Estou usando Soundcraft MFX12/2

Cassiano

New Member
Pessoal vou contar a benção, como tinha dito antes que estavamos trocando nossa mesa (Soundcraft Spirit Folio) por uma Soundcraft MFX12/2, ontem e hoje testamos e... O som já deu uma melhorada geral, os prés GB30 dela são muitooo bons, os playbacks melhoraram muito, as vozes estão com um som limpo, estou satisfeito Graças a Deus...

Agora o mais dificil é pagar hehehe.

Não que o som com a outra mesa era ruim, mas com essa ficou Show de Bola. :wink:

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Obrigado Amarildo o melhor para Deus!

Outra coisa é o processador de efeitos da Lexicon é muito bom!

Desculpa se pareci exibido, dizendo que o som ficou show de bola, mas é porque estou contente por essa aquisição e para testemunhar da qualidade das mesas Soundcraft.
Puxa não tirei fotos mas no site da soundcraft (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com">www.soundcraft.com</a><!-- w -->) na parte de produtos vc vê as fotos dela e até vc pode ouvir alguns exemplos de sons com o processador que vem nela.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Meeeeu sonho operar um soundcraft...o maximo que fiz foi encostar nela...por que mecher, o operador no dia nem deixou eu virar algum knob ou empurrar algum deslizante :cry:

Mas é isso ai, muito bom que vc conseguiu uma dessas pra sua igreja..


Forte Abraço!!
 
Cassiano,

primeiro, parabéns. Depois, achei interessante o seu texto:

O som já deu uma melhorada geral, os prés GB30 dela são muitooo bons, os playbacks melhoraram muito, as vozes estão com um som limpo, estou satisfeito Graças a Deus...

É uma coisa que sempre repito: a melhor compra que podemos fazer é sempre uma boa mesa de som (e olha que a sua anterior já era muito boa). O som de tudo muda, e para melhor!

Um abraço,

Fernando
 
Creio que sejam melhores (quase certeza) mas não tenho 100% de certeza.
Acho que alguem vai saber responder.


Abraços
 
Duvido muito.

Manual da Spirit Folio não fala nada sobre préamps.

Já o da LX7 (original) fala:

"LX7's balanced mic inputs all use patented Ultramic preamps, providing 60dB of gain range and 22dBu of headroom."

Então, na página da Soundcraft, no Search, digitei "Ultramic" e tive uma lista de todas as mesas com esse tipo de pré:

Mic/Line Interface
Soundcraft 324 Live - Inputs, Metering & Connections
Soundcraft 328 XD - Expansion Options
Soundcraft Live 8 - Mono Inputs
Soundcraft Live 8
Spirit 8
Spirit FX16
Spirit FX8
Spirit Live 4 2
Spirit LX7
Spirit Monitor 2
Spirit Powerstation 1200
Spirit Powerstation 600
Spirit SX

Um abraço,

Fernando
 
Melhorou voz, playback, melhorou isso, melhorou aquilo.

Sei lá! Isso tá me cheirando a subjetividade leiga.

Pra tocar playback, coloca em flat e qualquer mesa é igual. Da ciclotron a yamaha todas tocam um playback exatamente igual.

-----------------


Se ele tivesse saindo de uma watson pra essa daí, até que dava pra entender, mas de uma da mesma marca pra outra ter essa diferença toda, pra mim é só entusiasta mesmo. nada mais. E qualquer avaliação sem uma caixa de alta fidelidade é mero chute!
 
Discordo totalmente de você Bruno...
Já saiu de uma mesa mais simples e foi para uma melhor?
Se sim, por favor cite os modelos...

Percebe-se sim E MUITO diferença de sensibilidade e controle, até mesmo a mudança de prés mesmo com playback...
 
Sai de uma Ciclotron e pega uma Soundcraft pra ver...
Influencia sim, na Ciclotron tem de entuchar volume pra entrar um pouco, assim sua margem de trabalho é de no máximo 25% do curso de um knob por exemplo (o mais próximo do máximo), te prende demais e fica mais suscetível a ter um péssimo controle e ficar tudo muito ruim.

E citei a qualidade dos prés também.
 
brunolw disse:
Melhorou voz, playback, melhorou isso, melhorou aquilo.

