Fone de ouvido Koss PTX6 e UR29

ls.bastos

Active Member
Pessoal,

Li o artigo

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.girimum.com.br/site/lista.php?tipo=f&f=KOSS">http://www.girimum.com.br/site/lista.php?tipo=f&f=KOSS</a><!-- m -->

E vi que o Koss Porta-Pro é aconselhável para o uso em igrejas, e possui um ótimo custo-benefício.

Porém gostaria da opinião de vocês quando ao Koss PTX6 e ao UR29, que são mais baratos:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.girimum.com.br/site/lista.php?tipo=f&f=KOSS">http://www.girimum.com.br/site/lista.php?tipo=f&f=KOSS</a><!-- m -->

Outra dúvida:

Os amplificadores de fone geralmente ficam no rack, certo? Como ligar os fones aos amplificadores? Por meio de extensões? eo fone quando nao está em uso, existe um suporte pra ele?

Abraços!
 
ls.bastos disse:
Porém gostaria da opinião de vocês quando ao Koss PTX6 e ao UR29, que são mais baratos...

O PTX6 é projetado para uso com MP3 players e iPOD's. Não quer dizer que não possa ser usado para músicos. Só acho que é meio frágil para ser usado na igreja. Não sei tb como é sua resposta aos graves... isso é fundamental num fone para ser usado com músicos.

Já o UR29 pode ser usado sem problema. O único senão é que ele é fechado e pode isolar o músico completamente do ambiente. Nestes casos, é interessante que vc tenha um mic fazendo a captação do ambiente e que vc enderece o sinal deste mic para os fones.

Os amplificadores de fone geralmente ficam no rack, certo?

Há tb os amplificadores de fone individuais como os Power Click.

Como ligar os fones aos amplificadores? Por meio de extensões?

No caso dos amps de rack, sim. Se vc usar um amp individual, a conexão é direta.

... e o fone quando nao está em uso, existe um suporte pra ele?

Não que eu saiba... mas pode haver. Normalmente os músicos colocam os fones nos suportes dos seus instrumentos.

[]'s
 
David, muito obrigado pelas respostas!

O uso de power click ou amp de rack (para 4 fones), vai depender do que vou fazer lá na igreja, que está aqui neste tópico:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=828">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=828</a><!-- m -->

Já o UR29 pode ser usado sem problema. O único senão é que ele é fechado e pode isolar o músico completamente do ambiente. Nestes casos, é interessante que vc tenha um mic fazendo a captação do ambiente e que vc enderece o sinal deste mic para os fones.
Era isso que o tecladista tava falando, ele nao queria fone fechado por este motivo. No caso acabo ficando entre o Porta Pro e o PTX6.

Os fones que colocam dentro do canal auditivo não estão sendo analisados pois nem sempre os fones vão ser utilizados pelos mesmmos músicos. E não são tão práticos, pois precisamos de um fone que seja fácil de colocar quando os músicos não estiverem em seus locais e são chamados para tocar, ou seja, devem ser bem práticos.

Acaba que sobra mesmo o Porta Pro, o que achou do preço do link?

Abraços!
 
Ola

Um fone muito bom é o AKG K66. Ele é semi-aberto e tem um som fantatisco, custando em media 120 reais.

[]´s
Andre
 
bustillos disse:
Ola

Um fone muito bom é o AKG K66. Ele é semi-aberto e tem um som fantatisco, custando em media 120 reais.

[]´s
Andre
Acho que o guitarrista e o violonista (eu, violão) não ia se sentir a vontade nele!

Porta Pro é mais discreto.
 
Hoje, se olharmos qualquer show ou evento de televisão (em qualquer emissora), sempre vemos o Porta Pro.

Esse fone já foi testado e retestado pelos profissionais. Virou o melhor custo benefício. Não tem muito como fugir.

A grande vantagem de comprar e usar o Porta Pro é que aparecer algum "engraçadinho" dizendo que o fone é ruim, que não está gostando, é só mandar ele ver qualquer programa que tem música ao vivo (Altas Horas, Jô, Faustão, etc).

