• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

fenolico ou titanium???

BOM DIA AMIGOS, ESTOU PRECISANDO DA AJUDA DE TODOS VCS PROFISSIONAIS DE ÁUDIO
EU TENHO UM SOM PA DE 4, 4 FALANTES OVERSOUND SUB 1200ST TOCANDOS POR UM AMPLIFICADOR HOTSOUND HS 4.0, 2 POR CANAL EM PARALELO. 4 MEDIOS OVERSOUND MG 12-400 TOCANDOS POR UM AMPLIFICADOR DBK6000 CICLOTRON, 2 POR CANAL.USO PROCESSADOR DCX 2496 BEHRINGER, EQULIZADOR PHONIC 3102,MESA YAMAHA MG166 CX....... MINHA MAIOR DUVIDA É???
EU USO 4 SUPER TWEETER SELENIUM ST302-50W RMS CADA, E 2 DRIVER SELENIUM D250X
ESTOU QUERENDO TROCAR PRINCIPALMENTE OS DRIVER, ESTOU EM DUVIDA ENTRE FENOLICO OU TITANIUM
D305 SELENIUM... RS 250 REAIS
OVENSOUND TITANIUM 7653...RS 371 REAIS
O QUE VCS ME INDICA PARA MELHORAR O MEU SISTEMA NA PARTE DE AGUDO, EU TROCAR SO AS CORNETAS PARA D305 OU TROCAR LOGO TUDO PARA TITANIUM ???????

grpst

Well-Known Member
Boa tarde amigo,
Primeiramente, sugiro que leia as regras do fórum antes de postar novamente. Postagem de texto em caixa alta não é permitido.

Em relação à sua dúvida, o advento dos drivers TI fizeram com que muitos fabricantes deixassem de lado os médios cornetados e os super tweeters, substituindo ambos pelo TI. Veja que a maior parte das caixas ativas atualmente possuem woofer+ti.

A maior parte dos woofers responde de 60hz-900hz~1k.

Veja a resposta de frequência deles:

Selenium:
Resp. Frequência @ -10dB (Hz): 400 a 9,000
Freq. Corte Rec. a 12 dB/8ª (Hz): 500
Diâmetro da bobina (mm): 3 (75)

Oversound TI:
Resposta de Frequência: @ - 10 dB - 0,5~20 k

Fica claro que o tweeter da selenium não dará agudos tão brilhantes quando o oversound, fora que seu limite é 9k, enquanto o oversound chega a 20k (Teoricamente, é claro).

Sendo assim, o woofer + o TI lhe entregariam um bom resultado. Como você já tem os médios cornetados, creio que a compra do TI seja mais recomendada, trazendo mais qualidade.

Neste caso, seria interessante fazer o corte no TI próximo do limite mais alto de seus médios.

Vamos aguardar mais opiniões! Não sou expert nessa parte de construção, mas tenho preferência por TI a tweeter + médio.

Um abraço

grpst disse:
Boa tarde amigo,
Primeiramente, sugiro que leia as regras do fórum antes de postar novamente. Postagem de texto em caixa alta não é permitido.

Em relação à sua dúvida, o advento dos drivers TI fizeram com que muitos fabricantes deixassem de lado os médios cornetados e os super tweeters, substituindo ambos pelo TI. Veja que a maior parte das caixas ativas atualmente possuem woofer+ti.

A maior parte dos woofers responde de 60hz-900hz~1k.

Veja a resposta de frequência deles:

Selenium:
Resp. Frequência @ -10dB (Hz): 400 a 9,000
Freq. Corte Rec. a 12 dB/8ª (Hz): 500
Diâmetro da bobina (mm): 3 (75)

Oversound TI:
Resposta de Frequência:     @ - 10 dB - 0,5~20 k

Fica claro que o tweeter da selenium não dará agudos tão brilhantes quando o oversound, fora que seu limite é 9k, enquanto o oversound chega a 20k (Teoricamente, é claro).

Sendo assim, o woofer + o TI lhe entregariam um bom resultado. Como você já tem os médios cornetados, creio que a compra do TI seja mais recomendada, trazendo mais qualidade.

Neste caso, seria interessante fazer o corte no TI próximo do limite mais alto de seus médios.

Vamos aguardar mais opiniões! Não sou expert nessa parte de construção, mas tenho preferência por TI a tweeter + médio.

