Estou errando na equalização?

carlosdiascruz

New Member
Amigos do áudio, Boa noite!

Estou apanhando um pouco com os níveis de sinal do meu equipamento de áudio e gostaria da ajuda de vocês. Faço parte de um grupo de samba, e pra eventos pequenos, levamos toda a aparelhagem de som.

Equipamentos:
- Mesa Analógica Yamaha Mg16Xu
- Duas RCFs Art 525a
- 1 Sub Antera LF1000 AF

Pois bem, ultimamente estou ligando o R da mesa nas altas, e o L no Sub. Direciono o PAN de acordo com os instrumentos e ou vozes usadas na apresentação.

A primeira dúvida é, na Art 525a o led de sinal e limite é compartilhado, existe alguma alteração de cor caso atinja o limite? Ou o limite é indicado com a constância do led aceso? Não encontrei nada no manual...

A segunda dúvida é, 4 vozes, Cavaco, Violão, Pandeiro e Rebolo é demais para essas caixas?

Se alguém puder me ajudar, fico imensamente grato!
 
Olá @carlosdiascruz, bem vindo ao SAV. Ligue o LR da mesa diretamente no sub, e ligue as caixas altas nas saídas do sub, aproveitando o crossover dele. faça o corte em 100hz. Assim terá liberdade em usar mais recursos da mesa, como os subgrupos.
Sobre o nível de sinal, deixe a saída da mesa em zerodb, e as enradas do sub e das caixas o mais próximo de zero db também. Com o microfone ou instrumento ligado na mesa, aperte o botão PFL e ajuste o ganho pelo VU em zero db. Mas o musico tem que tocar como se tivesse na apresentação, assim como os cantores, e a equalização do canal deve estar toda flat.
 
Olá @carlosdiascruz, bem vindo ao SAV. Ligue o LR da mesa diretamente no sub, e ligue as caixas altas nas saídas do sub, aproveitando o crossover dele. faça o corte em 100hz. Assim terá liberdade em usar mais recursos da mesa, como os subgrupos.
Sobre o nível de sinal, deixe a saída da mesa em zerodb, e as enradas do sub e das caixas o mais próximo de zero db também. Com o microfone ou instrumento ligado na mesa, aperte o botão PFL e ajuste o ganho pelo VU em zero db. Mas o musico tem que tocar como se tivesse na apresentação, assim como os cantores, e a equalização do canal deve estar toda flat.
Obrigado Ronaldo, essa era a exata ligação que eu estava realizando, bem como fazendo uso dos compressores da mesa. Porém em diversos momentos, as caixas apresentavam ruídos e até mesmo perda de sinal, o que me fez crer em um problema nos High Pass Outs do meu sub... tenho a intenção de trocá-lo em breve, mas a falta de recurso impede no momento. Com relação a indicação de Limit das altas, você saberia me dizer algo?! Não quero exigir demais das caixas e ter uma surpresa desagradável no futuro.
 
Olá amigo, seja bem vindo!

A primeira dúvida é, na Art 525a o led de sinal e limite é compartilhado, existe alguma alteração de cor caso atinja o limite? Ou o limite é indicado com a constância do led aceso? Não encontrei nada no manual...
cara, ART525a é modulo powersoft, acho que vc está exagerando na equalização sim, saturando o sínal que é recebido pela caixa, acionando assim o limiter! reveja sua estrutura de ganho e somente atenue as equalizações feitas, não de frequência (sempre do 0 pra baixo!!!!), essas caixas são absurdamente tops, não há necessidade de forçar equalização, se não estiver chegando o sinal do jeito vc precisa, repense sua captação (microfones de certa forma...).

ligue as caixas altas nas saídas do sub
lf1000af_2.jpg


exato, melhorará o rendimento do sistema como um todo.
 
Back
Topo