Sei lá! Isso tá me cheirando a subjetividade leiga.

Pra tocar playback, coloca em flat e qualquer mesa é igual. Da ciclotron a yamaha todas tocam um playback exatamente igual.

-----------------


Se ele tivesse saindo de uma watson pra essa daí, até que dava pra entender, mas de uma da mesma marca pra outra ter essa diferença toda, pra mim é só entusiasta mesmo. nada mais. E qualquer avaliação sem uma caixa de alta fidelidade é mero chute!

Então Bruno..
os pré amps, são os componentes da mesa que influenciam diretamente no som.. são eles que dão o timbre, ao som, pode se ver que o timbre de uma Yamaha é muito diferente de uma Mackie, a Mackie é mais mais "doce", mais aveludado..

E a questão de playbacks.. sempre é bom dar uma equalizada, pois as frequencias que serão ouvidas no ambiente, são fortemente influenciadas pela acustica e tbm pelo sistema que está sendo usado, como potencias e transdutores..
Algumas caixas sobrem médios, como na minha opnião alguns modelos antigos da Attack.. por isso é preciso ter um certo controle tbm nos playbacks.. para tentar deixar o som no ambiente o mais natural possível. Esse tbm é um dos fatores que desaconselha o uso de fones de ouvido para equalizar P.A.

Abração!
 
Isinho, segundo essa sua descrição sensibilidade e controle são a mesma coisa. Isso influi na operacionalidade da mesa e não na qualidade do som. Logicamente que um controle de sensibilidade mal feito (estrutura de ganho) poderá influir, mas também não vem ao caso.
 
o bruno...
claro que a avaliação é subjetiva. mas o que em áudiio não o é???
seu ouvido é totalmente diferente do meu, que é totalmente diferente de qualquer um aki do fórum. mas veja, uma mudança no coração do sistema claro que influencia e muito nosso ouvidos, mas também muda nosso jeito de fazer som. vc procura aprender mais, colocar em pratica os conceitos e etc...
veja, eu trabalho na minha igreja com uma spirit de 12 canais (8mono+2 st), e só de mudar os plugs e conexões já senti uma melhora. claro, tava do pior pro bom a mudança, mas veja, quando se troca os componentes antigos por novos, normalmente se sente uma melhora. vc já dirigiu 2 carros iguais, sendo um zerinho?
vc sempre vai achar o zerinho melhor, claro, ele não tá viciado. isso tambem vale pra eletronica...os compónentes vao viciando e ficando velhos com o tempo...
e nada como ter equipo novo...
 
Pessoal eu trabalho há algum tempo (anos) com este som da igreja, inclusive com a spirit folio, e posso afirma com toda certeza que quando trocamos para a MFX12 o som melhorou sim, especialmente nos playbacks os agudos ficaram mais limpos e graves mais encorpados, e o interessante é o seguinte que pessoas que não trabalham no som notaram a sensivel diferença de qualidade na reprodução dos playbacks.
Então posso pressumir que não é apenas entusiasmo meu. E antes de postar aqui trabalhei em quatro momentos com a mesa nova pra ter certeza daquilo que escreveria.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Melhorou voz, playback, melhorou isso, melhorou aquilo.
Sei lá! Isso tá me cheirando a subjetividade leiga.
Pra tocar playback, coloca em flat e qualquer mesa é igual. Da ciclotron a yamaha todas tocam um playback exatamente igual.
-----------------
Se ele tivesse saindo de uma watson pra essa daí, até que dava pra entender, mas de uma da mesma marca pra outra ter essa diferença toda, pra mim é só entusiasta mesmo. nada mais. E qualquer avaliação sem uma caixa de alta fidelidade é mero chute!

Bruno...

respeito sua opinião, mas acredito que você não foi feliz nesta. Vejamos:

Nenhuma mesa é igual a outra. Tudo depende dos prés, da eletrônica, do projeto. Mesmo com tudo em flat e com o fabricante falando que "resposta de frequência = 20Hz a 20KHz @ -0,5dB", você terá sonoridades diferentes.

