Estou usando Soundcraft MFX12/2

ingo...

O que vc falou da troca do equip no studio exemplifica bem o caso. Tem muitos periféricos e coisas no caminho que mascaram a qualidade superior do equipamento melhor.

Que tem diferença, eu não questiono. É CLARO que tem. Nos 4 arquivos que eu gravei, colocando no fone de ouvido dá pra perceber claramente diferenças.

Mas como vc disse, existe toda um contexto favorável para essas diferenças sejam percebidas e façam realmente alguma diferença.

Num PA, o som passa por equalizadores, efeito, talves um compressor, amplificação e sabe-se lá que tipo de caixas que sabe-se lá como foram projetadas e balanceadas.

De nada adianta o pré ter um agudo melhor, se a parte de agudo das caixas for deficiente ou o cara coloca uma "boquinha triste" no equalizador. Só a camara de efeito já é suficiente pra mascarar bastante as diferenças de som dos prés. Acústica então, nem sei fala.

=====

É por isso que eu penso que essa diferença é pequena demais para fazer uma mudança da agua pro vinho num PA pequeno ou igreja. É por causa dessa dificuldade em se detectar as mudanças que eu não dou créditos a quem fala que trocou os prés num som dessas caracteristicas e diz que SÓ POR ISSO mudou da agua pro vinho.

Se pré de mesas abaixo de 6 mil alterassem tanto o som, se a diferença entre um e outro fosse tao grande, seria muito facil perceber essa diferença mesmo em um contexto meia-boca.

Então, eu não estou dizendo que nao existe diferença, mas sim que no contexto que eu citei (PAs pequenos e igrejas) essa diferença não melhora o resultado da água para o vinho.
 
ué....não foi vc qye falou que não dava p perceber a diferença da qualidade de resposta nas 4 gravações...

Quando eu levei essas 4 mesas (alto, behringer, makie e yamaha) no studio, botei tudo em flat e pedi um amigo meu para gravar 2 frases de um música em cada uma delas. Não equalizei nada e nem coloquei efeito. Gravei todas com um mic de mão (shure sm58).

Assim que eu for no studio denovo, vou pegar os 4 audios e postar aqui.

Só que eu inicialmente não vou falar de qual mesa são os 4 arquivos. Vou postar aqui e vc terá que identificar de qual mesa é cada um dos arquivos.

Se a diferença é tão grande e tão dinamica como vc que dizer (e até me zombar), com certeza vc vai identificar facinho facinho de qual mesa é cada um dos audios.

Se vc acertar na mosca, eu peço desculpas aqui, escrevo umas 10 vezes que eu sou um burro, e vc me passa sua conta no banco que eu mando 50 pila pra vc tomar um refrigerante.


Mas mesmo assim vou postar os audios aqui e vamos ver se vc consegue perceber. Eu sei que vc vai ter que chutar, pois eu ja ouvi os arquivos várias vezes em fone, monitor, PA e etc, e não vi uma diferença tão grande, muito menos uma diferença que vc consiga falar: esse é da pior e esse é da melhor mesa!


================================================

Em microfones isso é normal. No studio eu tenho 3 mics condensadores (AKG, Behringer e Samsom) ... o Akg custou 3 pila, o Beringela 330 e o Samson 750. Por mais que o AKG seja melhor, é impossivel usar ele com vozes masculinas agudas, fica terrivel. O Beringela B1 é perfeito para isso. Já pra gravar baixos, o AKG é o melhor deles.

acho q vc precisa dar um olhada na respota do akg...vc vai perceber q os akg's sempre tem as melhores respostas nas altas, senque grava caixa de bateria, piano, com akg..será q ele é tão ruim assim, q consideredo melhores microfones de estudio, por 3mil deve ser o akg 414, microfone q esta a 60anos no mercado, será q ele tem esse defeito q ainda não corrigira?

================================================
Como ingo costumo falar

"sinto-me incapaz de continuar nesse topico"
 
guilhermeiav disse:
ué....não foi vc qye falou que não dava p perceber a diferença da qualidade de resposta nas 4 gravações...

Eu não disse que não existe diferença. Eu disse é que a diferença não é tão grande e dinamica ao ponto de se ouvir as 4 e dizer de qual audio é a melhor e a pior mesa respectivamente. Até pq essa questão de melhor e pior é subjetiva.

guilhermeiav disse:
acho q vc precisa dar um olhada na respota do akg...vc vai perceber q os akg's sempre tem as melhores respostas nas altas, senque grava caixa de bateria, piano, com akg..será q ele é tão ruim assim, q consideredo melhores microfones de estudio?

