FBT Vertus CLA 604 x RCF NX-24A

pedroeol

Member
Sei que ambos os equipamentos possuem características diferentes: spl, potência, frequency range etc. Não pretendo criar uma disputa entre ambas.

Preciso saber, justamente por causa dessas diferenças, como posso aplicar essas caixas em um sistema de P.A.

Melhor dizendo, em que oportunidade seria mais conveniente aplicar uma ou outra?

Alguém pode me ajudar?
 
Vamos postar os dados das caixas inicialmente:

NXL24a

CLA406a
  • Built-in amplifier LF/HF: 600/300 W RMS
  • Built-in amplifier peak LF/HF: 1200/600 W
  • Frequency response: 65Hz - 20KHz -6dB
  • Low frequency woofer: 4x6.5 - 1.5 coil inch
  • High frequency driver: 1x1.4 - 2.5 coil - neodymium inch
  • Maximum SPL cont/peak: 133 dB
  • Dispersion: 100°x25° H x V
    http://www.fbt.it/en/products/vertus-cla/vertus-cla-406a

Se da pra usar as caixas como sistema de PA, sem sombra de duvidas que sim, mas tudo depende da aplicação.... a NXL24a já vi e utilizei e sei que tem muito potencial, a CLA406a só pude ouvir na Feira, gostei muito e acho que são equivalentes, tanto projeto quanto resultado final.

Mas no que está pensando?
 
opa... erro!

se for com a CLA604a (que é bem diferente), não tem comparação, ok!?
(espero que meu erro esteja de acordo com o que vc pensou!rs)
 
Oi, tonreb.

No que estou pensando? Rsrsrs
Em executar aquela projeto do outro tópico.

Descobri a RCF NX L24-A ontem de madrugada, enquanto pesquisava equipamentos. Li algumas coisas aqui no fórum, inclusive postagens suas elogiando muito. Estava em dúvida se não é muito ou pouco para a necessidade de nosso templo.

Incluir a FBT CLA 604 foi proposital, pois, caso a RCF fosse super dimensionada para nossas necessidades, certamente a FBT seria suficiente. O intuito não era colocá-las em par de igualdade, pois notoriamente não estão.

A CLA 406, sim, é certamente o equipamento concorrente e compete na mesma categoria da RCF NX L24A, mas não a encontrei no Brasil para comparar preços.

Mas acho que me convenci sobre a qualidade desse line da RCF.
Conversei com o Wagner, da C. Borges. Amanhã farei o pedido de 4 lines desses.

Eu iria começar comprando os subwoofers, mas optei por começar pelos lines.

Em tempo, essas caixas estão custando R$ 7.500,00 em Manaus, ou seja, o mesmo valor dela em euro (1550) e em dólar (2.300), após a incidência do imposto de importação.
Preço excelente para Brasil...

Mas, "por amor ao debate", fica uma pergunta: é possível dizer que o line da FZ (1203ATW) é compatível em qualidade a essa caixa da RCF?

E mais uma pergunta técnica sobre o uso desse tipo de equipamento:
- Considere o RCF NX L24A. Colocando-o nas 2 paredes laterais de um auditório, a cada quantos metros preciso repetir o equipamento?
A igreja possui 20m de profundidade (considerando apenas a área do público e sem o altar e sem galeria dos fundos) e 17m de largura.
Na foto eu ilustrei em vermelho a posição que pretendo colocar cada RCF NX L24A. Ficarão distantes 10m uma da outra. Não sei se é suficiente ou se é demais.

De repente, apenas uma em cada lado cobriria os 20m sem utilizar toda a potência da caixa.
 

Attachments

  • 20160726_004643.jpg
    20160726_004643.jpg
    147.1 KB · Visitas: 19
Última edição:
Posso estar enganado, mas esse tipo de Caixa não deve ser posicionado na parede. Correto pessoal?
 
pode ser montado na parede sim, mas não é aconselhável....

como vai pegar 4 elementos, compre o bumper e a junção, deixe as caixas montadas em fly mesmo, o tiro delas será suficiente para todo o templo.
 
pode ser montado na parede sim, mas não é aconselhável....

como vai pegar 4 elementos, compre o bumper e a junção, deixe as caixas montadas em fly mesmo, o tiro delas será suficiente para todo o templo.

A intenção é tirar som do meio do altar e limpar o visual.
Também pretendo espalhar o máximo possível, para evitar usar o equipamento em volume alto. Assim, eu evito que as pessoas próximas recebam muito volume. Por isso a intenção de colocar 2 em cada lateral.

