Estúdio de ensaio

Carlos,

qual o tempo realmente não tenho como comprovar, mas em uma das reportagens, o repórter fez uma pergunta a um dos que estavam dando informação e foi dado a resposta que tinha prazos na espuma para validade de não propagação do fogo.
 
Sobre a validade do anti-chama. Manual Pratico de Acústica, Sollon do Vale.

Vou pegar a página direitinho e passo pra vocês...
 
Marcos Lyra disse:
Mas o fato de abrir "buracos" no gesso não atrapalhou o isolamento??? Ou existe outra camada de gesso depois dessa que foi aberta para deixar a lã a vista???
Tem não, a ordem é (gesso > lã > ar > parede dobrada).
Nos testes que fizemos não atrapalhou não, ainda vaza, porém é bemmm pouco e como a sala está no alto a uns 7m do chão não chega com força nos vizinhos.
Se chega algo é bem baixo e dentro do permitido pelas leis brasileiras né :)

Marcos Lyra disse:
Onde conseguiu as informações sobre deixar um espaço de ar entre as camadas de parede, lã e gesso??? Essa é uma das melhores técnicas de isolamento, e o melhor de tudo que o ar é grátis...
Sempre li muito sobre na audiolist, pois queria fazer um home studio para mim.
Nunca fiz mas apliquei os pequenos conhecimentos básicos nesse estúdio de ensaio e futuramente quem sabe de gravação.

Marcos Lyra disse:
Outra informação respeito do sonex, se for procurar os coeficientes de absorção dele e da espuma ortopédica na mesma espessura vão ver que é a mesma coisa. Se aplicar o composto anti-chama nelas vai ter um sonex feito em casa.
Já sabia dessa informação, pois as espumas tem densidades idênticas quase.
Porém o apelo visual do sonex é melhor né hahah, mas o curso da ortopédica seria muito menor.
onde consigo este composto? Não achei!
 
Cara, fiz um revestimento (olha eu atacando de tapeceiro) com aquele material do banco do carro uma espécie de pano mas um pouco vazado e com uma espuma bem fininha por trás e ficou show de bola esteticamente e pelo que percebi não atrapalhou a absorção. O pessoal olha e pergunta: "Mas pra que servem mesmo aquelas camas box penduradas nas paredes???"

No fórum do áudiolist tinha, mas agora não da para acessar mais... ...sei que tem também no manual pratico de acustica do Sollon do Vale... ...estou devendo essa informação a vocês, podem cobrar...

A propósito, não sei se deram uma olhada no tópico que criei de Quanto cobrar por serviços de tratamento, qualquer dica serve, quem já fez o serviço pode informar quanto pagou, se alguém tem um amigo, parente, cunhado (cunhado não é parente...) que trabalha com isso pede uma dica do cálculo dos valores... ...por favor, quem puder quebrar essa castanha pra mim ficarei muito agradecido...
 
Marcos Lyra disse:
Se aplicar o composto anti-chama nelas vai ter um sonex feito em casa.
E você terá também um produto não homologado. Sabe se lá o que foi usado na espuma.

E caso aconteça alguma coisa terá também MUITA dor de cabeça, no mínimo.

Respeito o espírito DIY, mas quando se trata de segurança não dá pra ser aventureiro.
 
A informação sobre o prazo de validade do SONEX não está no livro, estava no fórum da AudioList. Bem como a fórmula de como fabricar o anti-chama.

O Sonex e a espuma ortopédica são a mesma coisa, o mesmo polímero do sonex é o da espuma ortopédica, só que como já citei, a espuma ortopédica não possui tratamento anti-chama, além de ser feia e não ter um nome tão chamativo.

Com relação a homologação:

Está falando do coeficiente de inflamabilidade ou do coeficiente de absorção? Se for do coeficiente de inflamabilidade ele se perde dentro de um prazo, o que vendedor nenhum te avisa... ...se for do de absorção é provado que é o mesmo...

Não existe lei que proíba de se ter um colchão dentro do quarto, ou um sofá na sala. Todos esses com espuma comum dentro deles, quantos estúdios conhecemos que possuem um sofá dentro??? Não são poucos... ...e essa espuma é altamente inflamável...

