma ativa e outra passiva. Ambas estão posicionas a aproximadamente 6m de altura na parede frente. Temos somente essas duas caixas de PA.

Retorno: Compramos 2 caixas, ambas ativas, para retorno. Visamos dividir voz de intrumentos.

Mesa: Temos uma behringer SL2442FX. (http://www.behringer.com/assets/SL2442FX-PRO_P0244_Top_XXL.jpg). A mesa está posicionada no fim da igreja, com isso temos que passar cerca de 25 metros de cabo até as caixas. Inseri um foto da igreja pra que vocês entendam melhor como é feita a disposição do som.

desc_templo753x565.jpg


Multi-Cabos: Compramos dois multi-cabos de 12 canais cada.

Instrumentos: Temos um violão elétrico; Uma guitarra que tem cubo próprio; Um contra-baixo com cubo próprio; Um teclado sem cubo; Uma bateria não microfonada. Creio que os instrumentos não são tão importantes assim nesse primeiro momento.

Agora tenho uma série de dúvidas:

Qual a melhor maneira de montar esse ambiente? Ou seja: Quais cabos usar? De onde sai e pra onde vai cada cabo que usarei nessa ligação?
Temos 2 caixas antigas da Stanner: passivas, grandes e potentes. Podemos usar como sub?
Como fazer uma ligação mono? Como fazer uma ligação stéreo? Qual a diferença entre as duas?
Como ligar os retornos?

Creio que tenho muito trabalho pela frente, mas sei que Deus é fiel no seu propósito, e com a ajuda da galera aqui do fórum vou quebrar mais essa barreira e fazer o melhor pra obra do Senhor.

Deus abençoe a vida de todos. Abraços!
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php</a><!-- m -->

Comece a ler da última página para a primeira. Tem MUITA coisa boa lá.

E faça o Download de algumas apostilas...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1">http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1</a><!-- m -->

Seja bem vindo ao fórum.
 
Sugiro contratar alguem com experiência para a montagem desses equipamentos. Enquanto isso, você estuda as apostilas e tutoriais sugeridos e acompanha todo o processo da montagem, assim você corre menos risco de ter problemas com a queima de equipamentos, aproveita a oportunidade para aprender e continua operando o que for montado.
 
gustavo2104 disse:
Infelizmente o músico que tínhamos como responsável pelo som da igreja aceitou um convite para tocar em um cruzeiro fora do país e ficará ausente da igreja por cerca de 6 meses. Com isso eu decidi assumir essa "bronca" de lidar com um som teoricamente simples, porém preciso montá-lo da melhor maneira possível e assim evitar maiores problemas no decorrer deste tempo que ficarei sozinho cuidando do som.

Pela foto, imaginei que já estivesse montado, mas com este comentario, não me restou dúvidas. Ou estou errado?
 
Sim, ele já esta montando. Perdão galera pois me expressei de maneira errada. Pensei em uma ideia e escrevi outra.

O que acontece é que o som já foi montado, mas acredito que de maneira incorreta pois está muito ruim. Não participei da montagem. Somente dei uma olhada bem superficial no domingo e constatei algumas coisas que me deixaram intrigado. Por exemplo:

1º - A ligação está usando a somente um cabo canon na saída left da mesa, entrando no PA ativo e de lá um outro cabo canon até o PA passivo.
2º - Os retornos estão divididos nos Aux Send 1 e 2, cada um indo pra uma caixa ativa.

Porém o que me deixou intrigado foi que se eu ligar somente os PAs (deixando as caixas de retorno desligadas) o som não sai a mesma coisa nas caixas de PA. Ou seja, o som só fica alto e nítido no PA se o retorno estiver ligado e operando. Porque?
 
gustavo2104 disse:
O que acontece é que o som já foi montado... constatei algumas coisas que me deixaram intrigado. Por exemplo:

1º - A ligação está usando a somente um cabo canon na saída left da mesa, entrando no PA ativo e de lá um outro cabo canon até o PA passivo.
2º - Os retornos estão divididos nos Aux Send 1 e 2, cada um indo pra uma caixa ativa.

Estas conexões não estão erradas. No PA, se vc tem uma caixa ativa e outra passiva, que é ligada na primeira, vc só pode usar uma saída da mesa mesmo. O que me parece errado aqui é o tipo de cabo utilizado para conectar a caixa ativa na passiva. Aqui deve ser usado um cabo PP.

