Estrutura de Ganho - Parte 1 - Conceitos

concorrendo ao "Prêmio mais enrolado do ano!" com nosso querido adm Raphael Leal, nosso chefe Bersan:
0679e5235dcc8881e8557f664a65589d.jpg

:twisted: :twisted:
 
Mto bom artigo, mas fiquei com uma duvida ainda...

Tipo, qdo vc citou de exemplo: "Uma mesa com nivel nominal em +4dbu, manda sinal para um periférico com nivel nominal em -10dBV, por exemplo. Vai clipar o sinal provavelmente."

Então qual seria a solução nesse caso? Se não houver chave seletora de nivel nominal... Teria que trocar um dos dois aparelhos?
Todos os aparelhos tem que ter o mesmo nivel nominal, ou da para trabalhar com aparelhos com niveis nominais diferentes?

Obrigado...
 
Olá Asterix,

você já entendeu bem a ideia. O MELHOR é trabalhar com todos os aparelhos com nível idêntico sim. Mas sim, há uns artifícios para misturar sinais diferentes.

Se a mesa tem vários leds de saída, você pode simplesmente trabalhar observando o VU, de forma a limitar o seu sinal.

Por exemplo, seu amplificador é um PM5000 Polivox antiquíssimo, com sensibilidade de entrada em -10dBV por causa de ser doméstico. Então na mesa de som, você precisa encontrar um valor nos leds que corresponda a esse valor.

Nessa calculadora aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm">http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm</a><!-- m -->

Coloque em LV (no meio) o valor de -10 (dBV) e clique em Calculate. Você terá a voltagem (Vrms) = 0,316V.

Agora, em LV (inicial), coloque o valor de -10 (dBu). Clicando em Calculate, temos voltagem = 0,245V.

Teste agora LV igual a -6 (dBu), temos o valor igual a 0,388V

Note que são valores diferentes, dBv e dBu. Tive que trazer tudo para uma única unidade, que é Volt.

Veja só: por causa do seu amp, você faz o seguinte:

- a luz de -10dB(u) dos Led´s do Master podem acender. Não vai clipar o amp.
- a luz de -6dB(u) dos Led´s do Master devem acender nos picos mais fortes da música. Indicará que o amp estará na iminência de clipar. E pronto, o sinal não pode passar disso.

Pronto, montada a estrutura de ganhos entre equipamentos incompatíveis. Estabelecemos limites para que ambos os aparelhos trabalhem bem.

Entendeu?

Um abraço,

Fernando
 
Eu queria entender melhor na prática, lá na minha igreja, tenho um Z700 e uma MG 166.

que equipamento vocês usam para gerar o sinal na entrada?

Pra ajustar lá na igreja, liguei o Mic no canal 1 coloquei o fader do canal 1 no meio, mandei meu cunhado gritar muito no MIC :mrgreen: e regulei no Master até ficar em O db, nunca mais deu microfonia.

Mas acho que não tá certo o que eu fiz né!?!? :oops:
 
Acho que entendi...
Basta me basear pelos VU´s de cada aparelho, sempre cuidando p nao clipar...
Mesmo com niveis nominais diferentes, basta regular para que nao acenda a luz do clip. Em cada um dos equipamentos...
ah e tbm ajuda conhecer sobre decibéis e suas respectivas conversoes em outras unidades...
Acho q eh isso
Obrigado
 
muito bom o texto.

estou me especializando para a area e ainda vou passar muito por aqui.

aproveito e pergunto que cursos são indicados no Rio para um operador de audio de tv e cine se aprofundar na area.
 
Rafael Gustavo disse:
Eu queria entender melhor na prática, lá na minha igreja, tenho um Z700 e uma MG 166.

que equipamento vocês usam para gerar o sinal na entrada?

Pra ajustar lá na igreja, liguei o Mic no canal 1 coloquei o fader do canal 1 no meio, mandei meu cunhado gritar muito no MIC :mrgreen: e regulei no Master até ficar em O db, nunca mais deu microfonia.

Mas acho que não tá certo o que eu fiz né!?!? :oops:

E o ganho dos canais? os meus estão em 12:00, mas um amigo me disse que o correto é ficar em 08:40.

e ai? o q vcs me dizem?

Abraço.
 
Rafael Gustavo disse:
E o ganho dos canais? os meus estão em 12:00, mas um amigo me disse que o correto é ficar em 08:40.
e ai? o q vcs me dizem?
Abraço.

08:40? huauhauhauha primeira vez que ouço/vejo essa! rs

Mas enfim... não existe um "ganho universal" que sirva para todos... leia os artigos dessa série e entenderá!
 
Deiny disse:
Rafael Gustavo disse:
E o ganho dos canais? os meus estão em 12:00, mas um amigo me disse que o correto é ficar em 08:40.
e ai? o q vcs me dizem?
Abraço.

08:40? huauhauhauha primeira vez que ouço/vejo essa! rs

Mas enfim... não existe um "ganho universal" que sirva para todos... leia os artigos dessa série e entenderá!

Bem ele disse no sentido de colocar o ganho um pouquinho só aberto e regular pelo fader do canal e pelo master, segundo ele quanto menos abrir o ganho menos chance de microfonia.

08:00 ou 08:40 foi mais ou menos para explicar a posição onde fica o ganho dele.
 
Back
Topo