Para não encompridar muito a história, Eliabe, se quer absorver um pouco de agudos no seu estúdio de ensaio e não correr o risco de morrer queimado, use aqueles forros acústicos de painéis de lã de vidro de espessura fina (25 ou 30mm, ou até mais fino se encontrar, tipo esse <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isar.com.br/produtos/forros/fibra-mineral-armstrong/-fine-fissured/">http://www.isar.com.br/produtos/forros/ ... -fissured/</a><!-- m -->).
São bonitos e fáceis de montar, como você não precisa forrar todo o estúdio com eles, um pacote que vem com umas 4 placas vão lhe servir muito bem e você não vai gastar R$ 200,00 nessa brincadeira.
Você pode fazer umas molduras com cantoneiras de alumínio (não é inflamável) e deve instalar duas suspensas acima dos pratos da batera a uma distância de 250mm (se possível) do teto, e as outras (se achar que ainda seja necessário) acima de onde os vocais vão ficar.
Pronto você terá feito nuvens absorvedoras que vão tirar um bocado desse "brilho" que tem na sala, se achar que tirou muito, é só deixar uma só.

Resolve seu problema e não vai pegar fogo. Poste fotos da construção se resolver seguir a dica.

Com relação a porta anti-chama, o que você pode fazer é:

Existe uma fechadura que é própria para esse caso que é igual essa ( <!-- m --><a class="postlink" href="https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcStkBrDtVK_JFbVDNvV888bCvirMDii3cYVWIAFThijpBY6tvon">https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... ijpBY6tvon</a><!-- m --> ).

Esse tipo de maçaneta não é de torção basta pressioná-la que ela abre a porta, se não me falha a memória é usada também em câmaras de refrigeração.

Você precisa de madeira tratada com composto anti-chama, aproveita e pergunta na madeireira onde eles compram o composto pra deixar a madeira anti-chama (eheehe)...

Ou então use aquelas placas de cimento (painel Wall) muito comum em lojas de construção. Não vai pegar fogo.

Fará um sanduíche de materiais assim:
Madeira(placa de cimento painel Wall) | quadro de madeira , recheie esse quadro com placas de lã de vidro ou de rocha | madeira/painel Wall.

Não economizar nos parafusos e cola (silicone de preferência, mas cuidado na hora de aplicar pois ele não sai mais depois de aplicado e seco) em todas as junções.

Deve se fazer degraus nas partes, fazendo o quadro menor uns 30mm que a primeira chapa (madeira/Wall) e a ultima chapa (tampa) menor uns 25mm que o quadro nesses degraus deve ser colocada uma tira de borracha magnética (porta de geladeira). O batente deve ser feito com esse mesmo encaixe em todas partes inclusive em baixo. Deve se fazer a parte interna do batente cerca de 5mm maior e colar tiras de metal em todo a sua extensão, nos dois degraus, para que haja aderência da borracha magnética que foi colada na porta

Dessa maneira você terá uma densa porta isolante acústica e que não pega fogo, mas capriche nas dobradiças, devem ser do tipo de porta pra frigorífico para aguentar todo o peso. E a porta deve abrir pra fora da sala

Qualquer dúvida é só perguntar...


Abraços

Marcos Lyra
 
Ok faça seus próprios materiais acústicos. E esteja preparado para responder caso algum problema aconteça.

Fui.
 
Bom Carlos,[

Realmente devemos pesquisar qual o produto que nos causará menor risco. Mas, contudo, todavia, quanto ao risco de material, não tem outro mais perigoso que o teto de PVC, inflamável e no entanto 10 entre 10 igrejas utilizam desse famigerado produto.]
É até uma dúvida minha, por que um produto que é péssimo para acústica (verdadeiro espelho), não é um isolante, ao contrário, em ambientes que o clima é quente, ele ajuda a subir um pouco mais a temperatura e não creio que seja o mais barato, mas no entanto é o líder.
Outra informação que também não é seguida por ninguém, os cabos e fios devem no máximo ser utilizados por um prazo não superior a dez anos, ai eu pergunto quem já viu em noventa por cento dos ambientes trocarem os fios e cabos?
Somos até por falta de informação, negligentes com a nossa segurança.
 