Esse é o problema, a resposta de agudos dele é muito forte. Nos tenores que eu vi tentarem gravar com ele, a voz ficou muito estridente, muito aberta. As imperfeições da voz nas partes agudas ficavam muito evidentes.
 
Não sou eu o responsável pela microfonação do studio. É um cara que é rato de studio, viveu a infancia toda dentro deles, rsrs. Se fosse só uma questão de posicionamento, ele teria percebido já, até pq ele mexe nesse mic a mais de 10 anos.
 
Essa de playback tocar melhor não existe. Nessa de que agora o playback tem mais brilho, isso me parece bem leigão mesmo

E voz aberta, é o que???

:mrgreen:

Não me contive...
hehehehe
 
brunolw disse:
...yamaha digital na minha igreja, uma behringer no meu grupo, uma alto de 24 canais na minha casa e uma makie no studio q eu trabalho.

brunolw disse:
Eu não trabalho lá gravando, mixando, masterizando e afins. Mexo mais na parte musical, repertório, produção, arranjos vocais e coisa do tipo. O que faço mais é acompanhar o cantor na hora da gravação, pra gravar vocais.

brunolw disse:
Não sou eu o responsável pela microfonação do studio. É um cara que é rato de studio, viveu a infancia toda dentro deles, rsrs. Se fosse só uma questão de posicionamento, ele teria percebido já, até pq ele mexe nesse mic a mais de 10 anos.

Conclusão 1 - 01V96 = Ciclotron
Conclusão 2 - Nosso amigo atende telefone lá no estúdio...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Cassiano disse:
Leandro do meu sistema atual só mudei a mesa, o resto é o mesmo, não posso garantir pra logo alguma foto da mesa, porque vou estar correndo por esses dias. Mas se quizer ver fotos da mesa é só acessar <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com">www.soundcraft.com</a><!-- w --> e na parte de produtos e o modelo que estou utilizando é o MFX.

Estaremos este final de semana comemorando mais um aniversário da nossa igreja, por isso que disse que estaremos meio corrido por esses dias mas vou ver se dá para tirar umas fotos do Culto.


Abraços
Cassiano Ricardo

Blz! Cassiano, se preoucupa não quando se tive tempo se tenta posta.

Como alguns companheiros, eu também to acompanhando só de longe.....rsrsrsrsrsr

Abraços!
 
meninodosom disse:
Conclusão 1 - 01V96 = Ciclotron

Num PA pequeno, analisando a sonoridade do microfone em flat, sem efeito e sem nada, duvido que o som alteraria o suficiente para as pessoas perceberem que melhorou. (é claro, se for comparadado com as melhores mesas da ciclotron. Com uma daquelas pequenas com entrada de mic p10 é outra conversa).

Agora com os recursos a mais de uma yamaha, como efeitos, equalizador, compressor, fidelidade na equalização e etc, aí creio sim que pode ter uma diferença. Mas é pela sonoridade e os recursos de toda mesa e não simplesmente por causa do pré.

meninodosom disse:
Conclusão 2 - Nosso amigo atende telefone lá no estúdio...

Realmente a parte tecnologica do studio não é minha função. Eu mexo quando precisa, eventualmente faço alguma coisa particular, mas sou honesto em afirmar que não é minha função principal lá. Como eu disse, cuido mais da área musical em sí e da parte mais pesada da informática quando dá algum trosso brabo.
 
bom...
vou tecer alguns cmenttários puramente pessoais, isso para que vc, bruno, possa ver como mesas até de 100 doletas podem ter diferenças de timbre.
tente entender isso como guitarras de marcas diferentes...já que vc é musico, talvez fique mais fácil entender...
macki: pré mais aveludado, som mais encorpado, com graves macios.
allen heath: som um pouco mais estridente, com as medias um pouco mais presentes..
soundcraft: minha preferida, som macio, graves macios, agudos presentes mas não estridentes
yamaha analógica: acho que os graves são meio secos demais, e acabam sendo mascarados pelas médias altas pronunciadas
yamaha digital: depende do modelo, as abaixo da pm5d e dm2000 tem um som ardido, com as medias forte, as acima, tem um som mais flat e mais macio....
ciclotron: tem um pre com forte indução de ruido em alguns modelos, tem um grave meio embolado demais pro meu gosto...
behringer: meio copia da mackie e yamaha, um misto dos dois em seus defeitos...
amek: som parecido com o da soundcraft, mas tem as méidas e altas mais pronunciadas, o que a torma neste ponto mais parecida com a yamaha.
ssl: minha preferida pra broadcast, tem um som muito limpo, quase flat. os graves são macios, gostosos, e os agudos não irritam..
neve: outra com som prefeito, muito bom...
midas: as poucas que mexi seguem o padrão soundcraft, ótimo som...
sony: tem uma média alta meio estridente....
studer: graves secos, médias bos e agudos um pouco pronunciados...

