Escolha da mesa

Raphael,

potenciometros das mesas Mackie, eu tava lendo as especificacoes do modelo q vc indicou acima, eles sao logaritmicos e nao lineares, onde eu li ta escrito assim: ''60mm long-wearing logarithmic-taper faders''.

essa parte do manual se refere aos faders de volume. Faders são sempre logaritmos. Já os potenciômetros de equalização devem ser lineares, pois permitem um controle muito melhor. Todas as importadas que já vi usam pots lineares, e todas as nacionais (exceto alguns modelos Staner) usam pots logaritmos para equalização.

Mas não é um "defeito" ter um ou outro tipo de potenciômetro na equalização. É uma característica implementada pelo fabricante. Mas o uso de pots lineares permitem um controle melhor. Você dá um "tapinha" na equalização e sente a diferença, enquanto que nas outras (lembra da MXS?) tem que "tochar" o controle para sentir alguma diferença.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Raphael,

potenciometros das mesas Mackie, eu tava lendo as especificacoes do modelo q vc indicou acima, eles sao logaritmicos e nao lineares, onde eu li ta escrito assim: ''60mm long-wearing logarithmic-taper faders''.

essa parte do manual se refere aos faders de volume. Faders são sempre logaritmos. Já os potenciômetros de equalização devem ser lineares, pois permitem um controle muito melhor. Todas as importadas que já vi usam pots lineares, e todas as nacionais (exceto alguns modelos Staner) usam pots logaritmos para equalização.

Mas não é um "defeito" ter um ou outro tipo de potenciômetro na equalização. É uma característica implementada pelo fabricante. Mas o uso de pots lineares permitem um controle melhor. Você dá um "tapinha" na equalização e sente a diferença, enquanto que nas outras (lembra da MXS?) tem que "tochar" o controle para sentir alguma diferença.

Um abraço,

Fernando

Valeu pela explicacao Bersan, achava que todos os faders inclusive de volume eram iguais.
 
ingo disse:
oi.....entao...falei num post anterior da gb2r...uma da linha gb com 12 canais...

amanha to de folga, e aki em casa a net eh discada...domingo to na record e dou uma olhada na allen, mas tem uns modelos pequenos legais tb....tenta procurar no site se tiver tempo...
ingo

Mas eu tava falando de algum modelo da Allen....
 
David Fernandes disse:
Raphael.

Dá uma olhada na série GL. As mais simples são as GL2400, que possui modelos de 16, 24, 32 e 40 canais, incluindo dois canais estéreo. Elas possuem 4 subgrupos e 6 auxiliares configuráveis em pré ou pós-fader.

Siga o link: http://www.glseries.com/gl2400.php.

[]'s

Valeu pela dica David, ja tinha visto esse modelo, mas ela ta meio cara (US$1700), tenho que convencer o pessoal a pegar uma dessa, mas por esse preco eu creio q seja melhor pegar uma O1V96, quase esse preco, o q acham....
 
bom...ai entramos em um pequeno detalhe. a o1v eh uma das 2 mesas que tenho na minha sala aki, na verdade eha stand by de uma o2r. ela so tem 12 entradas de microfone, os outros canais sao na verdade 2 canais estereo. ela tem 8 auxiliares mas com placas de expansao vc pode endereçar 1 auxiliar para mais de uma saida ao mesmo tempo. e com as placas de expansao vc tb pode colocar mais canais nela, ela suporta ate 32 canais. mas como toda mesa digital, deve-se ter cuidado na operação e um investimento em treinamento, pq a operação dela é toda baseada em menus e sub-menus. logo, se nao for gente bem atenta, concentrada e treinada a poera-la, corre-se o risco de muitos erros...
ingo
 
Ingo escreveu:

mas como toda mesa digital, deve-se ter cuidado na operação e um investimento em treinamento, pq a operação dela é toda baseada em menus e sub-menus. logo, se nao for gente bem atenta, concentrada e treinada a opera-la, corre-se o risco de muitos erros...

Vou repetir o que já escrevi no artigo "Conclusões sobre a Expomusic 2007". Nenhum peazeiro profissional hoje compra mesa analógica. Todos querem digitais. Mas igrejas ainda compram principalmente analógicas. Por que? Porque qualquer um mexe, sem muito treinamento (às vezes sem nenhum).

Acho que o Ingo foi extremamente feliz no exemplo. Digitais são boas? São ótimas, maravilhosas. Mas se não tiver alguém realmente bom (em todos os sentidos - treinamento, disponibilidade de estar nos cultos, etc). para operá-las, vão acabar atrapalhando mais que ajudando.

Um abraço,

Fernando
 
Valeu pelas dicas gente, a minha vontade era de estrear uma digital na nova igreja, mas nao vai ser so eu operando, entao fica dificil arriscar e colocar uma pessoa sem treinamento pra operar uma digital, sempre falo pra quem quer ''mexer'' com som, acima de tudo tem que gostar do que faz, eu gosto muito, por isso cada dia busco aprender mais sobre o assunto.

Voltando à escolha, creio que ate agora a melhor opcao pelo custo/beneficio ta sendo a MPM20, consigo ela a US$650 com o representante direto, nas lojas ela ta US$780, ja é alguma coisa neh.
 
Back
Topo