Fusíveis - tão pequenos e tão importantes

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Fusíveis - tão pequenos e tão importantes
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=179

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p style="text-align: left">Quem nunca passou um grande aperto porque o fusível do aparelho queimou e estava sem outro de reserva? Por outro lado, quem nunca agradeceu porque, na hora em que o transformador da rede elétrica do local explodiu, ou alguém fechou curto-circuito na rede elétrica, só o fusível queimou, preservando o aparelho. É incr&iac..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Calebe,

tenho em casa (na minha "mala do técnico") exemplos de fusíveis.

Os mais usados em equipamentos em geral (de estabilizadores a compressores, mesas de som, etc) é um modelo de 2cm por 0,5cm de diâmetro.

Já amplificadores costumam usar fusíveis maiores (por causa do tamanho do filamento, também maior). Um exemplar que tenho tem 3,5cm por algo como 0,7cm de diâmetro. Medidas feitas com régua comum.

Não me ative muito a estes dados porque o mais comum que vejo é pegar um fusível do aparelho (queimado ou não) e levar na loja e pedir tantos iguais.

Outra coisa: fusíveis podem ter medidas de corrente em Amperes (A) ou miliAmperes (mA). Por exemplo, o fusível de um equalizador pode ser de apenas 250mA ou 0,25A.

Um abraço, obrigado pelo alerta. Depois reviso o artigo e acrescento as informações.

Fernando
 
Fusíveis e consertos de equipamentos

especializada (o que lhe custará um bom dinheiro), tire a tampa e faça uma inspeção rápida. Alguns projetos contam com vários fusíveis de proteção, e às vezes é algum destes outros fusíveis que queimou. Alguns exemplos:

Leandro e Bersan.

Parece que ficou faltando uma parte do texto...

[]'s
 
Os fusiveis corpo de vidro, em algumas lojas, tem a especificação em mm..ou melhor 20mm os mais finos, e 32 mm os mai grossos...o unico detalhe é vc tem que ver antes qual o tipo de fusivel que seu equipamento usa, pois senão um dia vc irá ouvir...'O fusivel não cabe na base.."
 
Back
Topo