Estéreo X Mono

G

Guest

Guest
Som mono é ruim? Um cara da minha igreja disse que o som lá é ruim porque é tudo mono. Que se fosse estéreo, ficaria tudo melhor.

É verdade?
 
Muita gente acha isso, e não estão corretos nisto.

O som ao vivo, mesmo em grandes shows (o show gigantesco dos Rolling Stones na Praia de Copacabana - vide revista Áudio, Música e Tecnologia) é sempre MONO, e nem por isso tem mais ou menos qualidade que qualquer som estéreo.

O "EFEITO ESTÉREO" é uma "ilusão de ótica" para os nossos ouvidos. Ao receber sons diferentes em ouvidos diferentes, o cérebro cria uma ilusão de espaço, o cérebro traduz como se estivéssemos presentes no momento que a música é tocada, e podemos "sentir" a disposição dos músicos, até mesmo quem está mais à frente e mais atrás.

O mesmo "efeito estéreo" é levado ao extremo nos Home Theaters, com seus sistemas de 5.1 (6 caixas de som). A impressão é que estamos "dentro" do filme, totalmente cercados pela ação. Isso é bem interessante, pois torna o filme mais realístico, mesmo com o ouvinte calmamente deitado no sofá.

Agora, quando estamos participando de um culto, de uma evangelização, de uma apresentação musical, um show, qualquer coisa assim, ESTAMOS VIVENDO A SITUAÇÃO REAL, estamos vendo e ouvindo a ação dos músicos e cantores, percebendo claramente a sua disposição, quem está mais à frente e quem está mais atrás, etc. Daí, que, SE VIVEMOS ISSO, PARA QUE EFEITO ESTÉREO? O estéreo é inútil, não vai fazer diferença nenhuma?

Aliás, tirando essa questão da "espacialidade" (de espacial - espaço) do som, o estéreo não tem absolutamente nada a ver com qualidade sonora.
 
Exemplo

Um ótimo exemplo é a música(isso msm,música) Seal - FAixa 1 crazy-tem um efeito estéreo mto bom e um tratamento exelente,efeitos excepicionais.Vale a pena.
Já que é música,convém aproveitar somente o trabaho.
 
mono x stereo

Somos o Pais do absurdo, já elegemos o fusca (carro de 2 portas) como carro confortável e os carros de 4 portas era para táxi. Bom o que tem a ver isto com o assunto, tem tudo, pois mono ou stéreo não é sinonimo de qualidade. Realizem a seguinte imagem, o guitarrista está no lado esquerdo e decide ir para o lado direita, a imagem irá acompanhar o movimento? a não ser que o técnico mude ficará a guitarra na direita e o som saindo na Esquerda.
Ainda coloco o seguinte, para ter-se o efeito stereo teria que todos ouvintes estarem no centro do evento ou seja entre as duas colunas, em prejuizo dos que estiverem em uma das laterais. Por isso a maioria dos eventos são todos em Mono, tambem sito como um dos exemplos o U2 que as caixas estáo em um Fly central.

a PAZ DO SENHOR.
 
Pois é, 100% dos eventos em Sonorização ao vivo (incluem-se igrejas) são feitas com som em Mono, sem o monor problema. Mas 100% dos projetos com som mecânico (de CD, de DVD, etc) usam estéreo.

Um colega de profissão com um bom conhecimento contou a seguinte história:

uma igreja com capacidade para 1.000 pessoas, e mais larga que comprida (isso é importante saber, pois 80% do público estaria distribuído ou de um lado ou de outro, só 20% no meio) contratou um cara para mexer no som na igreja. O projeto previa o uso de estéreo e até mesmo o uso de "surround" na igreja.

Obviamente, o projeto nunca foi aprovado. Sorte que o cara conhece bem e não deixou aprovar isso.
 
