Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discussão

Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Hoje fiz os cálculos de consumo, corrente e bitola da fiação.
O sistema ficou dimensionado em 5.000w, então trabalharemos com cabos de 4mm.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

gabriel_equalize,

tenho um amp. APG 6000 que trabalha em 220v, mas aqui usamos 110v. Qual seria o aparelho ideal para utilizar este amp?
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Caro Emerson, sua situação é bem simples de resolver.
Para "transformar" 110v em 220v não precisa de trafo. Basta juntar duas fases.

(Como não sei seu nível de conhecimento em eletricidade, vai uma explicação mais detalhada:)
Normalmente, o cabo que ligamos um equipamento tem 3 fios:
1 Positivo (no caso do RJ, carrega 110v);
1 Negativo (carrega 0v, teoricamente);
1 Terra (proteção).

Para ligar um equipamento que precisa de 220v, basta mudar esse esquema para:
1 Positivo (com 110v);
1 Positivo (com 110v);
1 Terra (proteção).

Voilá, temos 220v!

Entenda que é uma ligação que não precisa de equipamentos próprios para fazer. Basta ligar os fios da maneira correta.
Porém, organização e segurança nunca é demais, correto? Então a Pentacústica tem sim um equipamento para fazer isso.
É o MP-4×32-01:

MP-4x32-01-Frente-300bg.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://pentacustica.com/site/item/mp-4x32-01/">http://pentacustica.com/site/item/mp-4x32-01/</a><!-- m -->
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

gabriel_equalize disse:
Caro Emerson, sua situação é bem simples de resolver.
Para "transformar" 110v em 220v não precisa de trafo. Basta juntar duas fases.

Voilá, temos 220v!

Vlw Gabriel
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

há formas diferentes da concessionária entregar a energia ao cliente, normalmente, medidor nomofásico(1 fase e um neutro), mas tambem pode ser bi fasico(duas fases e um neutro) ou trifasico (3 fases e um neutro) na maioria do Brasil cada fase é 126v. Neste caso, se o medidor for nomofasico, e necessitar de 220v basta pedir para mudar para bifasico.

Existem algumas cidades ou até estados(caso de brasilia) que cada fase é 220v,
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Bem explicado pelo Stract, mas como vivo em uma comunidade e a Light (companhia elétrica RJ) dificilmente atende aos pedidos de novos medidores e mais difícil ainda os "especiais" (Bi ou Trifásicos).
Daí qual a solução!? O famoso gato rs, contamos com a ajuda do vizinho para tirar uma fase do medidor dele ou diretamente da rede (em casos de emergência). Mas prefiro levar meu Trafo.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

A questão é quando vamos ligar o som em um local onde não tem 220v, só 110v, aí não tem como mudar o padrão e pedir a CEMIG a mudança só para usar uma vez um som...

O Sr está dizendo no caso de um evento, e não de instalação fixa? se for isso, faz-se duas observações: locações para lugares pequenos, onde vai usar pouco equipamento de som, usa-se equipamentos 110v mesmo.(o locador tem sempre que ter equipos para pequenos eventos). Já em eventos maiores onde não tem ligações proprias para som, deve-se pedir uma ligação provisoria, en decorrencia do evento, de acordo com a carga a ser usada.

A opção paliativa seria carregar um trafo 110vx220v, mas tem que ser um trafo que suporte a corrente necessária, e isto é grande, pesado e caro! é mais comodo e mais eficiente ter equipos para pequenos eventos todos em 110v, e amps e luz em 220v somente para eventos maiores.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

stract disse:
A opção paliativa seria carregar um trafo 110vx220v, mas tem que ser um trafo que suporte a corrente necessária, e isto é grande, pesado e caro! é mais comodo e mais eficiente ter equipos para pequenos eventos todos em 110v, e amps e luz em 220v somente para eventos maiores.

Perfeito!

Aqui no Rio as novas instalações (de uns 10 anos para cá) são bi ou trifásicas, só as casas mais antigas tem instalação mono.
Desde que comecei a trabalhar com minha iluminação em 220v (3 anos), nunca encontrei um lugar mono.

Emerson Silva disse:
O famoso gato rs, contamos com a ajuda do vizinho para tirar uma fase do medidor dele ou diretamente da rede (em casos de emergência). Mas prefiro levar meu Trafo.

Você não precisa mexer no relógio nesse caso, basta achar uma tomada, encontrar a fase e "puxar" a energia dalí, caso a fase não seja a mesma, a rede seja boa e seus equipamentos não consumam muito.
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Gabriel_equalize,

Você poderia postar uma foto do sistema montado e o que fica ligado ao mesmo tempo nele, e se não for abusar muito falar de cada item separadamente pois algumas peças não tenho certeza de sua funcionalidade ???
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Gabriel,
Poderia me explicar qual seria a diferença entre usar um pc 9003 e o psg 4x20 ?

É que na minha igreja vamos comprar uma nova mesa e PA da studio r e queria aumentar a proteção. daí queria saber qual o mais indicado para ligar a mesa e as duas caixas. Na verdade eu gostaria de um gerenciador, mas ta muito caro pro que podemos gastar e como vi no seu grafico que tas a ligar sua PA no pc 9003 pensei que poderia ser uma boa eu ligar a mesa e PAs em um desses ou no psg.

Abç
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

Pessoal, apenas um comentário meio OFF, entrei em contato com a Pentacustica para comprar um PM2.1 e eles não tem para pronta entrega e em compras feitas pelo site, hoje o tempo de entrega esta em 35 dias !!!!!
Será que alguém conhece algum lugar que tenha e que seja 110 e não 220?


Abraço
 
Re: Esquema de Ligações Elétricas PENTACÚSTICA - Para discus

R.Dassaev disse:
Gabriel,
Poderia me explicar qual seria a diferença entre usar um pc 9003 e o psg 4x20 ?

É que na minha igreja vamos comprar uma nova mesa e PA da studio r e queria aumentar a proteção. daí queria saber qual o mais indicado para ligar a mesa e as duas caixas. Na verdade eu gostaria de um gerenciador, mas ta muito caro pro que podemos gastar e como vi no seu grafico que tas a ligar sua PA no pc 9003 pensei que poderia ser uma boa eu ligar a mesa e PAs em um desses ou no psg.

Abç

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas...

O PC9003 é um gerenciador, é o ideal par aligar os PA's. O PSG é um distribuidor de energia, se ligar somente neste, não terá as proteções.
Quanto a ligar a mesa e periféricos no PC9003, até pode, mas o ideal é um destes: PC4000, PC8000, estes dois já descontinuados, mas ainda são encontrados em algumas lojas, ou o PM1.1. Digo o ideal, porque estes tem mais proteções que os da linha PC9000, e são feitos especificamente para mesas e periféricos.
 
Back
Topo