Fonte do Yamaha Silent SLG 120 NW

Zilton Alencar

New Member
Prezados, bom dia.

Desde 2010 eu tenho um violão Silent 120NW, que para mim é excelente, não deixando a desejar a seus maiores concorrentes e com uma excelente relação custo-benefício. Considerando seu alto consumo de bateria 9V (sem o uso dos efeitos, não chega a 12h ininterruptas, mesmo com bateria alcalina de boa marca), sempre o utilizei com a Fonte original (12V, 250mA).

Entretanto, há um mês eu o levei a uma manutenção preventiva com um técnico muito conceituado aqui em minha cidade, e ele me aconselhou a NÃO USAR a fonte, mesmo a original, pois a médio/longo prazo isto pode danificar o circuito, já que o mesmo foi projetado para 9V.

ISTO PROCEDE?

* Detalhe: o violão é "blindado", e sempre procuro usar os equipamentos (mesa de som + caixas ativas) devidamente aterrados. Faço questão de, ao fechar contrato (faço voz e violão MPB) exigir que o contratante faça um aterramento no ambiente, ou eu mesmo providencio um!

Thanks!

“Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar algo, e ninguém sabe tanto que não possa aprender um pouco mais, inclusive com quem sabe menos!”
 
Zilton, bem vindo ao Som ao Vivo.

Qual é o modelo da sua fonte? Na página 4 do manual do violão (http://download.yamaha.com/api/asset/file/?language=pt&site=br.yamaha.com&asset_id=9456), vejo que está escrito no próprio corpo "AC POWER ADAPTOR : YAMAHA PA-1E OR PA-3C OR PA-D09" e também "DC-IN 9~12V".

O próprio fabricante diz que pode ser usadas fontes de 9 a 12 Volts. As fontes da Yamaha modelos PA-1E e PA-3C são 12 Volts, e a PA-D09 é de 9 Volts.

Agora você escolhe em quem quer acreditar: no técnico conceituado, ou no fabricante que projetou o produto? Eu desconfio que o fabricante conhece o produto melhor do que esse técnico...
 
90% de certeza de que tem um regulador linear logo na entrada... aceitar uma faixa de tensões na entrada é perfeitamente normal.
 
Carlos e Rafael, obrigado pelas respostas.

Como não estou em casa agora, não tenho exatamente como passar o modelo da fonte, mas ela é a ORIGINAL, que veio com o instrumento, exceto no cabo, que se partiu e eu precisei trocá-lo.

Estou pretendendo fazer um cabo único para o som e para a alimentação (cabo de 4 vias, aonde uso dois fios para o som e adapto os outros dois para a fonte). Já vi em outra postagem aqui no Forum que isto é possível. Esta: http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=11066&highlight=alimentar+viol%C3%A3o+yamaha+com+phantom

Considerando que o fabricante orienta o uso de fonte entre 9 e 12V, qual a orientação que vcs me dão? Uso uma fonte 12V 250mA conforme a original que veio no instrumento, ou prefiro uma de 9V 250aA? Outra questão: algum problema em usar uma miliamperagem maior ou menor?

Amanhã adquirirei a fonte nova, cabo e plugues. :) Aguardo orientação dos amigos!

Abraços.
 
Back
Topo