Filtro passa alta e seus efeitos no RMS e na impedância

joao.victor

New Member
Caros amigos do Som ao vivo, este é meu primeiro post aqui! Aprendi muito com você e gostaria de agradecer por todo conhecimento adquirido!

Minha dúvida é: Como os filtros afetam o RMS total do sistema (e também como afetam a amperagem, mas isso eu já entendi mais ou menos! =P )

Vou exemplificar para ficar mais fácil:

Módulo - Taramps "TS150x2" - 2 canais de 75 WRMS a 2 ohms, 2 canais de 45 WRMS a 4 ohms, bridge de 150 WRMS a 4 ohms

Woofer: Oversound "550w12" - 250 WRMS a 4 ohms, responde de 50 hz a 6 khz, sensibilidade de 96 db

À parte da polêmica "amplificador deve ter mais potência que o falante ou vice-versa", em teoria, o woofer deveria produzir cerca de 117 db em volume se for ligado em bridge, se entendi tudo direitinho...

Agora, meus queridos, chegam as minhas dúvidas. Vamos adicionar um:

Tweeter Pioneer TSB400 pro - 200 WRMS a 4 ohms, responde de 3,5 khz a 27khz, sensibilidade de 106 db

Em teoria, esse tweeter deveria produzir cerca de 127 db em volume se for ligado em bridge...

Isso com um filtro de passa alta para o tweeter, ligado junto com o woofer em bridge com o módulo.

1-) Se entendi corretamente, não haveria necessidade de um filtro para o woofer, pois conforme aumentam-se as frequencias aumenta-se também a impedância e a corrente tende a buscar o caminho de menor resistência, então ela iria para o tweeter, e a impedância geral ficaria em 4 ohms, sendo que os graves não passariam para o tweeter devido o filtro. (até aqui correto? se eu fizer isso eu posso queimar o módulo por abaixar a impedância para 2, ou deixar o som bem fraco por jogar a impedância para 8?)

Agora, a questão que não entendi nem achei muitas coisas a respeito até agora:

2-) O módulo vai jogar 150 wrms de potência, essa potência vai se dividir em duas e chegar 75 WRMS no woofer, fazendo com que ele produza um volume de cerca de cerca de 114 db e chegará 75 WRMS no tweeter, produzindo um som de cerca de 124 dbs?

OU

O módulo vai jogar 150 WRMS de potência e vai chegar 150 WRMS de potência tanto no woofer (gerando 117 db de volume) quanto no tweeter (gerando 127 de volume), porque com o filtro, os WRMS relativos as frequencias de 4KHz a 20 KHZ vão para o tweeter e as inferiores irão para o woofer?

Ou seja, quando eu associo 2 falantes usando filtros para que apenas determinada frequencia chegue em cada um eu faço com que a potência que o módulo entrega para cada um deles seja igual a potência do módulo ou é a potência do módulo dividida por 2?

Muito obrigado pessoal!
 
Back
Topo