Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discussão

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa tarde pessoal.

Como alguns já sabem, estou elaborando o projeto de instalação de áudio, luz e projeção de minha nova igreja.
Segue o esquema elétrico que elaborei para discussão.

Caso alguém visualize algo errado, ou que pode ser feito melhor de outra maneira, fique à vontade.
Lembrando que os equipamentos foram escolhidos com a ajuda do pessoal da Pentacústica, e estão dentro do nosso orçamento.

EsquemaPentacustica.jpg


A igreja é em Brasília, a rede é 220v e o imóvel é aterrado.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Porque você não trabalha direto com os 220V, vai aumentar a eficiência (diminuindo as perdas) e de quebra ainda vai sair mais barato!
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Fernando, a mesa é 110v, os cubos, pedaleiras, teclados são 110v...
Já tivemos muita queima de equipamento quando trabalhávamos com palco misto (110 e 220), por mais organizado que fosse.
O trafo é um dos itens mais baratos do orçamento. Concordo que há perdas, mas não vejo solução.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Tem sim, use 220V para as potências e demais equipamentos que trabalhem em 220V e se não for possível trocar as fontes dos equipamentos menores (que sai mais barato do que o transformador de 5KVA), use um autotrafo menor para alimentá-los!
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

O PA e o subwoofer realmente não deveriam estar em 110V. Fora isso creio que não há problema. Em PA, geralmente se sua luz e amplificadores em 220V, palco, mesas e periféricos em 110V.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Não oseias, o sistema de som é monofásico.
rafaellerm disse:
Em PA, geralmente se sua luz e amplificadores em 220V, palco, mesas e periféricos em 110V.
Sei bem como é isso, afinal, trabalho com locação.
O motivo de as empresas usarem luzes e amps em 220v é economizar na bitola do cabeamento, que fica com consumo pela metade devido à tensão.
Esse sistema será em uma igreja de pequeno porte, onde o sistema de PAs não ultrapassa os 2kw. Bem pouco!
Como todos os equipamentos (pentacústicas e periféricos de áudio) ficarão no mesmo rack, decidimos trabalhar com tudo em 110v para padronizar, a fim de evitar ligações erradas e queima de equipamentos.
Entendo o ponto de vista de vocês, mas ainda acho melhor gastar um pouco mais com trafo e cabos, e padronizar as tensões.
Sem contar que o PA não perderá rendimento por passar pelo trafo.

Quanto à iluminação sim, eu concordo. Não tem nada a ver com esse sistema..
Será um circuito independente, em outra fase do quadro, sem passar por processamento. Apenas disjuntores.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Gabriel,

Normalmente as igrejas estão sempre em expansão, comprando o imóvel do lado, construindo em cima, aumentando o número de membros ... Usando trafo, em pouco tempo ele pode já não atender mais o consumo da igreja ...
Não tem nenhuma chance de convencer o pessoal a usar 220v ? Ou de usar 110v somente no palco.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Normalmente as igrejas estão sempre em expansão, comprando o imóvel do lado, construindo em cima, aumentando o número de membros ... Usando trafo, em pouco tempo ele pode já não atender mais o consumo da igreja ...
Tambem acho! No futuro o tiro pode acabar saindo pela culatra!
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

rvtsom disse:
comprando o imóvel do lado, construindo em cima, aumentando o número de membros ... Usando trafo, em pouco tempo ele pode já não atender mais o consumo da igreja
Pessoal, nesse caso, os equipamentos da lista seriam exatamente os mesmos... Só mudaria a forma de ligação.
Nada impede de, amanhã, precisando de uma potência maior, colocar o trafo apenas para palco e house-mix, deixando os PAs em 220v.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

gabriel_equalize disse:
rvtsom disse:
comprando o imóvel do lado, construindo em cima, aumentando o número de membros ... Usando trafo, em pouco tempo ele pode já não atender mais o consumo da igreja
Pessoal, nesse caso, os equipamentos da lista seriam exatamente os mesmos... Só mudaria a forma de ligação.
Nada impede de, amanhã, precisando de uma potência maior, colocar o trafo apenas para palco e house-mix, deixando os PAs em 220v.

Então Gabriel, porque já não faz desde agora dessa forma. PAs em 220v e palco e house mix 110.
Acho que já deveria dimensionar dessa forma desde agora.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Eu realmente não entendi porque vocês cismaram com isso :mrgreen:
O rendimento será o mesmo, o gasto será o mesmo...
Economizar no trafo? A diferença de preço entre os modelos de 5 e 2kVA não vai dar nem R$100.
Dessa forma eu fico com o rack todo 110v, chance ZERO de ligar algo errado.

Não consigo ver uma explicação técnica para não ligar os PAs em 110v, enquanto nosso sistema é pequeno.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Não Gabriel, não tenho cisma nenhuma com o trafo ..
O Pc9003 pode ser ligado nas 2 voltagens ?? ... acho que tem alguns equipamentos pentacustica que já vem na voltagem escolhida, então se quiser no futuro mudar os pas para 220v talvez precise trocar tb o pc9003.
Caso ele funcione somente em 1 voltagem, você poderia já dimensionar o sistema colocando os PAs já em 220v, pra não precisar trocar no futuro ...
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Não consigo ver uma explicação técnica para não ligar os PAs em 110v, enquanto nosso sistema é pequeno.
Já vi uma :D

Minha opinião:
Liga tudo em 220v.
TUDO.
O que não for (provavelmente poucas coisas), use um trafo 110v -> 220v.

Melhor padronizar em 220v do que padronizar em 110v.

Cabeamento sái mais barato também, considere isso =P
E, num contexto geral, existe uma pequena diminuição no calor gerado pelos equipamentos. Coisa pequena, muito pequena, mas está lá.

Uma vez que se misture as coisas, vai dar problema mais cedo ou mais tarde. Mesmo que seja 1 equipamento apenas. ^^
Padronizar em 220v gera um gasto um pouco menor do que padronizar tudo em 110v.

Acho que R$100 é um bom valor hein, dá pra usar esses R$100 que sobram em fios extras ou em conectores de melhor qualidade.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Na realidade a ligação dos PAs em 220v implicaria na inclusão de mais um item na listinha... No caso, um PS-2.2 PC 110v.
Vejam o esquema:

EsquemaPentacustica-PAsem220v-1.jpg
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Agora sim ... concordo com esse esquema ai !!!
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Nesse esquema temos 2 vantagens:
-As tomadas que vão para o palco serão processadas pelo PC-9003, que anteriormente não seriam;
-O trafo pode ser de "apenas" 2.000w;

Pensando bem, podemos tirar também o PS 1.1... 16 tomadas na house-mix é exagero.

O PC-9003 suporta 32A contínuos... Como está trabalhando em 220v, são 7.000w. Aguenta o palco junto tranquilamente.
Quanto à amplificação dos monitores (passivos), posso escolher entre ligar no PC-9003 (220v) ou no PS 2.2 (110v).

Me pareceu uma boa mesmo... E o PS 2.2 não deve ser muito mais caro que o PS 1.1.

EDITEI O ESQUEMA AGORA, VEJA LÁ!
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Galera, fechei hoje a compra desse material!
O pessoal da Pentacústica é 10 no atendimento. Agora é só esperar chegar.
 
Back
Topo