Estéreo em som ao vivo!

Cavalcante

Member
Gente... pensei muito antes de criar esse tópico... Parece ser assunto sério, coisa pra gênio no PA, mas eu tenho que rir...

Por favor me expliquem como faço pra explicar pra um profissional da área da música que estéreo não funciona em som ao vivo? Ainda mais se o PA que vc opera trabalha com uma caixa de cada lado (L e R reproduzindo exatamente o mesmo som)?

Po... como fazer um violão sair estéreo (palavras do profissional)? Me ajudem... já tô ficando doida. Jogo o pam pro R? Será que gravo o violão num cd e coloco pra passar ao vivo no PA?

A pessoa disse que em um cubo o violão/guitarra vai sair estéreo e no PA (mesa de som) não :oops:

Não tenho mais argumentos...

:oops:
 
Funciona sim.

Ajuda, por exemplo, a diminuir problemas com cancelamentos. Com um grupo de três vozes, por exemplo, abrir o pan de duas dessas vozes, uma para o L, outra para o R e outra no centro, gera um efeito bem legal. Pode ser usado também com os tons da bateria. Por aí vai.
 
Os instrumentos, guitarra, baixo, violão são por natureza MONO, o que os torna stereo são seus módulos de efeito.
Até existem alguns cubos que simulam STEREO (Com 2 falantes) mais sua grande maioria também são MONO, precisando então de dois AMPS para fazer o stereo, cada um em uma saída do módulo de efeitos, como grandes artistas fazem, veja dois casos.

ISPDECPRORGST_HookupDiagram1.jpg

Módulo de efeitos ligado a dois amps
rack-edge.png

Setup do U2
EGUITAR-AMP-2.jpg

Amp simulando stereo com dois MICS, um em cada falante

Para isso você precisa microfonar os dois AMPS e mandar em canais separados, ou pegar as duas saídas do modulo de efeito, com dois DI’s e mandar para mesa também em dois canais.

Quanto ao PA, se você tem R/L ligados em uma única saída, você tem um sistema MONO.
Se você tem R/L cada um ligado a sua saída na mesa, seu sistema é stereo.

Quanto ao usar stereo dentro da igreja, não há problemas, mais raramente este efeito é notado, e só é notado para quem tiver incidência de som de ambos os lados.
Sendo assim não é muito aconselhável usar isto no templo, pois em algumas oportunidades pessoas não vão ouvir é nada, por exemplo, quem estiver totalmente do lado L do templo não ouvirá (ou não ouvirá bem) o violão somente do lado R.

Então fica as conclusões:
- Da para trabalhar em stereo? Sim.
- A guitarra sai stereo do cubo e no PA fica mono? Não, necessariamente... Mais se ele usa somente uma saída do modulo de efeitos e entra em um único cubo, o sistema dele já é mono, stereo se constitui por dois sinais “distintos”, um L e outro R.
- Meu PA L/R é stereo? Se ambos usam o mesmo sinal não, porém se cada um usa uma saída da mesa (OUT L/R), sim.
- Da para trabalhar com PAN? Sim, porém por questões de posicionamento e audição do publico não é bom abusar do PAN.
 
Dois tópicos para leitura:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=8347">viewtopic.php?f=5&t=8347</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=136">viewtopic.php?t=136</a><!-- l -->
 
Sim gente, eu entendo perfeitamente as colocações de vcs e se eu me deparasse com esse tópico diria isso, mas falaria que em som ao vivo não funciona tão bem. Lembro que no curso que fiz estudamos sobre isso, mas mesmo assim depois de terminar eu procurei estudar exaustivamente sobre o assunto pra não confundir com L e R simplesmente e pra saber a diferença entre balanceado e estéreo e a partir daí pude entender o quanto é difícil usar isso em som ao vivo, ainda mais em igreja onde o som costuma ser mais simples.

Li artigos, li o fórum aqui e pude entender essa dificuldade pq eu achava tb que simplesmente por ser L e R eu já teria um som estéreo e pronto!

Quando fui questionada a primeira vez expliquei pra pessoa que nosso sistema é L e R sim, mas os dois lados reproduzem exatamente o mesmo som, não importa se ele está entrando em mono ou estéreo. Expliquei que estéreo é uma ilusão acústica usada principalmente em cd/ dvd e home theater pra que a pessoa que escuta tenha a sensação de estar acompanhando tudo ao vivo e falei tb que no conceito de estéreo cada lado do sistema costuma reproduzir um instrumento/som diferente pra criar a tal ilusão pro nosso cérebro.

