FOTOS: Instalação equipamentos Pentacústica

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Tudo começou nesse tópico: http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12053, onde eu estava planejando a instalação elétrica do novo templo da igreja.

Depois de várias ideias e esquemas diferentes de ligação, além de muita conversa com o pessoal da Pentacústica, conseguimos chegar a um consenso!
Eis a concretização da jornada:

IMG_4704.jpg

Equipamentos já no rack, só com o AC geral entrando.

IMG_4706.jpg

Wellington e Samuel ralando nas soldas.

IMG_4707.jpg

Algumas coisas já ligadas, transformador instalado, mas ainda faltando muito...

IMG_4713.jpg

Cabos prontos e instalados!

IMG_4712.jpg

Visão frontal do rack pronto.

IMG_4708.jpg

Réguas no palco, para ligação dos instrumentos.

Sei que alguns vão estranhar a quantidade de conexões sobrando na parte traseira do rack.
A explicação é simples: Nossas ligações estão 90% provisórias.
Os PAs não estão instalados, e a house mix ainda está no palco.

Não fizemos culto com os equipamentos ainda, mas só de ligar o som percebi de cara que o ruído "natural" das caixas diminuiu muito.

Aproveito para agradecer ao Wellington ADCN e Samuel P. Suriano, que me deram A MAIOR força na instalação :D
Fiquem à vontade para comentar.

Abraços.
 
Tire mais fotos quando tudo estiver pronto. Tenho muito interesse em adquirir esse sistema, mas ainda preciso aprender um pouco mais sobre o funcionamento dele pra não investir errado.
 
joab disse:
Onde você comprou os equipamentos ?
Direto com o fabricante.

lucasleal_rj disse:
Tire mais fotos quando tudo estiver pronto.
Os equipamentos da parte elétrica já estão prontos, com exceção do transformador, que ainda é de 1.100w, sendo que o projeto prevê um de 2.000w.
O que falta agora é adquirirmos os PAs definitivos, colocar a House-Mix no lugar, etc.
Porém, isso só aumentará o número de fios saindo do rack. A instalação é essa aí.

alex PEREIRA disse:
só falta dizer quanto sai essa brincadeira toda
Aproximadamente R$4k, incluindo equipamentos, trafo, conectores PCE e Powercon, 50m de cabo PP (diversas bitolas), frete e a pizza durante a montagem :D
 
Legal ter as coisas assim bem feitas e organizadas! Parabéns!

Achei interessante a régua pra ligar os instrumentos. Ela pode ser fixada ou fica solta?
 
Gabriel, Wellington e Samuel. Parabéns! Show de bola o trabalho de vcs.

TOTALMENTE OFF TOPIC:

Pronto, Pétala!

100 mensagens... coloca uma foto... chega de ficar vendo cara de marmanjo neste forum... :mrgreen:

[]'s
 
Cavalcante disse:
Achei interessante a régua pra ligar os instrumentos. Ela pode ser fixada ou fica solta?
A princípio fica solta no palco, mas como ela é pesadinha, por ter corpo de metal, fica bacana.
Mas nada impede de fazer uma adaptação se quiser fixá-la :D

E concordo com o David, tá na hora de colocar uma foto. Só cabra feio nesse bagulho...
 
Parabéns Gabriel,
Ficou excelente!!! (Proteção agora não é problema, não é mesmo?)
Como sou leigo no assunto e faço do SAV uma bíblia para meu aprendizado, gostaria de antemão dar os parabéns a todos os membros,que com grande conhecimento, boa vontade e profissionalismo, fazem desse Fórum um espaço de conhecimento, sabedoria e amizade.

Minhas dúvidas:1- quais são esses 3 aparelhos que estão montados no rack?
2- qual é o aparelho que está atrás do rack? para que serve?
3- todos tem que estar ligados com sistema de aterramento
adequado?
4- Posso usar esse sistema como um sistema móvel e ligá-los
onde não existe aterramento de maneira nenhuma?
Sei que são muitas perguntas, mas sou muito preocupado com "proteção" e não quero "torrar" meus periféricos e teclados. Se puder ajudar ficarei agradecido. Abraços.
PAZ DO SENHOR!
 