Uma opinião diferente

Acho que há um equivoco nas colocações sobre esse tema, concordo que mono ou estéreo não são sinônimos de qualidade ou não num sistema, porém, dizer que 100% dos shows é em mono não é verdade, bandas como Rush e Pink Floyd usam PA's quadrifônicos, isto é caixas nos quatro vertices do quadrado imaginario da audiencia, existem mesas hoje que tem o "pan" comandado por um joystick, que posiciona o som em qualquer lugar de um círculo(surround sound).
O estéreo é muito importante na psico-acústica, e uma ferramenta importante nas mãos de um engenheiro seja de estúdio ou de PA, a não ser os malucos do Kiss os músicos geralmente ficam 90% do tempo de um show próximos a seus amplificadores, uma bateria com seus tons distribuidos em pan resulta em viradas muito mais excitantes, quando há dois pratos de ataque e eles são tocados com diferença de uma seminima que seja em pan fica muito mais bonito!
Estive no show do U2 aqui no Rio, e havia um cluster central com o objetivo de distribuir melhor o som, querem saber a verdade eu e um amigo, competentissimo engenheiro de gravação achamos o som ruim, não tinha vida e a distribuição era irregular.
Não faz sentido por os graves em estéreo pois como todos sabem eles não são direcionais, mas apartir dos médios-graves superiores acho super importante.

Gustavo.

Obs. Numa igreja onde a maior parte do tempo temos voz e há a necessidade de uma inteligibilidade muito grande, claro vai ser melhor e mais econômico um sistema mono!
 
Vou transcrever abaixo uma mensagem de autoria do Edu Silva que está na FAQ do Audio List (http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_pa_teoria_2.htm#5):

Edu Silva escreveu:

Mas o que voce chama de "PA mono"? Podemos ter:

1) Um único cluster (agrupamento) central de caixas, suspenso acima do palco, como fonte sonora única.

2) A disposição comum de caixas, uma torre de cada lado do palco, porém, reproduzindo uma mixagem monofônica.

No caso 1, a maior vantagem é que assim temos um maior controle sobre a diretividade (e por consequência, a cobertura) do sistema de caixas. Tambem por estarem próximos, os falantes e drivers de diversas faixas de frequencia mesclam seu sinal de maneira mais harmoniosa, menos propícia ao efeito "comb filter".

Em outras palavras, o agrupamento central de caixas funciona (em tese) como um unico alto-falante, o que torna o sistema mais previsível e facil de se trabalhar.

Quando temos duas torres de som, uma de cada lado do palco, existe sempre uma interferência entre o sinal irradiado por elas, mais facilmente notada pelo publico localizado a distâncias desiguais das torres.

No desenho ao lado podemos ver o que acontece quando temos duas colunas de PA reproduzindo o mesmo sinal.

Os ouvintes que não estão numa linha central imaginária entre as duas, receberão o sinal em momentos diferentes, com um pequeno atraso entre o sinal de uma coluna e da outra.

Essa diferença de tempos causa irregularidades na resposta em frequência percebida, e o resultado é parecido com o gráfico abaixo (efeito comb filter).

Frequentemente, porem, não podemos dispor de um cluster central em nosso sistema, dai termos de fazer compromissos, às custas da qualidade do áudio. Nesse caso, acabamos usando um sistema comum, com torres de cada lado do palco, mas de preferência reproduzindo o audio em mono (caso 2). Não resolve os problemas acima, porem me parece mais sensato.

Certos operadores costumam mixar o PA como se estivesse num estudio, distribuindo os instrumentos entre as torres esquerda e direita, da maneira "usual": as peças da bateria vão de um lado a outro do PA, notas graves do piano na esquerda e agudas na direita, metade da percussão na esquerda e metade na direita, e por aí vai.

Muito bonito para quem está no centro da platéia (onde fica a house mix), mas o publico mais proximo ao palco percebe uma imagem estereo totalmente irreal. Simplesmente, o que se ouve não "casa" com o que se vê. Sem falar no "vazamento" do som do palco, ou seja, eles ouvem não apenas o PA, mas o retorno e amplificadores de instrumentos também.

Pior ainda para quem está mais próximo de uma torre que de outra: os instrumentos que estão posicionados no outro lado quase não são ouvidos, e o equilíbrio da mixagem vai por agua abaixo...

Uma mixagem em mono põe fim a essa questão (embora ainda reste o problema da interferência entre as duas torres). Em certos casos, podemos adotar uma solução intermediária: quase tudo em mono (endreçado aos canais L e R), porem os efeitos de ambiência (reverb, chorus, etc) podem ser entregues em estereo, assim como o over da bateria, corais numerosos, alguns teclados e efeitos especiais as vezes presentes em musica pop.

