Falante cheirando queimado

Amigos...boa tarde a todos! Mas uma vez preciso da ajuda de vocês.

Estava tocando em um evento quando minha potencia em um dos canais começou a ascender "overload". Fui verificar e o falante do lado desse canal estava cheirando queimado...Pergunto: O que pode ter acontecido?

Abraços!
 
provavelmente o clipping do amplificador danificou o auto-falante.

Está mais provável que o o alto-falante queimou pelo excesso de distorção, falta ou exagero de potência ou outro problema, e o amplificador entrou em proteção (curto na bobina do AF), no caso o led overload.
 
Estrutura de ganho mal feita, falta de limiter em programa com muita variação na dinâmica, sobretensão, ruídos e estalos provenientes de cabeamento com defeito, etc.
 
Amigo,tudo que falaram acima e valido.mas vou abrir outra questão possível,dependendo do amplificador,dc na saída.Pode ter acontecido da saíde ter entrado em curto.Faça ,se possível,o seguinte teste.Ligue o amplificador ne rede sem carga e maça a saida sem carga(cx de som)com o multímetro na escala vcc.Espero ter ajudado.

William de Araújo
 
Willian...Desculpe minha ignorancia no assunto...é que vc usou uma linguagem um pouco técnica e não compreendi muito...É que na verdade, não manjo muuuuito de som...Comprei o meu recentemente e estou aprendendo muito com todos aqui!

Se o amigo puder me explicar numa linguagem mais informal eu ficaria mais seguro...mais uma vez obrigado e desculpem a ignorancia.

Abraços a todos!

DJ Rodrigo Cabrera
 
Descupe me amigo.Mas vamos lá.Multimetro é um equipamento destinado a efetuar medidas eletricas e eletronicas.Quanto maior for a gama de grandezas que ele mede mais caro é.Para quem quer trabalhar com sosnorização,é aconselhavel a aquisição de um que efetue alguns teipos de medidas.Aconselho um de qualidade mediana.Este aparelho pode medir tensão continua a alternada(voltagem como e dito por ai).O equipamento dispõe de duas pontas de prova,uma vermelha e outra preta e pode ser digital ou analógico.Para o dia a dia na ralação prefiro o digital.Aconselho que adqquira um e se familiarize com o mesmo.Ele lhe será muito util.Bom,de posse do multimetro,ligue o amplificador sem nenhuma caixa de som conectada.Pegue o multimetro e com o mesmo na escala de vcc faca a medicao nos bornes de saida do amplificador.Estando tudo em ordem o multimetro vai acusar 0 volt.caso positivo,comece a verificar cabos e conexões.Bom,isso tudo,partindo do principio de que a estrutura de ganho do seu sistema estava ok na ocasião da queima do falante.Espero ter ajudado.

William de Araujo.
 
hum...entendi!

Eu uso uma DBL 6000 pra 2 oversound 18/600 (um de cada lado).

Será que isso é que prejudicou meu falante?

Ah! Não uso crossover, corto frequencias no equalizador!

Abraços!
 
DJ Rodrigo Cabrera disse:
hum...entendi!

Eu uso uma DBL 6000 pra 2 oversound 18/600 (um de cada lado).

Será que isso é que prejudicou meu falante?

Ah! Não uso crossover, corto frequencias no equalizador!

Abraços!
Olha,equalizador não corta nada não,apenas reforça ou atenua determinadas frequencias.Estes falantes que você relatou,se não me engano,são utilizados para caixas de subgrave.Não são projetados para serem fullrange.Se você tenta cortar com o equalizador,você só está atenuando determinadas frequencias mas elas ainda estão chegando no falante.Assim,o resultado não poderia ser outro.Mais cedo ou mais tarde isso aconteceria.Outra coisa,essa potência fornece 900 Watts sendo 450 por canal.Isso é insuficiente para alimentar adequadamente esses falantes,ainda mais se a caixa for sub.Te aconselho a averiguar o outro falante,provavelmente o mesmo deve estar pedindo arrego(rsrsrsrs).Reforme os dois falantes usando o reparo original,instale-os em caixas com as medidas indicadas pelo fabricante,adquira URGENTEMENTE um crossover de boa qualidade,um amplificador digno de empurrar essas caixas de sub,faça o corte das frequencias adequadamente e deixe o equalizador fazer a função para a qual foi projetado ou seja equalizar.


________________________________________________
William de Araújo.
 
DJ Rodrigo Cabrera disse:
hum...entendi!

Eu uso uma DBL 6000 pra 2 oversound 18/600 (um de cada lado).

Será que isso é que prejudicou meu falante?

Ah! Não uso crossover, corto frequencias no equalizador!

Abraços!

Eu uso 4 oversound 18/600 em uma SA-5 (que tambem tem potencia de 1500 watts) e até agora não deu um só problema. Quarta-feira passada eu loquei pra um casamento na zona rural da minha cidade. Começou tocar as 18:30 e só parou as 5:00 do dia seguinte! :mrgreen: :mrgreen: Mas uso com crossover e com corte de 40 a 160 hz e com caixas apropriadas pra sub (T-18).

OBS: Não deixo clipar... é um dos segredos de estarem bem.
 
Se sua caixa for de 4ohms o amplificador envia a ela uma potência de 750w. Se sua caixa for de 8ohms seu ampl envia 450w.
 
Amigo,é o seguinte,quando temos um só falante ,o mesmo tem uma impedância teorica de 8 ohms.É essa a impedancia que o amplificador vê.Se conectarmos em PARALELO outro falante,a associação terá uma impedancia de 4 ohms.Assim,os amplificadores são projetados para fornecer uma determinada potencia,se conectamos na sua saída uma carga com impedancia menor,a potencia sobe porque a corrente de saida sobe.A tensão nessa mesma saida é fixa.Genericamente falando,potencia é igual a tensão dividido por corrente.Logo,se a tensão é fixa,aumentando-se a corrente a potencia aumentará proporcionalmente.
Espero ter ajudado.
William de Araujo
 
nilrosewilliam disse:
Amigo,é o seguinte,quando temos um só falante ,o mesmo tem uma impedância teorica de 8 ohms.
A graaande maioria dos falantes são de 8ohms, mas alguns são de 4(até de 2 existe...) tem que ver qual é o seu...
 
Nunca vi alguem utilizar,em som profissional,falante de 4 ohms em caixa passiva.O ideal é a utilização de falantes de 8 ohms tendo em vista as associações em paralelo.Geralmente os falantes de 4 e de 2 ohms são utilizados em som automotivo.Mas cada caso é um caso.
 
Se não me engano a yorkville já fez caixas com 2 ohms...
Sobre 4ohms em caixa passiva existe sim. Só que existem poucos falantes em 4 ohms.
 
Back
Topo