Usamos o sistema na nossa igreja pra reproduzir cds tb e nada é perdido pois usamos duas vias pra captar o estéreo do cd e passar pro PA e fazemos a mesma coisa com toda fonte sonora que tenha saída estéreo. No final das contas nós não perdemos som como essa pessoa imagina mesmo tendo nosso sistema em mono.

Se eu for colocar todos os instrumentos e vocais da igreja em estéreo pouquíssimas pessoas vão ser beneficiadas pelo sistema nesse formato enquanto que 99,9% da assembléia ou vai escutar mais de determinado instrumento ou mais de outro e com a bateria que é acústica e sem captação embolada no meio.

Mas mesmo eu explicando tudo isso a pessoa simplesmente virou pra mim e disse que ela é profissional e eu não =]

Entendem minha posição? Já expliquei tanto isso lá na igreja que já tá virando motivo de chacota...
 
Já testei em algumas oportunidades trabalhar panorama, e não recebi um bom feedback.
Ouvinte 1: (namorada) “A bateria tem hora que some depois volta”.
Ouvinte 2: (operador datashow) “O som ficou meio intermitente, tem hora que fica estranho depois fica mais forte”.
Ouvinte 3: (baterista) “Ficou massa as viradas”.
Ouvinte 4: (minha irmã) “Pra mim tava igual”.

Já trabalhando o teclado em stéreo ficou legal, porque a base do som vai L/R e apenas os efeitos trabalham stereo.

Minha opinião? Eu gosto de trabalhar o PAN, gosto do stereo, mais na pratica? Quase ninguém percebe, os que percebem geralmente acham estranho, e como faço som para maioria, mantenho o PA em estéreo (R/L) mais trabalho com PAN no C, e não acharia ruim trabalhar em MONO.
 
pTjz disse:
... mantenho o PA em estéreo (R/L) mais trabalho com PAN no C, e não acharia ruim trabalhar em MONO.
Se o Pan está no centro, ou seja o que sai no L é exatamente o mesmo que sai no R, seu PA é MONO, para ter o PA em estéreo não basta colocar uma coluna em cada saída da mesa, tem que se trabalhar com a espacialidade.

Cavacante, se o cara do Violão pede para você colocar o instrumento em estéreo você tem duas opções
1º Fala para ele que se ele lhe entregar o sinal estéreo você faz estéreo no PA
2º Dobra o canal do violão, coloca um totalmente em R o outro todo em L aplica um ligeiro atraso em um dos sinais, com isso você consegue enganar o cérebro fazendo ele pensar que tem dois sons diferentes e simular o efeito estéreo.
 
Mas Metal deixa eu te perguntar uma coisa....

Quando eu utilizo aqueles últimos canais da mesa que são Estéreo L e R no mesmo fader, então eu ligo a saída L da bateria eletrônica no L e a R respectivamente.
Se o Pan estiver no meio o meu som ficara estéreo igual. Não? Mesmo com o PAN no centro.
A mesma coisa acontece com o teclado se ligado em estéreo no canal estéreo da mesa, mesmo com o Pan no centro, o som vai sair deiferente nas caixas. desde que ligadas corretamente.
Estou errado?
 
No canal estéreo, se você plugar uma fonte estéreo ela sai Estéreo, desde que você use as duas entradas L/R e as duas saídas L/R. O pan funciona mais como um balance (igual aos aparelhos domésticos), ele não envia o sinal para o L ou para o R e sim determina se você quer ouvir mais, o que está no R ou no L, se deixar no centro o sinal vai sair L/R exatamente como foi gravado, ou está sendo tocado (no caso da bateria)
 
Metal disse:
Se o Pan está no centro, ou seja o que sai no L é exatamente o mesmo que sai no R, seu PA é MONO, para ter o PA em estéreo não basta colocar uma coluna em cada saída da mesa, tem que se trabalhar com a espacialidade.
Como disse, mantenho PA em stereo mais não uso.

pTjz disse:
mantenho o PA em estéreo (R/L) mas trabalho com PAN no C, e não acharia ruim trabalhar em MONO.
Explicando o final, não acharia ruim trabalhar com a ligação em mono.
Atualmente USO mono mas tenho stereo instalado e posso usar em stereo quando quiser.
 