Heriberto, trabalho como eletricista há uns 10 anos. Fiz curso de qualificação na UFMG e cursos técnicos no SENAI e nunca tive a informação que cabos e fios (se você estiver se referindo aos circuitos elétricos) devem ser substituídos a cada dez anos. Se você tiver a informação oficial nos repasse, para que eu informe meus clientes. E se for realmente substituir, vou ter muito trabalho por pelo ao menos uns 2 anos :D :D :D :D .
 
Não sou técnico eletricista formado oficialmente, mas já percebi que fios flexiveis tem uma tendência de criar uma coisa que chamamos por aqui de zinabre" nos fechamentos. Observei que alguns ficam assim por uma longa extensão e as vezes no fio todo.
 
Fala-se tanto em segurança, mas será que os que levantam tais questões seguem realmente as normais??

Respondam: Quantas igrejas vocês conhecem com um numero superior a 200 pessoas que possui ao menos um extintor??

Temos que parar com essa hipocrisia, estamos aqui falando de um quarto pequeno, não que não seja necessário tomar todas as medidas necessárias a segurança. A porta que nosso amigo Carlos Lyra citou, não vejo ela sendo mais perigosa que uma porta comum...

Quem de nós, não tem um grande e belo sofá na sala de casa, cortina, mesa, tapetes e muito mais, e a porta da mesma abrindo para dentro com uma tranca conhecida como pega ladrão.
 
Boa tarde Oseias

Não fiz curso nenhum, por sinal sou mais um que nada sabe. Porém, contudo, todavia, rs.rs.rs. já trabalhei como vendedor de material elétrico, ah e tinha me esquecido também trabalhei com o nome pomposo de INSPETOR COMERCIAL TECNICO TIPO A EM ILUMINAÇÃO, na Philips, e era uma das informações que nos passavam. A Philips foi a primeira, depois trabalhei como vendedor e nessa época tanto a Pirelli, quanto a Alcoa, ambas gigantes em fabricação passavam essas informações.
Talvez seja por em um espaço de 10 anos com certeza a fiação e o cabeamento tenha sido exposto a aumento de temperaturas, o desgaste pelo uso e outras coisas mais.
Agora que as pessoas queiram fazer a manutenção, isso infelizmente eu te digo, pode esquecer, pois se nem comprar produtos que seguem as normas internacionais eles não compram por achar caro. E só prova disso pois o ultimo trabalho que tive foi de auditoria em uma empresa de materiais de construções, e eles compraram a produção de um determinado fabricante e vendia como água pela cagepa..em Denilson,,rs.rs.rs., e o que foi descobrimos, simples os fios e cabos não passavam pela bitolagem e o isolamento era tão fraco que vazava pela capa. Fora o que nosso amigo Denilson levantou, o zinabre que se faz com o passar dos anos.
 
Não estou fazendo apologia a que não devemos seguir as normas de segurança, de forma alguma isso.
Mas também temos que usar a ponderação, pois se todas as normas fossem seguidas, duvido muito que tivessemos igrejas abertas, todos estariam lacradas.
O que Emerson Silva fala é muito real, nós não vemos um extintor que seja em um templo, e até hoje não sei o motivo disso, pois qualquer pipoqueira é obrigado para abrir ter um, mesmo que não façam a manutenção.
Há antes que me perguntem qual a minha formação intelectual ou profissional, já aviso que sou um metido, talvez devido até as diversas profissões que trabalhei, enumerarei algumas que eu me lembro: balconista de livraria, inspetor comercia C, B, A de audio e video e depois iluminação como já disse na Philips, vendedor de projetos e serviços de manutenção em extintores de incêndio, operador de inseminação artificial em gado leiteiro, vendedor em material de construção, montador e operador em micro computadores, e auditor em empresa de material de construção e por ultimo pau para toda obra em deposito de loja de material de construções..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não tem nada especial, e por ultimo essa é a que mais preso, operador de audio de uma mxd ciclotron na igreja em que congrego...e melhor ainda já demos um passo a frente hoje é uma MG24, pronto acredito que agora satisfiz a curiosadade..certo?
 
Antes de mais nada, Eliabe, minhas mensagens não são para desmerecer seu estúdio.

---

Se exigir o cumprimento de normas significa ser chato, podem me chamar de chato. Agora, não dá pra chamar ninguém de hipócrita sem conhecer a pessoa. Isso é ad hominem e não ajuda em nada em uma discussão.