David Fernandes disse:
Gabriel, Wellington e Samuel. Parabéns! Show de bola o trabalho de vcs.

TOTALMENTE OFF TOPIC:

Pronto, Pétala!

100 mensagens... coloca uma foto... chega de ficar vendo cara de marmanjo neste forum... :mrgreen:

[]'s

:oops:

gabriel_equalize disse:
Cavalcante disse:
Achei interessante a régua pra ligar os instrumentos. Ela pode ser fixada ou fica solta?
A princípio fica solta no palco, mas como ela é pesadinha, por ter corpo de metal, fica bacana.
Mas nada impede de fazer uma adaptação se quiser fixá-la :D

E concordo com o David, tá na hora de colocar uma foto. Só cabra feio nesse bagulho...

Ahhh então ela sendo pesada já é um diferencial a mais contra os filtros de linha e gambiarras.

Mas gente... avatar? Nem tinha pensando nisso, mas agora fiquei com vergonha :oops:
 
Foi muito bom participar deste trabalho, fiquei apaixonado pelos equipamentos e suas funcionalidades.
Ah Gabriel, não esqueça de postar o "videozinho" do equipamento ligando e desligando. Com certeza o pessoal vai ficar muito mais interessado.

Obrigado pelo convite.
 
Excelente trabalho Gabriel e Cia Ltda.

Estive pensando, você irá montar um pequeno painel para a distribuição do 127V no palco?

Abs,
 
Lázaro do Bandolim disse:
quais são esses 3 aparelhos que estão montados no rack?
Na ordem: PC 8000, PC 9003 e PS 2.2.
Dá uma olhada no site do fabricante, que tem bastante informação detalhando cada um.

Lázaro do Bandolim disse:
qual é o aparelho que está atrás do rack? para que serve?
É um PSG 4x20 PC 110v.
Ele te dá 4 conexões Powercon com um disjuntor de proteção, além de uma saída PCE em circuito separado.
Na prática, é onde estão ligadas as extensões do palco. Se acontecer algum curto-circuito no palco, o disjuntor vai desarmar, mas a saída PCE continuará energizada.

Lázaro do Bandolim disse:
todos tem que estar ligados com sistema de aterramento
De acordo com o fabricante, os equipamentos só são recomendados para locais com aterramento.
Caso não haja aterramento (ou caso esteja deficiente), o equipamento pode descarregar tensões relativamente altas na carcaça dos equipamentos.
Não há risco de morte, mas dá para tomar um susto bem tomado :D
Além do que, as proteções seriam muito menos eficientes, uma vez que quase todas elas têm como base do funcionamento o terra.

Lázaro do Bandolim disse:
Posso usar esse sistema como um sistema móvel e ligá-los onde não existe aterramento de maneira nenhuma?
Em sistemas móveis (tipo locação), se houver gerador, as empresas costumam fazer aterramento sim!
Se não tiver gerador, e o local não estiver aterrado, você pode usar, mas lembre-se, há risco de choque, e as proteções serão pouco eficientes.
 
MarceloCavic disse:
Estive pensando, você irá montar um pequeno painel para a distribuição do 127V no palco?
As extensões do palco (4) estão saindo do PSG 4x20 PC110, que já é um "painel de distribuição".
Como nosso palco é pequeno, apenas as 4 já estão de bom tamanho. Usaremos 3 no dia-a-dia e 1 para eventualidades.
 
Xará, perdoe-me por desenterrar!
Quem fez o aterramento na igreja de vocês? Foi eletricista conhecido mesmo ou contrataram um engenheiro elétrico? Estou com certa dificuldade de conseguir alguém que faça de forma decente no nosso templo!

Um abraço
 
Back
Topo