Festa de casamento para 500 pessoas - e descobri um fã!

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

ontem, sábado à tarde, teve uma festinha de criança no maior clube aqui da minha cidade. Eu já estava me preparado para passar horas e horas "de castigo" lá (com uma animadora vestida de Princesa), quando tive uma grata surpresa.

Bem, no clube há um grande salão, são 20 x 25 metros, com palco de 10 metros x 5m. O salão eu já conheço, já fiz casamento lá. Nesse dia, estavam arrumando o local para uma festa de casamento, e... sabem como é, eu estava tão próximo... arranjei uma desculpa para a mulher e fui até lá... quem sabe não teria alguma coisa de som para ver... Em cima! Encontrei um amigo lá passando o som, que me chamou, me apresentou para o dono do equipamento, etc e tal.

Bem, descobri um "fã". Foi mais ou menos o seguinte: meu amigo falou com o Sérgio (dono do equipamento) que eu era o Bersan do SomAoVivo e...

"Você é o Fernando Bersan, do SomAoVivo? Cara, eu amo o SomAoVivo, todo dia visito lá, é minha página inicial do computador". Agradeceu, disse que aprende muito com os comentários, os artigos, elogiou tudo, etc e tal. Senti-me como celebridade!

Bem, vamos às fotos, autorizadas pelo Sérgio, que deve estar ansioso pelos comentários. E quem sabe ele não cria coragem, se registra no fórum e passa a comentar também?

festa_casamento1.jpg


Esse aqui é o palco, já com a estrutura bem adiantada. Montagem feita de manhã (carregar as coisas e colocar no lugar), passagem de som à tarde (que eu pude acompanhar).

festa_casamento2.jpg


festa_casamento3.jpg


Esse é o espaço. Havia 500 cadeiras lá para os convidados. Espaço fechado, o teto deveria ter no máximo 4 metros de altura.

festa_casamento4.jpg


Esse é o PA. 4 x subwoofers com um novo falante de 18" da Selenium, segundo o Sérgio cada um de 1.200W RMS, 4 Ohms, e R$ 750,00 de preço. Já as caixas top são caixas montadas, tipo line-array. Já as vi tocar na loja, mas para o próprio Sérgio era o primeiro teste...

Não consegui achar esse falante na página da Selenium. Vi vários modelos de 800W RMS e depois um modelo com incríveis 2.000W RMS (18SW4000). Talvez ele tenha se enganado nas especificações.

festa_casamento5.jpg


Seguindo, a central de AC dele...

festa_casamento6.jpg


Mesa de monitor (Mackie SR 32.4)

festa_casamento7.jpg


Mesa de PA (Yamaha 01V96 digital)

festa_casamento8.jpg


rack de periféricos

festa_casamento9.jpg


Parte do rack de amplificadores. Em cima, dois Nashville (dos antigos, década de 1980) NA-2200 e embaixo alguns Machine. Segundo ele, nenhum nunca deu manutenção alguma, fora troca dos ventiladores (que é peça mecânica, gasta com o tempo mesmo). Ah sim, lá em cima um equalizador DOD (marca antiga, hoje acredito que sem representação no país) e um Behringer 8024. Esse Behringer é o de alinhamento dos monitores.

Bem, essa foi a parte bonita de se ver... agora... os fios! E dá-lhe fios!

festa_casamento10.jpg


festa_casamento11.jpg


festa_casamento12.jpg


festa_casamento13.jpg


festa_casamento15.jpg


festa_casamento16.jpg


Dá para qualquer um ficar perdido, não?

Agora, outros cabos...

festa_casamento17.jpg


festa_casamento18.jpg


festa_casamento20.jpg


festa_casamento21.jpg


festa_casamento32.jpg


festa_casamento33.jpg


festa_casamento34.jpg


Ufa! Agora, outros detalhes:

Contrabaixistas, podem babar!

festa_casamento19.jpg


Se você não babar, ou você não é contrabaixista ou não sabe o que um Gallien Krueger pode fazer por você!!!