Melhor ainda seria usar uma configuração LCR (esquerda - centro - direita), onde o canal central (C) cuidaria da maioria dos instrumentos e os L e R, dos casos acima (efeitos, etc). Podemos então ter o melhor de dois mundos: as vantagens do cluster central (C) sem perder a ambiência estereofônica (canais L e R), mesmo em ambientes abertos.


A via de subgraves deve ser sempre em mono, em qualquer dos casos acima.

Quanto à questão da quadrafonia, surround e assemelhados, dêem uma olhada no link que coloquei acima... há muitos comentários interessantes lá.

No meu modo de entender, shows ao vivo em grandes espaços (ou igrejas grandes) não comportam mixagens em estéreo, surround ou que seja.

[]'s
 
caros irmaos

já ouvi tambem varias pessoas dizendo " Esse som hoje ta faltando stereo" dai eu dizia mais é mono mesmo entao eles dizinham falta um pouco de thithithithi "agudo" mais nao é facil nao viu ainda briga conosco por cusa disso.abs!
 
Segura essa

Um amigo meu, técnico da antiga, me contou a seguinte história.

"Eu estava trabalhando com um expoente da MPB, bem bicha, e numa passagem de som ele(ela) começou a se mostrar bastante incomodado, do incomodo passou a irritação(imagina uma bicha irritada), perguntei pelo talkback o que estava acontecendo, e ele(ela) dizendo que estava tudo horriiiiivelllll, não conseguindo entender o que ele queria perguntei o que faltava, ela não sabia explicar, finalmente disparou "meu som está MARROM, eu quero ele(o som)AZUL", imagine conseguir imaginar o que é um som marrom ou um som azul, depois de muito ouvir com ela no palco fora, descobri, ela queria reverb"

Isso dá idéia do que temos como expoentes da música brasileira!

Gustavo...
 
Oi Gustavo,

O estéreo é muito importante na psico-acústica, e uma ferramenta importante nas mãos de um engenheiro seja de estúdio ou de PA

Você está certo. Mesmo em um show, se o engenheiro souber aproveitar pode criar efeitos muito interessantes para a platéia. Eu errei ao generalizar. Vamos dizer que 90% dos shows são mono, existem exceções importantes, como você bem citou.

Obs. Numa igreja onde a maior parte do tempo temos voz e há a necessidade de uma inteligibilidade muito grande, claro vai ser melhor e mais econômico um sistema mono!

Aqui você foi no ponto preciso. Um sistema mono na igreja será mais simples de operar e mais econômico. Como nas igrejas recursos econômicos são em geral parcos (pelo menos para som) e mais difícil ainda é ter gente com formação para operar os equipamentos, som monofônico está bom demais.

Um abraço,

Fernando
 
Lá na igreja usamos estéreo...

São quatro caixas para PA, duas da esquerda no canal esquerdo do amp e duas na direita, nos canais direito do PA.

Eu teria alguma vantagem em usar mono nessa configuração?
 
ls.bastos disse:
Lá na igreja usamos estéreo...

São quatro caixas para PA, duas da esquerda no canal esquerdo do amp e duas na direita, nos canais direito do PA.

Como vc utiliza o PAN? Se ele fica no meio para todos os canais, o mesmo som que vai para o canal L, vai para o R. Vc tem som MONO em dois canais.

Mas é claro que vc já tem tudo à sua disposição para fazer um som estéreo.

[]'s
 
David Fernandes disse:
ls.bastos disse:
Lá na igreja usamos estéreo...

São quatro caixas para PA, duas da esquerda no canal esquerdo do amp e duas na direita, nos canais direito do PA.

Como vc utiliza o PAN? Se ele fica no meio para todos os canais, o mesmo som que vai para o canal L, vai para o R. Vc tem som MONO em dois canais.

Mas é claro que vc já tem tudo à sua disposição para fazer um som estéreo.

[]'s

O teclado e o cd player ficam em estéreo (como ainda estamos com a mxs12, usamos dois canais pra cada). O resto o PAN fica no meio mesmo.
 