Meu amigo havia dito algo sobre a intenção de fazer uma espécie de bumper na parede com articulação, assim, o equipamento ficaria alguns centímetros afastado da parede.
 
na real, faz a centralização de 2 colunas por lado, a uns 4,5m da parede....

Ta ai um exemplo:

upload_2016-7-26_20-20-27.png

upload_2016-7-26_20-21-20.png

Divirta-se!
 
na real, faz a centralização de 2 colunas por lado, a uns 4,5m da parede....

Ta ai um exemplo:

Ver anexo 1903

Ver anexo 1904

Divirta-se!


Tentando entender os gráficos e dados...
Vi o nome desse programa nos sites dos fabricantes, mas não faço ideia da aplicação ou do uso.

Vou ler um pouco sobre o uso e interpretar os gráficos.

De qualquer forma, vou seguir sua sugestão quanto à instalação. E vou postar o resultado quando chegarem.
 
Entendi os gráficos.
E entendi sua boa vontade imensa em ajudar.
Muito muito muito obrigado.

Pela projeção do programa, não haverá perda de pressão sonora antes de 19,5m, portanto, posso usar as caixas apenas na frente.

O único porém é o fato de o programa prever a necessidade de as caixas estarem a 4,5m da parede. Preciso ver como faremos isso.

Uma possibilidade é colocá-las em uma viga que passa exatamente na divisão entre altar e área de audição. Fica a uns 8,5m de altura.

Usaria como se fosse um "cluster central"...só que com 2 clusters.

Só não sei o que usar para instalar essas caixas na posição/inclinação correta, já que são para serem usadas como fly.
 
Última edição:
vai ter de comprar o bumper e a junção das caixas.....

Essa foto mostra a viga que atravessa a lateral na divisão entre altar e área de audiência. Ela não é muito larga, mas é concreto puro.

Vc acha viável em termos sonoros colocar nessa altura toda? Seria uma posição de Line array. Eu tentei evitar line array o tempo todo.

De toda sorte, vou instalar o Ease Focus e verificar como fica a projeção/modelagem do som colocando nas laterais.

Para trabalhar em cluster, qual caixa ou tipo de equipamento vc indicaria?
 

Attachments

  • 20160726_215648-640x360.jpg
    20160726_215648-640x360.jpg
    52.1 KB · Visitas: 17
Editado por um moderador:
o termo correto seria FLY....

E as nxl24 darão conta do recado com folga para esse ambiente.
 
Problema ê que o ângulo de dispersão horizontal dessas caixas é grande, se por na parede ou próximo dela, perde-se essa característica e ganha reflexo de som nas paredes.
 
Algum dos senhores sabe como faço para acessar aos sistemas da RCF e de outras marcas no EASE FOCUS?

Baixei o EASE FOCUS 2 e 3, porém, em nenhum eu consegui encontrar os sistemas. Somete constam 2 marcas para serem usadas como DEMO do programa.

Fazendo busca no Google para encontrar o download das demais marcas e sistemas, nada achei. No site do EASE FOCUS somente há um link para baixar alguns poucos sistemas.
 
Tonreb e demais colegas que acompanharam esse tópico,

Passando para dar uma satisfação sobre o fim que tomou o assunto.

Fui a Manaus na sexta-feira passada realizar uma visita à loja C. Borges e verificar a RCF NXL 24A.
O equipamento é SUPREENDENTE!
Um timbre maravilhoso e SPL incrível. Não consegui ter dúvidas: comprei 4 caixas na hora.
Também trouxe 4 monitores FBT Stage Maxx 12MA.
A combinação dela com o subwoofer FBT Subline 18 é muito boa e há um alcance de todo o espectro de frequências com ampla definição. Deixei 4 subs desses separados na loja e pretendo pegar na próxima semana.

Quanto à loja, posso afirmar sem medo: RECOMENDADÍSSIMA.
Todos na C. Borges te recebem como a um amigo e não como cliente, desde a senhora que realiza a limpeza até o dono da loja.
Se alguém tiver interesse, procure pelo vendedor WAGNER. É um senhor muito educado e atencioso.
Quanto ao atendimento técnico, procurem pelo Andrei (que descobri se tratar do ANDRY110).
Além do mais, o preço é imbatível. Não dá para comparar minimamente com o preço da NinjaSom. Cerca de 50% mais barato e com direito a descontos.

Enfim, satisfeito com o equipamento e com a loja que realizou a venda.
 
Back
Topo