Um abraço

Acredito amigo que tem um equivoco aqui,
quem tem os cortes em 400 - 9000 Hz não é o STW, mas sim o driver fenólico,
Era muito comum cortarem em 800Hz e 4 ou 5000 Hz e a partir daí entrava o STW
Se é para usar o Driver fenólico, pode sim usar o TI, mas creio que é um desperdício.

Amigos quero pedi a todos vcs ai técnicos de som profissional que me ajuda a tirar essas duvidas
eu tenho um som PA de 4.
vou tocar os meus graves com um Amplificador da marca HOTSOUND HS 4.0 SX, que da
4000w rms em 2 ohms
2500w rms em 4 ohms
eu precisso usar 4 alto falantes de 18 nela
se eu colocar 4 falantes de 8 ohms ( 2 por canal ) vai abaixar a inpendancia??? ai o Amplificador
vai trabalhar em 4 ohms liberando so 2500 rms.
A pergunta é, eu posso usar 4 alto falantes Oversound sub 1200 st de 4 ohms ( 2 por canal )
porque com os falantes de 4 ohms meu Amplificador vai trabalhar com 2 ohms e 4000w rms.
eu posso usar falntes de 4 ohms da linha profissional da orvesound???? não vai ter problema não???
Outra pergunta qual melhor pra mim usar no meu sistema
2-Driver D305 ( 1- driver por cada caixa) + 4- Tweeter selenium st302 ( 2- tweeter por cada caixa)
Ou 2- driver Oversound dti 7653 titanium.
qual vai ter mais qualidade no meu sistema????
Lembrando que eu uso 4-Oversound mg 12-400 nos medios.
Desde ja agradeço pela força de todos vcs que vão me ajudar nesse projeto.
obrigado fica todos com Deus.

thiago dos teclados disse:
Amigos quero pedi a todos vcs ai técnicos de som profissional que me ajuda a tirar essas duvidas
eu tenho um som PA de 4.
vou tocar os meus graves com um Amplificador  da marca HOTSOUND HS 4.0 SX, que da
4000w rms em 2 ohms
2500w rms em 4 ohms
eu precisso usar 4 alto falantes de 18 nela
se eu colocar 4 falantes de 8 ohms ( 2 por canal ) vai abaixar a inpendancia??? ai o Amplificador
vai trabalhar em 4 ohms liberando so 2500 rms.
A pergunta é, eu posso usar 4 alto falantes Oversound sub 1200 st de 4 ohms ( 2 por canal )
porque com os falantes de 4 ohms meu Amplificador vai trabalhar com 2 ohms e 4000w rms.
eu posso usar falntes de 4 ohms da linha profissional da orvesound???? não vai ter problema não???
Outra pergunta qual melhor pra mim usar no meu sistema
2-Driver D305 ( 1- driver por cada caixa) + 4- Tweeter selenium st302 ( 2- tweeter por cada caixa)
Ou 2- driver Oversound dti 7653 titanium.
qual vai ter mais qualidade no meu sistema????
Lembrando que eu uso 4-Oversound mg 12-400 nos medios.
Desde ja agradeço pela força de todos vcs que vão me ajudar nesse projeto.
obrigado fica todos com Deus.
amigo, ligação em paralelo pega-se a impedacia e divide pela quantidade de falantes. ex: se vc tem 2 falantes de 8 ohms e liga-los em paralelo a impedacia cai para 4 ohms. se vc quer tirar o maior rendimento do seu amplificador trabalhe com ele em 2 ohms já que ele trabalha nessa impedancia. quanto ao uso de fenolico e tweeter ou só TI, por experiência própria te digo: fenolico + tweeter dá mais pressão sonora, fica mais forte, mas ai aumenta-se o numero de vias dá mais trabalho, mais reparos enfim... já o TI perde-se um pouco em pressão, mas ganha-se em qualidade (depende tbm do TI). um bom médio grave aliado a um bom TI fica show. se eu fosse vc usaria TI. cuidado com o corte inferior desse mg 12 400. já vi amigo meu torrar varios de uma vez só. nas especificações diz que ele fala de 50 a 3000 hz, mas a própria oversound recomenda o corte mínimo de 160 ou 180hz se não me engano, então vai precisar de grave que tenha o corte final nessa frequencia para não forçar os mg.