No caso dos retornos, está tudo certinho. Vc tem controles independentes dos monitores.

gustavo2104 disse:
Porém o que me deixou intrigado foi que se eu ligar somente os PAs (deixando as caixas de retorno desligadas) o som não sai a mesma coisa nas caixas de PA. Ou seja, o som só fica alto e nítido no PA se o retorno estiver ligado e operando. Porque?

Vc já comprovou que é o som das caixas do PA que aumentam mesmo ou o aumento é causado pela soma do som do PA com os retornos?

[]'s
 
Então David. Creio que o cabo usado na conexão das caixas seja o PP mesmo. Olhei e percebi um cabo diferente. Mencionei o canon por costume.

Mas então, o som dos PAs com as caixas de retorno desligadas parece um som sem potência dentro de uma lata. Mas quando ligamos as caixas de retorno o som fica perfeito. Tenho certeza de que essa melhora no som não se deve a "soma".

O que pode ser isso?

Pra se ter uma ideia eu fiz o teste e liguei um cabo RCA/P2 do meu notebook na entrada CD/TAPE INPUT da mesa. Essa entrada só sai nos PAs e não nos retornos. O som da música fica horrível nos PAs. Mas quando uso um cabo P10/P2 e ligo em um LINE IN de qualquer canal da mesa o som fica perfeito nos PAs na medida que aumento a saída do retorno.
 
Então....um som sem potência...sem graves, agudos, médios. Um chiado.

Como se a caixa estivesse no volume 1 mas não com um som limpo e claro pelo menos!

Sei que parece meio ridículo o que vou dizer mais a comparação perfeita seria:

Caixa de retorno ligada = Som no fone Monster Beats
Caixa de retorno desligada = Som no fone de R$1.99 comprado na barraca de churros da estação Capão Redondo
 
Bom, o ângulo que a caixa se encontra não está bom. O correto é que o som seja projetado o máximo possível na direção dos ouvintes. E tem algo de errado ai... Talvez a ligação das caixas, talvez uma equalização equivocada... Isso que está acontecendo ai não é normal.

Essa igreja tem mezanino/galeria?
 
Tem sim.

Mas então, qual ligação poderia sugerir que a caixa de retorno daria uma certa "potência" nos PAs?

Não consigo entender como o PA fica ruim/baixo se a caixa de retorno está desligada. Não faz sentido!

Pensei que poderia ser uma falha de cabo, mas levando em consideração que quando ligo a caixa de retorno o PA fica normal o cabo não é o defeito!
 
Bem...
Se considerar que som do retorno que volta lá pra fundo (mesa de som) tem poucos agudos e mais graves, e ele "completa" o som do PA deixando- com mais qualidade, talvez o que esteja faltando no PA sejam essas frequências mais baixas que o retorno está mandando.
Como tá a equalização do PA? Tem algum equalizador dedicado pra ele?
Quando você descreveu o problema, eu já imaginei isso na hora e já "escutei" aquele som de auto falante de celular com os graves todos cortados.

O problema é só com o Playback? Com instrumentos e mics tem o mesmo problema?

Será que pode ser solda mal feita do cabo que liga o PA? Não sei...
 
filiperiosm disse:
Bem...
Se considerar que som do retorno que volta lá pra fundo (mesa de som) tem poucos agudos e mais graves, e ele "completa" o som do PA deixando- com mais qualidade, talvez o que esteja faltando no PA sejam essas frequências mais baixas que o retorno está mandando.

Como assim "completa"? Você fala isso pensando no som ambiente ou em ligações elétricas/cabo/impedância etc?

Será que pode ser algo relacionado a parte elétrica (não manjo nada disso). Será que a alimentação da caixa do PA venha da ligação com o retorno ou algo parecido?

O problema é pra qualquer canal. Tanto um Mic no multi-cabo quanto um rádio.

Mas se um Mic estiver ligado no multi-cabo com o retorno zerado na mesa o som dele no PA fica um lixo também.
 
Gustavo.

Confira novamente as conexões. As ligações podem estar invertidas. Me parece que as caixas de PA estão ligadas nas saídas auxiliares pós fader e os retornos na saída principal da mesa. Experimente trocar estas conexões e veja se isso resolve o seu problema.

[]'s
 
Back
Topo