Fatalidades

Ullmann

Member
Acredito que todos que acompanham os topicos aqui, devam se lembrar das coisas que escrevo sobre certos cuidados e a necessidade de se saber "_economizar_".
Bem, creio que o que rolou em Santa Maria é um triste exemplo das coisas que vivo falando ( efaz tempo ... )
 
E também não há só esse caso, existe inumeros casos de locais que desabam e como não há feridos ou mortos ou são pequenos locais ninguém fica sabendo. E uma coisa que tem nos afetado dia-a-dia mas não se da importancia é a questão dos danos auditivos. Que não é algo de uma hora para outra, é dia após dias durantes anos e quando se vai ver, melhor, ouvir já era.
 
Lucas... disse:
E também não há só esse caso, existe inumeros casos de locais que desabam e como não há feridos ou mortos ou são pequenos locais ninguém fica sabendo.
Alem de concordar com mestre Ullmann (e Lucas tb) posso provar que Sta Maria pode acontecer em qualquer lugar a qualquer momento mais e mais vezes.
Sta Maria 'e somente reflexo da impunidade dos organizadores dos eventos ,propinagem do Corpo dos Bombeiros e da prefeitura,cegueira lucrativa dos donos dos locais e completa falta de COMPETÊNCIA na hora de projetar e executar os projetos dos ambientes por partes dos "quase engenheiros": boates ou igrejas - pouca diferença faz na hora de averiguar as causas da catástrofe como dessa.
Falava-se (e essa informação 'e disponível em qualquer canto , p.e. http://www.livestrong.com/article/297783-urethane-foam-health-effects/) que espuma de PU(Sonex , Sonitec e etc ) nao deve ser usada em locais públicos. Principalmente inutil como principal agente de isolamento .
Falava-se que forro de isopor nao deve ser usado por mesmo razoes..
Falava-se muita coisa sobre PVC (forro e cadeiras) e outros matérias baratos (tecidos sintéticos) usados nas igrejas como parte de acabamento do ambiente e do Altar.
Falava-se sobre muita coisa....E mesmo assim ta dando na mesma : um curto e todo esse cumulo de química tira vidas das pessoas que , acreditando na causa, ja estão entregando parte da sua vida em dia a dia a esta Igreja (ou clube.'E so questao do costume pessoal ).
Acredito que as pessoas tem poder de fiscalização maior.Basta deixar de participar dos eventos ou cultos nos lugares "assim" .Basta denunciar e cobrar vistoria.E , afinal, basta querer ..

Abrcs,
andry110
 
Andry

Com relação ao Corpo de Bombeiros nem sempre é o lance do PAYOLLA, que até rola, mas muitas vezes o que ocorre é o seguinte, quem (*) vai fazer o tratamento / isolamento acustico sabe das implicações, então eles fazem de tudo para ter o alvara dos bombeiros ANTES de fazer o tratamento. Uma vez obtido o alvara, fazem o dito. E como frequentemente, não ocorre a segunda inspeção do bombeiros .. O resto vc sabem ...

Qdo a locais que desabam, existem as seguintes relações :

1 - Medo de contratar projeto, seja de civil, seja de eletrica, ja falei outro dia sobre isso ...
2 - Nos locais mais simples ou coisa que o valha, os mestres-de-obra sempre sabem mais de calculo estrutural que o povo da eng civil ...
3 - Malversão de fundos e safanagem do povo que se envolve nas obras, tipo seria precisos 10 sacos de cimento, 1 m³ de areia, 0.5 m³ de brita e ferro de 10 mm , eles fazem 7 sacos / 1.2 m³ de areia / .3 m³ de pedra / ferro de 6 mm e a diferença desaparece em algum lugar.
4 - O cara seb que esta irregular, o fiscal sabe que esta irregular, mas mediante a uma quantidade de graxa adequada, a coisa passa ..

Mas sejamos justos, isso não é problema so aqui, mas em todo e qualquer pais de 3º mundo, ups, digo em desenvolvimento ...
 
Ditado popular da minha região:

" Só existe duas coisas que aonde cai, afrouxa tudo: fluido de freio e dinheiro"!
 