Bateristas, essas são para vocês:

festa_casamento23.jpg


festa_casamento24.jpg


festa_casamento25.jpg


festa_casamento26.jpg


festa_casamento27.jpg


festa_casamento28.jpg


festa_casamento29.jpg


festa_casamento30.jpg


A bateria, uma Pearl for Export com 19 anos de idade e aparência de NOVA (as ferragens não tinham nem sinal de ferrugem, nem um arranhão na pintura, mas as peles...) estava microfonada com um kit misto. No bumbo, um Shure Beta52. Na caixa, o onipresente SM57, e o restante era um kit da Amplitronix. O mic de bumbo do kit virou mic de tom...

O detalhe, o grande detalhe, era a existência de duas caixas de retorno para o baterista. Um clone de SB da Leacs fazendo papel de subwoofer e uma outra caixa para as médias-altas. Puxa, esse baterista não vai reclamar de pressão.

Comentários no próximo post.

Fernando
 
Nota 10 hein Bersan! Celebridade hein?? mole nao !! 8)

só uma pergunta Bersan, com essa estrutura de retornos, diversas caixas no chao, nao seria interessante o uso de fones? pra quem aluga e monta assim nao seria menos equipamento para transporte, menos peso, e um palco mais limpo? ou pra essa aplicação as caixas de chão são melhores?

Bom domingo!
 
Primeiro, foi um prazer conhecer o Sérgio. Cara muito gente boa, com muita experiência, que tem sua própria locadora. Ele sequer tem empresa (diz que tem menos problema assim), acaba sendo "terceirizado" por um monte de empresas de locação. Elas ganham as concorrências e/ou contratações e passam para ele. De serviço em serviço, ele já vai para 2 décadas nesse trabalho.

Comentei com ele que achei o sistema exagerado. Dois subs de cada lado deveriam dar conta e até sobrar. Então ele falou uma coisa que já foi comentado aqui (Gabriel_renascer): "o som tem que impressionar o cliente", se não ele acha que está pagando muito por pouca coisa. Além disso, com muita caixa, garante-se que haverá pressão (volume), pois não pode faltar pressão nunca!

Realmente, correto. Eu fiz um casamento uns anos atrás lá, e realmente faltou potência. Lembro que o pastor me pediu para aumentar mais, o pessoal lá de trás estava reclamando, e eu não tinha levado amplfiicador suficiente. Disse para ele que estava tudo no máximo e que não dava para aumentar. Passei vergonha. Então, aprendi que potência (e caixa, lógico) é igual a refrigerante em festa: muito melhor sobrar do que faltar. Se faltar, vão falar mal do dono da festa por meses...

Uma outra coisa que me deixou impressionado foi a existência de muito equipamento de backup. Ele tinha dois amplificadores sobrando, duas caixas top sobrando, duas mesas para fazer o papel que uma só dava conta. É, bom ter sobrando. Não pode queimar. Lembrei da formatura da minha esposa... 1.000 pessoas e - com 20 minutos de iniciado - queimou tudo! E aí?

Quanto as mesas, ele veio logo me explicando... "tive que colocar as duas juntas na lateral do palco porque o pessoal da festa não me deixou levar ela lá para trás..." Bem, isso acontece mesmo, não tem jeito. Retruquei então que uma só dava conta, qualquer uma das duas faria PA/Monitor, a banda não era nem grande (2 x teclados, 1 cantor, baterista e baixista. Estranhamente, sem guitarrista). Mas ele disse que, além da garantia de evitar problemas (se alguma desse problema, seria só trocar as saídas masters de mesa), era melhor mesmo trabalhar com duas mesas isoladas, valia o esforço de carregar e montar tudo.

Quanto aos fios e cabos.... bem, as fotos mostram tudo. Meio enrolado, não? Quando a gente vê e compara com estas fotos...

