Fones de ouvido diretamente na saída auxiliar

Tenho certeza que deve ter parecido pra vc algo extremamente oportuno e relevante este seu relato, mas, sinceramente, raramente vemos aqui no SAV alguém escrever tanto pra dizer nada.
Quer usar errado e como engenheiro utilizar gambiarra?! Fique a vontade. Vai colocar em risco seu equipamento, o prejuízo, se houver será seu. Mas os moderadores e membros compromissos precisam alertar quanto ao riscos envolvidos para que outros não sigam o mesmo caminho sem estarem devidamente informados.
 
Caro Altair e moderadores queria deixar claro que não estou atacando ninguém e muito menos discordando dos avisos técnicos. Um grupo de discussão serve para debate de ideias e é isso que estamos tentando aqui sem ataques ou "melindres".

O que quis levantar desde o início é que rigorosamente não temos qualquer indício técnico de que esta prática irá queimar a saída auxiliar balanceada somente por ligar um fone de ouvido diretamente nela.

Tenho forte convicção de que a contra indicação desta prática é apenas uma suposição histórica (como a lenda dos macacos que postei anteriormente) a qual ninguém provou (pelo menos não encontrei tal estudo e se provarem mudo minha opinião) e que desde então, tem se adotado como verdadeira. Deixei para observar a ligação de uma entrada não balanceada na saída balanceada, para depois de algumas participações, pois queria ouvir outras opiniões antes desta que me parece a prova definitiva de que quando fazemos isso colocamos em curto um dos lados do amplificador diferencial (características da saída balanceada) sem qualquer prejuízo para o circuito. Aliás podemos colocar os 2 pinos (2 e 3) em curto com o terra, embora não faça sentido algum fazer isso, sem prejuízo ao circuito da saída auxiliar.

Deixo meu registro que não indico esta prática por outros motivos:

- Primeiro: para não arrumar encrenca com o dono da mesa (risos);
- Segundo: a qualidade e volume da saída não serão satisfatórios se comparados com amplificadores de fone de ouvido;
- Terceiro: irão falar que estará fazendo uma "gambiarra", embora tenha restrições sobre esta afirmação e será considerado um técnico ruim por ter adotado esta prática que pode ser salvadora;

Um grande abraço a todos!
 
Boa noite amigos, estava lendo este tópico para esclarecer a minha dúvida.
A saída XLR do auxiliar da mesa é estéreo? Ou seja, 1 terra, 2 esquerdo e 3 direito? Ou é mono?
Fiz uma caixinha com potenciômetro para controle de volume do meu fone de ouvido com entrada XLR fêmea para ligar direto na mesa, só que na ligação interna da caixinha eu juntei os fios 2 e 3 do XLR, ao fazer o teste ligando em um Ada da beringher não funcionou, ao usar um cabo XLR P10 estéreo ligando na entrada P10 da 01v e no Power play funcionou. Então pelo que entendi pra funcionar no Ada ou na saída auxiliar xlr das outras mesas eu teria que juntar os pinos 1 e 3.

É isso, eu entendi certo?

O potenciômetro da minha caixinha de volume é b1k simples
Por isso juntei os pinos 2 e 3,
Se tudo que entendi estiver correto vou colocar uma chavinha de liga e desliga de 3 pinos para escolher em juntar os pinos 1 e 3 para ligar direto na mesa ou pino 2 e 3 para O powerplay. Vai dar certo fazendo assim? por favor me ajudem, desde já agradeço a todos.
 
Amigo, a saída estéreo para fones e saída balanceada são coisas diferentes, embora o conector P10 seja o mesmo (chamado de TRS).

Na saída estéreo temos canal direito, canal esquerdo e comum (terra);
Na saída balanceada temos o quente (hot - pino 2), frio (cold - pino 3) e comum (terra - pino 1). Este sinal é mono, para simplificar.

Na sua "caixinha" utilize somente o pino 2 para alimentar tanto o lado direito quanto o lado esquerdo do fone. Não precisa da chave. Você trabalhará mono nos fones. Unir os pinos 3 e terra dependerá do tipo de sistema eletrônico adotado na saída balanceada da mesa ou do ADA. No caso da Behringer e 01V, deixe-os abertos.

Pelo teor da conversa deste tópico, pode concluir que não é aconselhável conectar sua caixinha diretamente na saída da mesa ou do ADA. Se o fizer, vai funcionar mas assumirá o risco de trazer algum problema (ou não) para a saída.
 
Amigo, a saída estéreo para fones e saída balanceada são coisas diferentes, embora o conector P10 seja o mesmo (chamado de TRS).

Na saída estéreo temos canal direito, canal esquerdo e comum (terra);
Na saída balanceada temos o quente (hot - pino 2), frio (cold - pino 3) e comum (terra - pino 1). Este sinal é mono, para simplificar.

Na sua "caixinha" utilize somente o pino 2 para alimentar tanto o lado direito quanto o lado esquerdo do fone. Não precisa da chave. Você trabalhará mono nos fones. Unir os pinos 3 e terra dependerá do tipo de sistema eletrônico adotado na saída balanceada da mesa ou do ADA. No caso da Behringer e 01V, deixe-os abertos.

Pelo teor da conversa deste tópico, pode concluir que não é aconselhável conectar sua caixinha diretamente na saída da mesa ou do ADA. Se o fizer, vai funcionar mas assumirá o risco de trazer algum problema (ou não) para a saída.
Boa noite, então é só ligar o pino 1 e 2 e deixar o pino 3 desligado. Ontem conversei com um cara que me disse que se eu juntar o terra com o negativo vai dar uma perda de 20 % no sinal, é falou também que ele liga o pino 3 normalmente como se fosse o 3 direito e o 2 esquerdo, aí me deixou mais confuso ainda. A mesa dele era uma sound craft.
 
Interessantes as colocações de todos, bem lembrado pelo Cassio a questão do curto à terra quando usamos plug TS em vez de TRS, normalmente há uma perda de nível de sinal neste caso, algo como 6 dB, mas eu gostaria de lembrar que nestas saídas, o nível nominal de tensão é de +4 dBu ou 1,23V e a corrente é mínima. Igualmente não defendendo a utilização, pois em áudio sempre a impedância de fonte deve ser maior que a impedância de carga (não é "casar impedância", em inglês chama-se "bridging" e amplificadores de potência tem impedâncias de fonte BEM baixas!). Porém, acho que cabe um estudo mais aprofundado quanto ao que acontece aos circuitos dos aux quando ligados a uma carga indutiva como é um fone, que é um altofalante bobina móvel em miniatura. Daí se pode ter uma real noção. Esta polêmica teve um acirramento pois o Wladinei do curso CAM teria divulgado num video que usa os fones dessa forma com um artista de Poços de Caldas, que inclusive motivou um vídeo do mesmo em réplica, no qual ele diz que NUNCA incentivou a prática que, apesar de utiliza-la, não a recomenda.
 
Isso já rendeu muita discussão e a maioria dos fabricantes/importadores já se manifestaram a respeito e TODOS falaram a mesma coisa: NÃO RECOMENDAMOS ESSA UTILIZAÇÃO!

Basicamente: quer usar, arque com as consequências do seu erro....
 
Prezados
Me corrijam se postei no lugar errado...
Tenho a mesa de som CICLOTRON MXM 8 SD (conforme imagem). Ela não possui uma saída específica para fone de ouvido. Assim mesmo, tem como espetar um fone nela? Grato

mesa-som-ciclotron-8-canais-cusb-mxm-8-sd-D_NQ_NP_973611-MLB20580649464_022016-F.jpg
 
Back
Topo