Um abraço,

Fernando
 
olha outra coisa que tambem aprendi, tanto aqui como na vida prática e aconselho se possivel voces façam:
- não comprem os fones, deixem que os próprios músicos comprem, pois senão irá ser um festival de fones quebrados, é só olhar em lojas de CDS quantos tem inteiros....

A PAZ para todos
 
Heriberto,

a idéia não é de todo ruim, mas é necessário antes especificar alguns modelos mínimos. Se não todos vão comprar aquele fone de 10,00 reais com som de última qualidade.

Mas realmente cada um deve ter o seu. Cada fone deve ter seu "dono", com nome e etiqueta. Questão de higiene e saúde: uma otite (inflamação do ouvido) pode "passar" para outras pessoas pelo fone.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Concordo com voce, porém acrescento um adendo, informe qual o melhor fone pra cada função, dê as orientações necessárias e deixe a critério deles, digo isso, pois passo por situações semelhantes e alguns terminam comprando o que o amigo do amigo do amigo da namorada da tartaruga deles indicaram, e como é pra uso próprio se errarem não poderão reclamar.
Não estou desabafando, apenas passando o que já vivi.
Quanto a cada um comprar o seu, é devido aquele artigo que vc escreveu no qual tinha-se 3 violões na igreja e os tres acabaram quebrando as cordas e ficaram encostadas (tendo as cordas de reposição), quando li eu ri, acreditando que conosco não iria acontecer, aconteceu, e aconteceu ainda pior, e é por isso até quando voces permitirem escreverei alertando o q pode acontecer.
Outra fato, não deixem de implantar os fones, pois a igreja vai agradecer e muito, fui convidado pra dar uma opinião em uma igreja e o que vi foi algo estarrecedor, a igreja toda refem dos músicos, eles não aceitam que baixem os instrumentos, foi necessário o tecnico baixar todos os volumes e deixar o que estava mais alto tocando sozinho e depois de alguns momentos foi que ele se tocou, desligou o instrumento dele e foi embora, pode?[/i]
 
é, essa questão eu to percebendo aqui e na minha igreja como a questão muito polemica, existem varios fatos que devemos analisar antes de implantar um sistema desse, eu ja tinha feito orcamento de um amplificador e 4 fones para comecar a implantação porem quando faco uma reunião com o pessoal da equipe de som sempre paramos em alguma coisa complica no futuro, é a questão de varias pessoas utilizarem o mesmo fone, é de pessoas que precisam de alguns instrumentos mais altos que o outro, é o numero de pessoas tb, pois tem dia que nao 2 tocando e tem dia que tem uma orquestra inteira, 15 pessoas hauahu... então eu iria comprar este mes esses equipamentos mas ja nao vou pois ainda falta varios detalhes pra nao comprar errado e jogar dinheiro fora, e olha que nao é barato... um HA4700 encontrei por 535 reais e cada Porta PRO por 180 reais e um AKG por 160, inclusive ele falou que o grave dele é melhor que o porta pro, é verdade?

Eu acho que até hoje ninguem aqui que tem um sistema de fones implantado passou com detalhes como esta instalado e sendo usado, acho que seria interessante esse pessoal passar detalhes como por ex. a ligação desses amplificadores, qual o melhor forma, no meu caso por ex. a mesa de som fica bem longe dos musicos, eu nao sei se seria melhor ligar o amplificador no meu rack ou deixar proximo aos musicos, como existe aquele esquema de PAN que da pra mixar o som que entra no canal do fone com o master eu pensei em deixar proximo deles, eles ligam no equipamento e eu so mando um canal de audio com o retorno geral, ai eles poderia ajustar esse PAN pra cada, porque tambem se tiver que mandar um monte de cabos pra la so para eles ligarem o fone é muito cabo neh, mais facil levar um so e fazer isso, mas nao sei se é a melhor coisa. Essas sao as duvidas mais complicadas pra mim hoje!! não sei a de voces mas me parece que tem muita duvida sobre isso ainda...
 
