Expandir auxiliares mesa yamaha 01v96

Podemos dizer então que o bus out tem praticamente a mesma função dos auxiliares? Que show de bola, então operar a 01V não deve ser tão difícil como alguns falam.

O que eu acho que é complicado é ajustar os equalizadores e compressores de forma profissional mesmo..
 
São as mesmas funções dos auxiliares e subgrupos em uma mesa analógica.

Ajustar os compressores e equalizador não é difícil. Para ajustar o compressor, ache a página dele e todos os controles estão lá, como em qualquer compressor analógico. Para o EQ, já tem botões específicos para isso, é só girar.
 
Nunca usei subgrupos, apenas os auxiliares. Sou novo em sonorização.

Pelo o que entendi não dá pra aumentar o volume do fader que está indo para o subgrupo 1, por exemplo, sem aumentar também no main, estou certo?
 
Exatamente. Subgrupos são usados para auxiliar na mixagem do master. Vários canais são enviados para um único subgrupo (os canais da bateria, por exemplo), e do subgrupo vão para o Master. Assim, pode-se aumentar ou abaixar todos eles de uma vez só.
 
O que eu quero dizer é: daria para aumentar o volume em uma saída de subgrupo sem aumentar no master ou auxiliares de retorno de palco pre fader?

Vou encher este tópico de perguntas,rsrsrsrsrs. Comprei uma 01V e vai chegar no dia 25 pra utilizar no dia 27. Vou trabalhar direto e preciso aproveitar o tempo pra ler e ver o vídeo do tiago. Pena que não dár pra ver bem a tela.

Gostaria de acompanhar alguém usando a mesa em uma passagem de som,rsrsrsrs. Seria muito mais fácil.
 
Ok, essa eu entendi.

Eu vi no vídeo e no manual que há gates e compressores para cada canal independentes. Quantos aos efeitos também?
 
TODOS os canais de entrada (inclusive os estéreo) e de saída (Master, AUX, BUS) possuem equalizadores, se quiser pode desligá-los. São equalizadores de 4 bandas paramétricos, sendo que os dois extremos (graves e agudos) podem também virar filtros e shelving ou cortes (passa-alta e passa-baixa, respectivamente).

Da mesma forma, os todos os canais de entrada (menos os estéreo) e saída têm compressores. Os canais de entrada estéreo e as saídas não possuem gate.

Essas informações são bem fáceis de serem achadas no manual, que é bem organizado. Via de regra, é bem mais rápido achar no manual do que perguntar no fórum e esperar alguém responder. Procure, ao menos nesse início, sempre ter o manual do lado quando for usar a mesa.
 
TODOS os canais de entrada (inclusive os estéreo) e de saída (Master, AUX, BUS) possuem equalizadores, se quiser pode desligá-los. São equalizadores de 4 bandas paramétricos, sendo que os dois extremos (graves e agudos) podem também virar filtros e shelving ou cortes (passa-alta e passa-baixa, respectivamente).

Da mesma forma, os todos os canais de entrada (menos os estéreo) e saída têm compressores. Os canais de entrada estéreo e as saídas não possuem gate.


ola..

Duvida! duvida! Duvida!

Então não precisa dos auxiliares pra usar eles neh (equalizador, compressor, gate), más e quanto aos efeitos??
tem necessidade de usar o auxiliar, porque assim, eu precisarei usar todos os 8 auxiliares para retorno, e os efeitos
como usarei??

num sei se me expressei certo... :oops:
 
TODOS os canais de entrada (inclusive os estéreo) e de saída (Master, AUX, BUS) possuem equalizadores, se quiser pode desligá-los. São equalizadores de 4 bandas paramétricos, sendo que os dois extremos (graves e agudos) podem também virar filtros e shelving ou cortes (passa-alta e passa-baixa, respectivamente).

Da mesma forma, os todos os canais de entrada (menos os estéreo) e saída têm compressores. Os canais de entrada estéreo e as saídas não possuem gate.


ola..

Duvida! duvida! Duvida!

Então não precisa dos auxiliares pra usar eles neh (equalizador, compressor, gate), más e quanto aos efeitos??
tem necessidade de usar o auxiliar, porque assim, eu precisarei usar todos os 8 auxiliares para retorno, e os efeitos
como usarei??

num sei se me expressei certo... :oops:
 
Não precisa usar auxiliar para poder usar compressor, gate ou equalizador.

Quanto aos efeitos, se não puder usar um auxiliar, eles podem ser usados insertados em qualquer canal de entrada ou BUS (subgrupo). É menos controle, mas é perfeitamente possível.
 
Ressuscitando o tópico,

A mesa 01v96vcm vem com 16 canais e 4 auxiliares. Colocando um ADA8000, vou conseguir fazer 24 canais e 8 auxiliares.
Mas a ligação dos 8 auxiliares, ficariam 4 na mesa e 4 no ADA8000 ou os 8 no ADA8000 ?
 
Torno a dizer: as coisas em uma mesa digital são um pouco diferentes do que em uma analógica.

A 01V96VCM vem com 32 canais mono, 4 canais estéreo e 8 auxiliares, não importam as expansões. Só que ela não tem entradas e saídas físicas para tudo isso. Qual a diferença prática? Muita. Por exemplo, alguém pode usar o truque de dobrar os canais para usar PA e monitor. Também pode usar os 4 auxiliares que sobram para efeitos (creio inclusive que essa seria a intenção da Yamaha ao criar a mesa assim). Por último, se as pessoas entendessem a diferença, não veríamos tantas pessoas achando que é possível expandir e fazer mais de 8 auxiliares na 01V96.

Quanto à pergunta, já foi respondida pelo tocaio, mas ainda no mesmo assunto, tu podes escolher como sai. As saídas não são fixas, inclusive nem precisam ser usadas para auxiliares e nem precisam estar na ordem. Por exemplo, na saída 1 do ADA pode ser usado qualquer auxiliar, bus, direct out, saída de insert, L, R, etc.
 
Ressucitando...rsss

Não estou encontrando como direcionar os auxiliares nas saídas dos ADAS utilizando placa de expansão, não encontro os patch dos SLOTs e sim somente da conexão out do ADA que é usada sem a placa, eu até acho que em algum momento consegui configurar, mas não lembro se foi sem a placa ou com a placa. Até o momento só sem a placa mesmo.
Alguém para me dar uma luz?

Tem opção para configurar as 16 saídas de dois ADAs ? Pois como só encontro a opção ADA, penso que só é possível 8 saídas.

Tive que apelar para os 4 omni com adaptador xlr/p10, mas precisava de mais...melou... fiquei puto...rssss, em cima da hora realmente não encontrei a tela de configuração.

Abraço
 
Mais uma...

Para duplicar os canais numa 01V96 para utilizar as 16 entradas para o PA e mais 16, do canal 17 a 32 para monitor dos mesmo canais de 1 a 16, não é preciso de ADAs e da placa de expansão, correto? Já que não preciso de mais que 16 entradas físicas, basta que apenas direcione os patch corretamente.

O mesmo para uma LS9-32, se quiser dividir em 32 para o PA e mais 32 para monitor, estou certo? Desde que não precise mais que 32 canais, não preciso nem de ADA, nem de placa, correto?

Valeu!
Abraço
 
Back
Topo