Querem fazer material acústico? Façam, divirtam-se. Nesse tópico estamos falando de um estúdio pequeno, ok. Mas aí alguém lê uma mensagem dizendo que é só aplicar um produto cuja fórmula está disponível na internet e pronto, ele vira anti-chamas. E vai lá aplicar isso em um local fechado com 1000, 1500 pessoas, afinal fica muito mais barato.

Não estou dizendo que não vai funcionar. Mas caso aconteça algum problema, adivinha quem é que vai responder civil e criminalmente? E se a pessoa não tem o preparo técnico, e nem usou produtos testados e aprovados pelos órgãos competentes, como é que ela vai se defender? - Ah, eu vi na internet que não ia dar problema?

Para mim é impossível ver esse tipo de mensagem e não lembrar da boate Kiss. E das palavras do jornalista Ricardo Boechat: "ainda não aprendemos a lição".

Só queria alertar para essa responsabilidade, mas estou vendo que não fui feliz nas minhas colocações. Apenas vou deixar essa mensagem enquanto me retiro da discussão:

O Som ao Vivo e sua equipe não se responsabilizam por quaisquer problemas que possam ser ocasionados por soluções propostas voluntariamente por membros do site.
 
É isso aí!

Internet é coisa séria, e ninguém é anônimo. Temos responsabilidade sobre o que dizemos e quem influenciamos.
 
Para complementar:

Todo conteúdo do fórum fica para consulta de todos na Internet, dessa forma temos que tomar cuidado com o conteúdo de nossas postagens. Somos responsáveis pelo que compartilhamos.
 
Fala sério

Desculpem o tom jocoso, mas é verdade, um pais onde um governo vai importar 4000 médicos a 10000,00 o que dá em 3 anos 1 bi e trezentos milhoes, ou seja vai financiar um governo estrangeiro. Onde um clube é responsável pela morte de mais uma centena de mortes e depois se descobre que existia conluio de um deputado, um prefeito e membros da corporação dos bombeiros e vão ficar arrastando por anos e anos o julgamento e os culpados finais vão ser os pais que deixaram seus filhos ir a uma festa em um ambiente que deveria ter segurança. E não me digam que isso não é verdade, pois o comandante do corpo de bombeiros responsável pela liberação ou não do lugar, no dia seguinte ao ocorrido deu uma entrevista já culpando os pais, informando que os mesmos não iam aos locais para saber se tinha condições de receber os filhos deles.
Aonde essa mesma empresa tinha os produtos de segurança, como devia ser, mas apenas um detalhe pequeno, o material teria que ter sido trocado pois já estavam vencidas.
Não estou falando que não deve ter segurança, deve sim, eu mesmo sou tão chato nisso que até hoje ainda não colocamos as nossas caixas em fly pq exigi que o pastor conseguisse um laudo se as tesouras tinha condições ou não de suportar as caixas. E já avisei que as caixas embora sejam a facão, só poderão ser ficar em fly caso comprem umas barras para que eu possa colocar por dentro da caixa para puder parafusar e suportar os pesos delas.
E devemos incentivar sim alguns irmãos para fazerem projetos e inclusive aqui já foi palco desses debates, mas não de qualquer forma, devemos nos preocupar com a segurança; e um dos grandes sucessos de áudio se deve a audiolist, onde tem e tinha diversos tópicos sobre o assunto e aqui mesmo foi feito para igreja que são fechadas projetos onde se usam produtos que são altamente inflamáveis, mas que foram tratadas, não é assim o projeto da igreja do David Fernandes, onde utiliza cilindros de papelão, espumas e tecidos? outra igreja aqui que não me lembro de quem foi que fez diversos painéis e ficou muito bonito e espalhou pela igreja toda e inclusive a igreja é toda fechada.
AGORA AVISO, MUITO CUIDADO POIS SE CONTINUARMOS COM ESSES COMPORTAMENTOS TERMINAREMOS FECHANDO A S.A.V DEVIDO A EXCESSO DE CONTROLES, ao contrário devemos é incentivar pessoas virem aqui dar as suas idéias, pois o que nos temos é um excesso de igrejas pequenas que não tem condições de ter mais de R$ 3.000,00 para pagar a um consultor. as vezes esse valor eles tem para comprar todo o material. Vamos sim incentivar dar consultoria como fazia a audiolist, pois temos pessoas com capacidade para isso o próprio David, e mais alguns.
 