Quando dou curso, faço questão de salientar isto, de mostrar auditivamente. Faço assim:

mesma fonte sonora (mesma música, mesmo MP3, mesmo microfone e mesma pessoa falando - eu)
mesmo amp
mesma caixa
mesmos cabos

e vou trocando as mesas...

Ciclotron MXS
Cicloctron AMBW
Ciclotron CSM
Behringer
Yamaha MG
Mackie
agora Soundcraft EPM 12

comparo tudo em flat mesmo. O pessoal fica doido com as diferenças de timbragem. O som nesta está mais "brilhante" , na outra está mais "encorpado", na outra "maravilhoso". Volto então para o começo (as mesas piores) e faço a pergunta:

esta aqui custa R$ 30,00 por canal, vale R$ 50,00 por canal. As melhores custam custa de 80,00 a 120,00 por canal. Pergunto então: "Vale a diferença de preço? Vale fazer um e$forço e comprar algo melhor?" Geralmente a resposta é sim.

Se um dia você puder testar nas mesmas condições, você vai sentir completamente a diferença entre um projeto e outro. Vale a pena, experimente!

Quanto aos prés específicos da Soundcraft, a Spirit Folio foi a mesa de "entrada" (a mais barata) da marca.

folio.jpg


Ela tem uma boa sonoridade, mas é um projeto de quase 20 anos já, com o uso dos antiquíssimos CI´s 4558, o CI mais usado na década de 70/80.

Já as novas séries EPM e MPM usam prés diferentes, um projeto novo, feito em comemoração aos 30 anos da marca, prés utilizados também nos consoles da série 8:

imgPopup_62.jpg


spd_20071130172832_b.jpg


O incrível dessas EPM e MPM é exatamente isto: você tem nas mesas pequenas a mesma sonoridade e equalização de grandes consoles.

Mas você está certíssimo em uma coisa. Qualquer avaliação de qualidade de equipamentos, sem contar com boas caixas, é chute mesmo!

Na verdade, até dá para notar melhora no som com qualquer tipo de caixa, mas realmente para se poder falar com certeza, só com caixas de boa qualidade.

O detalhe é que o Cassiano tem caixas Laney, excelentes.

Um abraço,

Fernando
 
Ahh em outro post o Isinho perguntou se os prés da Spirit Folio são os mesmos da LX7, aí eu respondi: creio que sejam melhores, mas não disse que me referia aos Prés da LX7.

Bersan e dessas mesas que você citou que no curso você faz comparações auditivas, mostrando a diferença na pratica de cada uma qual você e a maioria acha que tem o timbre melhor, fiquei curioso?

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Olha, eu não vou discutir que equipamento novo, de marca e etc, um pode ser melhor do que outro. Claro que uma marca melhor dá resultados melhores.

Agora tem gente que é meio fanático com isso! Vejo gente que tem TARA por coisa de marca e acha que tudo que não é aquilo que ele aconselha não presta, que se nao usar isso vai ficar uma bosta, que tal coisa é infinitamente melhor do que outra e bla bla bla.

Nessa pilha eu não entro nao! Pra começar, estamos falando de som ao vivo, e não de studio. Num studio sim qualquer coisinha influencia no som. Agora ao vivo, a diferença de qualidade entre equipamentos parecidos é muito pouca. Uma diferença entre um pré-amp é praticamente imperceptivel. E não adianta esperniar. Pega uma behringer e uma yamaha, liga um mic igual nelas com TUDO em flat e com um PA enorme, cheio de caixas, duvido que 2% dos ouvintes vao notar alguma diferença.

=================

Essa de playback tocar melhor não existe. Nessa de que agora o playback tem mais brilho, isso me parece bem leigão mesmo. Se realmente tem alguma diferença, então é pq a mesa velha tá com algum potenciometro com defeito, componente ou sei lá. Algum defeito ela tem. Pq nem em studio dá pra perceber diferença entre 2 mesas com playback ligado em flat. Pode colocar uma watson e uma de 300 mil que o resultado vai ser o mesmo.

Como eu disse, eu nao entro nessa maluquice de que tudo que é mais barato não presta, ou que tal marca é superior a outras marcas em TODOS os quisitos.

Quem fala isso pra mim, inconscientemente eu já meto um carimbão de Leigo na testa dele.
 
Back
Topo