WA742-11.JPG


WA742-18.JPG


A gente fica com pena. Qualquer necessidade de mudança ali será complicada, complicadíssima. Entretanto, as fotos acima (tudo organizado) são exemplos de locais onde o som é fixo, e onde dá para organizar legal sem problema. Já em locação... a coisa muda de figura. Você hoje precisa de um cabo curto, depois de um cabo longo, e acaba que você tem um monte de cabos grandes, e quando precisa de cabo pequeno, enrola-se o grande até ele ficar pequeno. É uma questão complicada mesmo. Minha opinião é uma só: tente organizar os seus cabos o melhor possível - sempre! Claro que a organização vai variar (a de uma instalação fixa não será igual a de uma instalação móvel), mas organize o máximo possível, identifique o melhor possível. Na hora de um problema, será isto que lhe salvará.
 
Quando eu for ao Brasil vou querer pegar um autógrafo do chefe! :mrgreen: :mrgreen:

Só uma correção: a mesa Mackie é uma VLZ 32.4 e não 24.4 como mencionado.
 
Quanto aos plugues XLR, aquele monte de xing-ling de parafuso, talvez os piores possíveis do mercado, eu cheguei perguntando com jeitinho...

"Puxa, você gosta de trabalhar com esses plugues de parafuso, heim".

E ele respondeu na cara:

"São horríveis. Mas estou sem dinheiro para comprar melhores, agora não dá".

Honesto, muito honesto esse Sérgio...

---------------------

Quanto à bateria, achei IMPRESSIONANTE aquelas duas caixas lá. Devem pesar uns 60kg. Falei com ele de fone e....

"eu tenho tudo, está ali nas caixas ainda, Powerclick e Porta Pro. Tem gente que quer, tem gente que não quer, não gosta. Eu tive um músico que fez 3 dias de Festival de Música de Domingos Martins, e no final do terceiro dia ele não aguentava mais o fone, dizia que não "sentia o público". Então, no quarto dia de apresentação, coloquei meu mic de medição virado para o público, abri para o fone dele, e ele adorou, e agora só quer usar fones."

-----------------------

Sobre os Powerclicks:

eu uso um cabo que eu mesmo montei, um tipo de cabo manga de 4 vias. Duas vias vão alimentação para o Powerclick, duas vias com o sinal do músico. Isso foi porque o Powerclick come muita bateria, era uma alcalina de 9,00 reais por evento. Aí passei a fazer dessa forma e acabou o problema. Aliás, de vez em quando alguém de locadora me liga para eu montar o cabo para eles fazerem igual.

-------------------------
Repararam nos plugues de tomada Pial dele? Nos amps, nas caixas de som, em um monte de lugar, tudo tomada elétrica mesmo.

Essa prática é muito usada pelo pessoal de locadora. Esses plugues dão pouquíssimo mal contato, custam barato (bem menos que um Neutrik), são fáceis de colocar e tirar. Você usando plugues 2P+T e/ou aquele de ar-condicionado (com os pinos inclinados), não se tem como errar na polaridade. Como visto nas fotos, tais plugues ainda são grandes o suficiente para se escrever em cima, ajudando na identificação. Muita gente faz tomadas no rack para que se encaixe logo tudo ali, evitando-se o pluga/despluga diretamente no equipamento.

Bem, acho que é só. Agora os comentários são de vocês!

Um abraço,

Fernando
 
Muito bacana!!!

Talvez um pouco difícil pra se montar/organizar, mas ficou bem legal.
Chegou a ouvir o "line" da foto?

Achei a equalização dele meio brutal em incrementos e atenuações, mas não sei como é o sistema, aí fica difícil de opinar...

Precisamos fazer uma nova camiseta pro fórum:

Eu conheço o Bersan!

É... Famosidade é isso mesmo... hehehe

Abraços
 
Mais uma vez parabéns, Fernando!

Eu só tenho a agradecer a Deus por esta benção alcançar a internet. Sempre em minhas palavras sobre som relato esta fonte seja na igreja, loja e etc. Estou aprendendo e preciso aprender muito ainda, mas pelo menos na igreja em muitos questionamentos que fazem sobre isto ou aquilo no som, lembro dos tópicos aqui e consigo convencê-los.
 
Olá gente,

eu esqueci de comentar algumas coisas, os posts de vocês me lembraram.