TEO disse:
Essas sao as duvidas mais complicadas pra mim hoje!! não sei a de voces mas me parece que tem muita duvida sobre isso ainda...

Acho que vcs complicam um pouco as coisas. Por exemplo: se vc tem mais de uma banda na igreja, não há necessidade de comprar fones para todos. Compre um set básico, em geral 5 ou 6, e o pessoal se reveza na utilização. É claro que precisam ser fones externos e não aqueles que se coloca dentro do canal auditivo... aí sim, vc precisaria de um para cada músico.

Quanto ao resto, espere alguns dias... hoje à noite vou sonorizar um musical e a banda usará fones de ouvido. Vou tirar fotos e escrever um texto sobre isso.

[]'s
 
David,

É claro que precisam ser fones externos e não aqueles que se coloca dentro do canal auditivo... aí sim, vc precisaria de um para cada músico.

O meu otorrino de plantão (meu tio) falou que mesmo com fones externos (eu mostrei o Porta Pro para ele) é interessante cada um ter o seu. A espuma que encosta no "pavilhão auricular" (foi ele que falou isso, eu chamo de orelha) já é suficiente para transmitir bactérias que causam otite, entre outros problemas.

Detalhe importante: mesmo uma pessoa aparentemente sadia pode transmitir doenças para outra, com sistema imunológico deficiente. Basta a bactéria estar presente.

Não estou indo contra os fones de ouvido. Amo a solução. Acho apenas que cada um deve ter o seu, ou pelo menos estar ciente dos riscos.

A igreja compra (ou cada um compra o seu), põe o nome em uma etiqueta em cada fone e pronto, resolvido.

TEO,

é o numero de pessoas tb, pois tem dia que nao há 2 tocando e tem dia que tem uma orquestra inteira, 15 pessoas

Eu usaria a solução de fones para quem tem instrumento elétrico (teclado, guitarra, baixo) e baterista (que precisa ouvir os outros). Com isso, o volume no palco vai diminuir muito, e os músicos de cordas e metais vão poder ouvir seus próprios instrumentos, que são acústicos. Para eles, e para os cantores, ainda continuaria usando caixas de retorno.

Ou seja, um HA de 4 canais mais 4 fones dá conta do recado, com sobra!

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
O meu otorrino de plantão (meu tio) falou que mesmo com fones externos (eu mostrei o Porta Pro para ele) é interessante cada um ter o seu. A espuma que encosta no "pavilhão auricular" (foi ele que falou isso, eu chamo de orelha) já é suficiente para transmitir bactérias que causam otite, entre outros problemas.

Eu não sou otorrino, mas acho isso um exagero... já venho trabalhando com fones há algum tempo e nunca vi ninguém ter estes tipos de problemas. Outro aspecto é que dificilmente vc encontra um músico com disponibilidade financeira para pagar R$ 160,00 a R$ 180,00 num fone. E é meu ponto de vista que isto deve ser fornecido pela igreja, assim como todo e qualquer equipamento usado nos cultos.

Agora, longe de mim querer dar a última palavra sobre o assunto... acho que cada um tem que avaliar a sua situação e ver o que é possível fazer.

[]'s
 
Bersan,

olha a situação que eu estou, eu pensei como voce mesmo falou, utilize fones para os instrumentos eletrico, detalhe que nossa bateria é eletronica, teclado, guitarra, baixo e bateria, os instrumentos acusticos deveria se ouvir pois os instrumentos sao acusticos, isso é obvio, acho que ja até comentei isso em algum topico por ai que na minha igreja existe um grupo de uns 4 bandolins, um violao celo, um violino e uma flauta, de vez enquando aparece um pessoal desse grupo com trompete e outros instrumentos de sopro, bem esse pessoal, principalmente os bandolins (que por sinal sao todos sonhores e sonharas de idade avancada) nao abrem mao de um retorno de seus proprios equipamentos, eles falam que nao se escutao somente com a acustica dos instrumentos deles, então eles resolveram comprar uma mesinha bem velha de uns 6 ou 8 canais, cada um colocou um captador nos instrumentos e liga na mesa que é ligada a um cubo velho e horrivel da meteoro, ou seja, imagina a qualidade do som. e nao adianta chegar para eles e dizer que nao precisa de retorno que eles nao aceitam, pensei em usar fones para eles mas cada dia tem um numero diferente de pessoas, ou seja, nao da pra planejar direito... o que estou tentando fazer é tentar convencer eles a deixar um pouco de usar o retorno pra ve se é questão de costume, talvez eles acostumam se eu forçar neh, ja pensei em usar um microfone condenser para eles e falar que estou ligando no retorno porem eu vou tirando aos pouco pra ve se eles nem notam hauahau... vamos ver...

