Esquema de Filmagem e Gravação

Olavo Filho

New Member
Boa noite aos amigos do SaV!!!
Alguem do fórum poderia me passar algumas informações à respeito da cadeia de processamento para filmagens. Teremos que gravar os cultos e já disponibilizar ao fim do mesmo. Dei uma pesquisada e não encontrei nda mto objetivo.


Se puder já dar uns toques do que realmente for necessário, ficaria grato.
 
Não sou especialista em vídeo, muito pelo contrário, sei muito pouco...
Mas posso lhe dar um conselho: fuja de câmeras Mini DV (ou com outros tipos de fita analógica).

Como você quer disponibilizar os DVDs à venda no final do culto, você terá que passar o arquivo gravado para um computador, a fim de queimar o disco.
Esse processo, no caso de fitas analógicas, demoram o tempo de reprodução, mesmo na conexão Firewire.
Por exemplo: se você filmar 1 hora de culto, o computador precisará de 1 hora para importar o arquivo.

Informe-se sobre alguma câmera que envie o arquivo para o computador de forma rápida, como cartão SD ou HD interno, por exemplo.

E quanto ao áudio (aí sim posso falar com credibilidade), é importante que haja uma entrada cabeada na câmera. Não dá pra filmar com o áudio ambiente.
Em especial se a igreja for média/grande, aconselho um microfone Shotgun voltado à congregação (que só deve sair na gravação, e não na programação ao vivo), além dos microfones/instrumentos desejados.

Você pode enviar o sinal dessa forma através de um Bus ou Sub-Grupo. Também dá com auxiliar, mas nesse caso é bom ter um fone de ouvido para fazer a mixagem.
 
Não sei exatamente como esse processo é feito em grandes eventos.
Mas na produtora que eu trabalhava, nós utilizávamos aparelhos de dvd com hd interno, no caso era o Lg Rh 397H, com ele voc~e tem a opção de gravar o culto no hd ou direto no dvd.

Funciona da seguinte forma: o aparelho tem entrada rca de vídeo e áudio stereo, com isso a câmera tem um cabo que tem a ponta rca com o sinal de vídeo, esse sinal você entra no gravador lg, e o áudio deve vir da mesa de som.

O correto é que se tenha uma outra ponta dedicada para a gravação e alguém fazendo a mix ao vivo, deve existir coesão entre o áudio e vídeo, ou seja não adianta o o guitarrista estar solando se não dá para ouvi-lo na mix...

Mas ai depende de que parte do culto você vai gravar é muito mais fácil gravar só o culto, nesse caso não é tão necessário ter uma mesa dedicada...
Também a quantidade de cópias é importante, pois dependendo do caso você precisará de uma copiadora para fazer as cópias necessárias, pois o pc não vai dar conta.

Você também vai precisar de um monitor de vídeo, o ideal é que seja um monitor de referência, mas eles são caros,e precisar saber compra-los, se for gravar com duas câmeras ou mais, terá de terá de ter uma mesa de corte, pois no caso não terá uma edição já que será disponibilizado ao final do culto a gravação.
Também deverá ter pelo menos um auxiliar dedicado para se comunicar com os câmeras mens.

Luz é algo muito importante, sem a iluminação adequada fica difícil obter um resultado legal.

Outro ponto importante é ter um outro gravador em um você grava no dvd e no outro você grava no hd, imagina você gravando o culto e perde tudo por causa de um risco na mídia...

É se quiser fazer algo próximo do profissional, terá trabalho, acredito que o grande problema seja a mão-de-obra, ou seja o conhecimento dos câmera e etc.
Se tiver alguém que trabalha na área para dar suporte ai ajudar muito.

A questão dos equipamentos é algo importante, terá de comprar um câmera que atenda as necessidades e que não fique obsoleta depois de algum tempo, pois são caras e não dá para ficar comprando câmeras caríssimas de pouco em pouco anos.
 
Outro ponto interessante é sobre como interessante é como essa material vai ser disponibilizado, ou seja vai disponibilizar o dvd em uma capinha de papel?
O ideal é que seja disponibilizado em uma capinha(box de dvd), com uma capa bonita, com o rótulo impresso.

Ou seja você vai precisar de um gráfico bom, impressora, papel fotográfico, computador...
Outro ponto interessante é que gravando no hd depois você pode editar, colocar versículos, cortar partes, isso é bem interessante.

Ps: não estou querendo te desanimar, muito pelo contrário, estou dando uma ideia de como erra feito as coisas na produtora, não sei como é feito em grandes eventos, mas sei que na produtora era feito dessa forma quando erra necessário disponibilizar na hora os materiais, agora só você pode julgar qual a melhor forma de você fazer para executar esse trabalho.
 
Danilo, em eventos grandes, a inserção de GC (gerador de caracteres, as letrinhas no canto inferior da tela) é feita ao vivo.
Da mesma forma os cortes de câmera, as sonoplastias...

Mas aí já complica muito a parada... Dá-lhe equipamentos caros e pessoal qualificado.
 
bem estamos começando um projeto como esse em minha Igreja com o diferencial de estarmos trasmitindo o culto ao vivo nas terças e domingos, a solução encontrada para uma "pré edição" do material a fim de já estar dispoível no finatl do culto foi o uso de uma mesinha de edição estmos usando a V4 da roland mas já estamos migrnado esse mês ainda para V8 que têm saídas com maior resolução, a mesa praticamente serve para fazer transições de câmeras, colocar algum efeito, fazer um PIP(picture in picture) com o tradutor de libras no canto da tela e outras cositas mais.

A edição mesmo, só da pra fazer com tempo, usamos uma placa de captura da Pinacle e o conjunto de softweres da própria pinacle o stúdio15, para efeitos transições e GC, isso com as imagens e fullHD retirado direto das câmeras, resumindo, boas câmeras, um computador potente, uma interface de captura de vídeo, e a mesa para uma edição ao vivo!
 
entre em contato com, americonline.com I Cosme Americo, ele é um amigão meu, fala que foi eu "alex, filho do Pr. Francisco" que te indiquei e pede umas dicas, ela vai te passar tranquilho, ele tem o melhor em equipamentos e sabe tudo nesse tipo de assunto. Dê uma olhada no trabalho dele, depois posta aqui o que achou, entre também no youtube e veja o esse video IERC - Igreja Evangélica Reviver em Cristo / Banda e Voz
 
É só um comentário que não vai adir em nada ao tópico...
Gabriel, fitas mini DV gravam em formato digital, não analógico (mas não recomendo mini DV)
Ainda sou mais gravar em gravador de dvd direto.
 
Back
Topo