Falante da Antera CP15.1A queimou, qual a melhor opção?

marcelok5

New Member
Ola,

Infelizmente o falante de uma das minhas 2 Anteras CP15.1A queimou. Como a garantia já acabou, decidi abri-la, testa-la com o falante da que está funcionando, e eliminei as suspeitas de ser o amplificador.
Tendo certeza que era o falante, um Oversound Steel Line 450w15, pesquisei na net, e estava quase fechando numa loja on-line que o vende por 136 reais. Mas ai pensei... Aproveitando que eu vou ter que comprar um novo, será que não existe alguma outra opção de falante que possa me trazer melhores resultados em termos de qualidade? Gostaria da opinião de vocês para saber se mantenho o modelo original, ou se coloco um outro melhor.
Deixo aqui as especificações do falante original.
E desde já, agradeço a ajuda.
 
Seja bem-vindo ao fórum.
Não é errado trocar o falante por outro, desde que siga as especificações, para não forçar o amplificador ou perder rendimento.
Porém, se vai trocar, eu recomendo que troque das duas caixas, para não ter respostas diferentes entre elas.
 
Sua caixa foi projetada para aquele alto falante, entra em contato com a antera e explique o caso. As vezes a economia agora pode te dar dor de cabeça futuramente.
 
oi pessoal,

Vejo um amplificador de 150w empurrando um falante de 450w

Acredito que o falante queimou pois não recebe a potencia ideal, provavelmente varios clips e frequencia quadrada durante o uso extremo.

A amplificação ideal seria igual ou o dobro da potencia do falante.

Na minha opinião, trocaria esses falantes por falantes com menos potencia, 150w no maximo.
 
gugasom disse:
Vejo um amplificador de 150w empurrando um falante de 450w

No site da Oversound a especificação do falante esta como 150w RMS.

Acredito que voce pode usar um outro falante de qualidade superior e com as mesmas especificações.

Eu particularmente gosto muito dos falantes da Selenium, procure algum com as especificações desse Oversound.
 
marcelok5, entrei no site da Selenium, e encontrei um falante que acredito atender a sua espectativa.

Peço ao pessoal do SAV com mais experiência que se posicionem caso eu esteja equivocado.

Abaixo as especificações dos dois falantes:

Oversound Steel Line 450w15

Impedância Nominal: 4 / 8 Ohms

Resposta de Frequência: 50~5.000 Hz

Frequência Mínima de Corte: 60 Hz

Sensibilidade 1W/1M: 95 dB

Potência RMS 1: 150 W

Potência de Programa: 300 W

Diâmetro da Bobina: 2 pol.

JBL/Selenium woofer CV4 15 CV4

Diâmetro nominal: 380 (15) mm (in)

Impedância nominal: 8 Ohms

Impedância nominal mínima @ 160 Hz: 5,8 Ohms

Potência
Programa musical: 300W
RMS (NBR 10.303): 150W

Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 300 e 3.000 Hz: 99 dB SPL

Compressão de potência @ 0 dB (pot. nom.): 4,1 dB

Compressão de potência @ -3 dB (pot. nom.)/2: 2,1 dB

Compressão de potência @ -10 dB (pot. nom.)/10: 0,56 dB

Resposta de frequência @ -10 dB: 70 a 4.000 Hz
 
Eu colocaria o mesmo modelo da caixa. Colocando outro modelo, corre-se o risco de ficar melhor ou pior por causa do volume e sintonia que foram calculados pra esse oversound.
 
Felipe Duarte disse:
marcelok5, entrei no site da Selenium, e encontrei um falante que acredito atender a sua espectativa.

Peço ao pessoal do SAV com mais experiência que se posicionem caso eu esteja equivocado.

Abaixo as especificações dos dois falantes:

Oversound Steel Line 450w15

Impedância Nominal: 4 / 8 Ohms

Sensibilidade 1W/1M: 95 dB

Potência RMS 1: 150 W

JBL/Selenium woofer CV4 15 CV4

Diâmetro nominal: 380 (15) mm (in)

Impedância nominal: 8 Ohms

Impedância nominal mínima @ 160 Hz: 5,8 Ohms

Potência
Programa musical: 300W
RMS (NBR 10.303): 150W

Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 300 e 3.000 Hz: 99 dB SPL

Por favor NÃO FAÇA ISSO!!!!
Trocar um falante de 95db de sensibilidade por um de 99db vai piorar ainda mais o timbre dessa caixa!!!!

Use o mesmo oversound e seja feliz.

Sem contar que você ainda nem checou a impedância dele...
 
Boa tarde a todos.
Agradeço muito pelas respostas. Andei vendo aqui, e vou manter ela original mesmo. Alias, decidi que vou vender o par após o ano novo, e vou partir para as RCF :D

Sobre as causas da queima, acredito que seja por algum surto na rede eletrica. Pois queimou não só o falante, mas tambem o drive da mesma caixa e a lampada de 2 projetores que estavam ligados no evento. Não tinha citado a queima do drive pois já tinha comprado o reparo para trocar, sairia muito mais barato do que trocar o drive, mesmo que fosse por um melhor.

No entanto, tive uma surpresa que me deixou muito triste com a Antera. Ao desmontar a corneta da caixa,vi que na montagem desta, a antera lota a rosca de cola de forma que fique impossivel desrosquear a corneta para ter acesso aos parafusos do drive. Mesmo assim, ainda tentei retirar os parafusos com uma mini-chave catraca com um bit phillips, e até tentei na propria chave philips. Nas duas não tive sucesso e vi que se continuasse, o parafuso espanaria.
Parti para o contato com as assistencias tecnicas pra ver se alguma me falaria como trocar o reparo, e das 3 que segundo o site existem na minha cidade, somente uma ainda existe. E ao entrar em contato, o tecnico disse que nesses casos é feita a troca da corneta mais drive mesmo. Inconformado com tal atitude, e já vendo que iria gastar 90 reais com a corneta+drive(alem dos 25 do reparo), numa ultima tentativa desesperada, peguei a dremel e tentei cortar a cabeça do parafuso.... Resultado? Um parafuso quente e a borda do plastido derretido :mrgreen: hahahahah. O jeito foi comprar tudo novo mesmo. Sendo que se a antera não colasse a corneta no driver, teria gasto somente 25 do reparo.

Pra finalizar, tem só mais uma duvida que eu queria tirar com vocês. Quando fui comprar a corneta/drive, aproveitei para cotar o preço do falante, e ao falar que estava caro (280 contra 160 já com frete na net), o vendedor disse que eu poderia comprar só o reparo do auto falante, e que eles faziam a substituição (90 reais o reparo + serviço). Vale a pena fazer tal serviço? A qualidade do falante é mantida?

Novamente agradeço a todos pelas respostas.
Abraços!
 
Back
Topo