Escolha de microfones

Daniel Oliveira

New Member
Pessoal, agora que não precisamos mais nos preocupar com PA, mesa, potências, retorno...estamos nos preocupando com os microfones.

Microfone pra voz tenho mais do que o necessário. Tenho alguns SM58 e alguns e835, além de 3 ew100 GII. Agora pra instrumentos, só tenho um Beta57A.

A idéia era comprar 2 microfones pro piano de cauda, e o restante dos instrumentos (2 violões, 2 gaitas, 2 saxs, 2 flautas transversal, 1 trompete, 1 violino e raramente e 1 contra-baixo acústico) captar a ambiência. Só não sei se isso daria certo, pois imagino que alguns instrumentos iriam cobrir muito o som de outros, mesmo usando 2 ou 3 mics pra isso. Raramente temos todos esses instrumentos tocando de uma só vez, e na grande maioria das vezes os violões são elétrico.

Além disso também pretendemos adquirir 3 microfones pra coral, o qual tem aproximadamente 35 vozes hoje.

Pro piano, pensei no Shure SM81. Na verdade esse mic foi recomendado por um amigo que já trabalhou em estudio.
Fui na Santa Ifigênia e me recomendaram o Superlux HM8, fiquei com o pé atrás em relação a esse mic, mas ele esta em torno de R$500,00 mais barato que o Shure.

Pro coral pensei no Shure MX202, vi um coral usando esse mic e o som me agradou.

De resto, não faço a menor idéia do que usar. Será que mais uma vez vocês podem me socorrer?

Amanhã ou quarta pretendo ir a Torau dar uma pesquisada, queria ir já com algo em mente, pra não correr o risco de cair na conversa de vendedor.


Muito obrigado a todos.

Pro coral pensei
 
Daniel,

Eu tenho 2 Crown PZM-6D para vender. É uma excelente opção para captação do seu piano.
São usados, mas estão em excelente estado. E é um SENHOR microfone.
Moro em Brasília, mas em janeiro estarei em SP, e podemos combinar.

Me mande um e-mail, caso se interesse: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
 
Isso tudo depende muito da sua acústica, posição de caixas e qual a finalidade do seu som e aí é com vc pesquisar as características de cada mic e vê qual melhor te atenderá.

Para gaita vc pode usar ao Shure 520DX.

Saxofone e trompete o AKG C519 é uma boa opção.

Violino tem o over da AKG tb C1000, Samson C02. Ou até mesmo um microfone próprio para violino, a JTS faz um, porém perde a ambiência.

Contrabaixo AKG D112, ou algum condensador com ótimas respostas de grave.

Abraço
 
Olá Daniel Oliveira.

Se eu não me engano, tem um teste de equipamentos tanto com microfones de coral e microfones de mão. Muito bom.
Dá uma olhadinha na seção "TESTE DE EQUIPAMENTOS".

abraço
 
gabriel_equalize disse:
Daniel,

Eu tenho 2 Crown PZM-6D para vender. É uma excelente opção para captação do seu piano.
São usados, mas estão em excelente estado. E é um SENHOR microfone.
Moro em Brasília, mas em janeiro estarei em SP, e podemos combinar.

Me mande um e-mail, caso se interesse: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Gabriel,

Pesquisei na net, achei umas fotos e umas indicações do microfone. Mas me tire umas duvídas, este microfone eu uso ele em baixo do piano? Ou posiciono ele dentro do piano? Por quanto está vendendo os dois? E, caso eu compre o seu microfone, eu precisaria das notas fiscais, você as tem?

Abraços,
 
Muito obrigado pelas dicas, Álvaro, vou pesquisar a respeito destes microfones.

Victor, pode ter certeza de que irei procurar este artigo.


Mario, sou da IASD Riacho Grande - Batistine, São Bernardo do Campo.


Muito obrigado a todos pelas dicas.
 
Amigos, na minha igreja tenho 2 mx 202 shure mas nao consigo usar devido a microfonia, algum poderia me ajudar, como equalizo esse abençoado microfone, ele capta até o pensamento mas voz com qualidade nao estou conseguindo. Por favor se algum puder me ajudar meu e-mail é [email protected]
 
Microfones desse tipo são bastante difíceis de se usar ao vivo. Não existe mágica, vais precisar usar todos os truques da livro, possivelmente trocando timbre por um pouco de volume.

Por exemplo, precisa deixar os microfones o mais perto possível da fonte sonora. Muita gente quer microfones desse tipo para deixar fora de vista - não funciona.

A equalização não faz milagres, mas pode ajudar bastante. Cabe praticamente a mesma técnica que se usa para alinhar monitores - force uma microfonia, corte o máximo dessa frequência que for possível, e repita até não ter mais filtros. Se tiver um eq gráfico insertado ou um paramétrico (faca um corte bem estreito), o resultado vai ser melhor. Também use cortes HPF/LPF, tirando o máximo de graves e agudos que der. Como já disse, muitas vezes serra necessário trocar qualidade sonora por volume.

Mas o mais importante é ter as espectativas certas. Muitas vezes se espera que esses microfones façam milagre, com o mesmo volume que se tira de um microfone de mão que fica a 5cm da fonte. Pura ilusão, e depois a culpa é do operador. Pode-se até conseguir um bom reforço, do tipo que ajuda a compreender de mais longe, mas a maioria das pessoas não vai nem perceber que o som esta lá, a não ser que tu desligues para mostrar. Algo bastante parecido com uma torre de delay bem ajustada.
 
obrigado irmão pela força, preciso comprar um microfone que me ajude a melhorar o som do nosso coral, o problema é que a orquestra toca bem na frente das vozes e a metaleira entra toda pelos microfones.. sabe de algum mic que me ajude nisso. tenho 4 naipes com +ou- 15 vozes em cada um deles.. uso apenas 2 mics no momento, porem quero comprar novos.. o que me indica. grato e no aguardo.
 
Olá Pessoal !!! Se alguém puder me ajudar, gostaria de comprar microfones com fio para captação de Sax Tenor , Sax Baritono e Trompete. Serão usados em Palco / Shows. Alguém saberia me dizer o que tem de melhor para esse tipo de trabalho ? Todos falam do BETA 58 , mas estou querendo ir além dele...... Muito Grato ..Rolf
 
Ola pessial to precisando de uma ajuda, preciso de comprar tres microfones para a igreja de um amigo, ele quer uns shures, mas eu to em duvida, é um para o pastpr e dois para vocal, eu estava pensando em comprar um shure 57 para o pastor (pq o 58 é mais caro) e 2 shures 48 para os vocais.
O que vcs acham?????
Aguardo resposta
 
O shure SM57 é usado para microfonação de instrumentos, não são adequados para voz. E esses pg48 são muito fracos. Se achou o preço caro, muda de marca. Pode tentar os AT Mb3K, são muito bons, Senheiser E835, excelentes e custa um pouquinho menos que o SM58, que realmente valem o que custam, tanto pela resistencia quanto pelo som que entrega.
 
Realmente o SM57 é projetado para instrumentos, mas isso não significa que seja ruim nas vozes. Eu mesmo uso direto nos eventos...
Mas se está comprando especificamente, não tem porque comprar na base da adaptação.

Shure SM58, Sennheiser e835, AKG D5, fora os modelos da Audix que não sei de cabeça... Todos são ótimos e de qualidade proporcionais ao preço.

Sobre o Shure PG48 e PG58, são péssimos. Também não gosto muito do Sennheiser e815.
Se for para gastar pouco, o Samson Q7 é a melhor opção, mas não espere o timbre do SM58.
 
Back
Topo