Focusrite Saffire 6 USB

TSA

Active Member
Pessoal, tô com uma interface Focusrite Saffire 6 USB aqui. Essa é uma avaliação bem simples dela. (Na verdade, tá mais p/ um punhado de impressões do que uma avaliação que preste).
Foi comprada p/ fazer algumas gravações, evidentemente, mas tenho usado bastante p/ reprodução de conteúdo, também.

Aliás, pouco avaliei a parte de gravação, por questões circunstanciais. Espero adiantar essa parte logo.

Ela:

04fdb0e74ec03996110830ab3d4ed4a50da26a07dc8460b07f7b779fcc24161e6g.jpg


c2acdbe762123805b948aa8d386c0ed0522aabd3bd5f95276947c8ab0dd9c5796g.jpg

Traseira.

É uma interface de 2 canais de entrada, 4 canais de saída, com taxas de amostragem de 44.1 kHz e 48 kHz.
Aceita sinais de mic a sinais de linha (inclusive de instrumentos, claro), bem como balanceados e não balanceados. Conta com phantom power (com acionamento geral) e PAD de 10 dB em ambos os canais. Os conectores de entrada são Neutrik Combo, e os de saída são P10 TRS (+4 dBu, balanceada) e RCA (-10 dBV, não balanceada).

Não vou me demorar muito nas especificações, é fácil checá-las aqui.


A instalação é muito simples, sem grilos. Basta instalar o driver e plugar a interface. Aí, já aparece na lista de dispositivos de áudio.
Esclareço que só testei em ambientes Windows, nada de Mac.


Fiz o teste (de reprodução, lembre-se) em 2 configurações distintas (embora quase iguais):

- 1: - CPU Athlon 64 X2 6000+ (3 GHz);
- GPU nVidia 8500 GT;
- 2 GB DDR2 800 MHz;
- Chipset nForce 590 SLI;
- Windows XP Professional SP3 32 bits;
- Foobar2000 1.1.10;
- Driver 1.10;
- Koss Porta Pro.

- 2: - CPU Athlon 64 X2 6000+ (3 GHz);
- GPU nVidia 8500 GT;
- 8 GB DDR2 800 MHz;
- Chipset nForce 590 SLI;
- Windows 7 Ultimate SP1 64 bits;
- Foobar2000 1.1.10;
- Driver 1.10;
- Koss Porta Pro.


A avaliação que faço é puramente subjetiva, do que meus ouvidos disseram.

A qualidade sonora é excelente! Creio que seja pelo conversor DA de boa qualidade. O som é bastante equilibrado, sem sobras ou faltas incômodas. Dá prazer ouvir.
Claro que estamos tratando de arquivos sem perdas (FLAC), via ASIO.

Por outro lado, arquivos de baixa qualidade têm seus defeitos logo revelados, hehe. :D


Adicionalmente, fiz alguns testes com um sistema Edifier R231T - sonzaço, também! Mas o que eu queria mesmo é um sistema profissional, de altíssima qualidade (talvez uns monitores de referência de 1ª), p/ testar.



*Problemas:

Percebi que a interface não se dá bem com o Cool'n'Quiet, da AMD. Com ele ativado, o som fica com estalos, (cracks, pops). Além disso, a depender do caso (solicitações maiores de CPU) o sistema congela, trava, sendo necessário um reset.
Sem o Cool'n'Quiet, som limpo, cristalino, sem travamentos.

Não sei se o mesmo problema ocorre com a tecnologia equivalente das CPUs Intel (EIST).


Outro inconveniente que notei é que o ASIO (não sei se pela implementação da Focusrite ou por característica dele, mesmo) é um tanto temperamental:

- Quando se tem um aplicativo usando o áudio, normalmente não se pode usar outro ao mesmo tempo (ao menos não via ASIO). Por exemplo, pausar um vídeo e então rodar uma música via ASIO. É preciso esperar alguns segundos antes de fazer isso, ou o som simplesmente não sai (no 2º aplicativo). Sem usar ASIO (usando Kernel Streaming ou Direct Sound) o problema some. Entenda que não é preciso que ambos os aplicativos tentem usar o ASIO ao mesmo tempo, basta que seja só um deles.

- Se eu estiver rodando um arquivo com taxa de amostragem de 44,1 kHz e, na sequência, for tocado um de 48 kHz (ou vice-versa), o Foobar2000 dá um erro de que a taxa de amostragem não é suportada pelo dispositivo de áudio (o que evidentemente não é verdade). Minha teoria p/ isso é de que o driver (ou o dispositivo) não suporta uma mudança da taxa no mesmo stream de áudio, apenas se o stream for fechado e outro aberto. Por conta da reprodução gapless do Foobar2000, o stream não é fechado entre uma faixa e outra, então se não houver a capacidade de mudança de taxa "on the fly", acabam ocorrendo esses erros.

caedc3f064beb49a2cfa36038242d7b9c30ee55b8d226e82220ce4ee27e08ccf6g.jpg

De 44,1 kHz p/ 48 kHz.

86ba399c4d5526990979a1c6fd6e57a36d662dabed66efac9e2471c00c099f6d6g.jpg

De 48 kHz p/ 44,1 kHz.

De qualquer modo, por meus hábitos de uso, isso não causa grandes impactos, geralmente uso arquivos de 48 kHz apenas p/ testes.


Fato é que, apesar dessas falhas, até agora tô bastante satisfeito. Produto muito bom.
(Algum dia) faço a avaliação das gravações. Ainda preciso comprar um direct box de 1ª p/ usar aqui.



Alguma sugestão de testes??
 
Back
Topo