A PAZ

Há tempos que venho como uma pessoa rabugenta, com indignação, vendo o que vem acontecendo em nosso pais, nossas cidades, o desrespeito a tudo que é o minimo para se ter dignidade. Esse caso de Santa Maria quando aconteceu e logo falaram no revestimento, na hora me lembrei do que voce Ulmann falou tanto aqui, como em outros locais.
A dor da perda dessas familias ninguem poderá confortar. Mas o que mais desculpem o que vou despejar, mas o que mais sinto ódio será a impunidade que irá ter esse caso, inclusive pq isso não são apenas os donos da boate os culpados, ai se segue o corpo de bombeiro que hoje deu uma entrevista na qual nas próprias palavras dele ele tenta se eximir da culpa e se culpa, a perola que ele falou, que tudo estava dentro do padrão, que se o dono não colocou mais de uma porta não era problema, pois com a que ele tinha poderia se passar 70 pessoas por minuto, ora se a capacidade da boate era para mil pessoas, como poderia passsar essa quantidade em no máximo 5 minutos? é simples 5 X 70 = 350 e os outros 650? mas infelizmente a minha ira é pq exatamente dentro dos meandros das normas e legislações vão mais uma vez escaparem de serem punidos e dentro de pouco meses ou anos, será um caso esquecido até o próximo acidente.
 
Há e completando, sempre venho falando das congregações que são construidas em um verdadeiro sanduiche entre casas residenciais.
Senhores lideres de congregações já verificaram os perigos que voces expõem os seus membros? e falo de catedra, pois todos colocam forro de pvc por ser mais barato, e ainda por cima colocam fios por cima dos forros, e esses fios são aqueles baratinhos que estão em promoção em uma grande rede local, que quando são inspecionadas são reprovadas exatamente no quesito anti-chama.
Há estou sendo enfático demais?, então eu pergunto a quanto anda o desabamento da RENASCER em São Paulo? nada mais.
 
Ainda não sou sonoplasta da minha igreja, em Macaé, mas tenho visto um potencial enorme de problemas que podem ocorrer. Não investem pois estão na duvida= Reformar ou derrubar a igreja e fazer outra.

Estou orando para que, ao ir conversar com os dirigentes, eles me dêem ouvido e resolvam o problema: A igreja é forrada com um material tipo compensado suspenso, que esta ligado a telhas de amianto velhas. Constantemente as telhas racham, entra água, faz bolsão no forro e lá vai forro quase na cabeça de um ( A igreja tem uns 8m de altura).

Espero que Deus me ajude, e que eles me escutem!!
 
tenho uma dúvida, tambem alugo tendas e suas lonas tem que se anti-chamas, coisa que os bombeiros sempre conferem, inclusive em uma vez o bombeiro (com minha autorização) acendeu o iqueiro numa ponta, ela encolhe mais não pega fogo. Não existe isolamento acústico anti -chamas?
 
Marcelo
Existem dois tipos de materiais :

1- Materiais que tem tratamento para retardar as chamas, exemplo tipico SONEX e varios tecidos de acabamento,

2 - Materiais Anti-chamas, lã de rocha, lã de vidro ...

Em geral, se faz uma mistura de ambos, por questões de custo.
Por exemplo, em algumas situações é comum usar-se lã de rocha e sonex.

Por issso que todo e qualquer projeto de tratamento acustico e/ou isolamento deve ser feito por pessoal gabaritado.

Uma das coisas que deve ter acontecido por lá foi o seguinte, os donos até procuraram alguem especializado nisso (*), mas diante do prço/custo do material indicado, outro alguem deve ter visto a tal espuma, que por acaso é semelhante à indicada originalmente, e como espuma é tudo igual, optaram obviamente pela mais barata ...

(*) Segundo que o que li no jornal os donos procuraram alguem especializado, mas não se lembram do nome no momento .. SEIS TRUCO !
 
Ullmann disse:
Marcelo
Existem dois tipos de materiais :

1- Materiais que tem tratamento para retardar as chamas, exemplo tipico SONEX e varios tecidos de acabamento,

2 - Materiais Anti-chamas, lã de rocha, lã de vidro ...

Em geral, se faz uma mistura de ambos, por questões de custo.
Por exemplo, em algumas situações é comum usar-se lã de rocha e sonex.

Por issso que todo e qualquer projeto de tratamento acustico e/ou isolamento deve ser feito por pessoal gabaritado.

Uma das coisas que deve ter acontecido por lá foi o seguinte, os donos até procuraram alguem especializado nisso (*), mas diante do prço/custo do material indicado, outro alguem deve ter visto a tal espuma, que por acaso é semelhante à indicada originalmente, e como espuma é tudo igual, optaram obviamente pela mais barata ...

(*) Segundo que o que li no jornal os donos procuraram alguem especializado, mas não se lembram do nome no momento .. SEIS TRUCO !

Mestre, viu o Fantástico?
Segundo o dono da boate, foi-lhe indicada uma espuma! Eles deu a entender que era aquela espuma!
Já o engenheiro disse que NUNCA recomendou uma espuma de borracha!

O pior é que a corda sempre estoura pro lado mais fraco!
 
Back
Topo