Equalizadores

O Sérgio tem: um Dod, um Behringer, um Ciclotron TGE, um Alesis MEQ-230, e até um Cygnus GE-400, este com uma regulagem bastante diferente. 5 Eqs e 5 modelos diferentes. Alguém então vai perguntar:

"mas não era melhor ter um monte de equalizadores IGUAIS?"

Claro que sim! Padronização é algo muito bom, sempre. Bom seria para o Sérgio se ele pudesse ter algo assim:

006.jpg


um monte de equalizadores iguais. Mas quando você vê esse monte de equalizadores diferentes, são eq´s que ele conseguiu/foi comprando com o tempo... como estão todos funcionando, ele vai usando.... trocá-los sairia muito caro.

---------------------
Parte elétrica

Realmente, um estabilizador de computador... ele até tem uma régua de AC da Cygnus presa junta ao rack de periféricos, mas que deve ser apenas um tomadeiro.

O Sérgio precisa dar uma lida aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=19">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=19</a><!-- m -->

Condicionadores de energia! Vai facilitar a vida dele, e fornecer até mesmo melhor proteção que o estabilizador.

Um abraço,

Fernando
 
Cabo vermelho, laranja, rosa, azul, verde?

Gabriel,

é uma prática minha também. Eu gosto muito de diferenciar os cabos, quando possível, claro. Se desse para ter "cabos pretos" para isto, cabos vermelhos para aquilo, etc, seria bom. Claro que, por questões econômicas, compro uma peça de 100m, acaba sendo tudo preto, mas então vou lá e coloco junto das pontas fitas coloridas para eu poder identificar quem é quem.

Por exemplo, meus cabos de microfone, uns 30. São todos pretos, todos com fitas adesivas, mas eu tenho um único verde neon. Esse eu uso para solos, pois tenho certeza que não vou me perder por causa de cabo no meio do evento...

Fernando
 
Para organização de fios e cabos, gosto muito de utilizar velcro, pois não mela o fio todo e pode ser reaproveitado (basta separar uma caixa do tamanho de uma de sapato e guardar tudo la) sempre terá velcros à mão.
 
Parabens Bersan pela cobertura,celebridade hem ,legal cara o mes passado perdi uma oportunidade tremenda o David Distler me convidou para fazer um evento com ele para 1000 pessoas num concresso evanzelico e não puder ir por causa do meu trabalho poxa eu morro de vontate ir num evento assim.
 
Olá Pessoal,

Realmente eu babei no GK do contrabaixo, toquei num daquele semana passada no feriado da sexta feira, numa cantata de Páscoa que a prefeitura de SP promoveu em uma praça aqui perto, show de bola, o amplificador é bem simples, não equalizador e nem precisa, tem três botões pré-setados que dão ênfase a graves, a agudos e aquela velha e conhecida curva que nos brasileiros amamos.

E tem também um botão que dá um booster nos agudos para tocar com "slap", sem palavras, um dia ainda compro um desses. Hehe,

Fernando, e quanto as caixas de alta, aquele pequeno line, são da Snake? São bons o que achou?

Abraço,

Marcelo
 
Marcelão,

pensei em você mesmo quando vi o GK... o sonho de todo contrabaixista...

Quanto as caixas de "line" (de line mesmo só o formato, né gente), pode até ter Snake dentro, mas não sei dizer. Eu as ouvi na loja, mas em loja nunca dá para aumentar bastante o som, não dá para sentir. Infelizmente eu tive que ir embora antes deles soltarem o CD no PA...

O Sérgio havia ouvido essas caixas em um evento, e gostou. Assim, ele comprou (me deu aquela impressão que foi aquela compra do tipo "vou testar, se não gostar devolvo") e o próprio vendedor das caixas foi lá fazer o alinhamento (um dos poucos vendedores da minha terra que vende e SABE mesmo de som). De qualquer forma, ele estava com um par de caixas top lá, umas mais antigas, que ele conhece bem, para qualquer coisa.

Um abraço,

Fernando.
 
Pow achei a mesa da mackie bem velhinha,acho que ta na hora dele trocar nem se for por uma yamaha.

Apoio a ideia da camisa, coloquem uma comu no orkut eu conheço o bersan...
 
Back
Topo