DennisSom disse:
Como configurar um sistema LCR com uma mesa stereo e apenas um amp stereo? Usando duas caixas no meio e mais uma de cada lado?

Não há como configurar um sistema LCR desta forma. Vc precisa de uma mesa que seja capaz de processar o sinal em três vias independentes. Pelo que sei, somente mesas digitais têm esta capacidade, mesmo assim, nem todas.

[]'s
 
Ah, bem que imaginei. Deve ser como no meu Receiver, que no modo Dolby 3 Stereo, usam-se apenas 3 caixas, onde as caixas L e R reproduzem a melodia e a central, as vozes. Deve ser esse princípio.
 
Ah meus tempos de Home Theater. Agora tá tudo guardado esperando o guri crescer... não vou deixar ele ficar mexendo onde não deve.

Curiosidade. Os receivers, na verdade, tem decodificadores para vários sistemas. São comuns o Dolby Surround (4 caixas), Dolby Prologic (mais antigo, 3 caixas, LCR), THX, 5.1, 7.1, etc. É muito nome e sinceramente não lembro se é isso mesmo (sistema x número de caixas).

O CD/DVD tem que ser gravado no padrão correto para o melhor aproveitamento. Um DVD THX + um receiver com suporte a THX = som de 1a. qualidade.

Quando não é gravado já no sistema (um disco antigo, estéreo apenas), o decodificador pode "simular" o efeito. Por exemplo, as frequências médias, entre 300 e 3KHz, são encaminhadas para a caixa central, simulando um sistema LCR. Em um sistema "verdadeiro", somente as vozes são gravadas no canal central. Em um sistema "simulado", por não saber o que é voz e o que não é, o decodificador manda para a caixa central por faixa de frequência.

Essa curiosidade é até interessante para Home-Theater, mas para som ao vivo...

Um abraço,

Fernando.
 
Pois é pessoal...

A mesa tem que ser capaz de processar o som em três canais e as caixas precisam ter cobertura e potência suficientes para que quem estiver sentado na outra ponta do salão seja capaz de escutar a caixa mais distante. Vou exemplificar.

Imagine que vc tem uma banda onde o violão está do lado esquerdo do palco e a guitarra do lado direito. Vc joga na mesa o violão no L e a guitarra no R. Se as caixas não tiverem cobertura e potência adequadas, quem estiver sentado no lado direito escutará apenas a guitarra e não o violâo (o princípio vale para a estereofonia tb).

Conclusão: para que vc tenha um sistema efetivamente LCR, além da mesa capaz de processar o sinal em três canais, vc precisa de caixas adequadas.

[]'s
 
poh lendo esse assunto, eu fiquei aqui pensando, todo som que se usa por ai, tanto em show ou igreja tem um som stereo, a questão é como usar o som, ele esta ligando em 2 canais mas o que realmente importa é se voce esta aplicando som diferente em cada canal, eu tambem acho que o som stereo fica muito mais envolvente da uma boa sensacao no momento que se ouve, mas como foi dito em alguns locais nao tem nada a ve, é até pior, geralmente em igrejas aonde seria o melhor local de se ouvir o som, no meio do templo, geralmente é um corredor, ou seja, as pessoas sempre ficam nas laterais, entao neste caso seria pior porque se voce colocar o som de um instrumento para um dos lados, quem estiver no lado oposto vai ouvir ruim aquele som pois estará longe... agora cada um trabalha da forma que achar melhor, pois isso pra mim tambem nao vai alterar em nada na qualidade do som, eu mesmo uso todos os instrumentos, voz e tudo em mono, a unica coisa que está em stereo la é o CD Player. Ah eu tambem faco o seguinte, quando microfone um coral geralmente utilizo 2 microfones condensadores e eu mudo o pan deles para lados opostos, o microfone da direita eu vira para esquerda e da esquerda para a direita, nao viro tudo nao, eu deixo mais na posicao de 9 e 3 horas, faco isso para diminuir a chance de microfonia e tambem da um efeito legal quando estou gravando o culto. para quem esta ali ouvindo, nao deve fazer diferenca nenhuma.
 
Back
Topo