bom, que me lembre estas fora algumas das marcas com que já mixei...e tá ai mminhas impressões totalmente subjetivas da coisa...
e já mixei de mesinhas de 100 dólares até ssl de 300 mil dólares...

como te falei antes, e to cansando de repetir, é tudo muito subjetivo cara...
vc pode achar uma coisa, eu outra, e metade do fórum poode discordar de nós dois....
se o cara sentiu uma boa diferença no som dele, pergunto eu?
quem somos nós para duvidar?
vc foi lá ouvir um antes e depois?
eu não....então não posso opinar...
simples...
só ele ouviu, e ele sentiu diferença...
maravilha, foi pra melhor....
melhor pras mixagens dele...
temos é que nos alegrar....
e cara, acredite...
um bom pré muda, e muito o som....
já operei muita mesa, e acredite, já ouvi muito som mudar só pela mesa...
se fosse todo mundo igual, não precisava de novos projetoss, não eh?
nem de tanta marca....
abçs
ingo
 
Isso que eu pensei..
se fossem tão parecidas, ngm pagaria tão caro em algumas mesas.. todos usariamos Behringer.. Ciclotrom.. e essas mais simples..

Abraços
 
Lucas Ferreira disse:
Isso que eu pensei..
se fossem tão parecidas, ngm pagaria tão caro em algumas mesas.. todos usariamos Behringer.. Ciclotrom.. e essas mais simples..

Mas vale lembrar que tem N fatores de diferença de uma mesa pra outra: design, efeitos, equalizador, fidelidade dos equalizadores, recursos de endereçamento, DURABILIDADE e etc!

Nem só de prés se faz uma mesa! Se as diferenças entre uma e outra se resumissem somente aos prés, a diferença de preço não era tão exorbitante.
 
brunolw disse:
Num PA pequeno, analisando a sonoridade do microfone em flat, sem efeito e sem nada, duvido que o som alteraria o suficiente para as pessoas perceberem que melhorou.

Até pouco tempo atrás (coisa de um mês), nós tínhamos uma Ciclotron CSM 32.8 na igreja, quando trocamos por uma O1V96 VCM. Todo o sistema continuou o mesmo (ou seja, nõa tão bom assim), caixas (duas Staner com mais de 10 anos), microfones (a maioria Behringer XM1800S, e um Karsect sem fio que a gente tem que aguentar), amp (StudioR Z500, esse sim presta), cabos balanceados e multicabo WireConex. Ou seja, não é um PA top e nem sequer grande.

E te digo que a diferença de timbre foi notável. Eu não sei explicar a diferença de timbre, mas as palavras que me vêm à cabeça foram "encorpado" e "aveludado".
 
rafaellerm...

faça o teste para nós: se ainda tiver a mesa antiga, coloque TUDO em flat, desligue todos os recursos da yamaha como compressor, EQU e etc.

Ligue com o mesmo microfone, uma mesa em cada caixa e faça uma avaliação com o maximo de imparcialidade possivel, de preferencia com outras pessoas perto.
 
brunolw disse:
Lucas Ferreira disse:
Isso que eu pensei..
se fossem tão parecidas, ngm pagaria tão caro em algumas mesas.. todos usariamos Behringer.. Ciclotrom.. e essas mais simples..

Mas vale lembrar que tem N fatores de diferença de uma mesa pra outra: design, efeitos, equalizador, fidelidade dos equalizadores, recursos de endereçamento, DURABILIDADE e etc!

Nem só de prés se faz uma mesa! Se as diferenças entre uma e outra se resumissem somente aos prés, a diferença de preço não era tão exorbitante.


A sim, achei que o assunto até agora fosse somente prés e diferenças de sonoridade.
 
Back
Topo