Cavalcante disse:
O que mais me entristece é o fato de algumas pessoas que estudaram música não conseguem entender áudio! Sei que nem todos artistas ou o pessoal que toca na igreja estudou muito, mas quando a pessoa estudou e tem a mente tão fechada que acha que só ela está certa quando todas as outras pessoas defendem o mesmo argumento é muito complicado.
As vezes as pessoas mais simples confiam em vc (operador de áudio) e se não sabem perguntam, mas as "entendidas" sempre são um problema quando deveriam trabalhar pra somar.
Sei bem como é isso, sou musico, mas além de músico sou técnico em eletrônica e estou estudando bastante sobre audio, pois agora estou trabalhando profissionalmente com isto e preciso estar sempre atualizado. Como músico ja toquei com uma banda com excelentes musicos, mas não entendiam nada sobre audio, porém sabiam disto, e sempre deixam a passagem de som e o contato com o técnico de monitor e p.a dos eventos por minha conta, desta maneira nunca tivemos problemas. Já como técnico de som, a pouco tempo desisti de um trabalho com uma banda que me contratou como técnico em duas ocasiões, pelo fato de não nos entendermos nesse ponto e o pessoal ficar me criticando para todas as pessoas do meio, como trabalho com isso não posso deixar que mechem meu nome. Neste caso são musicos que não entendem nada de áudio, mas como começaram a fazer um pouco de sucesso estão achando que são estrelas e que sabem tudo, simplesmente não concordam com nada que o técnico de som fale ou faça, mas não conseguem nem definir se o som que estão ouvindo esta de acordo com o que gostam, ou como é o som bom para eles. Não é facil lidar com estes "entendidos", mas com muita paciencia você consegue, mas se não conseguir não se preocupe, pois tem pessoas que mesmo sabendo que estão erradas nunca darão o braço a torcer.