Estalos no som da minha igreja

Olá galera do SAV, estou recorrendo mais uma vez a vcs a fim de axar uma luz para resolver o problema q estamos enfrentando na igreja....

Esse ano foi um ano muito bom para nós, reformamos boa parte do nosso sistema de som... trocamos caixas mesa amplificadores cabos conectores instrumentos, gastamos algo em torno de R$8.000,00 para fazer tudo.

Depois que trocamos as caixas ( um par de attacks A500TI) , a umas 3 semanas atraz notei uma coisa que nao acontecia com as caixas antigas(genéricas feitas sem nenhum padrão e bastaaante antigas). toda vez que apagamos as lampadas fluorescentes da igreja o som da uns estalos (como necessitamos de apagar duas fileiras de lampadas com 6 lampadas cada fileira num total de 12 lampadas para utilizar o datashow) na hora do culto ocorrem uns estalos grandes a cada piscada que as lampadas dão antes de acender totalmente.

Já procurei muito aki no fórum falando sobre isso tentei resolver o problema deixando o som Somente em uma fase, fiz isso e o problema não resolveu. passei os cabos que vão do amp ate as caixas por fora da igreja para nao gerar interferencias com a corrente elétrica que passa pelas tubulações na laje, fiz tudo que ao meu ver deveria ser feito para que o problema fosse resolvido e no entanto os tristes estalos ainda estão presentes! Já verifiquei os aterramentos e tb tem aterramento somente para o som. a mesa de som é ligada em um nobreak junto com o computador do datashow e os periféricos são ligados em um estabilizador. Os amplificadores estão ligados em um filtro de linha normal, não akeles tomadeiros não ele tem o circuito mesmo de filtro.

Queria alguma luz de alguem que possa me dizer o que mais pode gerar esse problema que está acontecendo lá.

Desde já agradeço a atenção de todo mundo!

Abração pessoal!
 
Olá André,

duas sugestões:

1 - aterramento. Difícil, mas necessário.

2 - comprar um condicionador de energia, tipo Pentacústica (PC-8000/PC-4000/PC-3000/PC-2000) ou Furman.

As lâmpadas realmente trazem interferências, e o engraçado é que realmente só na hora de ligar tudo. Mas os aparelhos acima tem filtros que vão diminuir ou mesmo eliminar o problema. Só que para o filtro funcionar bem precisa haver aterramento...

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Olá André,

duas sugestões:

1 - aterramento. Difícil, mas necessário.

2 - comprar um condicionador de energia, tipo Pentacústica (PC-8000/PC-4000/PC-3000/PC-2000) ou Furman.

As lâmpadas realmente trazem interferências, e o engraçado é que realmente só na hora de ligar tudo. Mas os aparelhos acima tem filtros que vão diminuir ou mesmo eliminar o problema. Só que para o filtro funcionar bem precisa haver aterramento...

Um abraço,

Fernando

Então bersan! o aterramento lá ao que tudo indica está funcionando perfeitamente. vou só fazer alguns testes para garantir que esta bom mesmo para tirar minha dúvida final. quanto a esses condicionadores de energia... eu poderia ligar os amplificadores neles tbm?!
 
Geralmente os amplificadores não precisam (e algumas vezes, não devem) ser ligados nesses aparelhos.

Eles tem capacidade limitada, tipo 1.500W, muito mais que suficiente para mesa + periféricos e até algum amplificador de pequeno porte, mas não para todos.

Assim, pode até ligar, mas faça as contas do consumo de cada um até alcançar o limite do aparelho.

Um abraço,

Fernando
 
rafaellerm disse:
Foram trocadas só as caixas ou mais alguma coisa?

Foram trocadas Caixas + os cabos que ligam elas( que eram akeles antigos fios paralelos ) troquei por um cabo melhor

mesa de som e amplificadores... e todos os cabos tbm...
 
medrmf disse:
Minha dicas.
1- Confirme se todos os equipmantos estão realmente na mesma fase, inclusive amplificadores.
2- verifique se todas as tomadas estão com mesma polaridade, se não me engano, nas tomadas três pinos, o mais largo deveria neutro e o estreito fase. Apesar de ser corrente alternada, os euipamentos são projetados pensando nessa padronização.
3- O que acho que pode resolver seu problema (além de filtro de lionha, aterramento, etc), verifique se a iluminaçlão está na mesma fase do som e caso esteja, coloque em uma fase diferente, assim vc elimina ou diminui bastante os ruídos introduzidos na energia originados pela iluminação.

Abraços

O som todo está em uma unica fase na igreja. inclusive com disjuntor e tudo mais... não verifiquei essa questão das tomadas em que os equipamentos estao ligados estão com a mesma polaridade... vou verificar isso tbm!
 
medrmf disse:
O que acho mais importante é colocar o som em uma fase diferente da iluminação.

eu concordo plenamente, deve haver uma fase com fio de 6mm pelo menos só para o áudio, eu rpefiro ligar tudo em 220v pois a corrente cai pela metade

Abraços
 
André Alves,

As lâmpadas são fluorescentes compactas, daquelas que conectamos num reciptáculo E27 (soquete comum), ou são daquelas compridas que possuem um reator ligado dentro de uma luminária?