Pétala.

Faça um teste: ponha mais agudo no violão e veja o que ele vai dizer. Muita gente pede o som em estéreo se referindo a agudos. Outro dia um pastor me perguntou se dava prá colocar mais estéreo nas caixas... o detalhe é que as caixas estavam com os drives queimados e ele queria um som mais agudo... :)

[]'s
 
David Fernandes disse:
Pétala.

Faça um teste: ponha mais agudo no violão e veja o que ele vai dizer. Muita gente pede o som em estéreo se referindo a agudos. Outro dia um pastor me perguntou se dava prá colocar mais estéreo nas caixas... o detalhe é que as caixas estavam com os drives queimados e ele queria um som mais agudo... :)

[]'s



:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pensei que era só por aqui que acontecia dessas coisas.
 
David Fernandes disse:
Pétala.

Faça um teste: ponha mais agudo no violão e veja o que ele vai dizer. Muita gente pede o som em estéreo se referindo a agudos. Outro dia um pastor me perguntou se dava prá colocar mais estéreo nas caixas... o detalhe é que as caixas estavam com os drives queimados e ele queria um som mais agudo... :)

[]'s
Uma das funçoes de um operador de audio é de ser tradutor, isso mesmo tentar interpretar o que o musico esta querendo dizer o David fernandes disse bem talves o que ele esta querendo dizer é que vc coloque mais agudo!

O Denio Costa uma vez me falou que presenciou uma cena dessa com Milton Nascimento! Ele estava gravando em um estudio e o Milton Nascimento estava dizendo que não esta ouvindo o estereo da voz o tecnico ficou doido não estava conseguindo agradar o Milton de jeito nenhum até que no segundo dia de gravação o operador colocou mais agudo e Milton ficou rindo até no canto! Ele na verdade estava pedindo mais agudo!
 
Ô gente... vcs são benção na minha vida! Obrigada!

Eu descobri hj o pq do "causo" do estéreo. É só pq a mesa te permite essa modalidade, mas o fato ainda rende e eu tb descobri que os drives dos "cubos" ciclotron estão queimados!!!!

Espero que o "causo" não renda mais... tá ficando cansativo já. De todo jeito vou pedir que me envie o sinal estéreo que faço sair no PA.

Abraços irmãos!
 
Cavalcante disse:
Ô gente... vcs são benção na minha vida! Obrigada!

Eu descobri hj o pq do "causo" do estéreo. É só pq a mesa te permite essa modalidade, mas o fato ainda rende e eu tb descobri que os drives dos "cubos" ciclotron estão queimados!!!!

Espero que o "causo" não renda mais... tá ficando cansativo já. De todo jeito vou pedir que me envie o sinal estéreo que faço sair no PA.

Abraços irmãos!


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Pegando o gancho do topico resolvido.
Se vc tem uma mesa digital da tranquilo pra ter UM violão estereo, uso bastante esse artificio (aprendido aqui no forum em um topico que o ************ postou... http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=6002&start=150#p71099)

************

Exatamente, já fiz isso principalmente no carnaval, conhecia o percussionista e sua forma de tocar, tripliquei seu canal de timbal, usei o principal ao centro, uma copia mais ao lado esquerdo e outra mais ao lado direito (PAN). Coloquei um com som de timbal, outro com som de timbal mais agudo e outro com som de timbal mais grave. Fui no delay de entrada e diminui um pouquinho o tempo de 2 canais, um a mais que o outro, então ao bater, pareciam 3 pessoas tocando ao mesmo tempo.

faço a mesma coisa as vezes em violões, back vocal...etc..
 
galerinha...
acho que na verdade ninguém se ateve ao que ela realmente precisa.

ela já colocou que a montagem dela é mono, logo não importa o que ela mixe, sempre será mono.
ela já falou isso pro músico,

o que ela precisa é de argumentos fortes o suficientes para 'calar a boca' do camarada.

se pode te ajudar, e olha que acho isso meio difícil pelo que vc colocou, diga para o camarada que já está tudo em stereo.
afinal, está saindo nas duas caixas, não?
e este é o conceito de stereo pra ele, não??
é meio idiota fazer isso, mas tem gente que não adianta bater....não entende.

alguém mais tem sugestão?
ingo
 
Back
Topo