ah so um pergunta, no pessoal que eu realmente preciso usar seria uma guitarra, baixo, teclado, bateria e piano, sao 5, esse HA4700 sao 4 canais, como faco pra ligar 2 em um canal dele? tem que usar um tipo de adaptador ou ele tem mais de uma saida? sem contar com a saida do operador que fica na frente do equipamento?
 
Teo,

guitarra, baixo, teclado, bateria e piano

Há 2 pessoas, uma tocando teclado e outra piano, ao mesmo tempo?

Quanto ao HA, nem tenho o modelo em mãos (nem agora dá para parar para pesquisar no site da Behringer), mas a maioria tem 2 ou mesmo 3 saídas de fones por canal. Mas confira isso antes de comprar.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Quanto ao HA, nem tenho o modelo em mãos (nem agora dá para parar para pesquisar no site da Behringer), mas a maioria tem 2 ou mesmo 3 saídas de fones por canal.

O HA4700 tem, em cada canal, uma saída para fone no painel frontal e duas no painel traseiro.

Teo, no seu caso é melhor comprar o Alto HPA6, que tem 6 canais.

[]'s
 
Então veio, la o pessoal toca piano com teclado, violão e 2 quitarras ao mesmo tempo, é um negocio de doido la e tem dia que so tem piano e bateria.

esso alto HPA6 ai tem limiter tb? se ele for bom igual o behringer pode faler mesmo, tb tem o preco, vou fazer um orçamento desse ai então!!! mas eu nao vou ter 6 aux na minha mesa, ai teria que fazer aquele esquema que falei.
 
Olha gente estou me intrometendo mais do que devo, mas, se os musicos tocam para o SENHOR, a primeira coisa que precisam é de humildade, e depois de serem disciplinados, ou seja quando falei quando cada compra o seu, é devido cada comprar o que pode (mesmo após as orientações) e ser responsável pelo seu, e obedecer o pastor.
O que estamos vendo é que muitos estão se insurgindo e os pastores estão ficando calado. Posso até exemplificar vi em uma congregação os musicos não estarem em acordo com as normas, e o pastor os fez descer do pulpito e tocar embaixo, aí eu pergunto embaixo ou em cima eles não estariam tocando para DEUS?, então pq a diferença? A mesma coisa é quando passar para cada um se não quiserem, então eles não estão tocando para DEUS e sim para si próprio.
Perdão se fui além da conta.
mas no caso do irmão ai imagina 15 fones no minino dá 2.ooo,00 pq realmente é tipo do instrumento que tem de ser individual.
 
é Heriberto, voce tem razao, isso acontece muito mesmo em varios lugares e as pessoas esquecem o objetivo principal deles estarem cotando ali, por isso antes de qualquer atividade é necessario uma oração da equipe para que essas coisas não venham atrabalhar o louvor que é mais importante...

porem existe uma outra questão, alguns nao concordam com alguma coisa que estão fazendo, a pessoa pode até relevar algumas vezes porem se isso percistir voce é obrigado a fazer alguma coisa para mudar isso, e em algumas vezes é necessario ser feito coisas que pode até desagradar alguem mas porque o problema perciste, ai ja é complicado, não é certo mas é complicada a situação.
 
Back
Topo