Tive problemas semelhantes com lâmpadas fluorescentes compactas, o que acontecia era que a lâmpada inseria um ruído constante quando acessa, por falta de aterramento na lâmpada. Não adianta ter aterramento no som se todos os outros circuitos elétricos não estiverem aterrados.

Verifique o aterramento das luminárias, pois mesmo em fases diferentes o ruído ou estalo pode aparecer.

Unissono escreveu:

eu concordo plenamente, deve haver uma fase com fio de 6mm pelo menos só para o áudio, eu rpefiro ligar tudo em 220v pois a corrente cai pela metade

Talvez 6mm2 seja muita coisa, dependendo do sistema, pois este cabo suporta 38 ampères a 220V daria aproximadamente, desconsiderando as perdas por distância mais de 8.000 watts. Mas é sempre ter uma sobra de 20%.

Reatores de iluminação Covencionais (aqueles pesadões) geralmente provocam estalos no momento em que são acionados, pois possuem internamente além da bobina capacitores que são os vilões dos estalos.

Já os reatores de iluminação Eletrônicos e lâmpadas fluorescente compactas (aqueles levinhos) podem inserir um ruído constante quando são acionados, pois inserem harmônicas na rede elétrica devido ao chaveamento por alta frequência.

Todos eles tem que estar aterrados e o seu sistema também. Os condicionadores de energia serão muito bem vindos, mas só vão funcionar se tudo tiver devidamente aterrado, na dúvida, consulte um engenheiro elétrico ou um eletrotécnico.

Abç,

Marcelo
 
Olá galera!
Consegui um engenheiro elétrico muuuito bom (meu pai, hehehe) que vai dar uma analisada nos aterramentos la da igreja.
ao que tudo indica e foi falado aki o problema é o aterramento,tenho quase certeza disso.

Amanha pela noite posto resultados da "inspeção" de amanha e se tiver alguma coisa bizarra coloco fotos tbm!
hehe

Abração!
 
E ae pessoal!
Bom como eu tinha dito ontem fui hj na igreja com o engenheiro elétrico e tudo mais...
Chegando lah agnte olhou os aterramentos tudo funcionando como deveria estar, dai fui analisar as ligações elétricas do som e nada tbm, tudo funcionando OK.

Dai então resolvi testar o som sem o equalizador funcionando... RESULTADO= NENHUM ESTALO!
Investimos uma grana em outras coisas e nao gastamos mais un 500 reais num equalizador bom, e deixaram o velho lah e ele estava justamente com o canal que a saida da mesa estava ligada queimado. Troquei de canal e GRAÇAS A DEUS ta tudo funcionando!
hehe

PROBLEMA RESOLVIDO e ainda de brinde trocamos a instalação e deixamos o som em uma só fase na rede da igreja!

Abração gente!

Até a próxima Dúvida!
 
Raphael Leal disse:
Por acaso esse EQ era da Behringer?

Graças a DEUS não! hehehe eh um EQ da staner de 15 bandas meio antigo que tem la.
O Abençoado deu defeito justamente no mesmo dia que foram trocadas as caixas, antes nao dava defeito ai resolveu quebrar assim que trocamos as caixas...

Daki a uns meses ele vai pro saco vamo ver se conseguimos um eq digital ou algum analógico bom!
 
Explico: eu ja tive o mesmo problema que o companheiro citou e era justamente o EQ que causava chiado nas caixas. E o EQ que eu usava era um Behringer, por isso perguntei sobre a marca.
 
Eu não sei se é conhecidencia ou não mas eu tenho um equalizador Behringer e de vez em quando ele da esses problemas de stalos, tem vez q quando ligo os equipamentos o som fica meio estranho, parece meio rachado so de um lado, ai eu desligo somente o EQ e ligo novamente e resolve, agora os stalos no meio do culto é normal, mas nao tem a ver com ligar alguma lampada nem nada, simplesmente do nada da uns stalos, e so de um lado e tb acho q é o EQ q faz isso, so pode... é um EQ Digital da Behringer...
 
Qual modelo?

Seu sintoma é de superaquecimento ou problema com energia ruim. Tem aterramento? Usa estabilizador?

Fernando
 
é um modelo antigo, é 8000 alguma coisa, tenho q ver la q nao lembro agora... mas acho q pode ser aquecimento mesmo, pois algum uma vez falou para mim exatamente isso, q este equipamento foi feito para ser usado na Europa e aqui ele da problema por causa do calor... mas tb tinha a questão da energia, porem ja faz alguns anos q colocamos aterramento, agora nao sei se seria necessario fazer alguma manutenção no aterramento...
 
Back
Topo