Equipamentos Valvulados e Transistorados

gabrielgabriel

New Member
Bom dia, tenho mais uma dúvida hoje...

Todo mundo fala da qualidade dos equipamentos valvulados, principalmente amplificadores de instrumento e alguns periféricos...

Todo mundo fala que o som é mais "quente", e agora eu entendo esse adjetivo, pois tive a oportunidade de trabalhar com um Laney valvulado, e comparei a sonoridade com um transistorado, e sem dúvida é bem diferente.

Eu apenas queria que alguém explicasse PORQUE essas válvulas fazem tanta diferença na sonoridade.

Procurei um cara um pouco mais entendido, mas que não tem a mínima didática para explicar nada. Ele falou alguma coisa sobre harmônicos, mas eu não entendi.

Agradeço a atenção que o fórum tem tido sempre.
 
O segredo está nas capacitâncias internas, isto é, dentro de uma válvula ou de um transistor existem "capacitores" parasitas que interferem na resposta de frequência deles. Eses "capacitores" dependem da distância entre as partes do equipamento, como vc pode ver a olho nu, a válvula tem um grande espaçamento entre suas partes e no transistor essas distâncias são minúsculas, assim o efeito prático será uma resposta de frequência bem diferente entre eles. No transistor algumas frequências são cortadas enquanto que na válvula não, logo esta ganha em sonoridade.
 
Eu apenas queria que alguém explicasse PORQUE essas válvulas fazem tanta diferença na sonoridade.

Procurei um cara um pouco mais entendido, mas que não tem a mínima didática para explicar nada. Ele falou alguma coisa sobre harmônicos, mas eu não entendi.

As válvulas, quando distorcem (e elas distorcem fácil), produzem harmônicos pares, muito agradáveis de ouvir. Os transistores não costumam distorcer (primeira diferença), e quando distorcem produzem harmônicos ímpares, horríveis de se ouvir (segunda diferença).

Ou seja, ao trabalhar com um equipamento valvulado, você ouve muito som + distorção, só que distorção "da boa", "gostosa". No transistor, não há essa distorção ou, quando há, é da pior possível.

Esta é a diferença teórica. Mas você já provou na prática o que isso quer dizer: uma sonoridade "quente".
Um abraço,

Fernando
 
e fazendo uma piada,.....
a gente paga uma fortuna a mais por um equipo valvulado só pq a distorção dele é boa....rsrs
ou seja, o que todo mundo quer mesmo é um som distorcido!!!
 
bersan disse:
As válvulas, quando distorcem (e elas distorcem fácil), produzem harmônicos pares, muito agradáveis de ouvir. Os transistores não costumam distorcer (primeira diferença), e quando distorcem produzem harmônicos ímpares, horríveis de se ouvir (segunda diferença).

Você poderia explicar melhor o que são esses harmônicos?
Essa foi a explicação que o rapaz me deu, mas não entendo o que são esses harmônicos, e ficou sem sentido a explicação...
 
Gabriel.

Cada freqüência produz, quando é gerada, freqüencias filhas chamadas harmônicos, que são múltiplos e submúltiplos da original. Os múltiplos e submúltiplos pares são as que o ouvido prefere... os múltiplos e submúltiplos ímpares são os que soam mal. Isso é Física... movimento ondulatório.

Resumindo: a intereção da freqüência mãe com as filhas é que origina os timbres que ouvimos. Se os harmônicos pares predominam, o som fica gostoso... se os harmônicos ímpares predominam, o som fica estranho.

[]'s
 
Back
Topo