Especificação de Potenciômetros

alan_lima

Member
Estou com um esquema de um amplificador de fone e estou querendo montá-lo, porém fiquei com uma dúvida quanto aos pots. estão especificados assim 20 KA e 20 KB, o que significa esse A e B, sempre vejo especificação de pots somente com o K indicando a multiplicação por mil.
 
alan_lima disse:
Estou com um esquema de um amplificador de fone e estou querendo montá-lo, porém fiquei com uma dúvida quanto aos pots. estão especificados assim 20 KA e 20 KB, o que significa esse A e B, sempre vejo especificação de pots somente com o K indicando a multiplicação por mil.
A paz.
Olha,os potênciometros em questão tem resistência de 20 k ohms.
Ocorre que em áudio utilizamos potênciometros logarítmicos.
Temos tambem potênciometros lineares,que não são muito usados em áudio.
Dependendo da função no esquema que você possui pode ser que um seja linear e o outro logarítmico.
Como não conheço o esquema não tenho como informar qual é qual mas posso afirmar que nos controles de volume os potênciometros são logarítmicos.

Espero ter ajudado.

William de Araújo.
 
Não,não disse isso.
Só disse que devemos saber a função que o potênciometro realiza no circuito para saber se o mesmo é linear ou logarítmico.
Disse tambem que geralmente potênciometros logarítmicos são usados em controle de volume.

William de Araújo
 
Se eu não me engano as letras indicam o tamanho do knob do potenciômetro, não digo da capa e sim da "alavanca" que se gira no pot.
 
nilrosewilliam disse:
Não,não disse isso.
Só disse que devemos saber a função que o potênciometro realiza no circuito para saber se o mesmo é linear ou logarítmico.
Disse tambem que geralmente potênciometros logarítmicos são usados em controle de volume.

William de Araújo

Bom então deve ser isso mesmo, o circuito é esse aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i1106.photobucket.com/albums/h369/alan_lima/00000001.jpg">http://i1106.photobucket.com/albums/h36 ... 000001.jpg</a><!-- m -->
 
R. Leal disse:
Se eu não me engano as letras indicam o tamanho do knob do potenciômetro, não digo da capa e sim da "alavanca" que se gira no pot.
Não,são todos logarítmicos.
Acho que o R Leal tem razão.
As letras A e B tem relação com o coprimento do eixo.
Pelo que eu ví no circuito,o potênciometro do meio é maior que os demais por ser o master.
Isso fará com que o controle de master se sobressaia aos demais.
Bacana esse circuito.
Depois que você montar poste aqui o resultado.

William de Araújo
 
nilrosewilliam disse:
R. Leal disse:
Se eu não me engano as letras indicam o tamanho do knob do potenciômetro, não digo da capa e sim da "alavanca" que se gira no pot.
Não,são todos logarítmicos.
Acho que o Zé leal tem razão.
As letras A e B tem relação com o coprimento do eixo.
Pelo que eu ví no circuito,o potênciometro do meio é maior que os demais por ser o master.
Isso fará com que o controle de master se sobressaia aos demais.
Bacana esse circuito.
Depois que você montar poste aqui o resultado.

William de Araújo

Ok, muito obrigado pela ajuda, vou comprar as peças e depois posto aqui. Eu achei esse circuito em um outro site mas não estou achando novamente, no site dizia que era o circuito de um modelo do power click, mas não tenho certeza.
 
Não sei se ainda há tempo de responder isso , mas o 20 KA se refere a um deslizante de fio de 20 K sem nenhum tap de percurso ...porém como anda um pouco complicado encontrar esses potenciômetros de fio e pelo valor desses componente serem mais altos , pode-se usar o de carbono também.Haverá apenas uma diferença estética -o de fio normalmente é maior do que o d ecarbono - e de preço mas o funcionamento será igual. O potenciômetro será a referência via capacitor 4,7 micro para acoplar o funcionamento do TDA.

Já os 20 KB são deslizantes podendo ser de fio ou carbono de 20 K também sem nenhum tap de percurso.

Certifique-se de que esse 9 Vcc injetados no TDA sejam retificados em onda completa - evite 9 Vcc de fontes que venham do "exterior" e se me permite a sugestão , acrescente um radiador de calor nesse TDA porque essa prevenção nunca é demais...

Espero poder ter ajudado ...
 
Back
Topo