Excesso de controle Heriberto?

Então alguém pega, faz a gambiarra e acontece um incêndio.
É aberto um processo e o mesmo diz que viu todo o esquema aqui.

Quem responde judicialmente por isso?

Se for assim, vou postar esquemas de amplificador de potência que não precisam de transformador, trabalhando direto em 127 volts.
Aproveite e faça um.
Se errar na confecção da placa vai ver a emoção que será.


Heriberto, não gostei do seu tom, nós temos que ter responsabilidade. Ninguém está falando compre A, compre B, ou não funciona. O que você se recusou a entender é que somos responsáveis (os moderadores) além do que falamos, pelo que PERMITIMOS ser publicado no fórum.

Ou você quer ser responsabilizado se acontecer algo?
 
Isinho desculpe se voce não gostou do meu tom,


Realmente se voces foram postos como moderadores pelo Fernando é pq ele viu potencial em voces sim, e creio que não só tem potencial quanto auto critica para verem quando deve ou não indicar o que seja, eu mesmo fui um que devido a sua palavra tentei fazer com que o pastor comprasse as RCF 310 para igreja, o que não terminou acontecendo devido ter surgido uma urgência.
Se realmente tem perigo em fazer o que é posto aqui, é obrigação não só de vocês, mas de qualquer um que por aqui frequentam alertar, mas somos um forum para procurarmos soluções, tanto já existentes no mercado, quanto também os do-it-yourself.
Eu fico sempre comentando sobre a audiolist não só por ter acompanhado, mas também por que eles deram, incentivaram, explicaram e mostraram muitas dicas e nunca soube que responderam a algum processo ou que as dicas eram tão erradas a ponto de porem em riscos a vida de outréns.
Está havendo uma mudança de conceito e inclusive aqui, por exemplo que a melhor caixa é a que é comprada pronta. Realmente é mesmo, mas também para isso existe para os que não podem Diy, que até pouco tempo a maioria dos fabricantes dispunham projetos para os seus falantes, até estudo de dois engenheiros muito conhecidos tais como o prof Homero e Vitorio, e no entanto aqui chamamos de feito a facão, quando até planta baixas para fabricação existe.
É até hilário, mas acredito que estamos precisando voltar ao primeiro amor, tal qual falamos em nossas igrejas, quando devíamos voltar as nossas raízes. E sabermos que tudo as formas de pensamento pode e devem coexistir.
Como diria os cablocos os quais trabalharam comigo, não se arrelie, voce ainda é muito novo e com o conhecimento que tem poderá e deverá chegar muito longe,
 
De forma alguma levei a mal nada que aqui foi dito CADU fique tranquilo!
Meu estúdio é realmente pequeno se comparado aos que existem pelo pais, mas pelo menos em minha região, depois de passar por vários, nunca vi nenhum com a estrutura que estamos montando.
Muito menos vi algum que fosse tão seguro como o nosso é até agora.

Não pretendo fazer este composto para aplicar em espumas, pretendo fazer para aplicar nos tapetes que vamos usar no chão, no tecido de alguns absorvedores móveis que faremos, e nas madeiras desses absorvedores.

Quanto à segurança, alguém questionou aqui quantas igrejas tem isso.
Pois bem, ao menos a minha tem... Tem mapa de risco, rotas de fuga sinalizadas, 3 saídas de emergência, mais de 2 corredores com mais de 1,40 (o que os bombeiros solicitaram), mais de 40 extintores espalhados em pontos estratégicos, instalações hidráulicas em todos os andares com aquelas casinhas com mangueiras, etc...
Agora estamos montando uma brigada de incêndio.
Gastamos MUITA grana nisso, mas faremos para segurança do povo e para resguardar nossos lideres em caso de alguma acontecimento!

Seguindo isto, manteremos nosso estúdio dentro dos padrões, já estou orçando uma porta acústica com maçanetas anti-pânico e que sirva também como corta chamas.
E os absorvedores farei com a própria lã de rocha, temos 4 pacotes sobrando.
E os extintores dele já estão comprados, falta pendurar.
 
Back
Topo