ingo...
O que vc falou da troca do equip no studio exemplifica bem o caso. Tem muitos periféricos e coisas no caminho que mascaram a qualidade superior do equipamento melhor.
Que tem diferença, eu não questiono. É CLARO que tem. Nos 4 arquivos que eu gravei, colocando no fone de ouvido dá pra perceber claramente diferenças.
Mas como vc disse, existe toda um contexto favorável para essas diferenças sejam percebidas e façam realmente alguma diferença.
Num PA, o som passa por equalizadores, efeito, talves um compressor, amplificação e sabe-se lá que tipo de caixas que sabe-se lá como foram projetadas e balanceadas.
De nada adianta o pré ter um agudo melhor, se a parte de agudo das caixas for deficiente ou o cara coloca uma "boquinha triste" no equalizador. Só a camara de efeito já é suficiente pra mascarar bastante as diferenças de som dos prés. Acústica então, nem sei fala.
=====
É por isso que eu penso que essa diferença é pequena demais para fazer uma mudança da agua pro vinho num PA pequeno ou igreja. É por causa dessa dificuldade em se detectar as mudanças que eu não dou créditos a quem fala que trocou os prés num som dessas caracteristicas e diz que SÓ POR ISSO mudou da agua pro vinho.
Se pré de mesas abaixo de 6 mil alterassem tanto o som, se a diferença entre um e outro fosse tao grande, seria muito facil perceber essa diferença mesmo em um contexto meia-boca.
Então, eu não estou dizendo que nao existe diferença, mas sim que no contexto que eu citei (PAs pequenos e igrejas) essa diferença não melhora o resultado da água para o vinho.
O que vc falou da troca do equip no studio exemplifica bem o caso. Tem muitos periféricos e coisas no caminho que mascaram a qualidade superior do equipamento melhor.
Que tem diferença, eu não questiono. É CLARO que tem. Nos 4 arquivos que eu gravei, colocando no fone de ouvido dá pra perceber claramente diferenças.
Mas como vc disse, existe toda um contexto favorável para essas diferenças sejam percebidas e façam realmente alguma diferença.
Num PA, o som passa por equalizadores, efeito, talves um compressor, amplificação e sabe-se lá que tipo de caixas que sabe-se lá como foram projetadas e balanceadas.
De nada adianta o pré ter um agudo melhor, se a parte de agudo das caixas for deficiente ou o cara coloca uma "boquinha triste" no equalizador. Só a camara de efeito já é suficiente pra mascarar bastante as diferenças de som dos prés. Acústica então, nem sei fala.
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É por isso que eu penso que essa diferença é pequena demais para fazer uma mudança da agua pro vinho num PA pequeno ou igreja. É por causa dessa dificuldade em se detectar as mudanças que eu não dou créditos a quem fala que trocou os prés num som dessas caracteristicas e diz que SÓ POR ISSO mudou da agua pro vinho.
Se pré de mesas abaixo de 6 mil alterassem tanto o som, se a diferença entre um e outro fosse tao grande, seria muito facil perceber essa diferença mesmo em um contexto meia-boca.
Então, eu não estou dizendo que nao existe diferença, mas sim que no contexto que eu citei (PAs pequenos e igrejas) essa diferença não melhora o resultado da água para o vinho.